Evento Acadêmico
O Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul apresenta a lista de oficinas e palestras que
estão disponíveis as turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas de
Caxias do Sul e região.
Professores que tiverem interesse na realização de alguma dessas atividades com a sua
turma devem entrar em contato com o Museu através do telefone (54) 3218 -
2142 ou do e-mail gbguzzo@ucs.br para fazer o agendamento.
Considerando as restrições impostas pela pandemia, a modalidade das oficinas (online ou presencial) será
combinada durante o agendamento, bem como o dia e o horário em que a atividade
ocorrerá.
Dinâmica: Teia da Vida
Turmas do 5° ao 9° ano
Duração: 2h
Os estudantes em grupos recebem um roteiro com atividades. Os grupos são conduzidos para o UCS
Aquarium e deverão executar atividades que estarão dispostas em forma de um circuito. Dentre as
atividades estão:
Os estudantes serão autônomos na execução das atividades e na resolução das questões propostas. No final das atividades é feita uma discussão sobre as atividades realizadas e ocorre a dinâmica teia da vida. Por meio da dinâmica teia da vida, os estudantes compreenderão que todos os seres vivos estão interligados e que o homem é apenas um elo... um fio... Se alguma coisa acontecer com alguma espécie, por menor que ela seja, surgirá um desequilíbrio. O meio ambiente não funcionará mais harmoniosamente e a humanidade sofrerá as consequências.
Turmas do 4º ao 9º ano
Duração: 1h30min
Um terrário é um local onde são representadas as condições ambientais necessárias para que haja
interação entre os seres vivos terrestres.
Por meio de um terrário, o estudante conhecerá o modo de vida de algumas plantas e animais,
observará como estes respiram e se alimentam; perceberá a importância da água, do ar e da luz para o
ecossistema representado.
Cada estudante confeccionará o seu terrário e levará para a escola ou para casa.
Cada estudante deverá trazer um vidro com tampa para a oficina.
Turmas do 1º ao 4º ano
Duração: 1h a 2h
A oficina abordará a evolução e adaptações para a vida no ar, mostrando os diferentes animais voadores, suas características e curiosidades. A atividade será expositiva e prática, com animais taxidermizados, kit didáticos e jogos lúdicos:
Turmas do 4º ao 9º ano
Duração: 2h
A atividade é composta por exposição teórica sobre tempo geológico, processos de fossilização e
biodiversidade de grupos extintos.
A oficina conta também com atividades práticas envolvendo modelos didáticos da Central de
Empréstimo e do setor de Geociências.
Conceitos desenvolvidos:
Turmas do 6º ao 9º ano
Duração: 2h
A oficina abordará tópicos sobre conceitos básicos de evolução, especiação e biodiversidade. Com o auxílio da Coleção Didática de Zoologia, os estudantes participarão de oficina teórica e atividade prática sobre os seguintes temas:
Turmas do 1º ao 9º ano
Duração: 1h30min
Os estudantes serão acomodados em classes de trabalho individual. Cada aluno ganhará uma folha de ofício e um lápis. Os mesmos terão seus olhos vendados, e o monitor entregará para cada um animais e plantas para que possam tatear e tentar descobrir o que é. Ao descobrirem, devem escrever em um papel o nome do que foi tateado. No final, os estudantes irão retirar as vendas e poderão observar os materiais. Sobre cada material, serão explicadas curiosidades e também será feito uma reflexão sobre a importância dos órgãos dos sentidos.
Turmas do 4º ao 9º ano
Duração: 1h30min
Os estudantes confeccionaram em origami animais brasileiros ameaçados de extinção, tais como: tatu, tucano, arara, dentre outros. Para cada origami, serão transmitidas informações do animal ameaçado de extinção. A partir dos origamis, em sala de aula, os estudantes poderão construir painéis com os ambientes que os animais habitam.
Turmas do 5º ao 9º ano
Duração: 1h
Por meio de um modelo didático de uma flor são apresentadas/caracterizadas as estruturas que compõem a mesma. Após, são direcionadas várias abordagens referentes ao processo de polinização, como: agentes polinizadores, recursos florais e interações inseto/planta. Em seguida, a explanação terá foco nas transformações que a flor sofre com o processo de fecundação até dar origem ao fruto e à semente. No final da atividade os alunos interagem com o modelo imitando os vários agentes polinizadores e sua relação com a biologia de cada espécie.
Turmas do 4º ao 7º ano
Duração: 1h30min
A oficina irá trabalhar conceitos básicos de fisiologia do corpo humano, discussões sobre saúde e comportamentos do cotidiano que impactam nossa saúde. Ao fim, atividades lúdicas sobre consciência corporal, espacialidade e fechamento do conteúdo trabalhado na oficina:
Turmas do 4º ao 9º ano
Duração: 1h30min
Atividade sobre a biodiversidade de artrópodes, suas relações ecológicas, importância no meio
ambiente. Por meio de palestra e exposição de kits didáticos da Central de Empréstimo e da Coleção
Didática de Zoologia, a oficina envolve também a visitação pela Coleção Entomológica do Museu de
Ciências Naturais (MUCS) e práticas de confecção de insetários.
