O Curso de Mestrado compreende as atividades curriculares que integralizam trinta e quatro créditos, assim distribuídos:
I - Núcleo Comum (15 créditos)
O primeiro bloco é constituído por um núcleo comum e obrigatório de seminários.
Número de créditos: 3
Ementa: Caracterização das iniciativas dos agentes promotores da escola (Estado, grupos religiosos, associações escolares particulares e iniciativas étnico-comunitárias). Privilegiamentos e silenciamentos da educação nos diversos períodos e contextos históricos. Investigação acerca da formação do homem nas principais tradições educacionais da cultura ocidental. Aprofundamento das tradições educativas mais expressivas à formação do homem e da cultura. Desafios desta herança para a prática educacional do presente. Caracterização das principais tendências na concepção de educação e o modo como foi estabelecida a relação educação/escola/sociedade.
Número de créditos: 3
Ementa: Análise de processos educacionais contemporâneos, por meio de abordagens investigativas na perspectiva da interação e da transformação, focalizando sujeitos que aprendem a conhecer e a aprender, por meio do diálogo e da interrogação/problematização, como seres humanos, sociais e culturais.
Número de créditos: 2
Ementa: O pensamento pedagógico como expressão educativa em diferentes culturas. Matrizes discursivas epistemológicas e articulação das práticas educacionais. Estudo de autoras e autores do pensamento educacional, aproximando suas concepções à atualidade.
Número de créditos: 2
Ementa: A educação como campo de pesquisa e suas interfaces. A pesquisa em educação e os diferentes modos de pesquisar: a escolha do método. A construção, a organização, a análise e a interpretação dos dados da investigação.
Número de créditos: 3
Ementa: A pesquisa em Educação. A construção do projeto de pesquisa. Caracterização do problema de pesquisa, elaboração do quadro teórico, escolha do método, definição da relevância científica e social do projeto como elementos básicos do projeto de dissertação de mestrado.
Número de créditos: 2
Observação Os créditos de Publicação serão obtidos mediante apresentação de comprovantes e seguindo normativa específica.
As disciplinas do Núcleo Comum que são ministradas com programas de ensino integrados, de tal modo que, vistas em conjunto, buscam compor uma base teórica de conhecimentos (fundamentos para pensarmos crítica e cientificamente o campo educacional), tendo em vista a diversidade de formações iniciais dos mestrandos.
II - Núcleo Complementar (mínimo de 10 créditos)
O segundo bloco divide-se de acordo com as linhas de pesquisa do curso e é constituído por seminários avançados, perfazendo um total de, no mínimo, dez créditos, assim distribuídos:
Linha de História e Filosofia da Educação
Número de créditos: 3
Ementa: Identificação dos pressupostos do pensamento educacional brasileiro, realçando sua relação (ou não) com a efetiva prática no processo escolar. Caracterização das iniciativas dos agentes promotores da escola (Estado, grupos religiosos, associações escolares particulares e iniciativas étnico-comunitárias). Privilegiamentos e silenciamentos da educação no Brasil nos diversos períodos e contextos históricos. Desafios desta herança para a prática educacional do presente.
Número de créditos: 3
Ementa: Desenvolvimento de estudos, de caráter monográfico, referentes às múltiplas implicações e articulações entre filosofia e educação.
Número de créditos: 3
Ementa: Identificação dos pressupostos da pesquisa em História e Filosofia da Educação. A questão das fontes e dos métodos. Tendências na historiografia da educação. Pesquisa a partir dos parâmetros da História Cultural. Exemplos de pesquisa em História e Filosofia da Educação (teses).
Linha de Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão
Número de créditos: 3
Ementa: Examina temas atuais e ou de complexidade conceitual, relacionados aos processos educacionais no âmbito da inclusão. A caracterização será complementada a cada semestre de acordo com as competências e conteúdos selecionados.
Número de créditos: 3
Ementa: Análise dos conceitos de linguagem e tecnologia, seu lugar e suas inter-relações nos processos educacionais. A caracterização será complementada a cada semestre de acordo com as competências e conteúdos selecionados.
