Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Estrutura Curricular

Última modificação em 14/06/2024.

Mestrado

Doutorado

Para estar apto à defesa da Dissertação de Mestrado, o estudante deverá ter cumprido, no mínimo, 24 créditos - 16 créditos de disciplinas obrigatórias e 8 créditos de disciplinas eletivas. Dentro dos 30 créditos de disciplinas eletivas oferecidas pelo programa, o estudante deverá escolher 8 créditos, que devem estar relacionados com a área de concentração, linha e projeto de pesquisa do seu projeto de estudos.

Critérios para avaliação

Para ser aprovado em disciplina, seminário ou outra atividade acadêmica desenvolvida no Programa, inclusive a Dissertação, o aluno deve obter nota igual ou superior a 7 (sete) conceito 2 e ter frequência mínima de 75% às atividades programadas. A avaliação do aproveitamento do aluno, em cada disciplina, será feita pelo respectivo professor, tendo como base o conteúdo programático e a ementa desenvolvida.

O aluno deverá submeter-se ao exame de qualificação da Dissertação em até 6 (seis) meses antes da sessão de defesa, por meio da apresentação dos resultados parciais de seu trabalho perante a Comissão Examinadora.

A aprovação final do aluno depende da defesa e aprovação da Dissertação e do atendimento das seguintes condições:

  • estar matriculado no curso por 1 ano, no mínimo, ou 2,5 anos, no máximo;
  • apresentar comprovação da submissão de um artigo para publicação em revista indexada de, no mínimo, na classificação QUALIS de nível A2, contendo resultados incluídos no trabalho de conclusão.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Definição e usos da epidemiologia. Visão geral sobre epidemiologia e suas aplicações na clínica e na pesquisa. Medidas descritivas e de associação. Resumo sobre delineamentos de pesquisa utilizados na área da saúde. Elementos sobre leitura crítica de artigos científicos. Aplicação da epidemiologia na investigação diagnóstica. Elementos de medicina baseada em evidências. Análise dos problemas relacionados aos determinantes do processo saúde-doença e sua aplicabilidade na clínica, na investigação diagnóstica e na pesquisa, tendo por base os fundamentos de epidemiologia aplicados à metodologia científica.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Conhecer os princípios sobre o comportamento humano, do ponto de vista ético, de forma a aperfeiçoar o conhecimento da legislação dos diferentes códigos de ética, leis e recomendações nacionais e internacionais que estejam relacionadas às pesquisas em seres humanos ou animais. Discutir temas avançados da área da saúde que incluem entre outros: engenharia genética, manipulação de células-tronco, transplante de órgãos, interrupcão da gravidez e tratamento de pacientes terminais. Descrever o funcionamento e as atribuições dos comitês de Bioética e dos comitês de Ética em Pesquisa.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Definição do que é pesquisa científica. Análise dos conceitos de informática em saúde; a qualidade da informação na área de saúde. Utilização da internet para consulta a banco de dados e na busca de artigos científicos. Uso de aplicativo(s) para gerenciamento de bibliografia e a criação de uma base de dados, elaboração, apresentação e descrição de propostas de trabalhos científicos, apresentando argumentação adequada e consistente com os princípios da metodologia científica.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Importância do desenvolvimento do raciocínio crítico, a diferença de pesquisa quantitativa e qualitativa, os diferentes tipos de estudos clínicos, elementos de medicina baseada em evidências, a elaboração da ideia e da pergunta, utilização do PICOT. Estruturação do projeto de pesquisa, testando a hipótese e limitações do estudo, aprovação do Comitê de Ética e elaboração do consentimento informado, captação de recursos, estrutura e conteúdo de estudos clínicos, problemas encontrados na condução do estudo científico, como apresentar melhor o seu trabalho e fornecer diretrizes metodológicas para a compreensão e redação de resumos, pôsteres e artigos científicos, visando a adequação às mais importantes normas e preceitos internacionais.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: A disciplina visa instrumentalizar, de um ponto de vista teórico-prático, o aluno para a prática docente, desde o planejamento de uma disciplina, até a avaliação e tomada estratégica de decisões. Serão abordados os conceitos básicos de teoria da educação, a elaboração de projeto político-pedagógico e de currículo, a seleção de conteúdos, o planejamento de aula e técnicas de construção do conhecimento, as estratégias de avaliação (técnicas e planejamento). Também serão abordadas técnicas de ensino aplicadas à educação na área da saúde, tecnologias no processo ensino-aprendizado, integração curricular e as Diretrizes Nacionais para os cursos da área da saúde.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Entendimento e interpretação dos fenômenos biológicos com base na estatística descritiva. Escolha adequada de testes estatísticos em diferentes tipos de delineamento de pesquisa clínica. Determinação de amostra e sua importância na análise final dos resultados; avaliação do tamanho amostral; apresentação dos resultados do trabalho científico de maneira apropriada; escolha do teste estatístico apropriado para análise dos seus resultados. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e de dispersão. Curva de distribuição normal. Noções de probabilidade. Testes de significância para médias e proporções. Correlação e regressão linear simples. Medidas de morbimortalidade. Padronização direta e indireta. Análise dos problemas relacionados aos determinantes do processo saúde-doença e sua aplicabilidade na clínica, na investigação diagnóstica e na pesquisa, tendo por base os fundamentos de epidemiologia aplicados à metodologia científica.

