Doutora em Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UFSM; Graduada em Pedagogia Magistério e Matérias Pedagógicas de 2° Grau e Séries Iniciais pela UFSM
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pedagogia universitária e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação pedagógica, científica e tecnológica; Didática; Avaliação e Educação a Distância.
Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UCS
Desenvolve pesquisas na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, envolvendo formação de professores e processos de aprendizagem dos estudantes, informática na educação especial e tecnologias digitais na educação.
Doutora em Psicologia pela UFRGS; Mestra em Psicologia pela UFRGS; Graduada em Psicologia pela UCS
Seu interesse atual em pesquisa centra-se na educação especial na perspectiva da inclusão, pensando a formação de profissionais da educação e da saúde e os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência em diversos contextos educativos.
Doutora em Educação pela UNISINOS; Mestra em Educação pela UNISINOS; Graduada em Pedagogia pela UNISINOS
Tem experiência na área de Educação Básica. Avaliação em Larga Escala, Avaliação Educacional, Gestão Democrática e Políticas Educacionais. Seu interesse atual é a pesquisa as seguintes temáticas: Processos Educacionais, Avaliação em Larga Escala, Educação do Campo, Gestão Escolar e Políticas Educacionais.
Doutor em Educação pela Rutgers University (US); Mestre em Teologia (área da Educação) pela Princeton Theological Seminary (US); Graduado em Letras pela UNISINOS
Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação.
Doutora em Metodologia do Ensino Superior pela UFSCAR; Mestra em Matemática pela UNICAMP; Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNICAMP; Graduada em Bacharelado em Matemática pela UNICAMP
Os temas de suas pesquisas estão relacionados à: formação docente no contexto da cultura digital; tecnologia e cognição; tecnologia digital e práticas educativas, educação e cultura de paz.
Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em História pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em História pela UCS
Estuda elementos constitutivos dos modelos de docência a fim de produzir conhecimentos sobre a formação de professores. Relaciona manifestações culturais e trocas com o imaginário coletivo na produção de saberes escolares, bem como estuda diferentes componentes da prática pedagógica implementando novas alternativas a esse fazer. Pensa os acervos escolares como fontes para a escrita da história da educação.
Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS; Mestra em Linguística e Letras pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UCS; Graduada em Biblioteconomia pela UCS
Desenvolve estudos acerca de obras literárias, em especial daquelas destinadas à infância e selecionadas pelo PNLD (literário), contemplando temas, modo de composição dos títulos e ainda propostas de mediação. Investiga também práticas de mediação de leitura literária: biblioteca como espaço de mediação cultural peculiaridades do livro de imagens associadas à educação. História de leitura: de indivíduos, grupos ou entidades.
Doutor em Teologia pela EST (Escola Superior de Teologia); Mestre em Educação pela UNESC; Graduado em Estudos Sociais pela UNIFEBE
Desenvolve estudos e pesquisas com temas relacionados ao campo da Filosofia da Educação, interessando-se pela formação de professores, educação popular, movimentos sociais e, também, pelas relações entre religião e educação.
Doutor em Educação pela UNISINOS; Mestre em Educação pela UNISINOS; Graduado em Licenciatura Plena em História pela UNISINOS; Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Claretiano; Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela UCS
Sua área de investigação envolve temas da História e História da Educação como: práticas educacionais, instituições educativas, processos de escolarização, culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, disciplinas, materialidades, etc.), bem como temas de (i) migrações, gênero e etnia. Memória e usos da memória, História Oral, ensino no meio rural, educação rural, história regional e história do Rio Grande do Sul.
Doutora em Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela UNISINOS; Graduada em Licenciatura Curta em Ciências pela UCS
Os objetos de investigação sob coordenação da professora Nilda Stecanela transitam pelos aspectos históricos e culturais que transversalizam o cotidiano das instituições educativas, contemplando a observação de políticas e práticas associadas às dimensões formal e não formal da educação. O estudo da escola e suas margens, bem como dos percursos dos sujeitos que a ela pertencem ou a ela se relacionam, ancora o conjunto de subprojetos sob sua orientação.
