Programa de Pós-Graduação em Ciencias da Saude

Ciências da Saúde - Mestrado e Doutorado Acadêmico

Última modificação em 14/06/2024.

A Universidade de Caxias do Sul foi pioneira na região nordeste do Rio Grande do Sul na implantação de cursos de graduação na área da Saúde, tendo já uma tradição reconhecida na área da Medicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia e Fisioterapia. Nos últimos anos, com a abertura de novos cursos de graduação, como Radiologia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária, aliados a uma oferta regular de cursos de especialização e MBA, a Universidade consolidou sua atuação na formação de profissionais para atuar na área da Saúde.

A implantação, em 2016, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde com o início das atividades do Mestrado Acadêmico, aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com nota 4, visa dar continuidade ao compromisso da UCS de:

  • produzir conhecimento científico e consolidar a pesquisa, por meio da formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade;
  • formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de intervir na realidade e produzir conhecimento específico da área, de modo a atender às demandas da população e dos cursos de formação profissional da área.

Adicionalmente, o Programa prevê uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação, com o estímulo à cultura do aprendizado e à divulgação do conhecimento, com a ampliação do espectro de relações intra e interinstitucionais, em nível nacional e internacional. Pretende-se assim, desenvolver, no estudante de graduação e pós-graduação, o espírito crítico e reflexivo, e a capacidade para resolver problemas técnico-científicos.

No ano de 2018, o Programa fez sua proposta de implementação do Curso de Doutorado na área junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, recebendo aprovação de tal para vigorar a partir de então.

Áreas de Concentração

Ciências Biomédicas

Voltada ao estudo das bases conceituais e metodológicas da pesquisa como instrumento para estudar a fisiopatologia e patogenia das doenças, bem como para investigar a exposição e a resposta molecular e celular às substâncias ativas, agressões, estímulos e biomateriais.

Linhas de Pesquisa

Os projetos de pesquisa pertencentes a esta linha estão relacionados ao estudo das diferentes lesões teciduais, seus marcadores biológicos de prognóstico e tratamento e as novas possibilidades de tratamentos farmacológicos. Os fenômenos patológicos são investigados através das mais modernas técnicas de biologia molecular, imuno-histoquímica e de genética.

Projetos de Pesquisa:

  • Biomarcadores e tratamento das doenças da coluna vertebral e medula espinhal - Tem o objetivo de estabelecer estratégias de detecção de biomarcadores de progressão e prognóstico das doenças da medula espinhal e da coluna vertebral. Assim como, estudar as diferentes formas de tratamento de reparação da medula espinhal traumática e da patologia discal degenerativa da coluna vertebral.
    Pesquisador: Asdrubal Falavigna.
  • Depuração iohexol para a determinação da taxa de filtração glomerular - Tem o objetivo de medir a taxa de filtração glomerular (GFR) utilizando a depuração do iohexol através de um método semi-automático para a determinação de iohexol em soro humano de pacientes que se submeteram a tomografia computatorizada eletiva com iohexol. Esta técnica será comparada com a cromatografia líquida acoplada com ionização por eletro-pulverização (ESI) versus a espectrometria de massa pela técnica tandem (LC-MS / MS).
    Pesquisadores: Luciano da Silva Selistre e Sidnei Moura e Silva.
  • Farmacologia de novas substâncias naturais e sintéticas - Tem como objetivo analisar substâncias bioativas sintéticas e análogos sintéticos de produtos naturais.
    Pesquisadores: Leandro Tasso e Sidnei Moura e Silva.
  • Propostas terapêuticas nos transtornos psiquiátricos - Tem como objetivo estudar os mecanismos moleculares envolvidos com a resistência farmacológica e propor novas propostas terapêuticas no intuito de melhorar o índice de remissão dos sintomas nos transtornos psiquiátricos.
    Pesquisadores: Rafael Colombo e Asdrubal Falavigna
  • Curcumina - Preparação de suspensões de nanocápsulas contendo Curcumina para incorporação em formulações farmacêuticas obtidas por impressão 3D - Desenvolver suspensões de nanocápsulas contendo curcumina para posterior associação em formulações semissólidas obtidas por impressão 3D.
    Pesquisadores: Valéria Weiss de Angeli

Os pesquisadores desta linha de pesquisa trabalham em projetos que utilizam técnicas de engenharia para a formação de polímeros de entrega de células e fármacos e a reparação celular através do transplante de células e tecidos.