Disciplinas Eletivas

  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Análise custo-benefício, análise custo-efetividade, método dos custos evitados, QALY Cost per quality-adjusted life year, valoração contingente, custo econômico dos tratamentos, custo econômico das doenças.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Polímeros sintéticos e naturais têm sido utilizados em inúmeras áreas da ciência como: medicina, farmácia, materiais e outros. O estudo do comportamento macromolecular no estado sólido, solução e em condições de fluxo permite a compreensão de inúmeros fenômenos em relação à estrutura e propriedades dos materiais poliméricos. Este curso abordará tópicos relacionados com propriedades físicas, químicas, mecânicas, viscoelásticas, superfície, biocompatibilidade de polímeros e tecidos. Abordará também importantes classes de biomateriais que incluem, silicones, hidrogéis, polietileno de ultra alto peso molecular, poliuretanos, poliésteres e biopolímeros, tais como o colágeno e sedas.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Estudo das principais técnicas de análise química utilizando equipamentos voltados para o controle químico de qualidade, tais como técnicas espectroscópicas, cromatográficas e outras. Caracterização de métodos de separação. Análise e interpretação de resultados. O objetivo é compreender as principais técnicas espectroscópicas e as de cromatografia bem como avaliar seu potencial para a investigação em diferentes situações. Diferenciar os potenciais de cada recurso instrumental na resolução de estudos de caso.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Compreensão da interface gestante, feto e recém-nascido, a partir da contextualização acerca dos determinantes biológicos, sociais e culturais no grupo materno e perinatal. Identificação das principais causas de morbimortalidade; discussão dos programas de controle e as ações de prevenção e promoção da saúde. Compreensão das diretrizes de humanização do pré-natal, parto e puerpério.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Abordar aspectos relacionados à quantificação de substâncias em amostras biológicas (líquido e tecido), baseado em métodos usados atualmente em laboratórios de pesquisa, de análises clínicas ou na indústria. Serão discutidos os princípios básicos da quantificação de substâncias em amostras biológicas, bem como os principais métodos cromatográficos e espectrométricos, entre outros. Noções de validação de metodologia analítica também fazem parte do escopo da disciplina.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Caracterização do processo inflamatório, o remodelamento bioquímico e os mecanismos fisiopatológicos envolvidos em patologias clínicas. Descrição do processo de remodelamento que se segue à destruição celular e tecidual, correlacionando esse processo com a ação de fatores de crescimento, a função da matriz extracelular, a angiogênese e o papel das células-tronco.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Ensino de farmacologia clínica, com ênfase no curso temporal do efeito farmacológico; farmacocinética clínica e análise de dados; regimes de doses e variabilidade de resposta ao medicamento; além de princípios de monitoramento da concentração terapêutica. Situações especiais em farmacologia clínica. Farmacovigilância de fármacos e vacinas. Farmacoeconomia. Estudo dos antimicrobianos, sua divisão em classes e seu modo de ação. Mecanismos emergentes de resistência aos antimicrobianos em bactérias gram-positivas, em gram-negativas, micobactérias, parasitas e fungos. Métodos fenotípicos e moleculares para detecção da resistência aos antimicrobianos e epidemiologia molecular aplicada ao rastreamento de patógenos resistentes. Panorama mundial atual da resistência aos antimicrobianos e estratégias para o desenvolvimento de novos antimicrobianos. Uso racional de antimicrobianos e sua aplicação prática.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Senescência/senilidade: conceitos, diagnóstico diferencial e implicações em órgãos e sistemas, notadamente o cardiovascular e o renal. Análise das diferentes teorias que procuram explicar o envelhecimento cardiovascular e renal através da senescência: estocásticos, transdução de sinais e regulação da proliferação celular, mecanismos genéticos, associação de fatores ambientais. Métodos diagnósticos na doença cardiovascular e renal na terceira idade. Privilegia-se a exposição dos alunos à leitura crítica de artigos e à elaboração de um projeto de pesquisa nos assuntos supracitados como método de avaliação.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Compreensão dos processos de crescimento e desenvolvimento na infância, adolescência, vida adulta e na senescência sob os conceitos ampliados de saúde e da origem multifatorial dos agravos numa perspectiva global de desenvolvimento humano. Reconhecimento dos aspectos fisiológicos, cognitivos, psicológicos e sociais da senescência, inclusive a senescência sexual, abordando os períodos da andropausa e da menopausa.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Estudo crítico do impacto que fatores de risco provocam em doenças de alta prevalência na clínica médica, pediátrica e cirúrgica. Análise, com fundamento em evidências, dos critérios diagnósticos para doenças de grande impacto comunitário nestas áreas. Identificação de fatores de risco prevalentes em doenças e estudos clínicos.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Estudo das diferentes formas de tratamento do paciente com lesão raquimedular e a utilização de diferentes instrumentos de mensuração da sua evolução clínica e radiológica.

