2 - Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia

Anos anteriores

  • AZEVEDO, T. M.. Ensinar gêneros?. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 93-104, 2014.
  • AZEVEDO, T. M.. GRADUALIDADE, UMA CONSTANTE NA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA. Estudos da Língua(gem) (Online), v. 13, p. 81-96, 2015.
  • AZEVEDO, T. M.. Pontos de vista Outro(s): polifonia e alteridade. Desenredo (PPGL/UPF), v. 11, p. 439-455, 2015.
  • AZEVEDO, T. M.. Por uma aprendizagem significativa da língua materna: o ensino fundamentado em Saussure e Ausubel. Nonada : letras em revista, v. 1, p. 191-212, 2013.
  • AZEVEDO, T. M.; MOSQUERA, Juan J. M.. LER "VENDO" VOZES: A POLIFONIA NO DISCURSO. Educacao Unisinos (Online), v. 18, p. 249-257, 2014.
  • AZEVEDO, T. M.; ROWELL, Vania Morales. Competências e habilidades no processo de aprendizagem. Revista Aprendizes, v. 1, p. 14-18, 2013.
  • BISOL, Claudia Alquati; VALENTINI, C. B.. Objeto virtual de aprendizagem Incluir: recurso para a formação de professores visando à inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 223-234, 2014.
  • BISOL, Claudia Alquati; Stangherlin, R. G.; VALENTINI, C. B.. Educação inclusiva: estudo de estado da arte das publicações científicas brasileiras em Educação e Psicologia. Cadernos de Educação (UFPel), v. 44, p. 240-264, 2013.
  • BISOL, Claudia Alquati; VALENTINI, C. B.; RECH, K. C.. Teacher education for inclusion: Can a virtual learning object help?. Computers and Education, v. 85, p. 202-210, 2015. Citações:1|1
  • CARLI, D.; SOARES, Eliana Maria do Sacramento. Reflexões sobre a lousa digital como recurso pedagógico a partir da abordagem sociointeracionista. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-11, 2013.
  • CATELLI, F.; MUSSATTO, G. A.. As frequências naturais de uma corda de instrumento musical a partir de seus parâmetros geométricos e físicos. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 36, p. 2304-1-2304-6, 2014.
  • CATELLI, F.; MUSSATTO, G. A.. Tensão, calibre e frequência das cordas de instrumentos musicais. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), v. 36, p. 1306-1-1306-6, 2014.
  • CATELLI, F.; BARBIERI, Rodrigo; SCHNEIDER, Vânia. Levando Água à Ebulição à temperatura Ambiente?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 31, p. 677-693, 2014.
  • CATELLI, F.; MARTINS, José Arthur; GIOVANNINI JR, O.. Como localizar o epicentro de um terremoto?. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 32, p. 529-541, 2015.
  • Catelli, Francisco; GIOVANINNI, ODILON; DA SILVA, FERNANDO SIQUEIRA. Um objeto-modelo didático do movimento aparente do Sol em relação ao fundo de estrelas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 131-155, 2013.
  • ESPEIORIN, V. M; Ramos, Flávia Brocchetto. Linguagem poética em sintonia com a criança. Inter-ação (UFG. Impresso), v. 38, p. 677-694, 2013.
  • GIACOMIN, M. S.; Ramos, Flávia Brocchetto; MARANGONI, M. C. T.. O lugar da imagem poética: leitura de (seis) obras do PNBE. Nuances, v. 26, p. 190-206, 2015.
  • GIOVANNINI JR, O.; PELLENZ, D.; CATELLI, F.. O LADO ESCURO DA LUA NUNCA APANHA SOL?. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 17, p. 91-106, 2014.
  • Mendes, M.; Bozza, M.; Minozzo, L. C.; CATELLI, F.; Roniere, S. F.; Rosa, M. P. A.. ACONTECIMENTOS NO TEMPO CRÔNICO ESTATIVO DE ÉMILE BENVENISTE: O SURGIMENTO DA INFÂNCIA E DO JOGO EDUCATIVO. Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, v. V, p. 17-27, 2016.
