Apresentação

A UCS Orquestra é uma sucessão da Orquestra Sinfônica da UCS (OSUCS), que teve seu início em novembro de 2001.

Desde lá, sempre se alinhou aos diversos programas que a Universidade possui em prol da formação artístico-cultural da cidade e da região, com o objetivo de fazer e fomentar a música de concerto, contribuindo no desenvolvimento cultural do indivíduo, com vistas no resultado do coletivo, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida.

Em 2020, dada a crise em que o país se encontra por conta da pandemia do novo coronavírus, a Orquestra experimentou uma redução no seu quadro efetivo de profissionais, reorganizando e planejando as suas atividades para uma provável retomada, sempre pensando em estabelecer um papel educativo e social, coeso com as diretrizes da instituição Universidade de Caxias do Sul, do empreendedor cultural da Orquestra, Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura (LionsEduC) e de seus apoiadores, financiadores, investidores e patrocinadores

Em todos esses anos, a Orquestra acumulou experiências no desenvolvimento de projetos que: valorizam a música como profissão; potencializam outras áreas do conhecimento; atuam como fonte de entretenimento em seu maior grau de qualidade, e, consequentemente no auxílio à formação de uma sociedade fortalecida e equilibrada nos vários aspectos do cotidiano. Essa forma de atuação foi e tem sido expressiva tanto no município de Caxias do Sul como em âmbito regional e nacional, e tem tido respaldo nas, quase 900 apresentações realizadas para um público aproximado de mais de 500 mil pessoas.

Cabe lembrar que a Orquestra Sinfônica da UCS recebeu o prêmio Referência Educacional da 20ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores de 2014, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do RS e Federasul, ano em que também lançou o seu primeiro CD. Já em 2015, lançou o seu primeiro DVD, com a participação da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul, e em 2017, seu segundo CD. Em 2020, lançou as suas gravações no Spotify, no iTunes e no Deezer.

Leia mais