1 - Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação

Última modificação em 03/09/2021.

Veja também os artigos da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia.

Artigos Científicos - Ano de 2021

  • ANTOS, K. A. ; OLIVEIRA, D. A. ; STRECK, Danilo R. . The Journal Amauta (1926- 1930): study of a latin american educational tribune. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. e159, 2021.
  • SANTOS, K. A. ; OLIVEIRA, D. A. ; STRECK, Danilo R. . A Revista Amauta (1926- 1930): estudo de uma tribuna educativa latino-americana. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. e159, 2021.
  • ABBA, M. J. ; STRECK, Danilo R. . A Reforma de Córdoba de 1918 e a internacionalização universitária na América Latina. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 25, p. e102256, 2021.
  • ABBA, M. J. ; STRECK, Danilo R. . The 1918 Córdoba Reform and university internationalization in Latin America. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 25, p. e102256, 2021.
  • STRECK, Danilo R.; ROSA, C. S. . Internacionalização da educação e cidadania: entre conexões esquecidas e necessárias. Revista REDALINT. Universidad, Internacionalización e Integración Regional, v. 1, p. 45-64, 2021.
  • PITANO, Sandro de Castro ; TAVAREZ, M. T. G. ; STRECK, DANILO R. . Uma vida em defesa da Educação Popular: entrevista com Danilo R. Streck. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 245-255, 2021.
  • BUFFON, E. C. ; RAMOS, F. B. ; RELA, E. . Leitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 2-22, 2021.
  • DORIGATTI, MAICON ; SOAVE, CLÁUDIA ; ROSA, GERALDO ANTONIO DA . Possíveis reverberações para emancipação e representação cultural latino-americana (des)compassos a partir de perspectivas decoloniais. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 38, p. 1-18, 2021.
  • GUSBERTI CORTELINI, VALDETE ; DA ROSA, GERALDO ANTÔNIO . Caem as máscaras na quarentena Covid-19: reflexões freireanas a partir de Cartas a Cristina. Olhar de Profesor, v. 24, p. 1-7, 2021.
  • TREVISAN, AMARILDO LUIZ ; AZEVEDO, MAURÍCIO CRISTIANO DE ; ROSA, GERALDO ANTONIO DA . Mal de arquivo - Um desafio para a filosofia da educação?. EDUCAR EM REVISTA, v. 37, p. 1-17, 2021.
  • SANTOS, D. ; SOUZA, J. E. . O ENSINO DE MÚSICA NO GRUPO ESCOLAR FARROUPILHA/RS (1938-1945): VESTÍGIOS E DELINEAMENTOS DE UMA CULTURA ESCOLAR. HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 8, p. 197-216, 2021.
  • DEWES, E. C. S. ; SOUZA, J. E. . EM BUSCA DO RURALISMO EM CAXIAS DO SUL/RS NAS PÁGINAS DO ?DESPERTAR? (1947-1954). FACES DA HISTÓRIA, v. 8:n.1, p. 346-363, 2021.
  • SOUZA, J. E.; GIACOMONI, C. . ANÁLISE DOCUMENTAL COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA PESQUISAS LOCAIS. Cadernos CERU, v. 32:1, p. 139-156, 2021.
  • SOUZA, J. E.. A subvenção de escolas públicas em São Leopoldo/RS nas primeiras décadas do século XX. Revista Educar Mais, v. 5, p. 755-765, 2021.
  • Roncarelli, Isadora Alves ; STECANELA, NILDA ; PAULETTI, FABIANA . Docência em movimento: a transitividade no fazer docente. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 1-18, 2021.
  • Pitano, Sandro de Castro; NOAL, Rosa Elena ; BRIGNOL, LEONARDO ALVES . EXCLUSÃO ESCOLAR NA EJA: INDICADORES E CONCEPÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 16, p. 8435, 2021.
  • PITANO, S. C.; TAVARES, M. T. G. ; STRECK, D. R. . Uma vida em defesa da educação popular: entrevista com Danilo R. Streck. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 245-255, 2021.