  • MORÉS, A.. Cursos de Pedagogia EaD: superando desafios? construindo inovações. Educação (UFSM), v. v.39, p. 367-378, 2014.
  • MORÉS, A.. Educação Superior e processos de ensino e aprendizagem em EaD: os Casos UCS e UFRGS. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 72-86, 2013.
  • MUSSATTO, G. A.; CATELLI, F.. CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE REPORTAGENS SOBRE CIÊNCIA NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 20, p. 35-59, 2015.
  • PANOZZO, N. S. P.. Aurora, um jogo visual de luz e cores. Revista Gearte, v. 2, p. 93-106, 2015.
  • PAULETTI, F.; CATELLI, F.. Tecnologias digitais: possibilidades de representação da química abstrata. Acta Scientiae (ULBRA), v. 15, p. 368-381, 2013.
  • PAULETTI, F.; Rosa, M. P. A.; CATELLI, F.. A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, p. 121-134, 2014.
  • PILCHER, CHRISTOPHER D.; Bisol, Claudia Alquati; PAGANELLA, MACHLINE PAIM; VALLABHANENI, SNIGDHA; DA MOTTA, LEONARDO RAPONE; KATO, SERGIO KAKUTA; SPERHACKE, ROSA DEA; KALLAS, ESPER G.; HECHT, FREDERICK M.; DIAZ, RICARDO SOBHIE. Efficient Identification of HIV Serodiscordant Couples by Existing HIV Testing Programs in South Brazil. Plos One, v. 10, p. e0142638, 2015.
  • Ramos, Flávia Brocchetto. Livro de imagem: possibilidades de leitura. Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro), v. 23, p. 132-149, 2015.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; AMARAL, L. M.. Diversidade na sala de aula: representação da cultura afro-brasileira. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 9, p. 301-320, 2015.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; BALÇA, ÂNGELA.. Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 35, p. 157-168, 2013.
  • RAMOS, Flávia B.; DALLAGNOL, G.. A LEITURA LITERÁRIA NO GT10 - ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA - DA ANPED. Revista Cocar, v. 8, p. 225-243, 2014.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; NUNES, M. F. . Efeitos da ilustração do livro de literatura infantil no processo de leitura. Educar em Revista (Impresso), v. 48, p. 251-263, 2013.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; NUNES, M. F.. Ler imagem também é ler literatura. Interletras (Dourados), v. 5, p. 1-14, 2016.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; CABRAL, I. S.; SILVA, P. T.. Narrativa infantil contemporânea: entre tradição e ruptura. Espéculo (Madrid), v. 55, p. 77-84, 2015.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; MARANGONI, M. C. T.. O que e como dizem as mulheres poetas no PNBE 2010?. Desenredo (PPGL/UPF), v. 9, p. 91-107, 2013.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; MARANGONI, MARLI CRISTINA TASCA. Nas ondas da lembrança: entre velhice e infância. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 37, p. 73-81, 2015.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; NUNES, M. F.. Verbal-Visual Narrative and the Development of Brazilian Identity in the Work of Roger Mello. Bookbird: A Journal of International Children's Literature, v. 52, p. 67-73, 2014.
  • RAMOS, F. B. ; PANOZZO, N. S. P.. Leitura de capas de revistas infantis. Signo (UNISC. Online), v. 39, p. 271-289, 2014.
  • RAMOS, F. B. ; PANOZZO, N. S. P.. O clássico reinventado em modos de dizer e de mostrar. Intersecções (Jundiaí), v. 1, p. 199-217, 2015.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; ROSA, M. P. A.. Introdução da Ciência na infância: o caso da série De onde vem?. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 41-59, 2013.
