Ygor Corrêa - 2019 a 2021 Doutorado em Informática na Educação - UFRGS Mestrado em Linguística Aplicada - UNISINOS Graduação Letras Inglês - UNISINOS Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa em Educação, Linguagem e Tecnologia. Pós-Doutor em Design (Design, Tecnologia e Educação), Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). É professor no curso de Graduação em Pedagogia da UCS. É professor e coordenador do primeiro curso brasileiro de Especialização em Dependências Tecnológicas: Intervenções Multidisciplinares, promovido pela UCS. Atua na coordenação de projetos de Formação Docente para escolas da Educação Básica de todo o Brasil. É membro do grupo de pesquisa em inovação EduLab-UCS e é membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa INCLUIR-UCS. Possui mais de 30 artigos científicos publicados em renomadas revistas e é autor dos livros Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais (Brasil - Penso Editora) e Educação e Tecnologias na Sociedade Digital (Portugal - WhiteBooks). Temas de interesse: Linguística Aplicada; Linguística Textual; Teorias do Texto; Tipos de Discurso; Interacionismo Sociodiscursivo (ISD); Ensino-Aprendizagem de Línguas; Escrita na Tela; Teoria da Complexidade; Sistemas Adaptativos Complexos Educação: Ensino a Distância (Ead); Teoria Sociocultural; Cultura Visual; Informática na Educação; Design de Interface; Usabilidade; Design Responsivo; Ambientes Virtuais; Metodologias Ativas; Ensino Híbrido; Mineração Textual; Tecnologia Assistiva; Aplicativos Tradutores de Línguas; Educação Bilíngue de Surdos (Português-Libras), Educação Inclusiva; Dependência Tecnológica.
Fabiana Pauletti - 2018 a 2019 Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PUC/RS Mestrado em Educação - UCS Graduação em Licenciatura em Pedagogia - UNINTER Graduação em Licenciatura em Química - UCS Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e Licenciada em Química pela mesma instituição (2009). Atualmente é professora de Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - Campus Curitiba. Os principais interesses de pesquisa são: formação de professores de Ciências/Química, ensino por investigação, o uso da pesquisa em sala de aula e tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem em Ciências/Química.
Elaine Cátia Falcade Maschio - 2017 a 2018 Doutorado em Educação - UFPR Mestrado em Educação - UFPR Graduação em História - UEPG Graduação em Pedagogia - UFPR Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área da Educação, atuando ao longo dos anos como professora e pedagoga no Ensino Fundamental, Médio, Superior, Lato Sensu e Stricto Sensu nas modalidades presencial e à distância, da rede pública e particular de ensino. Realiza pesquisas sobre os Processos de Escolarização e a Cultura Escolar nas Colônias Italianas do Paraná, sobre a História da Infância Imigrante Italiana e de seus Descendentes, e sobre Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais. É membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL), Red de Estudios Rurales sobre Familia, Infancia y Juventudes (RER-FIJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História, Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM/UCS), do Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP/UNICENTRO-UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR).
Larissa Camacho Carvalho - 2013 a 2016 Doutorado em Educação - UFRGS Mestrado em Educação - UFRGS Aperfeiçoamento em Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Formação Docente para a EAD - IFES Graduação em História - UNIJUI Graduação em História Bacharelado - FURG Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) de 2013 a 2016. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle - Canoas (Unilasalle). É pesquisadora participante do Sépia: Preservação - Memórias - Acervos (DGP/CNPq), desde setembro de 2020. E membro do grupo do CNPq Políticas, Ideologias e Religiões. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Cultura Escrita, Práticas de Leitura e Escrita, História da Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Ensino de História. Acervos e história do Espiritismo.
Professora Dra. Rochele R. Andreazza Maciel - rramacie@ucs.br Doutorado em Educação - UCS Mestrado em Educação - UCS Esp. Metodologias de Ensino - CESF Esp. Psicomotricidade Relacional - UCS Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - UCS Desenvolve estudos acerca de temáticas relacionadas à educação nas/das infâncias ao acesso e à qualidade do atendimento oferecido, às políticas educacionais para a infância, às múltiplas linguagens, ao currículo, aos espaços e tempos, às práticas educativas, à formação e atuação de educadores, às brincadeiras, às culturas da infância e ao encontro geracional entre as infâncias e os adultos; bem como investigar os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos, levando em conta a existência de diferentes perspectivas e correntes teóricas, visando a produção de conhecimento e assegurando a formação teórico-prática, inicial e continuada.