  • PITANO, S. C.; TAVARES, M. T. G. . PAULO FREIRE AND POPULAR EDUCATION: CULTURE, METHODOLOGIES, PLACES AND SUBJECTS. Reflexão e Ação (versão eletrônica), v. 29, p. 06-09, 2021.
  • PITANO, S. C.; NOAL, Rosa Elena ; MORETTI, C. Z. . Repoliticising Participatory/Action Research: From Action Research to Activism: some considerations on the 7th Action Research Network of Americas Conference. INTERNATIONAL JOURNAL OF ACTION RESEARCH, v. 16, p. 267-278, 2021.
  • MATOS, S. R. L.; SCHULER, B. . Docência e a aula como ensaio. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 1-44, 2021.
  • MARINELLO, C. ; MATOS, S. R. L. . DIÁRIO DE UMA PROFESSORA-ALFABETIZADORA: FRAGMENTOS DE UMA PANDEMIA. Revista Educação Básica em Foco, v. 2, p. 1-7, 2021.
  • CARBONARA, VANDERLEI; SCHWARZ, A. . A escola como espaço de formação para a autonomia numa perspectiva existencialista. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 1-21, 2021.

Artigos Científicos - Ano de 2020

  • RUBINO DOS SANTOS, O. A. C.; STRECK, DANILO ROMEU. Entrevista com Professor Dr. Danilo Romeu Streck: Educação Popular e América Latina: resistências, perspectivas e utopias. Revista Debates Insubmissos, v. 2, p. 218-229, 2020.
  • PITANO, Sandro de Castro; STRECK, DANILO ROMEU; MORETTI, Cheron Zanini. As tramas da participação na pedagogia freireana: fundamentos para uma democracia radical. Civitas (Porto Alegre), v. 20, p. 109-118, 2020.
  • STRECK, DANILO ROMEU. Community Engagement and Action Research - Book Review Essay. INTERNATIONAL JOURNAL OF ACTION RESEARCH, v. 16, p. 173-179, 2020.
  • STRECK, DANILO ROMEU; SOUZA, TIAGO ZANQUÊTA DE; NOVAIS, GERCINA SANTANA. Educação popular e pedagogia decolonial: entrevista com Danilo Romeu Streck. CADERNOS CIMEAC, v. 10, p. 18-24, 2020.
  • MIRA, L. N. ; STRECK, DANILO ROMEU. Educação e formação para além da Escola. INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 9, p. 71-82, 2020.
  • SOUZA, C. S. S. ; ABBA, M. J.; STRECK, DANILO ROMEU. Internationalization as a process of change. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 529-537, 2020.
  • STRECK, Danilo R.. Pedagogies of Participation: A Methodological Framework for Comparative Studies. Global Comparative Education, v. 4, p. 35-49, 2020.
  • STRECK, Danilo R.. Transdisciplinarity as a decoloni zing research practice: A Latin American perspective. Diálogos Latinoamericanos, v. 29, p. 88-100, 2020.
  • RAMOS, F. B. ; ACOSTA, C. ; RELA, ELIANA . DA CAPA À CONTRACAPA: PARATEXTOS NO PROCESSO CONSTITUTIVO. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 145-163, 2020.
  • SCHENKEL, J. D. ; RAMOS, F. B. ; RELA, E. . O lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantis. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE), v. 26, p. 1-15, 2020.
  • REIS, F. ; SILVEIRA, J. ; RAMOS, F. B. ; RELA, E. . Gabinetes de leitura no Rio Grande do Sul: aspectos históricos e incentivo à formação de leitores. PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP), v. 16, p. 91-109, 2020.
  • SABBI, CARLOS ROBERTO ; ROSA, GERALDO ANTÔNIO DA ; GASCÓN, AGUSTÍN DE LA HERRÁN . Cenários educacionais na contemporaneidade: reflexões a respeito das diferenças e das performances. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 15, p. 682-696, 2020.
