Disciplinas

O Programa oferece disciplinas exclusivas de Doutorado, além das disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação em Letras do UniRitter e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS. O aluno, sob orientação do Programa ou por sua escolha, poderá cursar disciplinas em ambas as instituições.

  • Antropologia da leitura - 3 créditos
    A leitura como contato e tradução cultural. Negociação de sentidos, tendo em vista diferenças sociais, culturais e estéticas. Práticas de leitura, processos culturais e relações de alteridade.
  • Cultura digital e práticas de leitura - 3 créditos
    Reflexão sobre as relações entre cultura e tecnologia, buscando na história cultural referências para a discussão de práticas de leitura ambientadas pelas tecnologias atuais.
  • Função simbólica e linguagem - 3 créditos
    Estudo da gênese da função simbólica na constituição psíquica do sujeito, modos de expressão da subjetividade e relações com os processos de aprendizagem.
  • Leitura na perspectiva enunciativa - 3 créditos
    Estudo da leitura à luz dos pressupostos de Ferdinand de Saussure, Émile Benveniste e Oswald Ducrot. Análise da leitura como situação enunciativa: componentes e funções discursivas. Investigação de diferentes abordagens da constituição do sentido em leitura. Exame do discurso como locus da relação eu/outro e da produção/constituição polifônica e argumentativa do sentido.
  • Memória cultural e identidade - 3 créditos
    Estudo das relações entre o imaginário cultural e a construção das identidades nas representações literárias brasileiras e africanas de língua portuguesa.
  • Processos de desenvolvimento da leitura e da escrita - 3 créditos
    Estudo de aportes teóricos do interacionismo sociodiscursivo, visando à compreensão e mediação de processos de leitura e de escrita. Discussão de concepções implicadas nesses processos: concepção sociocultural de cognição, de linguagem e de sujeito.
  • Processos inferenciais em leitura: modelos e aplicações - 3 créditos
    Inferência: conceitos. Processos inferenciais, tipologias e raciocínios: interfaces com filosofia semiótica, linguística, psicologia. Inferências e gêneros/tipologias textuais. Inferências dependentes de cultura: interfaces com estudos antropológicos. Aplicações: inferências em processos de leitura (multimodal). Modelos teóricos (ou abordagens) em Filosofia da linguagem, Linguística Cognitiva e Pragmática Cognitiva: contribuições, possibilidades de interface e controvérsias.
  • Sociologia da leitura - 3 créditos
    Ementa - Exame, numa perspectiva sociológica, de questões atinentes ao livro enquanto medium do processo cultural, a partir do estudo da produção, circulação, mediação e recepção de obras literárias em contextos regionais e suprarregionais.
  • Teorias da Recepção e Leitura Feminina - 3 créditos
    Exame, análise e discussão de conceitos básicos de teorias da recepção. Exame, análise e discussão de conceitos básicos relacionados aos processos de leitura femininos: a mulher leitora e a ginocrítica. Inserção do processo de leitura feminina, a partir de teorias da recepção como contribuição para a escrita de uma história da literatura.
  • Tópicos de história da leitura - 3 créditos
    A leitura por intermédio dos materiais escritos, dos mediadores da leitura e dos tipos de leitura (erudita, religiosa e popular). As funções da leitura em diferentes épocas: coerção, doutrinação, instrução, lazer, libertação. A relação entre o texto e o leitor por meio dos pactos, representações e imagens da leitura. Concepções de leitura na sociedade ocidental.
  • Tópicos de teoria da leitura - 3 créditos
    Literatura e representação da leitura; a emancipação do leitor; estética da recepção; leitura e efeito sobre o leitor; o papel da escola; letramento e formação do leitor; sociologia da leitura; história social da leitura; leitura e novas tecnologias; a leitura no Brasil.