Workshop debate sustentabilidade e inovação na indústria de compósitos.
Em torno de 120 profissionais compartilharam informações tecnológicas do setor em evento na quinta, dia 21, no Salão de Atos da UCS.
Métodos e processos de produção mais eficientes e sustentáveis de compósitos plásticos foi debatida por cerca de 120 profissionais, entre empresários, gestores, engenheiros e técnicos, junto com pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul, na tarde de quinta, dia 21, no II Workshop sobre Inovação e Sustentabilidade em Compósitos. Realizado no Salão de Atos do Bloco A, o evento foi promovido em conjunto pela UCS e pelas empresas Agrale e Alan Harper Composites.
Com um total de 12 palestras, apresentadas por especialistas de diversos Estados do Brasil e representantes de empresas da Argentina e do Chile, o workshop tratou do compartilhamento das inovações tecnológicas do setor, visando ao desenvolvimento de produtos mais seguros, ecológicos e eficientes.
Os principais compósitos são produzidos por resinas termorrígidas e termoplásticas reforçadas com fibras de alto desempenho (de vidro, de carbono, de aramida, entre outras) e têm aplicações nas indústrias automotiva, esportiva, de máquinas agrícolas, aeronáutica, de energia eólica e áreas afins.
A realização foi do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias e do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS.
Foto: Claudia Velho