Ygor Corrêa - 2019 a 2021 Doutorado em Informática na Educação - UFRGS Mestrado em Linguística Aplicada - UNISINOS Graduação Letras Inglês - UNISINOS Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), linha de pesquisa em Educação, Linguagem e Tecnologia. Pós-Doutor em Design (Design, Tecnologia e Educação), Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter). É professor no curso de Graduação em Pedagogia da UCS. É professor e coordenador do primeiro curso brasileiro de Especialização em Dependências Tecnológicas: Intervenções Multidisciplinares, promovido pela UCS. Atua na coordenação de projetos de Formação Docente para escolas da Educação Básica de todo o Brasil. É membro do grupo de pesquisa em inovação EduLab-UCS e é membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa INCLUIR-UCS. Possui mais de 30 artigos científicos publicados em renomadas revistas e é autor dos livros Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais (Brasil - Penso Editora) e Educação e Tecnologias na Sociedade Digital (Portugal - WhiteBooks). Temas de interesse: Linguística Aplicada; Linguística Textual; Teorias do Texto; Tipos de Discurso; Interacionismo Sociodiscursivo (ISD); Ensino-Aprendizagem de Línguas; Escrita na Tela; Teoria da Complexidade; Sistemas Adaptativos Complexos Educação: Ensino a Distância (Ead); Teoria Sociocultural; Cultura Visual; Informática na Educação; Design de Interface; Usabilidade; Design Responsivo; Ambientes Virtuais; Metodologias Ativas; Ensino Híbrido; Mineração Textual; Tecnologia Assistiva; Aplicativos Tradutores de Línguas; Educação Bilíngue de Surdos (Português-Libras), Educação Inclusiva; Dependência Tecnológica.
Fabiana Pauletti - 2018 a 2019 Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PUC/RS Mestrado em Educação - UCS Graduação em Licenciatura em Pedagogia - UNINTER Graduação em Licenciatura em Química - UCS Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018). Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2013) e Licenciada em Química pela mesma instituição (2009). Atualmente é professora de Magistério Superior na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - Campus Curitiba. Os principais interesses de pesquisa são: formação de professores de Ciências/Química, ensino por investigação, o uso da pesquisa em sala de aula e tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem em Ciências/Química.
Elaine Cátia Falcade Maschio - 2017 a 2018 Doutorado em Educação - UFPR Mestrado em Educação - UFPR Graduação em História - UEPG Graduação em Pedagogia - UFPR Realizou Estágio de Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem experiência na área da Educação, atuando ao longo dos anos como professora e pedagoga no Ensino Fundamental, Médio, Superior, Lato Sensu e Stricto Sensu nas modalidades presencial e à distância, da rede pública e particular de ensino. Realiza pesquisas sobre os Processos de Escolarização e a Cultura Escolar nas Colônias Italianas do Paraná, sobre a História da Infância Imigrante Italiana e de seus Descendentes, e sobre Práticas Pedagógicas e Tecnologias Educacionais. É membro da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL), Red de Estudios Rurales sobre Familia, Infancia y Juventudes (RER-FIJ). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História, Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM/UCS), do Centro de Estudos Vênetos no Paraná (CEVEP/UNICENTRO-UFPR) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR).
Larissa Camacho Carvalho - 2013 a 2016 Doutorado em Educação - UFRGS Mestrado em Educação - UFRGS Aperfeiçoamento em Pós-Graduação Aperfeiçoamento em Formação Docente para a EAD - IFES Graduação em História - UNIJUI Graduação em História Bacharelado - FURG Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-doutoramento (PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS) de 2013 a 2016. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle - Canoas (Unilasalle). É pesquisadora participante do Sépia: Preservação - Memórias - Acervos (DGP/CNPq), desde setembro de 2020. E membro do grupo do CNPq Políticas, Ideologias e Religiões. Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em História da Cultura Escrita, Práticas de Leitura e Escrita, História da Educação, Métodos e Técnicas de Ensino, Ensino de História. Acervos e história do Espiritismo.