  • SOAVE, C. ; BARBIERI, S. C. R. ; ROSA, G. A. . Ética como espaço de voz e ressonâncias do cuidado de si docente na escola pública e na Base Nacional Comum Curricular. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-23, 2020.
  • CORTELINI, VALDETE GUSBERTI ; DA ROSA, GERALDO ANTÔNIO . Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD. LINHAS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 21, p. 385-404, 2020.
  • ARRUDA, M. P. ; SOAVE, C. ; ROSA, GERALDO . Self-ethics: knowledge to give a new meaning to teaching. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT, v. 12, p. 1-16, 2020.
  • SABBI, C. R. ; DA ROSA, GERALDO ANTONIO . Pedagogia Radical e Inclusiva: possíveis horizontes em tempos de covid-19 e Pós-pandemia. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 1, 2020.
  • GIACOMONI, C. ; SOUZA, J. E. . Formas de organizar a Educação Física no ensino primário: memórias de professoras da Escola Giuseppe Garibaldi, Caxias do Sul/RS (1974-1985). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 19:2, p. 496-512, 2020.
  • BORTOLUZZI, P. ; SOUZA, J. E. . GRUPO ESCOLAR ERNY DE ZORZI (CAXIAS DO SUL/RS ? 1942/1955): AS FESTIVIDADES ESCOLARES. Etikk i Praksis, v. 3, p. 162-184, 2020.
  • BERNARDES, M. G. C. ; SOUZA, J. E. . MEMÓRIAS EM TORNO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE NOVO HAMBURGO (1923-1968): ESCOLA JOSÉ DE ANCHIETA. TRAVESSIAS, v. 14, p. 310-325, 2020.
  • DEWES, E. C. S. ; SOUZA, J. E. . O JORNAL DESPERTAR: VESTÍGIOS DA FORMAÇÃO E DO ENSINO NO MEIO RURAL DE CAXIAS DO SUL/RS (1947-1954). EDUCAÇÃO EM FOCO, v. 3, p. 402-421, 2020.
  • SOUZA, J. E.; COSTA, V. B. . ESCOLARIZAÇÃO EM SAPIRANGA/RS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX: A PRESENÇA DOS GRUPOS ESCOLARES. PRACS: REVISTA ELETRÔNICA DE HUMANIDADES DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIFAP, v. 13, p. 489-503, 2020.
  • SOUZA, J. E.. Os processos de escolarização na escola normal de Sapiranga/RS (1963-1966). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA & CIÊNCIAS SOCIAIS, v. 12, p. 371-395, 2020.
  • VANZ, S. ; SOUZA, J. E. . MOBILIÁRIO PARA ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO PRIMÁRIO EM CAXIAS DO SUL/RS (1890-1930): VESTÍGIOS DA CULTURA ESCOLAR. REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO, v. 13, p. 259-280, 2020.
  • PILETTI, F. ; SOUZA, J. E. . O Grupo Escolar Jansen (1937-1958): um modo de escolarizar no meio rural de Farroupilha/RS. MÉTIS: HISTÓRIA & CULTURA, v. 19:37, p. 267-287, 2020.
  • DEWES, E. C. S. ; SOUZA, J. E. . O ?AMOR À PÁTRIA?: REPRESENTAÇÕES DE CIVISMO NAS PÁGINAS DO DESPERTAR. RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 6, p. 1-15, 2020.
  • STECANELA, NILDA; LEMONS, Caroline Caldas . Direito à educação: da conquista ao reconhecimento. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 27, p. 168-185, 2020.
  • STECANELA, NILDA; PICCOLI, MÁRCIA SPEGUEN DE QUADROS . Paradoxo mercantilização do Ensino Superior e formação profissional humana: uma crítica a partir das contribuições de Paulo Freire. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 25, p. 274-293, 2020.
