Última modificação em 22/05/2024.
Todas as linhas de pesquisa do Instituto de Biotecnologia e os projetos que delas derivam envolvem estudantes de ensino médio, de graduação e de pós-graduação. DesSe modo, há, nos laboratórios, convivência e interação constante entre os estudantes dos três níveis, o que inclui, sempre que possível, a atuação dos pós-graduandos como coorientadores de estagiários de iniciação científica.
Veja mais detalhes dos laboratórios acessando Infraestrutura de Laboratórios.
Abrange estudos sobre: análises comparativas da biota epifítica de uvas e vinhedos: caracterização dos vinhos; seleção e melhoramento de microrganismos enológicos; desenvolvimento de técnicas analíticas instrumentais e de degustação para vinhos. Ainda, abrange estudos sobre sistemas agrícolas, genética e melhoramento de plantas, biodiversidade de plantas e fitopatógenos, interação microrganismo-planta e inseto-planta e estudo e desenvolvimento de sistemas de controle de fitopatógenos e pragas.
Docentes Orientadores
Visa ao estudo de compostos obtidos via processos fermentativos, enzimáticos, e formas diferentes de extrações, os quais possuem aplicações industriais e atividades biológicas. Incluem-se: (i) seleção e melhoramento genético de linhagens microbianas; (ii) produção de cogumelos comestíveis; (iii) formulação de meios de produção; (iv) avaliação e otimização de bioprocessos; (v) desenvolvimento de biorreatores para processos submersos e em estado sólido; (vi) caracterização de enzimas microbianas; (vii) processos de extração, fracionamento e isolamento de metabolitos secundários de plantas; (viii) síntese química e biossíntese de compostos com atividade biológica; e (ix) caracterização química através de espectrometria de massas de alta resolução (EMAR) e ressonância magnética nuclear (RMN) e estudo da atividade biológica dos produtos/compostos.
Docentes Orientadores
Abrange estudos sobre a fisiologia e a genética de microrganismos através da aplicação de técnicas moleculares, visando à compreensão de mecanismos relacionados com o desenvolvimento, patogenicidade, regulação, resposta a condições de estresse e compostos inibidores, resistência a antimicrobianos e outros fatores.
Docentes Orientadores
Abrange a análise da atividade tóxica e mutagênica como resposta à ação de produtos naturais, biomateriais e amostras ambientais. Avaliação de mecanismos de reparação do DNA e suas implicações. Avaliação de antioxidantes e alterações no metabolismo redox, induzidos por drogas, medicamentos, alimentos, suplementos, compostos sintéticos e naturais, etc. Estudo da sinalização celular redox em diferentes patologias.
Docentes Orientadores
Abrange os estudos sobre o desenvolvimento de ferramentas auxiliares de diagnóstico e desenvolvimento de estratégias de controle de doenças em seres humanos e animais. Engloba estudos in vivo, in vitro e de evolução molecular computacional.
Docentes Orientadores