Doutora em Educação pela UFRGS e Doutora em Sciences de l'Education - LYON II (França); Mestra em Educação pela PUCRS; Graduada em Pedagogia - Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas do 2º Grau pela PUCRS; Graduada em Apostilamento para Séries Iniciais pela PUCRS
Problematiza junto ao pensamento da diferença, com o pedagogo Fernand Deligny (1913-1996), o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995) e o psicanalista Felix Guattari (930-1992) os temas alfabetização, linguagem, alfabetismos, currículo, didática e docência.
Doutora em Educação pela UNISINOS; Mestra em História pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em História pela UCS
Em suas investigações tem entrelaçado temas que vinculam Educação e História, mais especificamente no campo da História da Educação e Ensino de História. Temas como (i)migração, escolarização, culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas e materialidades) e não escolares, etnicidade, práticas educativas, história das instituições escolares, infância, memórias da educação, história regional transversalizados por categorias como etnia, geração, classe social e gênero, são alguns dos atuais interesses.
Doutor em Educação pela PUCRS; Mestre em Filosofia pela PUCRS; Graduado em Filosofia pela FAFIMC
Pesquisa direcionada à filosofia da educação, especialmente para a relação entre ética e educação. Tem investigado conceitos de formação, constituição da subjetividade, intersubjetividade, linguagem, diálogo e alteridade. Dentre as correntes de pensamento ganham ênfase os movimentos de crítica à metafísica, o desenvolvimento da fenomenologia e da hermenêutica e as filosofias contemporâneas da diferença e do diálogo. Dentre os autores de interesse, destacam-se Platão, Aristóteles, Descartes, Rousseau, Kant, Schiller, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Levinas, Merleau-Ponty, Gadamer, Derrida, Wittgenstein e Habermas.
Doutora em Letras e Linguística Aplicada pela PUCRS; Mestra em Letras e Linguística Aplicada pela PUCRS; Graduada em Letras pela UCS
Suas pesquisas envolvem as seguintes temáticas/áreas de estudo: ensino de língua (materna e/ou estrangeira), processo de transposição didática, desenvolvimento de competências e habilidades, formação de conceitos, problematização como potencializadoras de aprendizagem, investigações em Semântica Argumentativa, estudos da enunciação e do discurso, processos de leitura e produção oral ou escrita.
Doutora e Mestra em Educação pela UCS; Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela UCS; Graduada em Pedagodia pela UNAR
Membro do grupo de pesquisa CNPq - GEPICH (Grupo de estudos e pesquisas: infâncias, culturas e história) coordenando a linha de pesquisa 4: As múltiplas linguagens das crianças e a escola da infância: estudo dos currículos, propostas e práticas pedagógicas. Tem experiência escolar na docência e gestão, assim como realiza formação pedagógica na Educação Básica e Educação Superior.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela UFRGS (Brasil); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria pela UFSM(Brasil); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição Viamão Rs - FAFINC (Brasil)
Doutor em Educação pela Université Laval (Canadá); Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS; Graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS
Desenvolve estudos com ênfase interdisciplinar, interessando-se nos seguintes temas: ensino de ciências, divulgação científica, experimentos com material alternativo, laboratório de física e óptica.
Doutor em Educação pela UFPEL; Mestre em Filosofia pela PUCRS; Especialista em Administração Estratégica de Serviços pela UCS; Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela FAFIMC
Doutor Université Louis Pasteur Strasbourg (França); Mestre em Sciences et Pratiques d'Education et de Formation pela LYON II (França); Mestre Université Nancy1 pela U.NANCY (França); Graduado em Matemática pela Université de Bourgogne Dijon - U.BOURGOGNE (França)
Doutora em Psicologia pela Université Paris Descartes - PARIS 5 (França); Mestra em Psicologia pela Université Paris Descartes - PARIS 5 (França); Mestra em Psicologia Cognitiva pela UFPE; Graduada em Psicologia pela UFPE
Doutora em Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UFSM; Graduada em Pedagogia Magistério e Matérias Pedagógicas de 2° Grau e Séries Iniciais pela UFSM
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pedagogia universitária e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação pedagógica, científica e tecnológica; Didática; Avaliação e Educação a Distância.
Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Filosofia pela UCS
Desenvolve pesquisas na área da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, envolvendo formação de professores e processos de aprendizagem dos estudantes, informática na educação especial e tecnologias digitais na educação.
