A integralização dos estudos necessários à conclusão do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia é expressa em unidades de créditos correspondentes a 15 horas-aula supervisionadas e 30 horas de estudo individual orientado.
O plano de estudos de cada aluno deve ser aprovado pelo orientador e pelo Colegiado do Programa.
Para o Mestrado
Para a obtenção do título de Mestre, o aluno deve completar, no mínimo, um total de 34 créditos supervisionados, assim distribuídos:
quatro (4) créditos em seminários;
vinte (20) créditos em disciplinas eletivas ou em atividades eletivas (estágios, orientação de estudantes de graduação, publicação científica);
dez (10) créditos em dissertação de Mestrado.
Para o Doutorado
Para a obtenção do título de Doutor, o aluno deve completar, no mínimo, um total de 58 créditos assim distribuídos:
oito (8) créditos em seminários;
vinte e oito (28) créditos em disciplinas eletivas ou em atividades eletivas (estágios, orientação de estudantes de graduação, publicação científica);
dois (2) créditos em publicação científica;
vinte (20) créditos em tese de doutorado.
O prazo máximo para a conclusão do Mestrado é de 24 meses e a do Doutorado de 48 meses.
Disciplinas Obrigatórias - Mestrado e Doutorado
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Participação dos discentes de forma ativa, como ouvintes e debatedores, de palestras
ministradas por pesquisadores convidados, bem como, apresentações de discientes
matriculados na disciplina de Seminários II, visando assim a complementação da
formação do discente. Elaboração de questionários sobre os assuntos abordados e
análise crítica das apresentações.
Pré requisito: Seminário I
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Participação dos discentes de forma ativa, como ouvintes e debatedores, de palestras
ministradas por pesquisadores convidados, bem como, apresentações de discientes
matriculados na disciplina de Seminários II, visando assim a complementação da
formação do discente. Elaboração de questionários sobre os assuntos abordados e
análise crítica das apresentações.
Disciplinas Eletivas - Mestrado e Doutorado
Carga horária: 60 horas-aula (4créditos).
Ementa: A era da informação. O papel das tecnologias da informação no contexto científico. Bancos de dados biológicos. Big Data no contexto biológico. Conceituação de métodos multivariados. Representação de Dados Multivariados. Aplicação de métodos multivariados (Fatorial, Análise de Componentes Principais, Análise Multivariada de Variância, Escalonamento Multidimensional). Comparação entre estatística convencional e estatística bayesiana. Data Mining. Uso de software estatístico e de inteligência artificial.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Análises básicas do vinho empregando técnicas gravimétricas. Análises das substâncias voláteis do vinho e derivados através de técnicas de cromatografia gasosa. Análises dos componentes não voláteis do vinho e derivados por métodos que utilizam a cromatografia líquida de alta precisão. Técnicas especiais de análises para a caracterização e pesquisa de fraudes em vinhos: análises isotópicas.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Desenho de estudos observacionais e experimentais. Escalas de medida e variáveis. Descrição dos dados, medidas de tendência central e de dispersão, apresentação em tabelas e gráficos. Probabilidade e distribuições de probabilidade. Fundamentos de amostragem. Estimativa e testes de hipótese paramétricos. Análise de variância. Correlação e regressão. Testes não paramétricos. Fundamentos da estatística multivariada, análise de cluster, de discriminância, de componentes principais e de correspondência. Estudo de casos.
Carga horária: 30 horas-aula (2 Créditos)
Ementa: Inserção da bioética na formação biotecnológica. A natureza do saber e o desenvolvimento tecnológico. Ética e existência humana. Iniciação à Bioética em Biotecnologia. Intervenção na Natureza e nos valores humanos. Conseqüências morais da revolução biológica. Bioética: aspectos globais de sua gênese e desenvolvimento. Ética e manipulação genética. Clonagem e o dilema do novo Homem. Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Biossegurança e bioética. Transgenia em alimentos: a agricultura do futuro. A indústria do DNA, o projeto genoma e suas implicações éticas na sociedade.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Dogma da biologia molecular. Replicação, transcrição e tradução. Processamento de RNA. Regulação gênica. Controle do ciclo celular. Transposons e integrons. Compartimentalização celular e interações intracelulares.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Conceituação de Bioprocessos, processos fermentativos, enzimáticos e biotransformações.