Elisângela Cândido da Silva Dewes 2025 a 2027
Mestrado em Educação - UCS
Doutorado em Educação - UCS
Graduação em Comunicação Social ? Relações Públicas - UCS
Mestre (2019) e doutora (2025) em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UCS; especialista em Cultura Organizacional e Comunicação com o Mercado pela UCS (2011); e graduada em Comunicação Social ? Bacharel em Relações Públicas pela UCS (2005). É integrante de associações no campo da educação, como a ASPHE e a ANPED, e do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM), do PPGEdu UCS. É autora de publicações na área da educação, como: E-book O Despertar: uma história das práticas da educação rural em Caxias do Sul (1947-1954), obra resultado de sua pesquisa de mestrado, que foi publicada em 2024 pela editora EDUCS; co-autora e co-organizadora do E-book Feito à mão: percursos, narrativas e memórias de pesquisadoras(es). Também escreveu o roteiro e produziu o documentário resultado da pesquisa de doutorado Luz, Câmera na educação: O cinema educativo e a renovação da cultura material escolar e da educação em Caxias do Sul ? RS (1947-1960). Atualmente, realiza o estágio de Pós-Doutorado junto ao PPGEdu UCS, com bolsa da FAPERGS, e integra o projeto de pesquisa Histórias da Escola: modos de recompor identidades em contextos de desastres climáticos, coordenado pelo Prof. Dr. José Edimar de Souza. Pesquisa temas como Imprensa Pedagógica, Cinema Educativo, Cultura Material Escolar, Escola Rural, entre outros.
Elsa Mónica Bonito Basso 2022-2024
Graduação em Letras - Universidad de La República
Especialista em Ensino e Aprendizagem de Inglês
Mestrado e Doutorado em Educação - UCS
Possui graduação em Tradutor Público em Idioma Português - Universidad de
La República (1984) (Uruguai) , Doutorado em Línguas Modernas - Universidad
del Salvador (2006) (Argentina), Mestrado em Educação- Universidade de
Caxias do Sul- (2011) e Doutorado em Educação- Universidade de Caxias do
Sul (2020). Fez estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul, com o
projeto: Aspectos pedagógicos das novas imigrações internacionais no sul do
Brasil" (2022-2024) É professor da Universidade de Caxias do Sul, onde atua
nas áreas de ensino de língua estrangeira (inglês e espanhol) em cursos de
graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Ensino de Línguas e
traduções, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de
professores de língua espanhola e inglesa. Integra o corpo permanente do
Núcleo de Inovação e Desenvolvimento (NID- UCS) Observatório de Culturas e
Práticas para Culturas de Paz, do qual é coordenadora. È membro do FOUP
(Fórum de Universidades pela Paz) desde 2024, representando a Universidade
de Caxias do Sul (UCS) e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de
Letras-Inglês e Letras-LIBRAS da UCS. Interessa-se por estudos relacionados
com migrações e educação, educação comparada, interculturalismo, cidadania
global, tradução e ensino de línguas. Atualmente, coordena subprojeto PIBID-
UCS (área de Humanidades) cuja temática é "Refugiados Ambientais e
Acolhimento: discursos, territórios e histórias".
João Colares da Mota Neto 2025
2024-2025
Doutorado em Educação - UFPA
Mestrado em Educação - UEPA
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia - PROEX
Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e às Licenciaturas em Pedagogia e Ciências da Religião. Bolsista de Pós-Doutorado Sênior do CNPq, em conexão com a Cátedra UNESCO de Educação para a Cidadania Global e a Justiça Socioambiental, da Universidade de Caxias do Sul. Realizou investigações de pós-doutoramento na Universidad de Sevilla e na Universidad de Málaga, Espanha. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com Doutorado Sanduíche na Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Mestre em Educação e Licenciado em Pedagogia pela UEPA. Desenvolve pesquisas nas áreas da Educação Popular e dos Estudos Decoloniais. Coordena a Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia, integra a coordenação do grupo de pesquisa e extensão "Pará Leitura" (Uepa) e participa do grupo de pesquisa "Viver em Plenitude: Educação Intercultural e Movimentos Sociais", na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integra a coordenação colegiada da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UEPA-ACNUR/ONU) e é coordenador adjunto da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. É membro do Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Foi titular da Coordenadoria de Relações Internacionais da Uepa (2021-2024) e coordenador da Região Norte na Associação Brasileira de Educação Internacional - FAUBAI (2022-2023). Foi titular da Câmara de Internacionalização da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais - ABRUEM (2021-2024). Atuou como professor visitante na Universidad de Málaga, Espanha (2020) e na Universidad de la Frontera, Chile (2023).
Andréa Wahlbrink Padilha da Silva 2023-2024
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS)
Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)
Pedagia pela Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel)
Participa do Grupo de pesquisa Observa e do Observatório de Educação, ambos da Universidade de Caxias do Sul (UCS/PPGEDU). Atua como pesquisadora da temática da juventude, da teoria da organização política, e da pedagogia como instrumento para a formação humana. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho e educação, fundamentos da educação, educação popular, movimentos sociais, escola pública, educação do campo, formação de professores. Realizou estudos de Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do sul, como bolsista do Programa CAPES-PDPG-Pós-Doutorado Estratégico, com a pesquisa com o temática: "Juventude, participação social e política: um diálogo sobre trajetórias, auto-organização e formação humana". Atualmente é docente do curso de Pedagogia do PARFOR/UCS.