Número de créditos: 3
Ementa: Estudo sobre as tendências de pesquisa em educação vinculadas à Linha II, da construção do percurso investigativo e da comunicação dos resultados da pesquisa. Análise das fontes e métodos de investigação. Exemplos de pesquisa em processos educacionais (dissertações/teses), vinculadas à Linha II.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo de temas relacionados às temáticas de pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento epistemológico, teórico e/ou metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Seminários de Tópicos Especiais serão definidos semestralmente, para os cursos do Programa, em conformidade com as Linhas de Pesquisa.
Número de créditos: 1 ou 2
Ementa: Seminários ministrados por pesquisadores visitantes de instituições parceiras do PPG Educação da UCS e/ou pesquisadores convidados.
Número de créditos: 1
Observação: O estágio de docência integra a formação dos pós-graduandos e objetiva a preparação para a docência. É atividade optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, com exceção dos bolsistas. O estágio de docência será desenvolvido junto aos cursos de graduação, em disciplinas relacionadas aos projetos de dissertação e/ou tese do pós-graduando, desde que ministrada por professor com título de doutor.
No estágio de docência, é responsabilidade do pós-graduando a inscrição, mediante formulário próprio, bem como a entrega de relatório ao final do semestre das atividades realizadas ao longo do estágio.
As disciplinas específicas para cada linha de pesquisa (Segundo Bloco), sob a forma de seminários e tópicos, aprofundam as questões de pesquisa dos professores e dos mestrandos. Elas examinam temas e problemas referentes às questões de investigação derivados de cada linha de pesquisa.
III - Elaboração da Dissertação (10 créditos)
Observação: As atividades do mestrando na elaboração da dissertação são acompanhadas por seu orientador, conforme especificado no Regulamento do PPGEdu.
Concebe-se uma organização curricular flexível e aberta a fim de acolher os interesses de pesquisa vinculados às linhas do Programa, em diferentes abordagens teórico-metodológicas.
O curso de Doutorado compreende as atividades curriculares que integralizam, no mínimo, quarenta e cinco créditos, antes da defesa e entrega da versão final da tese, estando distribuídos em três blocos:
I - Núcleo Comum (16 créditos)
Corresponde ao conjunto de Seminários que embasam e aprofundam a postura teórico-metodológica da pesquisa em Educação dos doutorandos no seu percurso de formação, estando assim distribuídos:
Número de créditos: 2
Ementa: Realização de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica, discutindo coletivamente os projetos de tese de doutorado, com ênfase na elaboração dos projetos de pesquisa. Articulação da produção acadêmica na área da Educação com a linha de pesquisa em que estão inseridos e com o projeto de pesquisa que estão desenvolvendo. Análise de processos investigativos em teses já concluídas.
Número de créditos: 2
Ementa: Análise da produção em relação ao campo investigativo dos doutorandos. Planejamento e discussão da pesquisa: a relação lógica entre os procedimentos investigativos, os referenciais teóricos e as concepções epistemológicas. Realização de atividades didático-científicas visando à discussão e aprimoramento das pesquisas em andamento.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo das características e fundamentos das principais abordagens empíricas da pesquisa qualitativa em Ciências Humanas. A pesquisa em educação e diferentes modos de pesquisar, como estudo do tipo etnográfico, estudo de caso, pesquisa do tipo survey, pesquisa-ação, estudos autobiográficos, pesquisa colaborativa, cartografia e documental. Diferentes métodos de coleta/construção de dados e análises, com ênfase nas especificidades das metodologias de tese dos doutorandos.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudos epistemológicos de conceitos e enunciados básicos de teorias pedagógicas, de práticas educacionais, de conhecimentos científicos e saberes ligados à educação, considerando as teorias epistemológicas da tradição e as teorias epistemológicas atuais; os modelos básicos de conhecer como o analítico, o dialético, o hermenêutico; as noções de observação, indução, dedução, a priori, fundacionalismo, coerentismo e, ainda, as relações entre filosofia, ciência, doutrina, ideologia e visão de mundo. Também serão considerados os conceitos de justificação epistêmica; teorias epistemológicas específicas como a epistemologia feminista, a epistemologia social; as relações entre ética, epistemologia e educação.