Tópicos de microbiologia: microrganismos e meios de cultura em bioprocessos. Principais
fases dos processos fermentativos. Operação de equipamentos básicos para cultivos
microbianos: agitador de bancada, biorreatores para cultivos submersos e em estado
sólido. Condução experimental de cultivos aeróbios e anaeróbios, bioconversões e
processos enzimáticos em escala de bancada. Regimes de operação, parâmetros de processo.
Tratamentos finais. Metodologias analíticas de avaliação de crescimento microbiano, consumo
de substrato e formação de produtos. Modelos matemáticos aplicados aos bioprocessos.
Determinação de rendimentos e produtividades. Avaliação da cinética de bioprocessos a partir
de resultados experimentais.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Controle microbiológico natural e clássico de doenças de plantas. Mecanismos de controle biológico: competição, antibiose, lise, parasitismo e predação determinados pelos microrganismos antagonistas durante o ciclo da doença. Produção e regulação da produção de antibióticos, toxinas, enzimas, fitoalexinas e lectinas nas relações entre a planta hospedeira, os fitopatógenos e os antagonistas.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Ecossistema natural e agroecossistema. Ecologia Nutricional de Insetos. Substâncias secundárias de plantas e sua ação sobre insetos. Agentes de controle biológico (parasitas, predadores e patógenos). Proteínas vegetais, proteínas e peptídios não vegetais com atividade inseticida. Ácaros e agentes biológicos para seu controle. Insetos sociais (cupins): biologia, comportamento e controle.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Cultura de tecidos. Micropropagação. Meios e reguladores. Calos e regeneração de plantas. Embriogênese somática. Protoplastos e fusão de protoplastos. Sistemas de transformação de plantas. Estabilidade e expressão gênica. Plantas transgênicas vantagens e riscos.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Biologia molecular do câncer. Ciclo celular, proliferação celular, diferenciação e apoptose. Expressão gênica e câncer. Oncogenes e supressores de tumor. Alterações genéticas e câncer. Biologia molecular na identificação de vírus e doenças virais. Genômica no diagnóstico molecular de doenças.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Análises da obra "A Conspiração Aquariana", de Marylin Ferguson e o grupo da Califórnia/USA; correlações destas obras com as de Charles Darwin e Fritjof Capra. As principais escolas de agricultura orgânica: a Teoria da Trofobiose, de Francis Chaboussau, França, a "Permacultura" de Bill Mollison e Reny Mia Slay, Austrália, "Agricultura Natural" de Masanobu Fukuoka, Japão e "Agricultura Biodinâmica" de Rudolf Stainer, Áustria/Suiça.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Compreensão dos ecossistemas do planeta dentro da teoria de sistemas, fatores ecológicos e valência ambiental dos organismos, dinâmica das populações, biodiversidade e interações ecológicas. Impacto das alterações antropogênicas no meio ambiente.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: A flora ecotípica da uva. Os acidentes ligados às primeiras vinificações. O conceito de flora ecotípica na perspectiva da agricultura convencional e da agricultura orgânica. A seleção e o desenvolvimento de leveduras para a enologia. Fermentações alcoólica e malolática na enologia.
Carga horária: 60 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Viticultura para vinicultores. Preparação de mostos e sucos. Vinificação em branco e em tinto. Estabilidade física e química dos vinhos. Maturação e envelhecimento dos vinhos. Uso do anidrido sulfuroso como agente antisséptico. Métodos de transferência de mostos e sucos. Preparação, análise e avaliação de vinhos experimentais.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Histórico da enzimologia, enzimas industriais, classificação das enzimas, catálise enzimática, métodos de dosagem enzimática, determinação de parâmetros enzimáticos enzimas (aplicação das equações de Michaelis-Menten e de Lineaweaver-Burk). Inibição enzimática. Modelos para mecanismos enzimáticos com mais de um substrato. Modelos para aplicação de enzimas em reatores enzimáticos. Separação e purificação de enzimas.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Plantas aromáticas e medicinais, usos e aplicações. Métodos de extração de óleos essenciais. Análises do controle de qualidade de óleos essenciais. Métodos de extração, identificação e quantificação de compostos não-voláteis (flavonóides, cumarinas, taninos e ácidos fenólicos).