Projeto de Pesquisa:

  • eparação celular nas doenças da coluna vertebral e medula espinhal - Tem o objetivo de estudar o papel da terapia celular nas doenças degenerativas da coluna vertebral, na patologia traumática da medula espinhal, com e sem a utilização de sistemas de entrega e liberação controlada, utilizando polímeros como biomateriais.
    Pesquisador: Asdrubal Falavigna

Os projetos de pesquisa pertencentes a esta linha estudam a síntese, processamento e caracterização de materiais para aplicação na área da saúde.

Projeto de Pesquisa:

  • Desenvolvimento e aplicações de biomateriais para as ciências médicas - Visa a síntese, processamento e caracterização de materiais para aplicação na área da saúde, incluindo cerâmicas biocompatíveis e bioinertes (p.ex., hidroxiapatita, alumina, zircônia), a conformação de cerâmicas biocompatíveis e bioinertes com formas complexas por colagem de barbotina e injeção em baixa pressão, a síntese e caracterização de polímeros, hidrogéis e compósitos e nanomateriais para aplicações biomédicas e revestimentos protetores.
    Pesquisadores: Janete Eunice Zorzi e Cláudio Antônio Perottoni.

Ciências Clínicas

Centrada no ensino das bases conceituais dos diferentes tipos de estudos clínicos e epidemiológicos para testar, desenvolver ou aperfeiçoar métodos diagnósticos, procedimentos, instrumentos de medida, educação, informação e sistemas tutoriais inteligentes em saúde.

Linhas de Pesquisa

Esta linha de pesquisa tem o objetivo de estudar a epidemiologia, prevenção, o diagnóstico e a terapia das doenças de maior prevalência na saúde da população adulta ou idosa e o seu impacto na avaliação de custo-utilidade. A fisiopatologia dos fenômenos decorrentes da evolução natural da vida ou patológicos são estudados de forma interdisciplinar utilizando-se os recursos de biologia molecular, da bioquímica e da farmacoterapia.

Projetos de Pesquisa:

  • Análise da marcha durante a realização de atividades de dupla tarefa de indivíduos saudáveis e de indivíduos com alterações neuromusculoesqueléticas - Analisar as variáveis cinéticas e cinemáticas da marcha de indivíduos saudáveis e de indivíduos com alterações neuromusculoesqueléticas durante atividades de dupla tarefa.
    Pesquisador: Leandro Viçosa Bonetti
  • Valoração do tratamento das doenças de coluna vertebral - Tem o objetivo de estudar a relação de custo-efetividade e de custo-utilidade das doenças que acometem a coluna vertebral e/ou a medula espinhal.
    Pesquisador: Asdrubal Falavigna
  • Medida real da taxa de filtração glomerular (TGF) - Tem o objetivo de avaliar a evolução da taxa de filtração glomerular nos pacientes com fatores de risco para doença cardiovascular e renal. A medida da TFG é um fator de risco de morbimortalidade na população em geral, independentemente da patologia de base.
    Pesquisadores: Luciano da Silva Selistre e Leandro Tasso
  • Farmacoecomomia e epidemiologia das infecções - Tem o objetivo de estudar a relação de custo-efetividade e custo-utilidade de antimicrobianos para infecções associadas à assistência em saúde, e de vacinas na prevenção de doenças infecciosas. Será também identificado o perfil de resistência de bactérias em diferentes sítios de infecção e analisar os fatores de risco para infecções por bactérias multirresistentes em pacientes hospitalizados
    Pesquisadores: Lessandra Michelim Rodriguez Nunes Vieira e Vandrea Carla de Souza
  • Farmacologia clínica e farmacovigilância - Tem como objetivo avaliar os fatores relacionados com o sucesso ou o fracasso de esquemas terapêuticos farmacológicos, assim como a segurança, os efeitos adversos e a morbidade dos fármacos.
    Pesquisadores: Leandro Tasso e Lessandra Michelim Rodriguez Nunes Vieira
  • Fatores de prognóstico e tratamento dos tumores de mama e colo uterino - Tem como objetivo estudar os marcadores preditivos do câncer de mama e do colo uterino, e definir, de acordo com o seu diagnóstico imunológico e molecular, o tratamento mais apropriado.
    Pesquisador: Fabio Firmbach Pasqualotto
  • Relação dos agrotóxicos com distúrbios reprodutivos - Tem como objetivo avaliar a exposição aos agrotóxicos em adultos moradores na área rural do interior do Rio Grande do Sul, e os possíveis impactos desta exposição nos níveis de hormônios sexuais de homens e na qualidade do sêmen de adultos jovens.
    Pesquisador: Fabio Firmbach Pasqualotto
  • Radiologia e Diagnóstico por imagem - Abrange o estudo de práticas aplicadas à Saúde, envolvendo os aspectos da Física e proteção radiológica, garantia de qualidade de imagens, realização de estudos voltados para o ensino-aprendizagem e análise do diagnóstico por imagem do complexo crânio maxilo facial, englobando procedimentos radiológicos intervencionistas com intuito diagnóstico ou terapêutico.
    A influência de exercícios footcare nas variáveis biomecânicas da corrida, estabilidade e funcionalidade de membros inferiores em corredores de rua - Tem como objetivo avaliar a efetividade de um protocolo de exercícios em parâmetros biomecânicos de corredores.
    Pesquisador: Leandro Viçosa Bonetti
  • A influência de diferentes atividades de dupla tarefa nos parâmetros da marcha e equilíbrio de gestantes no segundo, no terceiro trimestre e no puerpério - Analisar as possíveis influências do período gestacional nos parâmetros cinéticos e cinemáticos da marcha durante a realização de atividades de dupla tarefa. Contribuir para futuras ações efetivas na saúde das gestantes e puérperas.
    Pesquisador: Leandro Viçosa Bonetti, Raquel Saccani e José Mauro Madi
  • Aakincov19 - O Potencial risco de lesão renal aguda por Coronavírus 2019 - Avaliar o risco para desenvolvimento de lesão renal aguda em portadores de COVID 19 que necessitam hospitalização.
    Pesquisador: Luciano da Silva Selistre
  • Novos Biomarcadores de lesão renal em pacientes oncológicos - Avaliar a quimioterapia adjuvante como possível associação a um risco aumentado de LRA durante o período de tratamento entre pacientes com câncer. 2. Avaliar se a quimioterapia adjuvante está associada ao risco aumentado de DRC entre pacientes com câncer. 3. Verificar a associação entre os biomarcadores NGAL, KIM-1 e IL-18 para lesão renal aguda em pacientes submetidos à quimioterapia. 4. Identificar a possível evolução para doença renal crônica pela relação entre o complexo FGF-23/Klotho em pacientes submetidos à quimioterapia. Secundários. Específico: Utilizar a proteômica para identificar modelo estrutural proteico comum em pacientes submetidos à quimioterapia em tumores neoplásicos sólidos.
    Pesquisador: Luciano da Silva Selistre
  • Ambulatório de investigação renal - 1. Incluir a medida da Taxa de Filtração Glomerular pela depuração plasmática de iohexol em populações de risco para o desenvolvimento de DRC onde a creatinina plasmática apresenta baixa capacidade de diagnóstico de redução da função renal (exemplos: cirrose, idosos, doenças neuromusculares degenerativas, transplante renal, etc.). 2. Evitar a super indicação e a sub indicação de terapia substitutiva renal (diálise ou transplante renal) para pacientes com DRC com uma medida confirmatória da TFG. 3. Desenvolver equações para estimar a TFG à população brasileira com marcadores biológicos (Creatinina e Cistatina C), identificando os parâmetros mais apropriados às equações de TFG. 4. Criar laboratório de fisiologia vinculado ao ambulatório de nefrologia para investigação de doenças que repercutem na função renal: glomerulares e tubulares. 5. Vincular à linha de pesquisa do curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da Universidade de Caxias do Sul para formação de mestres e doutores. 6. Participar de estudos multicêntricos sobre a função renal
    Pesquisador: Luciano da Silva Selistre
  • METABARI (Evolução Clínica no Pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica - seguimento em curto e longo prazo) - Avaliar as características clínico-demográfica, resposta clínica e aderência ao tratamento, no seguimento pós-operatório de pacientes com obesidade grave, submetida à gastroplastia em Y de Roux, no Serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital Geral. Seguimento de 18 meses.
    Pesquisador: Rosa Maria Rahmi Garcia
  • Avaliação da funcionalidade, nível de atividade física e qualidade de vida de pacientes amputados em membros inferiores - Avaliar a funcionalidade de pacientes amputados unilaterais nos níveis transfemoral e transtibial.
    Pesquisador: Raquel Saccani
  • Condições de Saúde das mulheres trabalhadoras de turnos. Estudo Longitudinal de Saúde Ocupacional de Mulheres (ELO Saúde) - Investigar e explorar as condições e características de saúde em uma amostra de mulheres trabalhadoras em turnos no Sul do Brasil.
    Pesquisador: Heloísa Theodoro
  • Associação dos níveis de atividade física, estado nutricional, força muscular, capacidade funcional e risco de quedas em Idosos: Um estudo com participantes de um programa de atividade multidisciplinares - Verificar a associação entre os níveis de atividade física, força de preensão manual, estado nutricional e capacidade funcional com o risco e medo de quedas em idosos.
    Pesquisador: Anderson Rech
  • Análise do perfil clínico-funcional e biomecânico de locomoção de pacientes avaliados no Laboratório de análise clínica tridimensional da marcha da Universidade de Caxias do Sul - Desenvolver padrões de normalidade clínico, cinético e cinemático entre diferentes grupos de patologias e populações atendidas e verificar a eficácia de intervenções realizadas conforme as recomendações apresentadas pelo LAB3D após a avaliação da locomoção do paciente.
    Pesquisador: Guilherme Auler Brodt