  • Pitano, Sandro de Castro; NOAL, Rosa Elena . A TRANSIÇÃO DOS EX-CATADORES DO LIXÃO ÀS COOPERATIVAS DE TRIAGEM: UM PROCESSO EMANCIPATÓRIO DE INCLUSÃO SOLIDÁRIA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS. Caminhos da Geografia (UFU. Online), v. 21, p. 142-151, 2020.
  • Pitano, Sandro de Castro; STRECK, DANILO ROMEU ; MORETTI, CHERON ZANINI . As tramas da participação na pedagogia freireana: fundamentos para uma democracia radical. Civitas (Porto Alegre), v. 20, p. 109-118, 2020.
  • ROMIG, KAREN LAIZ KRAUSE ; Pitano, Sandro de Castro ; NOAL, Rosa Elena . Aspectos geográficos e culturais de uma região cultural pomerana no sul do Rio Grande do Sul. Geosul, v. 35, p. 300-324, 2020.
  • ROMIG, KAREN LAIZ KRAUSE ; PITANO, S. C. . O Atlas Geográfico Municipal como Recurso Didático no Ensino de Geografia: elaboração e perspectivas formativas. GEOGRAFIA (LONDRINA), v. 29, p. 241-260, 2020.
  • de Castro Pitano, Sandro; MARTINS CORRÊA, ADILSON . EDUCAÇÃO E JUSTIÇA RESTAURATIVA: OS CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO E CULTURA DE PAZ EM TURMAS DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS. Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto, v. 1, p. 39-54, 2020.
  • ROMIG, K. L. ; PITANO, S. C. . AS BASES TEÓRICAS E EMPÍRICAS PARA A DEFINIÇÃO DE UMA REGIÃO CULTURAL POMERANA NO SUL DO RIO GRANDE DO SUL. geografar Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR, v. 15, p. 142-160, 2020.
  • MATOS, S. R. L.; MIGUEL, M. C. P. . Conversação sobre Fernand Deligny e o Aracniano. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 22, p. 498-516, 2020.
  • Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju ; RAMOS, F. B. ; MATOS, S. R. L. ; ALBUQUERQUE, G. . Cotidiano na voz do estudante-autor da região norte: estudo sobre crônicas. TEXTURA - ULBRA, v. 22, p. 100-119, 2020.
  • Viviane Cristina Pereira dos Santos Maruju ; MATOS, S. R. L. ; RAMOS, F. B. . O combate de uma vida-de-professora-pesquisadora à redacionalização da escrita no Ensino Médio. RAÍDO (ONLINE), v. 14, p. 244-258, 2020.
  • MATOS, S. R. L.; CAVION, C. F. ; PACHECO, A. V. O. . ESCRITURA E SEU COMBATE: A FOLHA EM BRANCO. Linha Mestra, v. 41, p. 122-132, 2020.
  • MATOS, S. R. L.; SCHULER, B. . Arque-omontagem da aula. TEIAS (RIO DE JANEIRO. IMPRESSO), v. 21, p. 220-233, 2020.
  • BELUSSO, G. ; LUCHESE, T. Â. . Entrevista com catedrático Justino Magalhães: os municípios na educação em pauta. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 24, p. 1-27, 2020.
  • CICONETTO BERNARDI, MANUELA ; Luchese, Terciane Ângela . A taxa de alfabetização de Antônio Prado, Rio Grande do Sul (1895-1920). REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 58, p. 1-25, 2020.
  • BERNARDI, MANUELA CICONETTO ; Luchese, Terciane Ângela . BIBLIOTECA ESCOLAR: ESPAÇO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE), v. 36, p. 1-3, 2020.
  • BELUSSO, G. ; LUCHESE, T. Â. . Una vita per l' educazione: memórias autorreferenciais da professora Maria Mocelini (1878 - 1961). PRÁXIS EDUCACIONAL (ONLINE), v. 16, p. 825-848, 2020.
  • Luchese, Terciane Ângela; BERNARDI, MANUELA CICONETTO . Rumo ao interior: móveis e objetos numa escola rural de Antônio Prado/RS (1899-1912). EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO (UFMA), v. 13, p. 137-161, 2020.