Para estar apto à defesa da Tese de Doutorado, o estudante deverá ter cumprido, no mínimo, 36 créditos: 16 créditos de disciplinas obrigatórias e 20 créditos de disciplinas eletivas. Dentro dos 44 créditos de disciplinas eletivas oferecidas pelo programa, o estudante deverá escolher 20 créditos, que devem estar relacionados com a área de concentração, linha e projeto de pesquisa do seu projeto de estudos.

As disciplinas de conteúdo e carga horária similares, oferecidas em outros programas de pós-graduação stricto sensu, poderão ser compartilhadas. Existe também a possibilidade de aceitar a equivalência de créditos cursados recentemente em outras universidades, ou no Mestrado em Ciências da Saúde da UCS. A proposta de equivalência de disciplinas será avaliada por comissão designada pelo Colegiado do Programa.

Critérios para avaliação

Para ser aprovado em disciplina, seminário ou outra atividade acadêmica desenvolvida no Programa, inclusive a Tese, o aluno deve obter nota igual ou superior a 7 (sete) conceito 2 e ter frequência mínima de 75% às atividades programadas. A avaliação do aproveitamento do aluno, em cada disciplina, será feita pelo respectivo professor, tendo como base o conteúdo programático e a ementa desenvolvida.

O aluno deverá submeter-se ao exame de qualificação da Dissertação em até 6 (seis) meses antes da sessão de defesa, por meio da apresentação dos resultados parciais de seu trabalho perante a Comissão Examinadora.

