XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação será realizado no Campus-Sede da UCS.
A Universidade de Caxias do Sul sedia, de 4 a 8 de junho, o XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação: Uma perspectiva social, sustentável e de negócios, o encontro anual da comunidade de Sistemas de Informação (SI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento promove a discussão de temas contemporâneos da área aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários por meio de sessões técnicas, palestras, minicursos, painéis e workshops.
A 14ª edição do Simpósio, que ocorre no Campus-Sede da UCS, é coordenada pela Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade e terá como tema “Sistemas de Informação, Negócios e Pessoas”. A discussão volta-se aos avanços e perspectivas na área de SI considerando sua multidisciplinaridade e aplicações nas diferentes áreas do conhecimento, com a abordagem de aspectos relacionados ao social business – prática gerencial que aplica características das redes e ferramentas sociais na administração das organizações, valorizando as conexões pessoais, via diferentes sistemas, nos negócios.
Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento tem como organizadores sua Comissão Especial de Sistemas de Informação e a Universidade de Caxias do Sul, cujos docentes coordenarão sessões e a administração local, e os discentes dos programas de pós-graduação apresentarão teses e dissertações. A professora do curso de graduação em Sistemas de Informação, Scheila de Avila e Silva, e o coordenador do curso de Ciência da Computação, Daniel Luís Notari, são os coordenadores gerais do SBSI.
Scheila explica que o SBSI é o maior evento de SI do Brasil, realizado anualmente em diferentes universidades. “Os Sistemas de Informação são feitos para melhorar a vida das pessoas e aprimorar a forma de fazer negócios. Alinhada ao panorama atual, a perspectiva social, sustentável e de negócios remete ao debate sobre como a tecnologia pode auxiliar os negócios considerando as pessoas e a sustentabilidade, sem desmerecer os aspectos econômicos. Ela também convida a participarem profissionais de áreas como Tecnologia da Informação, Engenharia e Administração, pelas abordagens que, além de técnicas e desenvolvimento em Sistemas de Informação, contemplam temas como gestão e melhoria de processos.
Programação
Realizado entre os dias 2 e 4 de junho, o Hackathon abre a programação. O evento de imersão, realizado no bloco J, propõe aos participantes – alunos, egressos e profissionais de diferentes áreas – o desenvolvimento de ideias, produtos e serviços inovadores ligados a negócios sociais e sustentáveis. Eles receberão a mentoria de empreendedores e, ao final, serão destacados cinco projetos vencedores.
Entre as atividades do Simpósio estará o Fórum de Educação em Sistemas de Informação (FESI), workshops de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI), de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (WTDSI) e o Encontro de Inovação em SI (EISI).
O programa ainda inclui duas palestras no UCS Teatro:
– Rumo a uma Estrutura Interativa para Exploração Visual de Grandes Conjuntos de Dados Urbanos, a ser apresentada no dia 5 de junho, às 20h, pelo professor de Ciência da Computação Huv Vo, do City College de Nova York e do Centro de Ciência Urbana e Progresso da Universidade de Nova York;
– Ética e Sustentabilidade para Tecnologistas, a ser ministrada no dia 7 de junho, às 20h, pela professora Claudia Melo, do departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília.
Também será destaque o painel de discussão Sistemas de Informação e Novos Negócios’, com a participação do cofundador e presidente da empresa Compasso-UOL Diveo, Alexis Rockenbach, do presidente da SEPRORGS – Plataforma de Negócios Digitais do Rio Grande do Sul, Diogo Rossato, e da professora Renata Araújo, pesquisadora em Sistemas de Informação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.