Vestibular Regular de Inverno: divulgação dos classificados ocorre no dia 3 de julho.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/06/2019 | Editado em 30/06/2019

Prova voltada aos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia foi realizada neste domingo, 30 de junho, no Campus-Sede da Universidade. Para os demais cursos de graduação da Instituição, o processo seletivo é contínuo, permitindo o ingresso em qualquer momento do semestre.

A relação dos classificados em primeira chamada no Vestibular Regular de Inverno para os cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia da UCS será divulgada no dia 3 de julho, quarta-feira, no site ucs.br. O concurso ocorreu neste domingo, dia 30 de junho, nos Blocos E, F e H do Campus-Sede da UCS.

A matrícula dos aprovados em primeira chamada ocorre no dia 5 de julho, no Bloco I do Campus-Sede, sala 107 (para o curso de Medicina, às 9h; para o curso de Medicina Veterinária, às 14h; e para o curso de Odontologia, às 16h). O cronograma de divulgação dos aprovados nas demais chamadas, bem como das datas para as matrículas, está disponível na página do concurso, que também lista procedimentos e documentos necessários.

Prova

Movimentação dos candidatos na preparação para a prova.

Apesar da chuva que marcou o domingo, o processo seletivo ocorreu de forma tranquila, sem atrasos ou contratempos, explica a coordenadora do Vestibular, professora Valneide Azpiroz, creditando o resultado à metodologia de trabalho adotada e ao comprometimento de todas as equipes envolvidas na organização e realização da prova.

Nesta edição do Vestibular, os candidatos tiveram cinco horas para completar a prova, constituída por redação e 50 questões de múltipla escolha: dez de Língua Portuguesa; dez de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês); dez de Conhecimentos Gerais; dez de Biologia; e dez de Química.

Para a de redação, foram apresentados três temas, que, segundo a coordenadora do Vestibular, se conectam à realidade, à atualidade e ao conhecimento de mundo. Confira:
Proposta 1: Por que as pessoas mentem?
Proposta 2: Atualmente, é possível aproveitar o dia (o hoje) sem pensar no futuro (no amanhã)? Por quê?
Proposta 3: Por que governos de alguns países relutam em aceitar refugiados?

Clique para acessar o gabarito.

Isadora, candidata ao curso de Medicina, acompanhada dos pais, Sonia e Luís Fernando.

Sonho em Família
Isadora Toigo Girardi, 19 anos, aparentava tranquilidade minutos antes de ingressar no local de prova. Acompanhada dos pais, Sonia Toigo Girardi e Luís Fernando Girardi, ela buscava uma vaga no curso de Medicina pela segunda vez. Na preparação para a prova, focou seus estudos em biologia, química e redação, mas não descuidou das outras matérias. A companhia dos pais garantiu mais segurança para a jovem. Para a mãe, é um momento em que pode estar com a filha e ajudá-la a realizar o sonho de ser médica. “A gente acaba sentido junto a ansiedade, os sonhos e até as dores. Isso para poder sentir junto a alegria que esperamos que venha logo”, contou Sonia, que, assim como Luís Fernando, é egressa do curso de Ciências Econômicas da Universidade; Sonia chegou a fazer uma pós-graduação em Gestão pela Instituição.

Ingresso no Ensino Superior
O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, destaca o Vestibular como um ritual de passagem, que marca o ingresso no Ensino Superior e a opção por uma profissão. “É decisivo aos estudantes para sua definição profissional, sua realização pessoal e como cidadãos”, explica. O reitor reforça o diferencial de o processo formativo ocorrer dentro de uma Universidade. “A UCS está entre as melhores do país e mantém uma atuação de busca pela excelência, reinvestindo recursos na evolução da própria instituição, com atuação em pesquisa, conexão com empresas e comunidade, além de contribuir com a sociedade a partir da missão de ajudar a desenvolver o projeto de vida de cada aluno, conforme seus sonhos e desejos”. O momento reitera esse compromisso da UCS com a efetivação dos projetos de vida dos jovens e de suas famílias, complementa a pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, enaltecendo a importância do envolvimento, acolhimento e prestígio a todos os atores envolvidos – alunos, familiares, cursinhos, professores, coordenadores, gestores, entre outros integrantes do processo.

Os colegas Nicole, Juarez e Joana, que participaram do simulado.

Simulado
Este domingo também foi dia de simulado, tanto para treineiros dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia – que realizaram a prova nos moldes do Vestibular Regular – quanto para interessados em testar os conhecimentos para os demais cursos de bacharelado, licenciatura e a graduação em Biblioteconomia EaD – que realizaram prova de redação. Colegas da escola Maranhão, de São Marcos, os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Nicole Rizzon, 17 anos, Juarez Marcante, 18, e Joana Bertolazzi, 17, pretendem cursar Medicina Veterinária, Jornalismo e Odontologia, respectivamente. Eles realizaram um simulado pela primeira vez, motivados a conhecer o processo, se preparar para o vestibular e também para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Para a redação dos treineiros, foram apresentados os seguintes temas:
Proposta 1: A criatividade é a chave para enfrentar os desafios da atualidade? Por quê?
Proposta 2: É possível conviver harmoniosamente com posicionamentos contrários aos seus? Por quê?

Processo Seletivo Contínuo
Para os demais cursos de graduação da UCS, o processo seletivo é contínuo, permitindo o ingresso em qualquer momento do período letivo. A seleção ocorre mediante aproveitamento da nota da redação no Enem, em vestibulares da UCS ou por meio de prova de redação – a próxima edição ocorre no dia 25 de julho, às 19h, no Campus-Sede e nos campi da UCS na região.

Mais informações sobre os processos seletivos no site da UCS e pelos contatos (54) 3218.2145 e atendimento@ucs.br.

Fotos: Claudia Velho