A aprovação final do aluno depende da defesa e aprovação da Tese e do atendimento das seguintes condições:

  • estar matriculado no curso por 2 anos, no mínimo, ou 4,5 anos, no máximo;
  • apresentar comprovação da submissão de um artigo para publicação em revista indexada de, no mínimo, na classificação QUALIS de nível A2, contendo resultados incluídos no trabalho de conclusão.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Definição e usos da epidemiologia. Visão geral sobre epidemiologia e suas aplicações na clínica e na pesquisa. Medidas descritivas e de associação. Resumo sobre delineamentos de pesquisa utilizados na área da saúde. Elementos sobre leitura crítica de artigos científicos. Aplicação da epidemiologia na investigação diagnóstica. Elementos de medicina baseada em evidências. Análise dos problemas relacionados aos determinantes do processo saúde-doença e sua aplicabilidade na clínica, na investigação diagnóstica e na pesquisa, tendo por base os fundamentos de epidemiologia aplicados à metodologia científica.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Conhecer os princípios sobre o comportamento humano, do ponto de vista ético, de forma a aperfeiçoar o conhecimento da legislação dos diferentes códigos de ética, leis e recomendações nacionais e internacionais que estejam relacionadas às pesquisas em seres humanos ou animais. Discutir temas avançados da área da saúde que incluem entre outros: engenharia genética, manipulação de células-tronco, transplante de órgãos, interrupcão da gravidez e tratamento de pacientes terminais. Descrever o funcionamento e as atribuições dos comitês de Bioética e dos comitês de Ética em Pesquisa.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Definição do que é pesquisa científica. Análise dos conceitos de informática em saúde; a qualidade da informação na área de saúde. Utilização da internet para consulta a banco de dados e na busca de artigos científicos. Uso de aplicativo(s) para gerenciamento de bibliografia e a criação de uma base de dados, elaboração, apresentação e descrição de propostas de trabalhos científicos, apresentando argumentação adequada e consistente com os princípios da metodologia científica.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Importância do desenvolvimento do raciocínio crítico, a diferença de pesquisa quantitativa e qualitativa, os diferentes tipos de estudos clínicos, elementos de medicina baseada em evidências, a elaboração da ideia e da pergunta, utilização do PICOT. Estruturação do projeto de pesquisa, testando a hipótese e limitações do estudo, aprovação do Comitê de Ética e elaboração do consentimento informado, captação de recursos, estrutura e conteúdo de estudos clínicos, problemas encontrados na condução do estudo científico, como apresentar melhor o seu trabalho e fornecer diretrizes metodológicas para a compreensão e redação de resumos, pôsteres e artigos científicos, visando a adequação às mais importantes normas e preceitos internacionais.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: A disciplina visa instrumentalizar, de um ponto de vista teórico-prático, o aluno para a prática docente, desde o planejamento de uma disciplina, até a avaliação e tomada estratégica de decisões. Serão abordados os conceitos básicos de teoria da educação, a elaboração de projeto político-pedagógico e de currículo, a seleção de conteúdos, o planejamento de aula e técnicas de construção do conhecimento, as estratégias de avaliação (técnicas e planejamento). Também serão abordadas técnicas de ensino aplicadas à educação na área da saúde, tecnologias no processo ensino-aprendizado, integração curricular e as Diretrizes Nacionais para os cursos da área da saúde.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Entendimento e interpretação dos fenômenos biológicos com base na estatística descritiva. Escolha adequada de testes estatísticos em diferentes tipos de delineamento de pesquisa clínica. Determinação de amostra e sua importância na análise final dos resultados; avaliação do tamanho amostral; apresentação dos resultados do trabalho científico de maneira apropriada; escolha do teste estatístico apropriado para análise dos seus resultados. Distribuição de frequência. Medidas de tendência central e de dispersão. Curva de distribuição normal. Noções de probabilidade. Testes de significância para médias e proporções. Correlação e regressão linear simples. Medidas de morbimortalidade. Padronização direta e indireta. Análise dos problemas relacionados aos determinantes do processo saúde-doença e sua aplicabilidade na clínica, na investigação diagnóstica e na pesquisa, tendo por base os fundamentos de epidemiologia aplicados à metodologia científica.

