2 - Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia

Última modificação em 03/09/2021.

Veja também os artigos da Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação.

Artigos Científicos - Ano de 2021

  • SACRAMENTO SOARES, DRA ELIANA MARIA DO ; MORÉS, DRA ANDRÉIA . Ecologizing Knowledge: Considerations to Rethink Life in the Ever-Changing World Triggered by the Pandemic. GLOBAL JOURNAL OF HUMAN SOCIAL SCIENCES, v. 21, p. 1-6, 2021.
  • MORÉS, A.; SOARES, E. M. S. ; BOEIRA, S. . Considerações sobre a formação do Enfermeiro a partir da integralidade em saúde. Praxis, v. 13, p. 61-68, 2021.
  • WELTER, CRISTIANE BACKES; WERLE, FLÁVIA OBINO CORRÊA . Processos de invisibilização na avaliação em larga escala. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 29, p. 441-460, 2021.
  • Sacramento Soares, Eliana Maria do; Boell, Marcia ; Arruda, Arlene A. ; Oliveira, Lucila G. . Ecologizing knowledge, reverbering for teaching being-doing in (post)pandemic times. INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, v. 9, p. 315-328, 2021.
  • Sacramento Soares, Eliana Maria do; SILVA, A. A. . História da matemática como ponto de partida para criação de práticas pedagógicas e constituição da formação do professor.. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, v. 11, p. 1-17, 2021.
  • BOEIRA, Adriana Ferreira ; Ramos, Flávia Brocchetto ; VALENTIN, CARLA BEATRIS . PESQUISA COM CRIANÇAS SOBRE LEITURA E JOGOS DIGITAIS: INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DADOS. Revista Ciranda (Unimontes), v. 5, p. 135-154, 2021.

Artigos Científicos - Ano de 2020

  • RAMOS, F. B. ; DALL'AGNOL, G. ; MORÉS, ANDRÉIA . LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS: REFLEXÕES A PARTIR DA ESCUTA DE PROFESSORES. Revista Ciranda, v. 4, p. 4-20, 2020.
  • MORÉS, ANDRÉIA. Educação superior e formação de professores: inovações e desafios. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1408-1421, 2020.
  • Salatino, Vialana Ester ; MORÉS, ANDRÉIA . Demandas da avaliação da aprendizagem na Educação à Distância na perspectiva da Educação Superior. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 21, p. 88-100, 2020.
  • OLIVEIRA, R. M. ; CORREA, Y. ; MORÉS, A. . Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. REVISTA INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (RIPF), v. 5, p. 1, 2020.
  • MORO, T. B. ; CORREA, Y. ; VALENTINI, C. B. ; MARCOLLA, V. ; CARDOSO, E. . Tecnologias Assistivas e Necessidades Educacionais Específicas: da oferta de recursos de software ao público-alvo. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE), p. 1242-1256, 2020. JAQUES, R. R. ; Bisol, Claudia Alquati . Representações do corpo com deficiência em videogames. ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES, v. 12, p. 69-84, 2020
  • WELTER, CRISTIANE BACKES; SACCHET, A. ; PEREIRA, T. M. ; SCHONS, M. M. . Como o pibidiano pode contribuir com estudantes na superação das dificuldades de aprendizagem?. Braz. J. of Develop., v. 6, p. 92303-92311, 2020.
  • PESCADOR, CRISTINA MARIA; SCHMIDT, S. ; Bona, A.S. . A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA. Revista Ciranda (Unimontes), v. 4, p. 95-113, 2020.
  • GIRON, GRAZIELA ROSSETTO ; Sacramento Soares, Eliana Maria do . Nicho de Aprendizagem Matemática: uma experiência de ensinar e aprender matemática em convivência. Horizontes, v. 38, p. e020053-20, 2020.
  • ROSITO, FERNADO COVOLAN ; SOARES, ELIANA MARIA DO SACRAMENTO ; Webber, Carine Geltrudes . Tecnologias emergentes da indústria 4.0: considerações para o redimensionamento dos currículos de engenharia. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. e52864-20, 2020.
  • GIACOMIN, M.S. ; RAMOS, Flávia B. . Como a criança lê o livro literário infantil?. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 42, p. 1-12, 2020.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; MARUJU, V. C. ; MATOS, S. R. L. ; ALBUQUERQUE, G. . Cotidiano na voz do estudante autor da região norte: estudo sobre crônicas. TEXTURA - ULBRA, v. 22, p. 99-119, 2020.
  • VOLMER, L. ; HELLER, S. ; RAMOS, Flávia B. ; CARVALHO, A. C. . De contos a curtas: a formação de leitores na escola. Revista do GELNE, v. 22, p. 75-88, 2020.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; ACOSTA, C. ; RELA, E. . Da capa à contracapa: paratextos nos processo constitutivo. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 145-163, 2020.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; DALLAGNOL, G. ; MORES, A. . Literatura em escolas públicas: reflexões a partir da escuta de professores. Ciranda, v. 4, p. 1-17, 2020.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; VOLMER, LOVANI ; BOHM, VERÔNICA . RAPUNZEL E ENROLADOS: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 18, p. 372-390, 2020.
  • ZANOLLA, Taciana ; Ramos, Flávia Brocchetto ; BOHM, VERÔNICA . O encontro da criança com o livro didático: representações da infância (The child's meeting with the teaching book: representations of childhood). REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 14, p. 3511090-18, 2020.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; MACIEL, R. R. A. . Em defesa do corpo poético. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 14, p. 1-18, 2020.
  • RAMOS, F. B.; SCHENKEL, J. D. ; RELA, E. . O lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantis. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 26, p. 1-15, 2020.
  • MARUJU, V. C. P. S. ; MATOS, S. R. L. ; RAMOS, Flávia B. . O combate de uma vida-de-professora-pesquisadora à redacionalização da escrita no Ensino Médio. RAÍDO (ONLINE), v. 14, p. 244-258, 2020.
  • MARANGONI, M. C. T. ; Ramos, Flávia Brocchetto . Poesia: uma casa para as infâncias. Signo (UNISC. Online), v. 45, p. 37-48, 2020.
  • BERNARDI, M. C. ; Ramos, Flávia Brocchetto . Estágio docência: relato de experiência no curso de Biblioteconomia (EAD) da Universidade de Caxias do Sul (UCS). REVISTA ACB (FLORIANÓPOLIS), v. 25, p. 766-777, 2020.
  • OLIVEIRA, F. R. ; SILVEIRA, J. P. B. ; Ramos, Flávia Brocchetto ; RELA, E. . Gabinetes de leitura no Rio Grande do Sul: aspectos históricos e incentivo à formação de leitores. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP), v. 16, p. 91-109, 2020.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; LAZZARI LORENZET, FABIANA ; JUNQUEIRA DE SOUZA, RENATA . O Gato e a Árvore: cuidados na formação do leitor de imagens. GRAPHOS (JOÃO PESSOA), v. 22, p. 164-181, 2020.
  • BOHM, VERONICA ; MARANGONI, Marli Cristina Tasca ; RAMOS, Flávia B. . Moana: um olhar para as relações intergeracionais. AURORA (PUCSP. ONLINE), v. 13, p. 68-82, 2020.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; MACIEL, ROCHELE RITA ANDREAZZA ; GALARDINI, ANNA LIA . QUALIDADE EM SERVIÇOS EDUCACIONAIS ITALIANOS. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 20-51, 2020.
  • FALKENBACH, L. I. S. ; AZEVEDO, TÂNIA MARIS . Paradigmas Epistemológicos no ensino de língua: o que está subjacente às Práticas Pedagógicas. Revista todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 22, p. 01-17, 2020.