  • RAMOS, Flávia B.; ROSA, LETÍCIA DA.. Literatura na escola: priorizando a velhice.... Muitas Vozes, v. 2, p. 171-183, 2013.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; Volmer, L.; AMARAL, L. M.. LEITURA DO PNLD COMO MEDIAÇÃO CULTURAL. Raído (Online), v. 8, p. 115-125, 2014.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; Volmer, L.. O espaço urbano em narrativas do PNBE 2010. Revista Trama (Cascavel. Impresso), v. 11, p. 129-141, 2015.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; Volmer, L.; GIACOMIN, M. S.. Temas transversais em textos literários: um olhar sobre a Revista Ciência hoje das crianças de 2011. Aprender (Portalegre), v. 33, p. 123-131, 2013.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; DE PAIVA, ANA PAULA MATHIAS.. A DIMENSÃO NÃO VERBAL NO LIVRO LITERÁRIO PARA CRIANÇA. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v. 14, p. 425-447, 2014.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; DE NEGRI, ANDREIA SILVA ; DE OLIVEIRA, LUCILA GUEDES.. PARA CADA TEMPO, UM LEITOR. Reflexão e Ação (Online), v. 23, p. 371-389, 2015.
  • Rigoni, D. M. R. G. R.; VALENTINI, C. B.. PROCESSOS SOCIOCOGNITIVOS NOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM COM O LAPTOP EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO. Linhas (Florianópolis. Online), v. 14, p. 134-157, 2013.
  • Rosa, M. P. A.; CATELLI, F.; PAULETTI, F.. "Eu não sei o que o amanhã trará": a tríade tecnologias, sociedade e educação. Acta Scientiae (ULBRA), v. 16, p. 164-179, 2014.
  • Rosa, M. P. A.; EICHLER, M. L.; CATELLI, F.. "QUEM ME SALVA DE TI"?: REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A TECNOLOGIA DIGITAL. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 84-104, 2015.
  • SCHULZ, LISIANE OTT; DE AZEVEDO, TÂNIA MARIS. O discurso docente em língua inglesa e a promoção efetiva do desenvolvimento da habilidade de compreensão oral discente. Ilha do Desterro (UFSC), v. 69, p. 111, 2016.
  • SENGIK, ALINE SBERSE; Ramos, Flávia Brocchetto. Concepção de morte na infância. Psicologia & Sociedade (Online), v. 25, p. 379-387, 2013. Citações:1
  • SENGIK, A. S.; Ramos, Flávia Brocchetto. Literatura como instrumento de > discussão acerca da morte. Psicologia da Educação (Online), v. 2, p. 1-14, 2015.
  • SOARES, Eliana Maria do Sacramento. Reflexões sobre a prática docente: o uso de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 1, p. 1-39, 2015.
  • SOARES, Eliana Maria do Sacramento; Brustolin, Rosane K. Mudanças nas práticas pedagógicas no contexto da inserção de laptops na sala de aula. Signos, v. 36, p. 1-14, 2015.
  • SOARES, ELIANA MARIA DO SACRAMENTO; LUCHESE, T. A.. A sala de aula no presente-passado: dois olhares, uma reflexão. Intersaberes (Facinter), v. 10, p. 493-508, 2015.
  • VALENTINI, C. B.; Pescador, C.; SOARES, Eliana Maria Do Sacramento. O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas. Educação (Santa Maria. Online), v. 38, p. 151-164, 2013.
  • VALENTINI, CARLA BEATRIS; PESCADOR, CRISTINA MARIA ; DO SACRAMENTO SOARES, ELIANA MARIA.. O laptop educacional na escola pública: letramento digital e construção de significado. Educação (Santa Maria. Online), v. 38, p. 151-164, 2013.
  • AZEVEDO, T. M. . Discurso didático: um modelo para descrição do sentido pela semântica argumentativa. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 16, p. 39/3-55, 2011. Acesse o artigo completo.
  • AZEVEDO, T. M. . O discurso didático: testagem de um modelo para a descrição do sentido pela Semântica Argumentativa. Revista de Letras (Fortaleza), v. 31, p. 72-82, 2012. Acesse o artigo completo.
  • AZEVEDO, T. M. . Outras vozes na argumentação: atualização da polifonia e reformulação da. Letras de Hoje, v. 46, p. 64-72, 2011. Acesse o artigo completo.
  • AZEVEDO, T. M. . Transposição didática de gêneros discursivos: algumas reflexões. Desenredo (PPGL/UPF), v. 6, p. 198-214, 2010. Acesse o artigo completo.
  • AZEVEDO, T. M. ; MILESKI, I. . Argumentação, Teoria da Argumentação na Língua e descrição semântico-argumentativa do discurso. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 16, p. 169/10-184, 2011. Acesse o artigo completo.