Disciplinas Eletivas

  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Análise custo-benefício, análise custo-efetividade, método dos custos evitados, QALY Cost per quality-adjusted life year, valoração contingente, custo econômico dos tratamentos, custo econômico das doenças.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Polímeros sintéticos e naturais têm sido utilizados em inúmeras áreas da ciência como: medicina, farmácia, materiais e outros. O estudo do comportamento macromolecular no estado sólido, solução e em condições de fluxo permite a compreensão de inúmeros fenômenos em relação à estrutura e propriedades dos materiais poliméricos. Este curso abordará tópicos relacionados com propriedades físicas, químicas, mecânicas, viscoelásticas, superfície, biocompatibilidade de polímeros e tecidos. Abordará também importantes classes de biomateriais que incluem, silicones, hidrogéis, polietileno de ultra alto peso molecular, poliuretanos, poliésteres e biopolímeros, tais como o colágeno e sedas.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Estudo das principais técnicas de análise química utilizando equipamentos voltados para o controle químico de qualidade, tais como técnicas espectroscópicas, cromatográficas e outras. Caracterização de métodos de separação. Análise e interpretação de resultados. O objetivo é compreender as principais técnicas espectroscópicas e as de cromatografia bem como avaliar seu potencial para a investigação em diferentes situações. Diferenciar os potenciais de cada recurso instrumental na resolução de estudos de caso.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Compreensão da interface gestante, feto e recém-nascido, a partir da contextualização acerca dos determinantes biológicos, sociais e culturais no grupo materno e perinatal. Identificação das principais causas de morbimortalidade; discussão dos programas de controle e as ações de prevenção e promoção da saúde. Compreensão das diretrizes de humanização do pré-natal, parto e puerpério.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Abordar aspectos relacionados à quantificação de substâncias em amostras biológicas (líquido e tecido), baseado em métodos usados atualmente em laboratórios de pesquisa, de análises clínicas ou na indústria. Serão discutidos os princípios básicos da quantificação de substâncias em amostras biológicas, bem como os principais métodos cromatográficos e espectrométricos, entre outros. Noções de validação de metodologia analítica também fazem parte do escopo da disciplina.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Caracterização do processo inflamatório, o remodelamento bioquímico e os mecanismos fisiopatológicos envolvidos em patologias clínicas. Descrição do processo de remodelamento que se segue à destruição celular e tecidual, correlacionando esse processo com a ação de fatores de crescimento, a função da matriz extracelular, a angiogênese e o papel das células-tronco.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Ensino de farmacologia clínica, com ênfase no curso temporal do efeito farmacológico; farmacocinética clínica e análise de dados; regimes de doses e variabilidade de resposta ao medicamento; além de princípios de monitoramento da concentração terapêutica. Situações especiais em farmacologia clínica. Farmacovigilância de fármacos e vacinas. Farmacoeconomia. Estudo dos antimicrobianos, sua divisão em classes e seu modo de ação. Mecanismos emergentes de resistência aos antimicrobianos em bactérias gram-positivas, em gram-negativas, micobactérias, parasitas e fungos. Métodos fenotípicos e moleculares para detecção da resistência aos antimicrobianos e epidemiologia molecular aplicada ao rastreamento de patógenos resistentes. Panorama mundial atual da resistência aos antimicrobianos e estratégias para o desenvolvimento de novos antimicrobianos. Uso racional de antimicrobianos e sua aplicação prática.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Senescência/senilidade: conceitos, diagnóstico diferencial e implicações em órgãos e sistemas, notadamente o cardiovascular e o renal. Análise das diferentes teorias que procuram explicar o envelhecimento cardiovascular e renal através da senescência: estocásticos, transdução de sinais e regulação da proliferação celular, mecanismos genéticos, associação de fatores ambientais. Métodos diagnósticos na doença cardiovascular e renal na terceira idade. Privilegia-se a exposição dos alunos à leitura crítica de artigos e à elaboração de um projeto de pesquisa nos assuntos supracitados como método de avaliação.