Última modificação em 14/06/2024.
A Universidade de Caxias do Sul foi pioneira na região nordeste do Rio Grande do Sul na implantação de cursos de graduação na área da Saúde, tendo já uma tradição reconhecida na área da Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia. Nos últimos anos, com a abertura de novos cursos de graduação, como Radiologia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária, aliados a uma oferta regular de cursos de especialização e MBA, a Universidade consolidou sua atuação na formação de profissionais para atuar na área da Saúde.
A implantação, em 2016, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com o início das atividades do Mestrado Acadêmico, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 4, visa dar continuidade ao compromisso da UCS de:
Adicionalmente, o Programa prevê uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação, com o estímulo à cultura do aprendizado e à divulgação do conhecimento, com a ampliação do espectro de relações intra e interinstitucionais, em nível nacional e internacional. Pretende-se assim, desenvolver, no estudante de graduação e pós-graduação, o espírito crítico e reflexivo, e a capacidade para resolver problemas técnico-científicos.
No ano de 2018, o Programa fez sua proposta de implementação do Curso de Doutorado na área junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, recebendo aprovação de tal para vigorar a partir de então.
Voltada ao estudo das bases conceituais e metodológicas da pesquisa como instrumento para estudar a fisiopatologia e patogenia das doenças, bem como para investigar a exposição e a resposta molecular e celular às substâncias ativas, agressões, estímulos e biomateriais.
Os projetos de pesquisa pertencentes a esta linha estão relacionados ao estudo das diferentes lesões teciduais, seus marcadores biológicos de prognóstico e tratamento e as novas possibilidades de tratamentos farmacológicos. Os fenômenos patológicos são investigados através das mais modernas técnicas de biologia molecular, imuno-histoquímica e de genética.
Projetos de Pesquisa:
Os pesquisadores desta linha de pesquisa trabalham em projetos que utilizam técnicas de engenharia para a formação de polímeros de entrega de células e fármacos e a reparação celular através do transplante de células e tecidos.
Projeto de Pesquisa:
Os projetos de pesquisa pertencentes a esta linha estudam a síntese, processamento e caracterização de materiais para aplicação na área da saúde.
Projeto de Pesquisa:
Centrada no ensino das bases conceituais dos diferentes tipos de estudos clínicos e epidemiológicos para testar, desenvolver ou aperfeiçoar métodos diagnósticos, procedimentos, instrumentos de medida, educação, informação e sistemas tutoriais inteligentes em saúde.
Esta linha de pesquisa tem o objetivo de estudar a epidemiologia, prevenção, o diagnóstico e a terapia das doenças de maior prevalência na saúde da população adulta ou idosa e o seu impacto na avaliação de custo-utilidade. A fisiopatologia dos fenômenos decorrentes da evolução natural da vida ou patológicos são estudados de forma interdisciplinar utilizando-se os recursos de biologia molecular, da bioquímica e da farmacoterapia.
Projetos de Pesquisa:
Esta linha de pesquisa estuda as variáveis relacionadas com a gestação, o crescimento e o desenvolvimento do feto e do recém-nascido, bem como o bem-estar da criança. São analisados, entre outros aspectos, segundo a epidemiologia, a contribuição dos fatores de risco para o início ou agravamento de doença, a transmissão de doenças materno-infantis, o tratamento a ser estabelecido neste grupo de pacientes e suas peculiaridades, bem como o impacto no custo e na qualidade de vida das gestantes, dos recém-nascidos e das crianças.
Projetos de Pesquisa:
Os pesquisadores desta linha de pesquisa trabalham em projetos que utilizam ferramentas computacionais baseadas em inteligência artificial para auxílio na interpretação, diagnóstico, prognóstico e planejamento de algoritmos para tomada de decisão nas doenças da saúde, bem como modelagem farmacocinética-fármacodinâmica (PK-PD) para otimização posológica de medicamentos.
Projetos de Pesquisa:
Graduados em cursos superiores das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Ciências Exatas.
Ao estabelecer o objetivo de formar mestres qualificados para atuar como docentes e pesquisadores de alto nível, com autonomia de aprendizagem, permitindo o aprimoramento de habilidades. Esta capacitação é necessária para sistematizar, inovar e gerar conhecimentos técnico-científicos na área de pesquisa básica e clínica, para buscar repercussões positivas na qualidade de vida humana.
Ao final do curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde o profissional com titulação de Mestre ou Doutor, deverá ser capaz de:
Coordenador: José Mauro Madi
Secretaria: E-mail: ppgsaude@ucs.br - Telefone: (54) 3218-2335
Bloco S - Campus-Sede.