Descrição
A contribuição da imprensa para a literatura brasileira, como fonte de pesquisa no processo de criação literária, consiste em um campo de estudos ainda pouco explorado. Por isso, este projeto de pesquisa propõe uma análise crítica de narrativas ficcionais do século XX que dialogam de alguma forma com registros de jornais e revistas. A partir de confrontos entre a ficção e o documento primário, a pesquisa busca interpretar as formas de apropriação do relato jornalístico e seus desdobramentos e ressignificações no âmbito literário. São de interesse deste projeto os escritores Antonio Callado, Erico Verissimo, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, João Antônio, João do Rio, José Louzeiro, Lima Barreto, Machado de Assis, Moacyr Scliar, Paulo Francis, Renato Pompeu e Sérgio Sant'Anna, entre outros.
Coordenação
Dr. Márcio Miranda Alves
Início
2017
Descrição
O Projeto de Pesquisa A leitura do texto literário na perspectiva dos Estudos Culturais de Gênero e da Regionalidade focaliza a importância da leitura da literatura como elemento formador do ser humano, na medida em que, no contato com o texto literário, o leitor apreende um universo de possibilidades capazes de facultar a compreensão de si e da esfera circundante, implicando, preferencialmente, a representação do sujeito feminino, em textos literários, produzidos tanto por escritoras quanto por escritoras, nas mais variadas instâncias de vivência humana. A realização deste estudo pressupõe uma metodologia fundamentada na hermenêutica literária, a partir da qual foi organizado um quadro teórico - aportes da história e da sociologia da leitura, de estudos culturais de gênero, da crítica feminista e de região e regionalidade - como forma de subsidiar o estudo de obras literárias.
Coordenação
Início
2016
Descrição
Os cultos de matriz africana envolvem um complexo corpo de conhecimentos de diferentes naturezas que, em termos êmicos, é denominado de "fundamentos": da linguística à culinária, da literatura oral à botânica, entre muitos outros, estes conhecimentos são produtos de diferentes processos de hibridação, desterritorialização e reterritorialização de práticas e sentidos, desde os processos interculturais no próprio continente de origem até a diáspora interna e as migrações de membros dos cultos no interior do país. A complexidade dos conhecimentos e a dinâmica cultural na qual eles são reelaborados constantemente deram origem a uma heterogeneidade de interpretações que são colocadas em jogo com nas lutas pelo monopólio dos saberes e pelo prestígio decorrente, elemento imprescindível para a legitimação dos sacerdotes no universo dessas religiões. Os conhecimentos, originariamente transmitidos apenas pela oralidade associada à prática cotidiana, passaram, no decorrer do século XX, também ao registro escrito. O crescente interesse de folcloristas e antropólogos pela religiosidade afro deu origem a trabalhos que passaram a circular também no meio religioso. Com a expansão e segmentação da indústria editorial, cresceu o número de manuais de divulgação produzidos por intelectuais ligados aos cultos. Contemporaneamente, os diferentes conhecimentos religiosos de matriz africana são veiculados também em sites e blogs na Internet. O trabalho ora proposto visa mapear sociologicamente a circulação e consumo desses textos e buscar, através da etnografia em terreiros, compreender as práticas de leitura como interpretações ligadas às performances rituais e à produção de sentidos que retroalimentam também a dimensão religiosa cotidiana.
Coordenação
Início
2014
Descrição
O projeto de pesquisa Leitor do PNBE 2014: do papel à mediação é uma tentativa de atender à demanda investigativa sobre a presença da leitura literária na educação escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem, portanto, como foco o conjunto de obras do acervo do PNBE 2014 - Anos Iniciais, alocadas em bibliotecas escolares de escolas públicas. Os títulos serão fichados a partir de categorias significativas para cada um dos segmentos previstos pelo Edital (1) texto em prosa, (2) texto em verso e (3) narrativa visual e história em quadrinhos. O objetivo da pesquisa contempla, a partir da linguagem verbal, da visual e ainda da interação entre ambas, configurar o leitor implícito de um conjunto de obras de gêneros e temas diversos no PNBE 2014. A metodologia selecionada para a construção dos dados privilegia o caráter qualitativo e analítico, contemplando fichamento de títulos, análise de algumas obras selecionadas a partir de categorias a serem construídas pela pesquisa, privilegiando aspectos que configuram o leitor implícito, que subjaz ao título, tanto no âmbito da linguagem visual, como da verbo-visual. Discutida a configuração do leitor que subjaz aos títulos analisados, serão organizadas estratégias de leitura, a fim de potencializar a atuação do leitor real no esquema proposto pelo texto literário. A investigação contribui para repensar a natureza da literatura para a infância na contemporaneidade, refletir acerca do papel previsto para o leitor real atuar na concretização do esquema textual e ainda contribuir para promover o letramento literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Coordenação
Dra. Flávia Brocchetto Ramos
Início
2014
Descrição
Este projeto tem o propósito de investigar a questão da leitura do texto literário, com base na recepção, observando o gênero social e a regionalidade. Para tanto, pretende-se utilizar como fundamento as teorias da recepção e também aportes de crítica feminista, além dos estudos sobre Região e Regionalidade, considerando diferentes suportes de leitura. A metodologia utilizada fundamenta-se em pesquisa bibliográfica e hermenêutica literária, com a organização de um quadro teórico que subsidie adequadamente a análise e a interpretação de obras literárias, observando a representação da mulher em obras da literatura e sua relação com a regionalidade, possibilitando a construção de subsídios que contribuam para a escrita de uma história da literatura atendendo às características de gênero e de regionalidade.
Coordenação
Dra. Cecil Jeanine Albert Zinani
Início
2016
Descrição
Exame de questões teóricas e empíricas envolvidas na leitura, centrando o enfoque na relação entre o autor, o livro e os seus mediadores sociais. Investigação de aspectos atinentes à formação de sistemas literários regionais, a partir da produção, circulação, mediação e recepção de obras literárias em contextos regionais e suprarregionais, tais como: vias e meios de difusão pela imprensa, jornais, revistas, calendários, almanaques; editoras, livrarias e bibliotecas para pesquisa e empréstimo; grêmios literários, clubes culturais, grupos de leitura, salões e performances de poesia; centros culturais dentro e fora da região; escolas e universidades como instituições de formação dos autores e seu público, bem como locais de pesquisa científica e espiritual; atuação da crítica literária; política cultural pública regional e local; recepção da literatura em outras regiões; presença de literatura estrangeira no original ou em tradução; tradução para outras línguas que possibilitem a recepção fora da região; situação da linguagem escrita e uso de recursos dialetais; processos de troca entre os dialetos e línguas vizinhas; situações de bilinguismo e multilinguismo; circunstâncias étnicas, histórico-povoacionais, geográfico-culturais, sócio-culturais e histórico-mentais.
Coordenação
Início
2012