Esta linha de pesquisa estuda as variáveis relacionadas com a gestação, o crescimento e o desenvolvimento do feto e do recém-nascido, bem como o bem-estar da criança. São analisados, entre outros aspectos, segundo a epidemiologia, a contribuição dos fatores de risco para o início ou agravamento de doença, a transmissão de doenças materno-infantis, o tratamento a ser estabelecido neste grupo de pacientes e suas peculiaridades, bem como o impacto no custo e na qualidade de vida das gestantes, dos recém-nascidos e das crianças.

Projetos de Pesquisa:

  • Relação da prematuridade com a taxa de filtração glomerular em gestantes hipertensas primárias - Tem o objetivo de avaliar o risco de alterações da função renal em gestantes hipertensas através da medida da filtração glomerular.
    Pesquisadores: Vandrea Carla de Souza e José Mauro Madi
  • Estudo do líquido amniótico, placenta, cordão umbilical e anexos em diferentes situações clínicas que possam alterar a vitalidade fetal - Tem como finalidade analisar a importância das diferentes interfaces envolvidas nas circulações uteroplacentárias e feto-placentárias, com vistas ao estabelecimento da fisiopatologia envolvida em diferentes situações clínicas, assim como procura correlacioná-las com diferentes níveis séricos de chumbo e outros metais pesados.
    Pesquisadores: José Mauro Madi e Emerson Rodrigues da Silva
  • Doenças infecciosas e suas relações com a vitalidade fetal - Visa o estudo do diagnóstico clínico e laboratorial, tratamento e repercussões de diferentes estados infecciosos, a saber, HIV, HPV, toxoplasmose, hepatites B e C e sífilis, sobre o binômio materno-fetal. Estuda também as inter-relações entre os estados infecciosos e o líquido amniótico, placenta, cordão umbilical e anexos.
    Pesquisadores: José Mauro Madi e Lessandra Michelim Rodriguez Nunes Vieira
  • Doenças clínicas na prática obstétrica, malformações congênitas e as repercussões neonatais - Visa a análise epidemiológica de diferentes grupos de gestantes portadoras das principais situações clínicas e malformações congênitas e suas repercussões sobre a prole envolvida, bem como a morbiletalidade materna e fetal.
    Pesquisadores: José Mauro Madi e Rosa Maria Rahmi Garcia
  • Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros de alto risco: impacto dos fatores de risco biológicos e ambientais - Este projeto busca avaliar e acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros de alto risco, investigando o impacto de diferentes fatores de risco sobre a trajetória de aquisições neuropsicomotoras.
    Pesquisadora: Raquel Saccani
  • Renal Prema - Incidência de Alteração da função renal e pressão arterial em prematuros de muito baixo peso em Ambulatório de Seguimento de Caxias do Sul - Descrever, em uma população de crianças com histórico de peso de nascimento inferior a 1500 g: a incidência de comprometimento de função renal; a incidência de hipertensão arterial e pré hipertensão. Avaliar a taxa de filtração glomerular (TFG) estimada através da equação de Schwartz 2009; a pressão arterial (PA) aos 12, 24, 36 e 60 meses de vida; a excreção urinária de albumina; a presença de acidose metabólica através da dosagem de reserva alcalina;
    Pesquisadores: Rosa Maria Rahmi Garcia e Vandrea Carla de Souza
  • WHIST - Velocidade de crescimento pós-natal em prematuros de muito baixo peso nos primeiros vinte e quatro meses de vida - Comparar a velocidade de crescimento pós-natal nos primeiros 24 meses de vida em prematuros de muito baixo, versus seus pares, também de muito baixo peso, mas pequenos para a idade gestacional.
    Pesquisadora: Vandrea Carla de Souzay

Os pesquisadores desta linha de pesquisa trabalham em projetos que utilizam ferramentas computacionais baseadas em inteligência artificial para auxílio na interpretação, diagnóstico, prognóstico e planejamento de algoritmos para tomada de decisão nas doenças da saúde, bem como modelagem farmacocinética-fármacodinâmica (PK-PD) para otimização posológica de medicamentos.