Paulo Antonio Pasqual Júnior 2024-2026
Doutorado em Educação (UCS)
Mestrado em Educação (UCS)
Licenciatura em Computação e Licenciatura em História (UCS)
Doutor e mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Possui licenciatura em Computação e Licenciatura em História pela mesma universidade. Atualmente é professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul para a área de Informática Geral. É bolsista CAPES de Pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul, desenvolvendo uma pesquisa de educação comparada em parceria com a Universidade Suíça Scuola Universitária delia Svizzera Italiana, SUPSI onde esteve como visitante científico por meio de financiamento do Programa Suíço Europeu de Mobilidade (Swiss-European Mobility Programme - SEMP). Tem experiência em gestão e docência, com ênfase no campo da Educação Tecnológica. Já exerceu funções de coordenador de curso e gestor pedagógico. No meio corporativo atuou como analista de dados e gestor de produtos digitais. Tem interesse nos seguintes temas: História da Educação, Cidadania Digital, Internacionalização da Educação e Cidadania Global.
Caroline Caldas Lemons 2022 - 2023
Doutorado e Mestrado em Educação (UCS)
Especialização em História (FURG)
Graduação em Licenciatura em História (FURG) e em Licenciatura em Pedagogia (UCS)
Desenvolveu a pesquisa de tese "Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes". Realizou estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Caxias do Sul desenvolvendo o projeto de pesquisa "Dos processos formativos às práticas educativas: a significação das experiências docentes nos contextos da BNCC e das BNCs" e estágio de doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ULisboa/PT). Possui Graduação em Licenciatura em História e Especialização em Rio Grande do Sul: Sociedade, Política Cultura pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). É professora da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul. Atuou, de 2020 a 2022, como assessora pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental e, entre 2021 e 2022, também do Núcleo Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (QuERER), na Secretaria Municipal da Educação de Caxias, onde exerce hoje, exclusivamente, a função de assessora pedagógica do núcleo QuERER. Foi membro do Conselho Municipal de Educação de Caxias do Sul (CME), representando o Poder Executivo Municipal, entre 2021 e 2022. É membro do Conselho Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiros e de Matriz Africana, representando o Poder Executivo Municipal. Se dedica a investigação dos seguintes temas: políticas educacionais, intervenção pedagógica, educação escolar, direito à aprendizagem, Educação das Relações Étnico-Raciais e experiências de aprendizagem no cotidiano escolar da Educação Básica.
Carolina Schenatto 2022-2024
Doutorado em Educação (UNISINOS)
Mestrado em Educação (UNILASALLE)
Graduação em Ciências Sociais (UNISINOS)
Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CNPq e mestra em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE), com bolsa CAPES. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica (IC) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-Graduação em Educação. Realizou estágio pós-doutoral no Centre for African Studies (University of Cape Town) em 2022. Atualmente realiza estágio pós-doutoral na Universidade de Caxias do Sul (UCS) com bolsa DOCFIX/FAPERGS. Tem interesse pelos seguintes temas: estudos decoloniais, democratização do conhecimento, cidadania/cidadania global, migrações, pensamento freireano e pensamento pedagógico latino-americano. Integra o Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (UNILASALLE) e o Grupo de Pesquisa Educação e pesquisa na América Latina: convergências teóricas e metodológicas (UCS).
Professora Dra. Rochele R. Andreazza Maciel - rramacie@ucs.br Doutorado em Educação - UCS Mestrado em Educação - UCS Esp. Metodologias de Ensino - CESF Esp. Psicomotricidade Relacional - UCS Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física - UCS Desenvolve estudos acerca de temáticas relacionadas à educação nas/das infâncias ao acesso e à qualidade do atendimento oferecido, às políticas educacionais para a infância, às múltiplas linguagens, ao currículo, aos espaços e tempos, às práticas educativas, à formação e atuação de educadores, às brincadeiras, às culturas da infância e ao encontro geracional entre as infâncias e os adultos; bem como investigar os significados do processo educativo e a construção de instrumentos e materiais didáticos, levando em conta a existência de diferentes perspectivas e correntes teóricas, visando a produção de conhecimento e assegurando a formação teórico-prática, inicial e continuada.
Adriana Ferreira Boeira Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter Mestrado em Educação - UCS Especialização em Informática na Educação - UCS Licenciatura em Pedagogia - UERGS Tecnologia em Processamento de Dados - UCS Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria-RS. Atuou como pedagoga, professora, assessora pedagógica, técnica de apoio presencial da Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas pedagógicas e tecnologias digitais. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre a concepção de material didático, físico e digital.
