Vida e a obra de Portinari encantam público em palestra no UCS Teatro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 17/03/2025 | Editado em 17/03/2025
João Candido abordou a história do pai

História de um dos maiores artistas brasileiros foi apresentada pelo filho João Candido Portinari na noite de sexta-feira, 14 de março

A Universidade de Caxias do Sul foi brindada com uma aula de história e arte brasileira na noite de sexta-feira, 14 de março, no UCS Teatro. Por mais de uma hora, João Candido Portinari, filho único de Candido Portinari, abordou a trajetória de um dos maiores artistas do país. A palestra Do Cafezal à ONU percorreu a vida privada e o amor pela neta, as reuniões com os maiores intelectuais da cultura nacional no início do século XX, a produção de inúmeras obras e a catalogação dos trabalhos com a fundação do Projeto Portinari.

Diante de um público de alunos dos cursos da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, professores, funcionários e da comunidade, João Candido e a esposa Maria Edina foram agraciados com a Medalha Prefeito Hermes João Webber – Mérito Comunitário 2025. A honraria é concedida para pessoas e entidades que se destacam na promoção de ações sociais que visam o desenvolvimento humanitário, econômico e cultural. 

Público prestigiou a palestra na sexta-feira (14)

Com o entusiasmo de quem tinha muito para contar, João Candido Portinari deixou claro logo no início o valor do conteúdo que apresentaria. “Quero expressar a mais profunda gratidão que Maria e eu sentimos por essa acolhida extraordinária na Universidade de Caxias do Sul. Eu vou fazer junto a vocês uma viagem emocionante”.

A origem pobre na cidade de Brodowski, no interior de São Paulo, marcou a trajetória de Candido Portinari. O cenário dos cafezais e das dificuldades sociais foram retratados em gravuras, pinturas e nas palavras. “Todas as coisas. Frágeis e pobres. Se parecem comigo”, declara no poema Autorretrato. 

Com a intenção de catalogar a obra do pai, João Candido fundou o Projeto Portinari em 1979. Na época, grande parte do acervo estava em coleções particulares e muitos trabalhos tinham o paradeiro desconhecido. Após 25 anos de pesquisa, o Projeto lançou o Catálogo Raisonné de Candido Portinari. Cinco volumes identificaram a autenticidade de quase cinco mil obras. Um complemento será lançado em breve a partir de um novo lote de trabalhos que foi encontrado. 

O Projeto Portinari atua na área da educação junto a escolas e universidades, e João Candido manifestou desejo de estabelecer parceria  com a UCS. 

O reitor da Universidade, Gelson Leonardo Rech, exaltou a oportunidade de a Instituição sediar uma iniciativa tão valiosa para a cultura. “A UCS tem, em sua formatação pedagógica, um princípio humanista que se agrega de forma perfeita à visão disto que celebramos. A nossa Instituição parabeniza o Projeto Portinari. Ficamos absolutamente felizes ao sermos brindados com a presença de João Candido, que nos traz o legado de Portinari. A arte nos salva e nos torna humanos”. 

O evento integrou a programação de acolhida aos alunos da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, advindos do Campus 8, e as comemorações dos 60 anos do curso de Artes Visuais da UCS, além do calendário de eventos pelos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Fotos: Roger Clots