Artigos Científicos - Ano de 2019

  • MORÉS, Andréia; PANOZZO, Neiva Senaide Petry. Formação de pedagogos: trajetórias e perspectivas docentes. Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil. v. 14, n. 1, jan./mar. (2019). https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11247
  • PESCADOR, Cristina. M.; VALENTINI, Carla Beatris. Inclusão digital em uma escola do campo: movimentos provocados a partir da implantação de uma política pública no modelo 1:1. REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN (ONLINE), v. 79, p. 135-154, 2019. https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:IM_xNNorQL4J:https://rieoei.org/RIE/article/download/3409/4026/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=ubuntu
  • VALENTINI, Carla Beatris; BELUSSO, Roniele; MATOS, Sônia Regina da Luz. Paisagens do Atendimento Educacional Especializado. Revista Plurais, v. 3, p. 38-57, 2019. https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5614
  • MARANGONI, M. C. Tasca; RAMOS, Flávia Brocchetto. 'Pirlimpsiquice': um extraordinário faz-de-conta. LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE), v. 19, p. 86-100, 2019. http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/17625/pdf
  • MATOS, Sônia Regina da Luz; SCHULER, Betina. Discursos da avaliação escolar na contemporaneidade. Revista Exitus, v. 9, p. 397-425, 2019. http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/728/428