Doutora em Psicologia pela UFRGS; Mestra em Psicologia pela UFRGS; Graduada em Psicologia pela UCS
Seu interesse atual em pesquisa centra-se na educação especial na perspectiva da inclusão, pensando a formação de profissionais da educação e da saúde, bem como os desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência em diversos contextos educativos.
Doutor em Educação pela Rutgers University (US); Mestre em Teologia (área da Educação) pela Princeton Theological Seminary (US); Graduado em Letras pela UNISINOS
Atua principalmente nos seguintes temas: educação popular, mediações pedagógicas e processos participativos, pedagogia latino-americana, cidadania global e internacionalização da educação.
Doutora em Metodologia do Ensino Superior pela UFSCAR; Mestra em Matemática pela UNICAMP; Graduada em Licenciatura em Matemática pela UNICAMP; Graduada em Bacharelado em Matemática pela UNICAMP
Os temas de suas pesquisas estão relacionados à: formação docente no contexto da cultura digital; tecnologia e cognição; tecnologia digital e práticas educativas, educação e cultura de paz.
Doutora em Informática na Educação pela UFRGS; Mestra em História pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em História pela UCS
Estuda elementos constitutivos dos modelos de docência a fim de produzir conhecimentos sobre a formação de professores. Relaciona manifestações culturais e trocas com o imaginário coletivo na produção de saberes escolares, bem como estuda diferentes componentes da prática pedagógica implementando novas alternativas a esse fazer. Pensa os acervos escolares como fontes para a escrita da história da educação.
Doutora em Linguística e Letras pela PUCRS; Mestra em Linguística e Letras pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela UCS; Graduada em Biblioteconomia pela UCS
Desenvolve estudos acerca de obras literárias, em especial daquelas, destinadas à infância e selecionadas pelo PNLD (literário), contemplando temas, modo de composição dos títulos e ainda propostas de mediação. Investiga também práticas de mediação de leitura literária; biblioteca como espaço de mediação cultural; peculiaridades do livro de imagens associadas à educação. História de leitura: de indivíduos, grupos ou entidades.
Doutor em Teologia pela EST (Escola Superior de Teologia); Mestre em Educação pela UNESC; Graduado em Estudos Sociais pela UNIFEBE
Desenvolve estudos e pesquisas com temas relacionados ao campo da Filosofia da Educação, interessando-se pela formação de professores, educação popular, movimentos sociais e, também, pelas relações entre religião e educação.
Doutor em Educação pela UNISINOS; Mestre em Educação pela UNISINOS; Graduado em Licenciatura Plena em História pela UNISINOS; Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Claretiano; Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela UCS
Sua área de investigação envolve temas da História e História da Educação como: práticas educacionais, instituições educativas, processos de escolarização, culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, disciplinas, materialidades, etc.), bem como temas de (i) migrações, gênero e etnia. Memória e usos da memória, História Oral, ensino no meio rural, educação rural, história regional e história do Rio Grande do Sul.
Doutora em Educação pela UFRGS; Mestra em Educação pela UFRGS; Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela UNISINOS; Graduada em Licenciatura Curta em Ciências pela UCS
Os objetos de investigação sob coordenação da professora Nilda Stecanela transitam pelos aspectos históricos e culturais que transversalizam o cotidiano das instituições educativas, contemplando a observação de políticas e práticas associadas às dimensões formal e não formal da educação. O estudo da escola e suas margens, bem como dos percursos dos sujeitos que a ela pertencem ou a ela se relacionam, ancora o conjunto de subprojetos sob sua orientação.
Doutora em Educação pela UFRGS e Doutora em Sciences de l'Education - LYON II (França); Mestra em Educação pela PUCRS; Graduada em Pedagogia pela Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas do 2º Grau pela PUCRS; Graduada em Apostilamento para Séries Iniciais pela PUCRS
Problematiza junto ao pensamento da diferença, com o pedagogo Fernand Deligny (1913-1996), o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995) e o psicanalista Felix Guattari (930-1992) os temas alfabetização, linguagem, alfabetismos, currículo, didática e docência.