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Sistemas genéticos microbianos. Isolamento e caracterização de mutantes. Sistemas de transferência gênica e mapeamento em bactérias. Plasmídios, transposons e integrons. Análise genética mitótica e meiótica em fungos. Herança extracromossômica em fungos. Aplicação de biologia molecular ao estudo genético de microrganismos.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Seqüenciamento de DNA. Genomas e EST. Genômica do seqüenciamento aleatório ao genoma. Identificação de ORFs e anotação. Bioinformática e bancos de dados. Genômica funcional. Proteômica e metabolômica. Seqüenciamento no estudo de populações e evolução. Genômica comparativa. Genômica e biotecnologia.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: A diversidade microbiana associada aos vegetais: uma visão geral. Isolamento, purificação, identificação e taxonomia dos principais microrganismos que vivem em associação com plantas. Bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico. Fungos micorrízicos. Microbiota do solo associada a rizosfera. Microrganismos epifíticos. Microrganismos endofíticos. Microrganismos patógenos de plantas. Outras associações microrganismos-plantas, de interesse biotecnológico. Genética e melhoramento genético de microrganismos de interesse biotecnológico, associados aos vegetais. Tecnologia do DNA recombinante aplicada aos microrganismos fixadores de nitrogênio, endofíticos e patógenos de plantas.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Bactérias e fungos patogênicos. Defesas do organismo humano. Fatores de colonização e de invasão. Evasão das defesas do organismo. Fatores de lesão celular e tissular. Genética e regulação da patogenicidade microbiana. Métodos de estudo da patogenicidade microbiana. Mecanismos de patogenicidade das principais bactérias e fungos patogênicos humanos.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Variabilidade genética e melhoramento. Mutação e recombinação aplicações e limites. Herança quantitativa, herdabilidade, ganho de seleção. Heterose e vigor híbrido. Métodos de seleção e seleção baseada em marcadores. Engenharia genética e melhoramento.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Enzimas e coenzimas. Introdução ao metabolismo intermediário. Glicólise aeróbica e anaeróbica. Via de Enter-Doudoroff. Ciclo das pentoses. Ciclo do ácido cítrico e do glioxalato. Fosforilação oxidativa e a nível de substrato. Gliconeogênese e glicogenólise Fotossíntese. Oxidação e biossíntese de ácidos graxos. Degradação oxidativa dos aminoácidos. Interrelações metabólicas.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Potenciometria: eletrodos de referência, curvas de titulação, titulação de neutralização, titulação de precipitação, titulação de oxi-redução. Espectrofotometria ultra-violeta/visível: ondas luminosas, transmitância e absorbância, fotocolorímetros, espectro de absorção, desvios da Lei de Beer, análises quantitativas. Cromatografia gasosa: sistema cromatográfico, análise qualitativa, análise quantitativa. Cromatografia líquida: definição, comparação com a cromatografia gasosa, avaliação de cromatogramas, análise qualitativa, análise quantitativa.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Radicais livres e espécies reativas. Antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos. Estresse oxidativo e doenças. Estresse oxidativo e exercício físico.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: fornecer elementos teóricos fundamentais sobre como organizar, sistematizar e instrumentalizar a tarefa de redigir relatórios de pesquisa científica; oferecer respostas a questões e problemas inerentes à tarefa de redação; desenvolver a habilidade específica de redação de diferentes tipos de comunicação escrita da pesquisa científica (resumos de congressos, artigos originais, artigos de revisão, editorial, cartas ao editor/autor, projetos de pesquisa); oferecer os elementos básicos da linguagem e nomenclatura biomédica; possibilitar o exercício de redigir artigos respeitando as normas internacionais de publicação científica.
Carga horária: 60 horas-aula (4 créditos)
Ementa: Compostos tóxicos, biotransformação, bioacumulação e biomagnificação, fator de bioacumulação, testes toxicológicos padronizados in vivo e in vitro, testes ecotoxicológicos, bioindicação da qualidade ambiental, verificação de efeitos agudos e crônicos, letais e subletais, ruptores endócrinos, avaliação do risco.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos).