  • BISOL, Claudia Alquati ; BREHMM, E. ; VALENTINI, C. B. . Blogs de adolescentes surdos: escrita e construção de sentido. Psicologia Escolar e Educacional (Impresso), v. 14, p. 291-299, 2010. Acesse o artigo completo.
  • BISOL, Claudia Alquati ; VALENTINI, C. B. . Desafios da inclusão: uma proposta para qualificação de docentes no ensino superior via tecnologias digitais. Revista Portuguesa de Educação, v. 25, p. 263-280, 2012. Acesse o artigo completo.
  • BISOL, Claudia Alquati ; VALENTINI, C. B. ; SIMIONI, J. L. ; ZANCHIN, J. . Estudantes surdos no ensino superior: reflexões sobre a inclusão. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 40, p. 147-172, 2010. Acesse o artigo completo.
  • FONTANA, N. M.; PAVIANI, N. M. S. ; PRESSANTO, I. M. P. . Atividade profissional, incentivo da escola fundamental e grau de instrução da mãe: peças na formação do leitor universitário. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 13, p. 71-99, 2010. Acesse o artigo completo.
  • Lopes, D. Q.; VALENTINI, C. B. . Mídias Locativas e Realidade Mixada: a produção de sentidos sobre o digital-virtual a partir da cartografia com suporte das tecnologias digitais. Educação Unisinos, v. 16, p. 205-214, 2012. Acesse o artigo completo.
  • MARANGONI, M. C. T. ; Ramos, Flávia Brocchetto . Possibilidades de leitura literária: entre a resistência e a sedução. Signo (UNISC. Online), v. 37, p. 111-129, 2012. Acesse o artigo completo.
  • NUNES. M. F.; RAMOS, Flávia B. . Leitura mediada do texto híbrido: algumas possibilidades. Currículo sem Fronteiras, v. 12, p. 229-243, 2012. Acesse o artigo completo.
  • PAVIANI, N. M. S.. Aprendizagem na perspectiva da teoria do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart. Espaço Pedagógico, v. 18, p. 58-73, 2011. Acesse o artigo completo.
  • PAVIANI, N. M. S.. Leitura e escrita em sala de aula com base na teoria dos gêneros de texto (GENERA 2). Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 16, p. 13-26, 2011. Acesse o artigo completo.
  • PRESSANTO, I. M. P. ; FONTANA, N. M. ; PAVIANI, N. M. S. . Quem sabe ler editoriais? Desenvolvendo habilidades de leitura através de sequência didática. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 16, p. 128-140, 2011. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B. A vez e a voz de Raquel: construção da criança pela literatura. Espéculo (Madrid), v. 44, p. 1-12, 2010. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B. Por que literatura? Ciberteologia (São Paulo. Edição em Português), v. 30, p. 85-95, 2010. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B. ; PELLANDA, N. . Cognição e autoria: as emergências em leitura na formação docente. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 6, p. 1-16, 2010. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; GUTIERRES, A. ; KICH, M. . Filosofia e literatura: diálogo motivado a partir de Platão e Tchekhov. Revista Educação (PUCRS. Online), v. 34, p. 317-323, 2011. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; Tornquist, Sandra Regina . A construção do poético em Quando as montanhas conversam. Acta Scientiarum. Language and Culture (Online), v. 34, p. 9-15, 2012. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; MARANGONI, M. C. T. . Leitura literária: espelho e estrada na formação do ser. Línguas & Letras (Online), v. Vol. 1, p. 1-16, 2011. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; NEVES, N. V ; ORSO, A. C . Vozes d África no PNBE 2008. Antares: Letras e Humanidades, v. Vol. 3, p. 187-207, 2011. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; P.; SILVA, A. V . Faces do conto popular e seus percursos de leitura. Signo (UNISC. Online), v. 35, p. 232-244, 2010. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; PANOZZO, N. S. P. . Literatura infantil contemporânea: o passado (revestido) bate à porta,. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, v. 36, p. 17-29, 2010. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; PANOZZO, N. S. P. ; SILVA, A. V . O gênero conto popular na formação do leitor iniciante. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 16, p. 141-155, 2011. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; PANOZZO, N. S. P. ; ZANOLLA, T. . Imagem e palavra na leitura de narrativa. Perspectiva (UFSC), v. 29, p. 245-262, 2011. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; S.. A construção discursiva de Alice. Espéculo (Madrid), v. 47, p. 1-11, 2011. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia B.; TORNQUIST, S. . Os bolsos do mundo: unindo palavra e ilustração. Raído (Online), v. 4, p. 347-358, 2010. Acesse o artigo completo.