Temáticas abordadas:
Turmas do 5º ao 9º ano
Duração: 1h30min
As plantas são elementos comuns nos mais diferentes ecossistemas terrestres e são utilizadas direta ou indiretamente no nosso dia a dia. Plantas de diferentes morfologias e grupos taxonômicos atuam de diferentes formas para garantir o equilíbrio do meio ambiente e por vezes também sofrem com as interferências da ação humana. Plantas muito importantes do nosso dia a dia muitas vezes são desconhecidas e reservam uma série de curiosidades importantes sobre seus usos ou sua interação com o meio. Nesta atividade os estudantes participarão de um jogo da memória sobre plantas nativas, exóticas, ameaçadas de extinção, planta símbolo do Estado, e demais espécies importantes e comuns no nosso dia a dia.
Turmas do 5º ao 9º ano
Duração: 2h
Oficina abordará a biologia dos principais grupos de animais peçonhentos (serpentes, aracnídeos, insetos, anfíbios) e a importância ecológica destes animais, prevenção de acidentes e primeiros socorros e desmistificações de ideias prejudiciais à conservação destes animais. A atividade contará com exemplares da Coleção Didática de Zoologia.
Turmas do 5º ao 9º ano
As plantas apresentam diferentes características morfológicas e químicas que estão relacionadas à própria evolução e diferenciação das espécies entre si, aos diferentes mecanismos de proteção e à adaptação das mesmas aos diferentes ecossistemas. Tais características nem sempre são facilmente observadas e perceptíveis simplesmente pela observação. Neste sentido, um desafio é lançado, tentar descobrir a identidade de espécies vegetais comuns através dos sentidos não visuais, ou seja, pelo tato, olfato e paladar. Nesta atividade os alunos terão seus olhos vendados e sem poder enxergar deverão cumprir o desafio. Posteriormente, uma observação em lente de aumento auxiliará os alunos a entenderem o mundo oculto das plantas..
Turmas do 5º ao 9º ano
Duração: 1h
As coleções científicas representam um verdadeiro tesouro de informações sobre a biodiversidade local e regional. Elas diferem das coleções didáticas devido seu compromisso quanto às diferentes informações que armazenam, bem como sua acessibilidade à comunidade científica e sociedade. Nela estão armazenadas diferentes informações que podem contar histórias sobre as transformações da sociedade ou mesmo se traduzirem em verdadeiros bancos de dados para as diferentes pesquisas científicas relacionadas às espécies vegetais e animais. Nesta atividade são apresentados os procedimentos de coleta, processamento, incorporação e curadoria das coleções biológicas e sua relação com a ciência. Os alunos poderão visitar os laboratórios onde estas coleções estão armazenadas e as técnicas utilizadas para sua conservação.
Turmas do 1º ao 3º ano
Duração: 2h
Atividade teórica e prática sobre a história da microscopia, com modelos didáticos de microscópios
antigos, teoria celular e preparação e visualização de lâminas.
Roteiro:
Turmas do 1º ao 3º ano
Duração: 2h
Oficina teórica e prática sobre diferentes grupos animais de interesse médico e com ocorrências de
acidentes com humanos. Serão abordados tópicos acerca da biologia, conservação e noções de
primeiros socorros além de práticas com chaves de identificação.
Roteiro:
Turmas do 1º ao 3º ano
Duração: 2h
Atividade ao ar livre pelo campus sede da Universidade de Caxias do Sul (pela estrada em direção ao bloco 57) onde será feito uma contextualização sobre a prática de birdwatching e informações sobre a avifauna da região.
Turmas do 1º ao 3º ano
Duração: 1h
O DNA é uma das moléculas biológicas mais importantes dos seres vivos, pois preserva todas as características dos organismos, bem como é responsável pela hereditariedade dos padrões biológicos presentes na natureza. O objetivo desta oficina é colocar o aluno em contato com o ambiente laboratorial, acompanhar as principais etapas da extração de DNA em plantas, bem como ter uma noção das principais características bioquímicas desta molécula. Os alunos trabalharão no laboratório de Microbiologia do Bloco 57, acompanhados por um professor da área.
Turmas do 2º e 3º ano
Duração: 2h
O corpo das plantas é formado por diferentes órgãos, como caules, raízes, folhas, flores e frutos. Cada órgão é constituído por um conjunto diversificado de células, que desempenham funções específicas para a fisiologia do organismo vegetal. Alguns padrões celulares estão relacionados à condução de seiva, já outros estão relacionados à realização da fotossíntese, ou então à proteção do corpo vegetal. O objetivo da atividade é mostrar aos alunos alguns padrões celulares básicos, correlacionando suas funções na fisiologia vegetal. Para tanto serão realizados cortes histológicos a mão-livre para a confecção de lâminas histológicas, com posterior observação em microscopia óptica. As atividades serão realizadas no laboratório de microscopia do Bloco 57, orientadas por um professor.