Doutora em Letras e Linguística Aplicada pela PUCRS Mestra em Letras e Linguística Aplicada pela PUCRS ; Graduada em Letras pela UCS
Suas pesquisas envolvem as seguintes temáticas/áreas de estudo: ensino de língua (materna e/ou estrangeira), processo de transposição didática, desenvolvimento de competências e habilidades, formação de conceitos, problematização como potencializadoras de aprendizagem, investigações em Semântica Argumentativa, estudos da enunciação e do discurso, processos de leitura e produção oral ou escrita.
Doutora em Educação pela UNISINOS; Mestra em História pela PUCRS; Graduada em Licenciatura Plena em História pela UCS
Em suas investigações tem entrelaçado temas que vinculam Educação e História, mais especificamente no campo da História da Educação e Ensino de História. Temas como (i)migração, escolarização, culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas e materialidades) e não escolares, etnicidade, práticas educativas, história das instituições escolares, infância, memórias da educação, história regional transversalizados por categorias como etnia, geração, classe social e gênero, são alguns dos atuais interesses.
Doutor em Educação pela PUCRS; Mestre em Filosofia pela PUCRS; Graduado em Filosofia pela FAFIMC
Pesquisa direcionada à filosofia da educação, especialmente para a relação entre ética e educação. Tem investigado conceitos de formação, constituição da subjetividade, intersubjetividade, linguagem, diálogo e alteridade. Dentre as correntes de pensamento ganham ênfase os movimentos de crítica à metafísica, o desenvolvimento da fenomenologia e da hermenêutica e as filosofias contemporâneas da diferença e do diálogo. Dentre os autores de interesse, destacam-se Platão, Aristóteles, Descartes, Rousseau, Kant, Schiller, Nietzsche, Husserl, Heidegger, Levinas, Merleau-Ponty, Gadamer, Derrida, Wittgenstein e Habermas.
Doutora em Letras e Linguística Aplicada pela PUCRS; Mestra em Letras e Linguística Aplicada pela PUCRS; Graduada em Letras pela UCS
Suas pesquisas envolvem as seguintes temáticas/áreas de estudo: ensino de língua (materna e/ou estrangeira), processo de transposição didática, desenvolvimento de competências e habilidades, formação de conceitos, problematização como potencializadoras de aprendizagem, investigações em Semântica Argumentativa, estudos da enunciação e do discurso, processos de leitura e produção oral ou escrita.
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul pela UFRGS (Brasil); Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria pela UFSM(Brasil); Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição Viamão RS - FAFINC (Brasil)
Doutor em Educação pela Université Laval (Canadá); Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFRGS; Graduado em Licenciatura em Física pela UFRGS
Desenvolve estudos com ênfase interdisciplinar, interessando-se nos seguintes temas: ensino de ciências, divulgação científica, experimentos com material alternativo, laboratório de física e óptica.
Doutor Université Louis Pasteur Strasbourg (França); Mestre em Sciences et Pratiques d'Education et de Formation pela LYON II (França); Mestre Université Nancy1 pela U.NANCY (França); Graduado em Matemática pela Université de Bourgogne Dijon - U.BOURGOGNE (França)
Doutora em Psicologia pela Université Paris Descartes - PARIS 5 (França); Mestra em Psicologia pela Université Paris Descartes - PARIS 5 (França); Mestra em Psicologia Cognitiva pela UFPE; Graduada em Psicologia pela UFPE
Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento de Docentes
O processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento de docentes é realizado anualmente, por meio de publicação e divulgação de edital interno, seguindo as Instruções Normativas da Pró-Reitoria de Pós-Graduada e Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul e, ainda, as normas regimentais do PPGEdu.
O processo acontece a partir do exame do currículo dos professores, com atenção aos pré-requisitos da Instrução Normativa n° 03/2009 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduada e da Norma Interna do PPGEdu, atualizada em 2020, que estabelece a pontuação das publicações em periódicos conforme o documento Qualis, orientado pela área da Educação. O zelo pela transparência é apregoado pela instituição que torna públicos todos os seus editais de processos seletivos para ingresso, concessão de bolsas e/ou para credenciamento e recredenciamento docente. A Comissão de Credenciamento e Recredenciamento de Docentes reúne representantes do PPGEdu e avaliadores externos. p>Estar na pós-Graduada é uma escolha feita ao longo da carreira e cada professor deve buscar integrar organicamente a sua produção científica e demais esforços à proposta do PPGEdu.