  • BARAUSSE, A. ; LUCHESE, T. Â. . Celebrations of Italiannes: italian immigration in Rio Grande do Sul and schools, between memory and history (1924-1926). HISTORY OF EDUCATION & CHILDREN'S LITERATURE (ONLINE), v. XV, p. 671-698, 2020.
  • PARISE BRANDALISE DALSOTTO, MARIANA ; Luchese, Terciane Ângela . A FORMAÇÃO CRISTÃ COMO UMA FORMAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO. REVISTA PEDAGÓGICA (CHAPECÓ. ONLINE), v. 22, p. 1-20, 2020.
  • CARBONARA, VANDERLEI. Humanismo do outro homem: perspectivas de uma formação a partir da sensibilidade e da ética com Emmanuel Levinas. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE), v. 34, p. 1-33, 2020.

Artigos Científicos - Ano de 2019

  • PASINATO, Darciel; SOUZA, José Edimar de. O público e o privado nas revistas Vozes e Anhembi das décadas de 1950 e 1960. EDUCERE ET EDUCARE (VERSÃO ELETRÔNICA), v. 14, n. 31, jan./abr. 2019, p. 1-29. http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/18684
  • SOUZA, José Edimar de; GRAZZIOTIN, Luciane S. S.; ALMEIDA, Dóris B.; BASTOS, Maria H. C.; ERMEL, Tatiane F.; RAMIL, Chris A.. Novos tempos se anunciam. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. 1-5, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/89469
  • PEDRO, Joanne Cristina; STECANELA, Nilda. O território educativo na política educacional brasileira: silêncios, ruídos e reverberações. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 14, p. 1-18, 2019. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13112
  • LUCHESE, T. Ângela. Expandir as escolas, aumentar a frequência, valorizar a agricultura: Celeste Gobbato e a educação municipal (Caxias do Sul, RS, 1924-1928). Cadernos De História Da Educação (ONLINE), v.18, p. 43-68, 2019. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/47614

Artigos Científicos - Ano de 2018

  • SOARES, Elisiane da Silva; RELA, Eliana. Estudos sociais para crianças numa democracia: prescrições didáticas para o ensino de história sob o prisma norte-americano. Revista Antíteses v.11, n.22, jul/dez 2018 p 606-627. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/34751
  • RAMOS, Flávia Brocchetto; RELA, Eliana. A infância na narrativa infantil brasileira: de Mário a Raquel. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação v.13, n.4, out./dez. (2018) p. 1742-1758. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11152
  • COSTA, Claudio da; RELA, Eliana. O papel da memória oral na produção de arranjos documentais de acervos privados. Encontro de memórias [recurso eletrônico] / - Porto Alegre: ISCMPA, 2018. 1118p. http://www.centrohistoricosantacasa.com.br/wp-content/uploads/2018/05/ebook-_-encontro-de-memorias.pdf
  • ROSA, Geraldo Antônio; TREVISAN, Amarildo. Indústria Cultural, Biopolítica e Educação. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 29, p. 01-18, 2018. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0103-73072018000300423&lng=pt&nrm=iso
  • ROSA, Geraldo Antônio; FERNANDES, A. C.. Entrevista com o Professor Dr. Thomas Kesselring. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 26, p. 1-12, 2018. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/6428
  • TREVISAN, Amarildo Luiz; ROSA, Geraldo Antônio da. Modernidade em (des) encontro: a educação entre expressivismo e objetividade. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 23, p. 815-833, 2018. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772018000300815&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
  • ROSA, Geraldo Antônio da; TEDESCO, S.; SPAGNOLO, C.. Consciência Crítica Latino-Americana: superação do pensamento colonizado. HISPANISTA (EDIÇÃO EM PORTUGUÊS), v. XIX, p. 01-09, 2018. http://www.hispanista.com.br/artigos%20autores%20e%20pdfs/603.pdf
  • SOAVE, C.; BARBIERI, S. C. R.; ROSA, Geraldo Antônio. Cuidado do Ser em Freire: dimensão ontológica do Ser Mais na Educação. REVISTA DO NESEF: FILOSOFIA E ENSINO, v. 1, p. 49-60, 2018. https://revistas.ufpr.br/nesef/article/view/63790
  • SOUZA, José Edimar de. Um modo de traduzir figuras do passado: cadernos de um professor catarinense. Revista HISTEDBR On-line, v. 18, Campinas, v.18, n.1 [75], p.281-285, jan./mar. 2018. https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8648888