  • Ramos, Flávia Brocchetto ; SCHULZ, L. O. . O gênero trailer como ferramenta no processo ensino-aprendizage de língua estrangeira. Revista Escrita (PUCRJ. Online), v. unico, p. 1-14, 2012. Acesse o artigo completo. http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/rev_escrita.php?strSecao=show11&fas=204
  • Ramos, Flávia Brocchetto ; PANOZZO, N. S. P. . As marcas da palavra e da ilustração. Educação (São Paulo), v. unico, p. 26-37, 2012.
  • Ramos, Flávia Brocchetto ; PANOZZO, N. S. P. . Leitura da literatura infantil como possibilidade de multiletramento. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 15, p. 39-63, 2012. Acesse o artigo completo.
  • Ramos, Flávia Brocchetto ; PANOZZO, N. S. P. . Modalidades narrativas: cantos lusitanos em quadrinhos. Educação (PUCRS. Impresso), v. 35, p. 2012-361, 2012. Acesse o artigo completo.
  • Ramos, Flávia Brocchetto ; Volmer, L. ; ORSO, A. C . Reformas educacionais e curriculares: acervos complementares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 8, p. 1-17, 2012. Acesse o artigo completo.
  • Ramos, Flávia Brocchetto ; ZANOLLA, T. . Educação estética pela leitura literária. Contrapontos (Online), v. 12, p. 250-258, 2012. Acesse o artigo completo.
  • Ramos, Flávia Brocchetto; KICH, M.; GUTIERRES, A.. Literatura infantil: proposta de formação. DLCV (UFPB), v. 8, p. 155-164, 2011. Acesse o artigo completo.
  • RAMOS, Flávia Brocchetto; PANOZZO, N. S. P. ; LAZZARETTI, M. L. . Publicidade na revista Recreio: configuração do consumidor infantil. Nonada (Porto Alegre), v. 16, p. 165-180, 2011. Acesse o artigo completo.
  • SOARES, Eliana Maria Do Sacramento ; VALENTINI, C. B. . Tecnologias digitais: práticas e reflexões no contexto do ensino fundamental. Linhas (Florianópolis. Online), v. 13, p. 74-88, 2012. Acesse o artigo completo.
  • SOARES, Eliana Maria Do Sacramento ; VALENTINI, C. B. ; RECH, J. . Convivência e aprendizagem em ambientes virtuais: uma reflexão a partir da Biologia do conhecer. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 27, p. 39-60, 2011. Acesse o artigo completo.
  • TORNQUIST, S. ; RAMOS, Flávia B. . A poeticidade das coisas simples revelada em O fazedor de amanhecer. Signo (UNISC. Online), v. 37, p. 190-210, 2012. Acesse o artigo completo.
  • VALENTINI, C. B. ; Pescador, C. ; SOARES, Eliana Maria Do Sacramento . O laptop educacional na escola pública: letramento digital e possibilidades de transformação das práticas pedagógicas. Educação (Santa Maria. Online), v. 38, p. 151-164, 2013. Acesse o artigo completo.
  • VALENTINI, C. B.; BISOL, Claudia Alquati . Tecnologia no contexto da inclusão: a construção de um objeto de aprendizagem para a qualificação de docentes. Chronos (Caxias do Sul) (Cessou em 2000), v. 35, p. 189-198, 2010.
  • VALENTINI, C. B.; SOARES, Eliana Maria Do Sacramento . Docência na cultura digital: reflexões à luz da biologia do conhecer. Signo (UNISC. Impresso), v. 36, p. 326-338, 2011. Acesse o artigo completo.