Ementa: Introdução à metabolômica. Amostragem à análise metabolômica: técnicas para coleta e preparação de amostras (quenching metabólico, extração de metabólitos intracelulares, recuperação de metabólitos extracelulares e metabólitos na fase gasosa). Abordagens de investigação (fingerprinting metabólico, perfil metabólico, análises direcionadas). Plataformas analíticas à investigação do metaboloma (GC-MS; LC-MS; FTIR, NIR, NMR, UV-vis). Plano experimental e qualidade dos dados. Tratamento dos dados por técnicas estatísticas univariadas e multivariadas. Softwares e base de dados.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Aspectos envolvidos na produção de biomassa; Acessos para aproveitamento de biomassa para produção de produtos biotecnológicos; Visão geral da biomassa agroenergética. A biomassa provendo combustíveis modernos. A disponibilidade de terra. Culturas energéticas. Novas tecnologias para os vetores modernos de energia de biomassa. Panorama sobre a geração de resíduos agrícolas e agroindustriais e seu aproveitamento. Avaliação de impactos sociais, ambientais e econômicos. Panorama da produção de etanol e biodiesel no mundo. Tecnologias para a produção de etanol e biodiesel (maduras e promissoras). Caracterização das matérias primas. Tratamento da matéria prima para processos de hidrólise. Preparo do meio de fermentação. Microrganismos agentes do processo fermentativo. Via bioquímica da produção de etanol. Separação do etanol do meio fermentado (destilação, retificação, desidratação e peneira molecular). Alternativas para o aproveitamento de resíduos e efluentes gerados no processo produtivo. Fontes de matérias-primas para a produção de biodiesel de primeira e segunda geração. Tecnologias para a produção de biodiesel. Aproveitamento de subprodutos da produção de biodiesel. Integração entre rotas de produção de etanol e diesel. Aspectos de segurança e impactos ambientais na produção de biocombustíveis. Aspectos envolvidos na produção de enzimas, ácidos orgânicos, aromas, entre outros empregos.
Carga Horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Estudo do conceito e das características do empreendedorismo e análise de sua importância e suas finalidades no contexto da sociedade contemporânea, tendo como ênfase o empreendedorismo inovador. Definição do perfil empreendedor e avaliação de seus aspectos comportamentais, agregando discussões sobre ética profissional e empresarial para o empreendedor. Facilitar o processo de geração de ideias e de desenvolvimento da criatividade. Uso de bancos de dados de propriedade industrial, como fonte de inovação. Estudo de marketing integrado, indispensável ao novo empreendedor. Desenvolvimento de Plano de Negócios com as funções administrativas necessárias ao empreendedor, com vistas à identificação de oportunidades e ao planejamento técnico e comercial na área da biotecnologia.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Procedimentos e importância da proteção intelectual na visão da inovação. Lei e legislação de C T & I; Normas nacionais e internacionais. Vantagens e riscos da biodiversidade brasileira versus internacionalização - conhecimento tradicional. Leis brasileiras e o INPI - PCA e proteção internacional - Trabalho de invenção e pluralismo. Trabalho prático em laboratório (acessando bancos de patentes). Lei da Inovação e Bioproteção. Análise de cases e história das marcas. Trabalho de preparação de esboço de patente. Discussão e apresentação de pedidos de propriedades.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Aminoácidos, ligações peptídicas e nível estrutural das proteínas. Preparação de amostras, sistemas de cromatografia e suas aplicações na proteômica. Eletroforese bidimensional. Captura de imagens com softwares e seu uso para comparações de níveis de expressões protéicas. Cromatografia líquida, gasosa e espectrometria de massas para identificação protéica. Aplicações de análise proteômica em pesquisa biomédica.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Bases da imunologia geral. Aspectos celulares e moleculares da resposta imune celular e humoral. Discussão de artigos onde existe a interação entre conceitos de imunologia e biotecnologia.
Esta disciplina tem como pré-requisito a disciplina Imunologia na Biotecnologia.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Desenvolver conhecimentos na área de concepção de insumos imunológicos usando como ferramenta a biotecnologia.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Evolução da célula. Ciclo celular e apoptose. Princípios de diferenciação celular e câncer. Sinalização de fatores de crescimento e oncogenes. Inibição de crescimento e genes supressores de tumores. Espermatozóide e oocito como células mãe. Espermatogênese e oogenese. Processo de fertilização oocitaria. Uso da biotecnologia na reprodução humana assistida. Criobiologia. Células tronco.
Carga horária: 30 horas-aula (2 créditos)
Ementa: Introdução à farmacologia. Estudo das principais vias de administração de medicamentos. Princípios farmacocinéticos. Estudo molecular dos fármacos: farmacodinâmica. Ensaios farmacológicos pré-clínicos e planejamento e desenvolvimento de fármacos.