Artigos Científicos - Ano de 2018

  • MORÉS, Andréia. Inovação científica, tecnológica e pedagógica: avanços da educação superior. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 20, p. 176, 2018. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8648641
  • VALENTINI, Carla Beatris; BISOL, Cláudia. Alquati. Método para concepção de objetos de aprendizagem conceituais e atitudinais. REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, v. 5, p. 63-72, 2018. https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/296
  • BISOL, Cláudia Alquati; VALENTINI, Carla Beatris; STANGHERLIN, R. G.; BASSANI, P. P. P. Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 23, p. 601-619, 2018. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6711
  • BISOL, Cláudia Alquati; ALQUATTI, Raquel; GONEM, Thays Carvalho. Encontro com a Psicanálise: experiências de estágio em uma clínica-escola. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 17, p. 1200-1216, 2018. https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/37709
  • SOARES, Eliana Maria do Sacramento. A inteireza do ser como caminho para a constituição do sujeito professor. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 41, p. 59-65, 2018. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29724/16847
  • KAODOINSKI, Fabiana; RAMOS, Flávia Brocchetto. Endereçamento nas propostas de produção textual em livro didático do ensino fundamental. SIGNÓTICA, v. 30, p. 296-317, 2018. https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/49065
  • RAMOS, Flávia Brocchetto; SOUZA, R. J.; STEVENSON, J.. No words, just pictures to tell the history of hmanity: An Art Case In Bocejo. Ilha Do Desterro, v. 71, p. 219-231, 2018 http://www.scielo.br/pdf/ides/v71n2/2175-8026-ides-71-02-219.pdf
  • Ramos, Flávia Brocchetto; REAL, Daniela Corte; DE OLIVEIRA, Flávia Reis. Bibliotecas escolares: leitura, (in)formação e cultura para uma educação cidadã. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 5, p. 84-97, 2018. http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3141
  • Ramos, Flávia Brocchetto; PINTO, M. L. A.; GIROTTO, C. G. G. S.. Interação de bebês com livro literário. POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unisul), v. 12, p. 106-117, 2018. http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/6625
  • RAMOS, Flávia Brocchetto; RELA, Eliana. A infância na narrativa infantil brasileira: de Mário a Raquel. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 13, p. 1742-1758, 2018. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11152
  • NIEDERAUER, Carina Maria Melchiors; AZEVEDO, Tânia Maris. Subjetividade na e pela linguagem: a construção da identidade docente. REVISTA EDUCAÇÃO (PUCRS. ONLINE), v. 41, p. 463-470, 2018. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29726
  • FALKENBACH, Luciana Idiarte Soares; De AZEVEDO, Tânia Maris. A Teoria da Argumentação na Lí­ngua no ensino de compreensão leitora: uma possibilidade de transposição didática. LETRÔNICA, v. 11, p. 169-180, 2018. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/view/28630

Artigos Científicos - Ano de 2017

  • MORÉS, Andréia. A universidade e sua função social: os avanços da EaD e suas contribuições nos processos de ensino e aprendizagem. REFLEXÃO E AÇÃO (UNISC. IMPR.), v. 25, p. 141-159, 2017. https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/8123
  • BISOL, Cláudia Alquati; PEGORINI, Nicole Naji; VALENTINI, Carla Beatris. Pensar a deficiência a partir dos modelos médico, social e pós-social. CADERNOS DE PESQUISA, v. 24, p. 87-100, 2017. http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6804
  • SENGIK, Aline Sberse; VALENTINI, Carla Beatris; TIMM, Jordana Wruck. Uso de 'software' como mediador na aprendizagem da leitura: estudo de caso. PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL (IMPRESSO), v. 21, p. 629-637, 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572017000300629&lng=pt&tlng=pt
  • DO SACRAMENTO SOARES, Eliana Maria; Rosa, Geraldo Antînio; Sabbi, Carlos Roberto. Olhar fundamentalista no contexto da biopolítica contemporânea: algumas articulações com as ideias do pensamento sistêmico. HISPANISTA (EDIÇÃO EM PORTUGUÊS), v. XVIII, p. 01-65, 2017. http://www.hispanista.com.br/artigos%20autores%20e%20pdfs/artigo567.htm
  • SOARES, Eliana Maria do Sacramento; MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. Práticas, representações e mediação: o uso dos laptops educacionais e as intervenções docentes no processo de aprendizagem da educação básica. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 1372-1390, 2017. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10075
  • RAMOS, Flávia Brocchetto; VANIN, Angelina Maria; BALÇA, Angela. Biblioteca escolar e formação do leitor: integração possível? Imagens da educação, v. 7, p. 1-10, 2017. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/35632/pdf
  • WERLANG, Sandra Danieli; RAMOS, Flávia Brocchetto. Literatura infantil no 1º ano do Ensino Fundamental. Linhas. Florianópolis. Online. v. 18, p. 46-63, 2017. http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818372017046
  • MATOS, Sônia Regina da Luz. Digam-me o que vale?. ALEGRAR (CAMPINAS), v. 20, p. 95-104, 2017. https://drive.google.com/file/d/1t1lpELH79fCeOCJh8wYG5Dl5fRGQp3o0/view
  • MATOS, Sônia Regina da Luz. Os educadores franceses Célestin Freinet e Fernand Deligny. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 2231-2244, 2017. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9637