Número de créditos: 2
Ementa: Compartilhamento de experiências de pesquisadores experientes com pesquisadores em formação. Compreensão das articulações entre a sua investigação, o pertencimento a um grupo de pesquisa e as atividades vinculadas à linha de pesquisa de processos educacionais, linguagem, tecnologia e inclusão. A prática da pesquisa em educação: apresentação em eventos, acompanhamento de bancas e outros espaços que consolidam a divulgação científica.
Número de créditos: 2
Ementa: O pensamento pedagógico como expressão do ideal educativo em diferentes culturas, com ênfase no Brasil e América Latina. Principais matrizes epistemológicas da fundamentação e articulação das práticas educacionais. Estudo de autores e autoras do pensamento educacional brasileiro e latinoamericano, aproximando suas concepções com a práxis educacional atual.
Número de créditos: 2
Ementa: A educação como campo de pesquisa e suas interfaces. A pesquisa em educação e os diferentes modos de pesquisar: a escolha do método. A construção, a organização, a análise e a interpretação dos dados da investigação.
Número de créditos: 4
Observação Os créditos de Publicação serão obtidos mediante apresentação de comprovantes e seguindo normativa específica.
II - Núcleo Complementar - conforme Linha de Pesquisa (14 créditos)
Número de créditos: 2
Ementa: Pressupostos epistemológicos e teórico-metodológicos das pesquisas no campo da educação sob a perspectiva da História e da Filosofia. Discussão das dimensões que fundamentam as pesquisas contemporâneas, tendo como foco os processos educativos. Caracterização das principais tendências na concepção de educação e o modo como foi estabelecida a relação educação/escola/sociedade pelo olhar sócio-histórico-filosófico.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo sobre as tendências da pesquisa em educação na contemporaneidade, da construção do percurso investigativo e da comunicação dos resultados da pesquisa. Análise de possibilidades de investigação no campo. Exemplos de pesquisa em processos educacionais (dissertações/teses), vinculadas à Linha 2.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo de temas relacionados às temáticas de pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento epistemológico, teórico e/ou metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Seminários de Tópicos Especiais serão definidos semestralmente, para os cursos do Programa, em conformidade com as Linhas de Pesquisa.
Número de créditos: 1 ou 2
Ementa: Seminários ministrados por pesquisadores visitantes de instituições parceiras do PPG Educação da UCS e/ou pesquisadores convidados.
Número de créditos: 1
Observação: O estágio de docência integra a formação dos pós-graduandos e objetiva a preparação para a docência. É atividade optativa para alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, com exceção dos bolsistas. O estágio de docência será desenvolvido junto aos cursos de graduação, em disciplinas relacionadas aos projetos de dissertação e/ou tese do pós-graduando, desde que ministrada por professor com título de doutor.
No estágio de docência, é responsabilidade do pós-graduando a inscrição, mediante formulário próprio, bem como a entrega de relatório ao final do semestre das atividades realizadas ao longo do estágio.
III - Tese (15 créditos)
Observação: Constitui-se de matrícula obrigatória até a conclusão do curso e estará sob a responsabilidade do orientador. Para essas atividades não serão atribuídas notas, apenas a menção aprovado ou reprovado. Esses momentos constituem-se de espaços sistemáticos de acompanhamento do orientador, envolvendo seções individuais e coletivas com o grupo e/ou linha de pesquisa. Considerando os percursos individuais dos doutorandos, as ementas previstas para o conjunto de atividades de Orientação para elaboração de Tese são flexíveis.
Na execução curricular, consideramos importante ainda que, a critério do orientador, para o aluno ingressante no Doutorado, oriundo de outras áreas de conhecimento, seja facultado o direito de cursar disciplinas de Mestrado, cujos estudos são considerados relevantes para o prosseguimento do curso, simultaneamente com as do Doutorado.