Patrícia Correia de Paula Marcoccia Doutorado em Educação - UTP Mestrado em Educação - UTP Especialização em Educação Especial Inclusiva - FACINTER Graduação em Pedagogia - UFPR Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2000). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. É professora na Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 2014. Desenvolve pesquisa sobre trabalho, educação, formação de professores, educação do campo e educação neo-humanista.
Marli Cristina Tasca Marangoni Doutorado em Letras - UCS Mestrado em Letras e Cultura - UCS Graduação em Licenciatura Plena em Letras - UCS Graduação em Letras (2004), mestrado em Letras e Cultura Regional (2006) e doutorado em Letras (2015), pela Universidade de Caxias do Sul, com estudo voltado à leitura de poesia. É professora da rede municipal de ensino de Bento Gonçalves, atuando também no assessoramento pedagógico. Tem experiência no ensino de graduação e pós-graduação. Desenvolve trabalhos e estudos principalmente nos seguintes temas: Leitura, Literatura e mediação. Atuou como avaliadora do PNBE (2013-2015) e do PNLD 2018 e 2019 (atualização BNCC), em Língua Portuguesa, e integrou a Coordenação Adjunta do PNLD Literário 2018 e 2020.
Cláudia Panizzolo Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade - PUC/SP Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade - PUC/SP Especialização em Educação Pré Escolar de 0 a 6 Anos - UMESP Graduação em Pedagogia - Habilitação em Administração Escolar - USP Graduação em Pedagogia - Habilitação Supervisão Escolar - USP Graduação em Pedagogia - USP Professora Associado II da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo- EFLCH / UNIFESP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Chefe do Departamento de educação (2012- 2015) Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas. Pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq e pela FAPESP. Tem experiência na docência e gestão da educação infantil, ensino fundamental e superior. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH ; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação, Imigração e Memoria - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos. Contato: claudiapanizzolo@uol.com.br; claudia.panizzolo@unifesp.br
Marina Patrício de Arruda Doutorado em Serviço Social - PUC/RS Mestrado em Serviço Social - PUC/RS Especialização em Trabalho na Sociedade Brasileira - PUC/RS Graduação em Ciências Sociais Professora e Pesquisadora com Estágio Pós-Doutoral (Pesquisa Pós-doutoral no Exterior) junto ao LEduC (Laboratório Aberto de Educação em Ciências), da Universidade de Aveiro Portugal 2019-2020. Pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação da Serra Gaúcha (GPFORMA SERRA- UCS) do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS). As discussões que retroalimentam suas pesquisas têm como base a teoria da complexidade ou, ainda, teoria da auto-organização. Os temas predominantes de investigação são: epistemologia da complexidade, novos paradigmas em educação e saúde, educação permanente, educação para Inteireza, estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem, formação de professores acolhedores e amorosidade. Atua como avaliadora de revistas científicas e tem vários trabalhos publicados.
Valesca Brasil Costa Doutorado pelo PPGE/Unisinos (Bolsista CAPES-PROEX) Mestre pelo PPGE - UFPEL Especialista em Direito Ambiental - Dto/UFPEL Especialista Educação - FAE-UFPEL Especialista em Filosofia Moral e Política - UFPEL Graduada em Licenciatura em Filosofia - UFPel Bacharel em Direito - UCPel É professora no ensino superior, trabalhando com temática dentro de políticas públicas de educação, gênero, história da educação, direito e cidadania, membro no Grupo de Investigação em Pedagogia Universitária (UFPEL), e membro do grupo de pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM/UCS) , colaboradora no GEDEV - Grupo de Estudo sobre Direito, Educação e Vulnerabilidade (UFPel), membro da ABMCJ (Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica).
Simone Côrte Real Barbieri Doutora em Educação - UCS Mestre em Filosofia - PUC/RS Graduação em Filosofia - PUC/RS Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEDu/UCS, 2020/21) na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação. É professora da Universidade de Caxias do Sul, desde 2003, vinculada à Área de Humanidades, ministrando disciplinas em cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão. Atualmente é Coordenadora da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS), Assessora da Pós-Graduação Lato Sensu da Área de Humanidades, Coordenadora do Curso de Especialização em Práticas Educativas em Bibliotecas Escolares, Coordenadora dos Cursos de Formação de Instrutores do DETRAN da Regional de Caxias do Sul. Atua na formação docente e no assessoramento para a reformulação curricular em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) junto a 16ª e 4ª CREs, desde 2017. Tem experiência na área de Educação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos da educação, ética, epistemologia, pesquisa em educação, metodologia da pesquisa, biopolítica, formação de professores, pensamento latino-americano e BNCC. Contato: scrbarbi@ucs.br