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Compreensão dos processos de crescimento e desenvolvimento na infância, adolescência, vida adulta e na senescência sob os conceitos ampliados de saúde e da origem multifatorial dos agravos numa perspectiva global de desenvolvimento humano. Reconhecimento dos aspectos fisiológicos, cognitivos, psicológicos e sociais da senescência, inclusive a senescência sexual, abordando os períodos da andropausa e da menopausa.
  • Número de créditos: 4
  • Ementa: Estudo crítico do impacto que fatores de risco provocam em doenças de alta prevalência na clínica médica, pediátrica e cirúrgica. Análise, com fundamento em evidências, dos critérios diagnósticos para doenças de grande impacto comunitário nestas áreas. Identificação de fatores de risco prevalentes em doenças e estudos clínicos.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Estudo das diferentes formas de tratamento do paciente com lesão raquimedular e a utilização de diferentes instrumentos de mensuração da sua evolução clínica e radiológica.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: A rápida evolução da tecnologia médica e os novos pensamentos conceituais no campo da biologia aumentaram a necessidade da especialização do profissional da saúde na área da biologia celular e molecular. O campo de estudo da medicina celular molecular é muitas vezes referido como "medicina de amanhã". O estudo dessa linha inovadora da medicina tem como objetivo fornecer uma compreensão molecular de como os processos celulares normais se alteram, falham ou são destruídos por insultos ambientais e doenças. O mapeamento do genoma humano e a descoberta das células-tronco pluripotentes induzidas (iPSC) foram quebras de paradigma na história de medicina moderna. O conhecimento e compreensão das moléculas nos organismos vivos estão avançando rapidamente. Tecnologias avançadas, como análises de alto rendimento (sequenciamento, microarray e proteômica), silenciamento seletivo de genes e o uso de iPSC para o entendimento dos processos de desenvolvimento embrionário relacionado a patologias, nos permitem entender e analisar milhares de genes e proteínas simultaneamente, fornecendo uma base de compreensão totalmente nova dos sistemas biológicos e gerando novas hipóteses sobre a importância dos genes e proteínas em diferentes doenças além da geração de plataformas para testes de novas alternativas terapêuticas.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Oferecer aos pós-graduandos uma introdução do desenvolvimento de biomateriais e suas aplicações, com ênfase nos principais conceitos relacionados às aplicações na saúde humana. Introdução à investigação científica na área de biomateriais, principais técnicas de produção, conformação e caracterização de materiais, testes de biocompatibilidade, avaliações em animais e estudos clínicos.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: Propiciar aos pós-graduandos uma oportunidade de explorar as diferentes aplicações da computação às ciências da saúde, por meio de estudos de caso e pequenos projetos, visando à aplicação dos conceitos a problemas de interesse. Conteúdo: elementos de análise de dados e planejamento experimental, mineração de dados e aplicações da inteligência artificial, modelagem matemática e simulação computacional.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: A disciplina de Radiologia Clínica por meio de um estudo teórico-prática visa capacitar o aluno para o conhecimento de radiobiologia e radioproteção, técnicas radiográficas extra bucais abordando tanto sistemas convencionais como digitais, interpretação de imagens radiográficas, assim como análise de exames avançados de imagem como a Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia, Cintilografia e Ressonância Magnética.
  • Número de créditos: 2
  • Ementa: A disciplina tem como objetivo auxiliar os alunos a compreender as bases bioquímicas e fisiológicas envolvidas com a depressão unipolar. Enfocaremos na etiologia da doença e resistência farmacológica, bem como na influência dos fatores genéticos, epigenéticos, moleculares e ambientais envolvidos sobre o surgimento e progressão da doença.