Última modificação em 12/02/2025.
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UCS), organizado em duas linhas de pesquisa, tem sua área de concentração na área de Educação, a qual é compreendida como prática social e contempla investigações sobre, na e para a práxis educativa. Educação, em concepção ampla, pensada nos processos formativos ao longo da vida, de formação para a humanização, a socialização e a instrução.
O PPGEdu tem como missão produzir, sistematizar e socializar saberes atinentes à educação com relevância social e cientificamente referenciada.
Os princípios do Programa se articulam aos institucionais, voltando-se especificamente para o acolhimento humano tendo como pressuposto a unicidade de cada pessoa e a consequente diferença como condição das relações; as ações buscam ser fundamentadas no respeito à pessoa e na promoção dos direitos humanos e pela promoção do bem comum; mobiliza-se para que o Ensino, a Pesquisa e a Extensão do PPG em Educação primem pela busca constante da excelência acadêmica; pauta-se no compromisso de que as atividades tomarão como pressuposto a democratização de saberes e das relações de modo a contribuir para a promoção de uma sociedade democrática (justa/equitativa) e, por fim, no desenvolvimento de suas ações, o PPGEdu busca respeitar a autonomia didático-científica do ensino e da pesquisa, promover a diversidade, valendo-se de uma gestão democrática a serviço dos fins acadêmicos.
Formar pesquisadores de alto nível, investigadores comprometidos com a inovação, a qualificação, a diversidade e a inclusão social, em nível de Educação Básica e Superior. Uma formação pautada por atitudes ética e investigativa e que convirja para a consecução de ações proativas rumo à construção de uma sociedade pautada nos princípios democráticos.
O Programa objetiva, a partir do exposto, formar pesquisadores qualificados, com aprofundamento teórico-metodológico na respectiva área de estudo, para realizar pesquisas científicas e docência socialmente relevantes.
A partir do quadriênio 2017-2020, os programas de pós-graduação passaram a ser avaliados quanto aos seus processos e procedimentos de autoavaliação. Para a definição dos critérios e caracterização desse componente de avaliação a CAPES instituiu, em julho de 2018, uma comissão com a missão de "implantar uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação".
Considerando os elementos norteadores delineados, o principal propósito da autoavaliação é produzir um diagnóstico em relação à formação de recursos humanos em nível de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), produção científica e inserção social, a partir de sua comunidade interna e externa, e auxiliar na revisão do planejamento estratégico e direcionar as ações futuras do Programa.