Projetos de Pesquisa:

  • Inteligência artificial e simulação computacional aplicadas às ciências da saúde - Visa desenvolver ferramentas computacionais baseadas em inteligência artificial para auxílio na interpretação e diagnóstico por imagem, diagnóstico precoce em saúde mental e outras áreas de interesse das ciências médicas. Este projeto contempla, também, a elaboração de modelos matemáticos, a simulação computacional de sistemas fisiológicos e a elaboração de algoritmos de otimização para apoio a tomada de decisão.
    Pesquisadores: Cláudio Antônio Perottoni e Leandro Luís Corso
  • Modelagem PK-PD de antimicrobianos - A modelagem farmacocinética (PK) e farmacodinâmicas (PD) constitui-se em uma abordagem inovadora que auxilia na racionalização do desenvolvimento de uma nova molécula e auxilia na tomada de decisões importantes, como por exemplo no delineamento do regime de dosagem ideal. A aplicação dos modelos PK/PD está relacionada com a simulação e a previsão de efeito, uma medida farmacodinâmica, bem como na otimização de posologias, mediante a intersecção de parâmetros farmacocinéticos e de propriedades farmacodinâmicas. A comparação das curvas de morte bacteriana (time kill curves) dos antimicrobianos frente a diferentes cepas bacterianas em modelos de infecção in vitro ou de diferentes antimicrobianos frente à mesma bactéria permite a determinação de parâmetros PK/PD como EC50 (concentração necessária para 50% do efeito máximo) e Kmax (máxima velocidade de morte bacteriana). Esses parâmetros são importantes não apenas para se descrever o efeito de cada antimicrobiano e comparar os efeitos de diferentes fármacos, mas também para realizar simulações de posologias não investigadas na clínica, permitindo a comparação da eficácia antibacteriana de diferentes moléculas e regimes de dosagem, otimizando os tratamentos de forma racional.
    Pesquisador: Leandro Tasso

Público-Alvo

Graduados em cursos superiores das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Ciências Exatas.

Infraestrutura do Programa

  • Laboratório de Farmacologia e Fisiologia
  • Laboratório de Terapia Celular
  • Laboratório de Biotecnologia de Produtos Naturais e Sintéticos e Central Analítica do Instituto de Biotecnologia
  • Instituto de Pesquisas em Saúde
  • Laboratório de Reologia
  • Laboratório Central de Microscopia
  • Laboratório Caracterização de Materiais
  • Laboratório Assistencial do Ambulatório Central e Hospital Geral de Caxias do Sul
  • Laboratório Conception (empresa parceira)

Perfil do Egresso

Ao estabelecer o objetivo de formar mestres qualificados para atuar como docentes e pesquisadores de alto nível, com autonomia de aprendizagem, permitindo o aprimoramento de habilidades. Esta capacitação é necessária para sistematizar, inovar e gerar conhecimentos técnico-científicos na área de pesquisa básica e clínica, para buscar repercussões positivas na qualidade de vida humana.

Ao final do curso de pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde o profissional com titulação de Mestre ou Doutor, deverá ser capaz de:

  • aprofundar, a partir de seus interesses, a pesquisa sobre a temática central da Saúde, tendo uma sólida base teórica de cunho interdisciplinar;
  • apropriar-se do conhecimento científico, que lhe permita avaliar as diferentes situações da atuação profissional e construir estratégias que resultem em melhorias e transformações na saúde da população;
  • atuar como agente de mudança social de forma eficiente, capaz de melhor se inserir em suas comunidades, unindo sólidos conhecimentos a uma capacidade de atuação profissional crítica e reflexiva;
  • conceber, formular e implementar ações e políticas de saúde, bem como ser capaz de desenvolver pesquisas aplicadas à resolução de problemas concretos nesses diferentes campos, numa perspectiva integradora de conhecimentos, ações, atitudes e procedimentos;
  • lidar com as constantes mudanças tecnológicas, explorando a criatividade e o raciocínio crítico no seu desempenho profissional; e
  • executar projetos de pesquisa, fundamentados em princípios de ética, metodologia científica, epidemiologia e estatística.

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS

Coordenador: José Mauro Madi
Secretaria: E-mail: ppgsaude@ucs.br - Telefone: (54) 3218-2335
Bloco S - Campus-Sede.

Avaliação CAPES

Nota 4
(escala de 1 a 7)

2017 a 2020

Doutorado Sanduíche Bolsas PROSUC/CAPES

Notícias do
PPGCS