Artigos Científicos - Ano de 2016

  • AZEVEDO, T. M.; SCHULZ, L. O.. O discurso docente em lígua inglesa e a promoção efetiva do desenvolvimento da habilidade de compreensão oral discente. Ilha do Desterro (UFSC), v. 69, p. 111, 2016.
  • AZEVEDO, T. M.. Encadeamentos argumentativos, relações sintagmáticas e associativas: reflexões sobre o ensino da leitura. Antares: Letras e Humanidades, v. 8, p. 48-65, 2016.
  • AZEVEDO, T. M.. Polifonia linguística: uma proposta de transposição didática para o ensino da leitura. Letras de Hoje (Online), v. 51, p. 73, 2016.
  • BISOL, CLÁUDIA ALQUATI.; CAZANATTO, ELENICE.; MARTTA, MARGARETH KUHN.. A Escuta Clínica Psicanalítica em uma Instituição Pública: Construindo Espaços. Psicologia: Ciência e Profissão (Online), v. 36, p. 486-496, 2016.
  • BISOL, CLÁUDIA ALQUATI.; VALENTINI, CARLA BEATRIS.; GOMES, RUTHIE BONAN.. INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Teias (UERJ. Online), v. 17, p. 125-142, 2016.
  • CATELLI, F.; GIOVANNINI JR, O.; LAURIDO, V. G.. 'Demonstração' da lei da inércia?. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 38, p. e4312-e4312-9, 2016.
  • CATELLI, F.; MENDES, M.; BOZZA, M.; MINOZZO, L. C.; RONIERE, S. F.; ROSA, M. P. A.. ACONTECIMENTOS NO TEMPO CRÔNICO ESTATIVO DE ÉMILE BENVENISTE: O SURGIMENTO DA INFÂNCIA E DO JOGO EDUCATIVO. Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, v. V, p. 17-27, 2016.
  • DO SACRAMENTO SOARES, ELIANA MARIA.; BRUSTOLIN, ROSANE K.. Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental.. Educação em foco, v. 19, p. 73-95, 2016.
  • DO SACRAMENTO SOARES, ELIANA MARIA.; GIRON, GRAZIELA ROSSETO.; NARDINI, FERNANDA.. Algumas implicações da transposição informática nos processos de ensino e aprendizagem da matemática.. Revista CIEG â013 Centro de Investigación y estúdios gerenciales, v. 4, p. 282-295, 2016.
  • RAMOS, FLÁVIA BROCCHETTO.; BOEIRA, A. F.. Leitura em sites: possibilidade de formação do leitor. Revista Língua & Literatura (Online), v. 18, p. 72-87, 2016.
  • RAMOS, FLÁVIA BROCCHETTO.; MARANGONI, M. C. T.. Os nascimentos d'O Menino Poeta. Dialogos (Maringa), v. 20, p. 60-72, 2016.
  • RAMOS, FLÁVIA BROCCHETTO.; MARANGONI, M. C. T.. Um estatuto para a poesia infantil contemporânea: reflexões a partir do PNBE. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 50, p. 330-350, 2016.
  • RAMOS, FLÁVIA BROCCHETTO.; MARANGONI, MARLI CRISTINA TASCA.. Ecos da poesia no leitor mirim. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 27, p. 67-92, 2016.
  • RAMOS, FLÁVIA BROCCHETTO.; NEGRI, A. S.; LIMA, I. M.. Literatura na alfabetização: desafios e acolhimentos. Revista Textura (ULBRA), v. 18, p. 106-124, 2016.
  • RAMOS, FLÁVIA BROCCHETTO.; NUNES, M. F.. Ler imagem também é ler literatura. Interletras (Dourados), v. 5, p. 1-14, 2016.
  • RAMOS, FLÁVIA BROCCHETTO.; VOLMER, L.; MARANGONI, M. C. T.. CURRÍCULO SENSÍVEL: PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PREPARAÇÃO DE MAPAS E BÚSSOLAS. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 4, p. 698-717, 2016.
  • VALENTINI, C. B.; GOMES, R. B.; BISOL, CLAUDIA ALQUATI.. INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Teias (UERJ. Online), v. 17, p. 125-142, 2016.
  • VALENTINI, C. B.; PESCADOR, C. M.; FAGUNDES, L.C.. Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais. Revista de Educação Pública (UFMT), v. 25, p. 657-677, 2016.
  • VALENTINI, C. B.; Pescador, C.; FAGUNDES, L. C.. Laptops educacionais na modalidade 1:1: movimentos de inclusão digital em comunidades rurais. Revista de Educação Pública (UFMT), v. 25, p. 657-677, 2016.
  • VALENTINI, C. B.; SCHMIDT, S.. Tecnologias móveis na escola: cartografia dos movimentos da gestão escolar. Perspectiva (UFSC), v. 34, p. 510-532, 2016.

Veja também a produção científica dos anos anteriores.