  • PASINATO, Darciel; SOUZA, José Edimar de. Manifesto dos educadores mais uma vez convocados: a concepção de público. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 23,n.1, p. 114-136, 2018. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5229/pdf
  • SOUZA, José Edimar de. La escuela como cultura y sus prácticas educativas: entrevista com Augustín Escolano Benito. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 23,n.1, p. 199-207, 2018. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5723/pdf
  • SOUZA, José Edimar de; GRAZZIOTIN, Luciane S. S.. Narrativas de "memorização" na escola normal de Porto Alegre/RS (1882). História: Debates e Tendências, v. 18, n.1, jan./jun. 2018, p. 155-167 http://seer.upf.br/index.php/rhdt/article/view/6163/4584
  • SOUZA, José Edimar de. Regimento das escolas municipais de Novo Hamburgo/RS (1952). Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 4, n. 1, p. 190-202, jan./jun. 2018. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9317
  • SOUZA, José Edimar de. Notas de pesquisa: a Batalha de Porongos no contexto da Guerra dos Farrapos (1844). Revista Expedições, Morrinhos/GO, v. 9, n. 3, mai./ago. 2018. https://www.revista.ueg.br/index.php/revista_geth/article/view/7457
  • SOUZA, José Edimar de. A escolarização em uma região de imigração: processos, práticas e o ensino no meio rural de Lomba Grande/RS nas primeiras décadas do século XX. REVISTA DE HISTÓRIA REGIONAL, v. 2, p. 221-238, 2018. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rhr/article/view/12061/209209210433
  • STECANELA, Nilda. A Coisificação da Relação Pedagógica no Cotidiano Escolar. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 929-946, 2018. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/78810
  • STECANELA, Nilda. The Objectification of the Pedagogical Relationship in Everyday School Life. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 929-946, 2018. Versão em inglês. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000300929&lng=en&nrm=iso&tlng=en
  • STECANELA, Nilda; McCowan, Tristan. Apresentação à Seção Temática, Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 777-781, 2018. https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/78812
  • STECANELA, Nilda; McCowan, Tristan. Foreword to the Thematic Section. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 43, p. 777-781, 2018. Versão em inglês. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000300777
  • MARIN, Lucas Josias; STECANELA, Nilda. Convivência acadêmica e formação humana: dimensões de socialização no Ensino Superior. Educação (PUCRS. Impresso), v. 41, p. 93-103, 2018. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/29552
  • ZANETTE, Carla Roberta Sasset; STECANELA, Nilda. A Relação com o saber curricular: International Journal Education and Teaching (Pdvl) ISSN 2595-2498, v. 1, p. 16-29, 2018. https://ijet-pdvl.com/index.php/pdvl/article/view/59
  • BELUSSO, Gisele; LUCHESE, Terciane Ângela. O caderno de sabatinas: uma proposta de análise sobre culturas e práticas escolares do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha (Rio Grande do Sul/Brasil). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 17, p. 460-478, 2018. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43298
  • BARAUSSE, Alberto; LUCHESE, Terciane Ângela. Education, ethnic identity, and memory in the Italian ethnic schools of South Rio Grande (1875-1902). PAEDAGOGICA HISTORICA, v. 5, p. 1-16, 2018. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00309230.2018.1521450
  • LUCHESE, Terciane Ângela. Reminiscências do tempo de escola no ensino de História da Educação: autobiografias, memórias e acervos familiares. HISTÓRIA REVISTA (ONLINE), v. 23, p. 7-20, 2018. https://www.revistas.ufg.br/historia/article/view/52238
  • PAVIANI, Jayme; CARBONARA, Vanderlei. Pressupostos epistemológicos nos processos de ensino e aprendizagem a partir de uma perspectiva ética. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 23, p. 541-560, 2018. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5747
