Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico
Núcleos de Inovação e Desenvolvimento - NIDs
Separador

Observatório de Educação da UCS

Quem Somos

O Observatório de Educação da UCS é um núcleo que visa o diálogo entre o cotidiano da educação praticada no âmbito da região de abrangência da universidade e a produção acadêmica, de modo a dinamizar a reflexão das temáticas: Educação, Infâncias e Juventudes. Somos um grupo que acolhe a diversidade e reúne pesquisadores em diferentes níveis de formação, da iniciação científica à pós-graduação stricto sensu. Desenvolvemos também projetos de extensão e de assessoria didático-pedagógica, tendo a pesquisa como princípio educativo.

O conceito de "Observatório" passa pela concepção de núcleo de pesquisa que pode se converter num instrumento de informação e de suporte à decisão pública, potencializando a investigação, a socialização da informação e do conhecimento. O compartilhamento das tecnologias relativas à sua constituição e ao seu próprio conceito é uma premissa a ser conquistada ao longo do processo de implantação e de consolidação das ações projetadas.

Os observatórios são constituídos em função de problemáticas específicas que visam a determinados fins, variando consoante aos contextos em que são desenvolvidos e que determinam as suas finalidades. Apesar de serem construídos em torno de objetos distintos, os observatórios apelam para uma tecnologia comum que importa a apropriação do próprio conceito de observatório, envolvendo: o trabalho coletivo, múltiplos olhares para a realidade e a sistematização de conhecimentos.

É nesta concepção que o Observatório de Educação da UCS foi criado, com pretensões de vir a ser um espaço de cooperação entre organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e agências públicas, nacionais e internacionais.

Objetivo

Constituir um espaço transdisciplinar de interação com base na investigação social que promova a formação de recursos humanos e a produção e sistematização de conhecimento na área da educação com foco nos processos educativos escolares e não-escolares, nas infâncias e nas juventudes que compõem as historicidades do cotidiano.

Eventos que o Observatório apoia

Área de enquadramento na CAPES

  • Educação

Linhas de Pesquisa e Projeto Boletim Informativo Artigos Diálogos Twitter ANPED

Composição do Núcleo

Coordenadora - Nilda Stecanela

Corpo Permanente - Alice Maggi | Andréia Morés | Evaldo Antonio Kuiava | Nilda Stecanela | Sérgio Haddad | Terciane Angela Luchese | Sonia Regina da Luz Matos | Eliana Rela

Corpo Colaborador - Carla Simone Beuter Rodrigues - CCJ/UCS | Cineri Fachin Moraes - PPGEDU/UCS | Cristiane Backes Welter | Délcio Antônio Agliardi | Edi Jussara Cândido Lorensatti - CEFE/UCS | Lisandra Pacheco Soares | Maria Christine Quillfeldt Carara | Mateus Panizzon | Rochele Rita Andreazza Maciel

Corpo Visitante - Carmen Craidy - UFRGS | Marcos Rocha de Oliveira | Pedro Moura Ferreira - ICS/UL/PT | Roque Moraes - PPGEDU/FURG (in memorian) | Tristan McCowan - Institute of Education - University of London / UK

Corpo Discente da Pós-Graduação Stricto Sensu - Ana Paula Silveira - PPGEDU/UCS | Camila Pellizzer - PPGEDU/UCS| Joanne Cristina Pedro - PPGEDU/UCS| Lucas Josias Marin - PPGEDU/UCS| Patrícia Borges Gomes Bisinella - PPGEDU/UCS| Rubia Paula Bamberg - PPGEDU/UCS| Sirley Morello Cella - PPGEDU/UCS| Mariele Gabrieli - PPGEDU/UCS|

Bolsistas de Iniciação Científica - Gabriela Machado de Almeida - PIBIC/CNPq | Gabriela Dariva Pedroni - PIBIC/CNPq | Indiara Fochesatto - BIC/UCS | Rochele Roberta da Veiga - BIC/UCS

Egressos - Bruna Conrado | Clarissa Afonso da Silveira | Letícia Borges - PPGEDU/UCS | Rosane Kohl Brustolin - PPGEDU/UCS | Samanta Cristina Wessel - PBIC/CNPq | Bianca Chiaradia |Caroline Caldas Lemos | Mariana Selbach Castilhos | Rosane Kohl Brustolin| Samanta Cristina Wessel | Simone Cardoso de Quadros

Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observatório de Educação - UCS
Coordenação: Nilda Stecanela
Bloco E - Sala 308 - Telefone: (54) 3218-2100 ramal 2803 - E-mail: ucsobservatorioeducacao@gmail.com