Última modificação em 20/05/2024.
A seleção de candidatos ao Programa, como aluno regular realiza-se em conformidade com as regras estabelecidas em editais específicos emitidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
O processo seletivo para ingresso de alunos regulares ocorre semestralmente e é regulamentado por edital divulgado na página do Programa. De caráter classificatório, o processo seletivo é conduzido por Comissão de Seleção, nomeada pelo Colegiado do Programa.
O processo seletivo para ingresso de alunos não regulares, é de fluxo contínuo, permitindo ao aluno contratar disciplinas do curso, no limite de 1/3 do total de créditos oferecidos no Programa. Os aprovados em processo seletivo para alunos regulares podem requerer aproveitamento das disciplinas cursadas na condição de aluno não-regular.
A abertura de processo seletivo para ingresso no Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde será semestral e o número de vagas de cada processo será de 8 alunos para o Mestrado e 10 alunos para o ingresso no Doutorado, em conformidade com o edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Saúde será exigido um mínimo de 24 créditos, compreendendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 8 créditos em disciplinas eletivas, a proficiência em língua Inglesa, a qualificação, a submissão de artigo a revista científica e a defesa da Dissertação. As disciplinas de conteúdo e carga horária similares, oferecidas neste e em outros programas de pós-graduação stricto sensu, poderão ser compartilhadas. Existe também a possibilidade de aceitar a equivalência de créditos cursados em outras universidades. A proposta de equivalência de disciplinas será avaliada por comissão designada pelo Colegiado do Programa.
A defesa da Dissertação será em sessão pública. Os membros da Banca Examinadora serão dois professores com titulação de doutor.
Não será mais necessário apresentar submissão de artigo para Qualificação e Defesa de Dissertação. Para emissão do diploma, será exigido dos Mestrandos que comprovem a submissão de artigo científico a periódico de circulação internacional, com o nível mais alto possível segundo os critérios da área de avaliação da CAPES (de preferência com fator de impacto superior a 1.0).
Para a obtenção do grau de Doutor em Ciências da Saúde será exigido um mínimo de 36 créditos, compreendendo 16 créditos em disciplinas obrigatórias e 20 créditos em disciplinas eletivas, proficiência em duas línguas (sendo uma delas necessariamente a língua inglesa), a qualificação e a defesa da tese. O aluno deve estar matriculado no curso por 2 anos, no mínimo, e 4,5 no máximo. É necessário a comprovação da submissão de um artigo para publicação em revista indexada de, no mínimo, na classificação QUALIS de nível A2. O artigo científico e seu comprovante de submissão devem estar incluídos na Tese.
A defesa de Tese será em sessão pública. Os membros da Banca Examinadora serão três professores com titulação de doutor, sendo pelo menos um de outra instituição de ensino superior, não pertencente ao corpo docente do Programa.
O aluno que tiver integralizado os créditos, sem a respectiva defesa da Tese, pode requerer certificado de Especialização, desde que atendidos os requisitos legais pertinentes.
Não será mais necessário apresentar a comprovação da submissão de um artigo para publicação em revista indexada de classificação QUALIS de nível A2 para apresentação da Qualificação ou Defesa da Tese.
Para emissão do diploma de Doutorado, é necessário que o aluno apresente carta de aceite de, pelo menos, um artigo científico em periódico também do mais alto nível possível (de preferência com fator de impacto superior a 1.0). A critério do Colegiado do Programa, produções tecnológicas como patentes, por exemplo, decorrentes do trabalho de dissertação ou tese, poderão ser consideradas para o cumprimento das exigências previstas neste parágrafo.