Adriana Ferreira Boeira Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter Mestrado em Educação - UCS Especialização em Informática na Educação - UCS Licenciatura em Pedagogia - UERGS Tecnologia em Processamento de Dados - UCS Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria-RS. Atuou como pedagoga, professora, assessora pedagógica, técnica de apoio presencial da Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a concepção de material didático, físico e digital.
Patrícia Correia de Paula Marcoccia Doutorado em Educação - UTP Mestrado em Educação - UTP Especialização em Educação Especial Inclusiva - FACINTER Graduação em Pedagogia - UFPR Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. É professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2014. Desenvolve pesquisa sobre trabalho, educação, formação de professores, educação do campo e educação neo-humanista.
Marli Cristina Tasca Marangoni Doutorado em Letras - UCS Mestrado em Letras e Cultura - UCS Graduação em Licenciatura Plena em Letras - UCS Graduação em Letras (2004), mestrado em Letras e Cultura Regional (2006) e doutorado em Letras (2015), pela Universidade de Caxias do Sul, com estudo voltado à leitura de poesia. É professora da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves, atuando também no assessoramento pedagógico. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação. Desenvolve trabalhos e estudos principalmente nos seguintes temas: Leitura, Literatura e mediação. Atuou como avaliadora do PNBE (2013-2015) e do PNLD 2018 e 2019 (atualização BNCC), em Língua Portuguesa, e integrou a Coordenação Adjunta do PNLD Literário 2018 e 2020.
Cláudia Panizzolo Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - PUC/SP Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade - PUC/SP Especialização em Educação Pré Escolar de 0 a 6 Anos - UMESP Graduação em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar - USP Graduação em Pedagogia - Habilitação Supervisão Escolar - USP Graduação em Pedagogia - USP Professora Associado II da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Imigração e Memoria - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos. Contato: claudiapanizzolo@uol.com.br; claudia.panizzolo@unifesp.br
Marina Patrício de Arruda Doutorado em Serviço Social - PUC/RS Mestrado em Serviço Social - PUC/RS Especialização em Trabalho na Sociedade Brasileira - PUC/RS Graduação em Ciências Sociais Professora e Pesquisadora com Estágio Pós-Doutoral (Pesquisa Pós-doutoral no Exterior) junto ao LEduC (Laboratório Aberto de Educação em Ciências), da Universidade de Aveiro Portugal 2019-2020. Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA- UCS) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS). As discussões que retroalimentam suas pesquisas têm como base a teoria da complexidade ou, ainda, teoria da auto-organização. Os temas predominantes de investigação são: epistemologia da complexidade, novos paradigmas em educação e saúde, educação permanente, educação para Inteireza, estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem, formação de professores acolhedores e amorosidade. Atua como avaliadora de revistas científicas e tem vários trabalhos publicados.
Valesca Brasil Costa Doutorado pelo PPGE/Unisinos (Bolsista CAPES-PROEX) Mestre pelo PPGE - UFPEL Especialista em Direito Ambiental - Dto/UFPEL Especialista Educação - FAE-UFPEL Especialista em Filosofia Moral e Política - UFPEL Graduada em Licenciatura em Filosofia - UFPel Bacharel em Direito - UCPel É professora no ensino superior, trabalhando com temática dentro de políticas públicas de educação, gênero, história da educação, direito e cidadania, membro no Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária (UFPEL), e membro do grupo de pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM/UCS) , colaboradora no GEDEV - Grupo de Estudo sobre Direito, Educação e Vulnerabilidade (UFPel), membro da ABMCJ (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica).
Simone Côrte Real Barbieri Doutora em Educação - UCS Mestre em Filosofia - PUC/RS Graduação em Filosofia - PUC/RS Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDu/UCS, 2020/21) na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação. É professora da Universidade de Caxias do Sul, desde 2003, vinculada à Área de Humanidades, ministrando disciplinas em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão. Atualmente é Coordenadora da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), Assessora da Pós-Graduação Lato Sensu da Área de Humanidades, Coordenadora do Curso de Especialização em Práticas Educativas em Bibliotecas Escolares, Coordenadora dos Cursos de Formação de Instrutores do DETRAN da Regional de Caxias do Sul. Atua na formação docente e no assessoramento para a reformulação curricular em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) junto a 16ª e 4ª CREs, desde 2017. Tem experiência na área de Educação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, ética, epistemologia, pesquisa em educação, metodologia da pesquisa, biopolítica, formação de professores, pensamento latino-americano e BNCC. Contato: scrbarbi@ucs.br