  • CARBONARA, Vanderlei. Reflexões sobre educação, alteridade e violência a partir da concepção de constituição subjetiva em Levinas. ROTEIRO, v. 43, p. 509-526, 2018. https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16130

Artigos Científicos - Ano de 2017

  • RELA, Eliana; ROCCA Lorena; ADDIMANDO, Loredana. Aspectos sonoros e acessibilidade: debate sobre inclusão. MÉTIS 2017, v. 16, n. 32 (2017) ISSN 2236-2762. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/5777/pdf
  • RELA, Eliana; TROGLIO, Lucas. A imagem como história, uma leitura do livro didático através dos seus recursos visuais. Domínios da Imagem, Londrina, v. 11, n. 21, p. 182- 203, jul./dez. 2017. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/dominiosdaimagem/article/view/33696/23719
  • ROSA, Geraldo Antônio da; GROSCH, M. S.; LORENZINI, V. P.. Reflexões sobre Educação na Contemporaneidade. http://dx.doi.org/10.217237riace.v.12.n2.8871, v. 12, p. 1055-1055, 2017. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8871
  • DA ROSA, Geraldo Antônio; DA SILVA, Daniela Quadros. Educação popular na América Latina e questão social: da desigualdade à resistência. EDUCAÇÃO (UFSM), v. 42, p. 319-332, 2017. https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/24126
  • ROSA, Geraldo; SOARES, E. M. S.; SABBI, C. R.. Olhar Fundamentalista no Contexto da Bipolítica: algumas articulações com as ideias do pensamento sistêmico. HISPANISTA (EDIÇÃO EM PORTUGUÊS), v. XVIII, p. 01, 2017. http://www.hispanista.com.br/artigos%20autores%20e%20pdfs/567.pdf
  • ROSA, Geraldo Antônio; ARRUDA, M. P.. A vontade amorosa de mudar o mundo: reflexões sobre a prática pedagógica. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (ONLINE), v. 31, p. 01-15, 2017. http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27416
  • COSTA, Valesca Brasil; SOUZA, José Edimar de. Gênero e campo jurídico: a mulher na Faculdade de Direito (1960-1974). Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 22,3, p. 147-161, 2017. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v22i3.3661
  • SOUZA, José Edimar de. O "Madre Benícia" nas memórias de uma professora: o álbum de recordações de Cléris Becker. História & Ensino, v.23,n2, p. 133-154, 2017. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/30631/22905
  • STECANELA, Nilda. Entrevista com Tristan McCowan. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 12, p. 12-12, 2017. http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/9363/5369
  • LUCHESE, Terciane Ângela. Da Itália ao Brasil: indícios da produção, circulação e consumo de livros de leitura (1875 - 1945). História da Educação, v. 21, p. 123-142, 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2236-34592017000100123&script=sci_abstract&tlng=pt
  • MALIKOSKI, A.; LUCHESE, Terciane Ângela. O processo de organização de escolas étnicas polonesas no Rio Grande do Sul (1875 - 1939). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 17, p. 99-119, 2017. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38434
  • MALIKOSKI, A.; LUCHESE, Terciane Ângela. Formação de comunidades étnicas polonesas no Rio Grande do Sul: estruturas de um processo escolar. Revista del CESLA, v. 20, p. 89-102, 2017. http://cejsh.icm.edu.pl/cejsh/element/bwmeta1.element.desklight-2967e89b-46e9-4ec9-9aa2-706a2fb8ad15/c/89-102_Malikoski_Formacao_de_comunidades_1.pdf
  • BARAUSSE, A.; LUCHESE, Terciane Ângela. Nationalisms and schooling: between italianity and brazility, disputes in the education of italian-gaucho people (RS, Brazil, 1930 - 1945). HISTORY OF EDUCATION & CHILDREN'S LITERATURE (TESTO STAMPATO), v. XII, p. 443-475, 2017. http://www.hecl.it/
  • LUCHESE, Terciane Ângela. A pesquisa em História da Educação - testemunho de um autor: entrevista com Lúcio Kreutz. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 5-14, 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2236-34592017000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Artigos Científicos - Ano de 2016

  • HADDAD, SÉRGIO.. Apresentação. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 14, p. 377-392, 2016.
