Última modificação em 12/08/2024.
Neste espaço, você encontra as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o funcionamento do Programa, tais como: processo seletivo, bolsas, período de inscrição e investimento. Havendo outro questionamento, favor entrar em contato com a secretaria do Programa ou a coordenação, pelos endereços: ppgedu@ucs.br (secretaria) ou taluches@ucs.br (coordenação).
Licenciados ou graduados em outras áreas, ligados ao campo educacional, com interesse em formação como pesquisadores.
Geralmente, de agosto a outubro. Deve-se acompanhar o Edital, publicado nesse período, no site do Programa. A seleção ocorre até o início de dezembro e a matrícula no mês de dezembro.
A seleção é anual. São 20 (vinte) vagas, sendo que geralmente, são 10 (dez) vagas para cada linha de pesquisa, podendo ocorrer adequações.
O processo seletivo é constituído por três etapas: a primeira é a realização da prova escrita, de caráter eliminatório. Os selecionados na prova escrita passam para a segunda etapa que se constitui em uma prova oral. A terceira etapa, concomitante com a segunda, é a análise do pré-projeto entregue no ato da inscrição juntamente com o currículo vitae documentado. A segunda e a terceira etapa são classificatórias. A prova escrita é realizada a partir de uma bibliografia indicada pelo Programa. Deve-se acompanhar o Edital, publicado no site do PPGEducação/UCS. Na prova oral o candidato é submetido a uma banca examinadora, composta por três ou quatro docentes do Programa, indicados, a cada seleção, pelo Colegiado do Curso. Nesta fase, são realizados questionamentos diversos acerca da prova escrita e das intenções de pesquisa, É a oportunidade de o candidato demonstrar seus conhecimentos prévios sobre o tema central do Programa, bem como sua desenvoltura acadêmica.
Os idiomas de proficiência aceitos pelo Programa são: espanhol, inglês, francês, italiano ou alemão. A proficiência em língua estrangeira é requisito obrigatório para a conclusão das atividades que habilitam a certificação como mestre.
O Programa dispõe de duas bolsas financiadas pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Governo Federal). Além dessas, mais 4 taxas de isenção de pagamento da CAPES, distribuídas a partir de edital próprio. Conta também com bolsas FAPERGS.
Para o estudante não bolsista, o curso, atualmente (2015) tem o valor de 25 (vinte e cinco) parcelas de R$ 878,44.
Obs.: Consulte possibilidade de parcelamento em maior número de prestações. Além disso, há instituições bancárias que ofertam crédito pessoal para fins de aprimoramento acadêmico.
Leia a Portaria nº 181 - Regulamento do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares
O mestrando pode concluir o Curso, no mínimo, em 12 meses e no máximo em 24 meses para os bolsistas e 30 meses para os não-bolsistas.
O doutorando pode concluir o Curso, no mínimo, em 24 meses e no máximo em 48 meses.
Os encontros são realizados semanalmente, concentrados às terças e quartas-feiras, tarde e vespertino. As aulas têm ocorrido, às terças e quartas-feiras no período da tarde e vespertino (14h às 19h40min). Sendo que atividades de orientação (individual e coletiva) são programadas fora desses horários de aula.
O professor orientador é estabelecido depois do ingresso no Mestrado. É escolhido pelo Colegiado do Curso, que analisa, em primeiro lugar, a Linha de Pesquisa na qual o mestrando está inserido (cada professor está adstrito a uma Linha de Pesquisa específica), depois, a área de conhecimento que a pesquisa pretende seguir, que deverá coincidir com a área de atuação do professor orientador. Maiores informações sobre cada Linha de Pesquisa(link) estão disponíveis no site do Mestrado. O tema do projeto de pesquisa apresentado deverá estar vinculado com uma das Linhas de Pesquisa.
É conferido o grau de mestre em Educação para os concluintes de mestrado e de doutor em Educação para os concluintes do doutorado.