O Núcleo Serra: Núcleo de Acolhimento para Tratamento e Reabilitação de Animais Silvestres da Serra Gaúcha nasceu em 2024 como uma iniciativa inovadora do IHVET - Instituto Hospitalar Veterinário e do UCS Zoo
O projeto consolida o compromisso de transformar a relação entre a sociedade e a vida selvagem, redefinindo o conceito tradicional de zoológico, principalmente a antipatia criada ao longo dos anos com a associação do nome Zoológico com as grades, proporcionando uma perspectiva humanizada para o manejo.
Com uma história que se entrelaça com os 27 anos de atuação do Zoológico o Centro de Atendimento Emergencial de Animais Silvestres (CAE), que compõe o Núcleo Serra, faz parte do grande programa de Ações Pró-fauna Serra.
Além do cuidado com os animais, o Núcleo tem forte caráter educativo, atuando como um ponto de integração acadêmica para acadêmicos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Por meio de práticas supervisionadas, os alunos participam ativamente de rotinas de atendimento, cirurgias, reabilitação e possíveis solturas, enriquecendo sua formação e preparando-se para os desafios da conservação da vida selvagem.
Ações desenvolvidas:
Coordenação: Gabriel Guerreiro Fiamenghi
Fotos: Gabriel Guerreiro Fiamenghi e Leandro do Monte Ribas
A metodologia aplicada inclui escalas de cuidado organizadas, treinamento intensivo para os acadêmicos no Complexo de Saúde Animal da UCS, reuniões semanais de alinhamento e acompanhamento do recebimento, atendimento, procedimentos cirúrgicos diversos, pós-cirúrgicos, tratamento, plantões diurnos e noturnos e por fim, na reabilitação e possíveis solturas destes animais silvestres, bem como divulgação contínua do trabalho à comunidade. Este ciclo promove a conscientização sobre a importância da preservação da fauna, impactando não apenas o público acadêmico, mas também a sociedade em geral.
O Núcleo Serra representa mais que um centro de tratamento; é uma plataforma para aprendizado, colaboração e transformação. Ao unir ciência, educação e conservação, o projeto reafirma o compromisso da UCS com a proteção da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável da Serra Gaúcha.