Turmas do 2º e 3º ano
Duração: 2h
As plantas terrestres constituem um dos principais grupos de seres vivos do planeta. Atualmente, são entendidas como plantas terrestres o grupo das briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. A diferenciação entre estes grupos se dá basicamente por características estruturais do corpo das plantas, como o caso dos vasos condutores de seiva, e caracteres reprodutivos, como a presença e a ausência de flores, frutos e sementes. O objetivo da oficina é descrever as principais características que são próprias das plantas terrestres, caracterizar os grupos de plantas terrestres e apresentar exemplos conhecidos destas plantas. As atividades serão práticas, e serão desenvolvidas no Laboratório de Biologia Geral do bloco 57, com uso de estereomicroscópios e orientação de um professor.
Turmas do 1º ao 3º ano
Duração: 2h
Os eventos meiose e mitose são processos de divisão celular que ocorrem praticamente em todos os seres vivos. São fundamentais para a manutenção da vida, pois possibilitam o crescimento dos organismos e os eventos de reprodução sexuada. Também tem papel importante para garantir a variabilidade genética e aumentar o sucesso adaptativo das espécies nos ambientes naturais. O objetivo da atividade é caracterizar o processo de divisão celular, demonstrando, em material biológico, algumas etapas deste processo celular. Para tanto serão confeccionadas lâminas de histologia com pontas de raízes de plantas em crescimento. A atividade será realizada no Laboratório de Microscopia do bloco 57, e será conduzida por um professor da área.
Turmas do 1º ao 3º ano
Duração: 1h
Os ecossistemas são conjuntos de comunidades biológicas que interagem entre si a fim manter o equilíbrio funcional de um ambiente. São formados por diferentes espécies que cumprem funções distintas dentro do sistema, como: produzir energia, consumir, ou então decompor matéria biológica. Neste contexto, a oficina objetiva caracterizar de forma teórico-prática como os ecossistemas se estruturam, a inter-relação existente entre os organismos que os compõem, e como os impactos antrópicos atuam no processo de desestruturação das interações ecológicas. A atividade é realizada ao ar livre e mediada por um professor.
Turmas do 1º ao 3º ano
Duração: 1h
Jardins Botânicos são espaços destinados para o estudo e conservação da biodiversidade, bem como para a divulgação do conhecimento científico botânico para a Sociedade. O Jardim Botânico de Caxias do Sul foi criado em 1990 e apresenta uma área de 70 ha compostas por fragmentos florestais da Mata Atlântica em diferentes estágios de desenvolvimento. Além disso, apresenta uma ampla coleção de plantas cultivadas, constituindo assim um verdadeiro laboratório a céu aberto. Nele é possível realizar trilhas ecológicas que percorrem diferentes ambientes, como campos, florestas e recursos hídricos. O objetivo da atividade é a realização de trilhas ecológicas, visando reconhecer as principais espécies da flora e fauna que compõem os ecossistemas naturais da nossa região, bem como reconhecer outras espécies que têm caráter exótico ou invasor. Aspectos relacionados à dinâmica dos ecossistemas, ecologia e preservação serão abordados no roteiro. A atividade acontece a céu aberto, nos espaços do Jardim Botânico, acompanhada por um professor da área.
Turmas do 2º e 3º ano
Duração: 2h
A reprodução sexuada é um dos processos mais importantes para as espécies biológicas, pois além de garantir a formação de descendentes, promove a variabilidade genética das populações ao longo do tempo, tornando as espécies mais adaptadas aos ambientes. Assim como os animais, as plantas são dependentes da reprodução sexual. Neste sentido, o objetivo da atividade é comparar estratégias de reprodução sexuada com estratégias de reprodução assexuada, além de identificar os órgãos sexuais responsáveis pela reprodução sexual das plantas. A atividade será desenvolvida no laboratório de biologia geral, com um momento inicial teórico e outro prático. Será realizada a manipulação de material biológico, com uso de estereomicroscópio, mediante orientação de um professor.
Turmas do 2º e 3º ano
Duração: 1h30min
A recente pandemia do coronavírus trouxe ao debate a importância de informações científicas para a tomada de decisões sobre saúde pública. A expressão "confie na ciência" tem sido repetida por cientistas e por políticos, e é a partir dela que o bate-papo vai se desenvolver. O que significa "confiar na ciência"? E por que deveríamos confiar na ciência? Em que circunstâncias? E sobre quais assuntos? O objetivo da atividade é discutir questões como essas e, a partir disso, tratar da natureza da ciência e de sua importância para a sociedade.