  • HADDAD, SÉRGIO.. Novas formas de ativismo social: o que há por trás das mobilizações de rua?. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 14, p. 572-601, 2016.
  • LUCHESE, T. Â.; BARAUSSE, A.. Apresentação dossiê: Da Itália ao Brasil: processos educativos e formativos. História da Educação, v. 21, p. 33-40, 2017.
  • LUCHESE, T. Â.; BELUSSO, G.. Memórias de uma religiosa-professora: representações do cotidiano escolar do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Farroupilha/RS (1951-1962). Revista Acadêmica Licencia&acturas, v. 4, p. 50-59, 2016.
  • LUCHESE, T. Â.; FAGGION, Carmen M.. Producing Silencing: Portuguese Teaching/Learning in Rural Schools in the Italian Colonial Region, Brazil. American Journal of Educational Research, v. 4, p. 412-419, 2016.
  • LUCHESE, T. Â.; GOMES, Maysa.. Notícias de escolas e associações étnicas italianas na imprensa de Caxias do Sul/RS e Juiz de Fora/MG (1880 - 1914). Revista de História Comparada (UFRJ), v. 10, p. 119-144, 2016.
  • LUCHESE, T. Â.; MATIELLO, M.. Colégio Regina Coeli: sujeitos do ensinar e do aprender de uma escola confessional católica. Momento (Rio Grande), v. 25, p. 55-77, 2016.
  • LUCHESE, T. Â.. Da Itália ao Brasil: indícios da produção, circulação e consumo de livros de leitura (1875 - 1945). História da Educação, v. 21, p. 123-142, 2017.
  • LUCHESE, T. Â.. Entre tons e matizes de memórias: itinerários de docentes no ensino primário em Caxias do Sul/RS (1920 - 1960). Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 926-952, 2016.
  • LUCHESE, T. Â.. Institucionalização dos Colégios Elementares no RS (1909 - 1927): 'Novo' modelo de escola primária?. Intersaberes (Facinter), v. 11, p. 45-63, 2016.
  • LUCHESE, T. Â.. Ler, escrever, contar, rezar, ou muito além? Saberes prescritos e praticados em escolas étnicas italianas no Brasil (1875 - 1942). Momento (Rio Grande), v. 25, p. 99-109, 2016.
  • MORÉS, A.; PANOZZO, NEIVA SENAIDE PETRY.. MEMÓRIAS DE EDUCADORES NOS 50 ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UCS. Revista HISTEDBR On-line, v. 16, p. 104-114, 2016.
  • RELA, E.; DALAGNOL, C.. REOLON por nós mesmos: o Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em História e o conceito de Produto. Revista Eletrônica Métis. História e Cultura.UCS, v. 15, p. 178-189, 2016.
  • ROSA, GERALDO ANTÔNIO DA.; FELDHAUS, KELIN CRISTIANI.. Pedagogia universitária: enfoques frente à formação de professores do ensino superior. Linhas (Florianópolis. Online), v. 17, p. 242-265, 2016.
  • ROSA, GERALDO ANTÔNIO DA.; LIMA, LÚCIA CECCATO.; MARINA PATRÍCIO DE ARRUDA.. Catástrofes e Ecologia da Acão: implicações práticas para a Educação do Século XXI. Hispanista (Edición Española), v. 66, p. 1-12, 2016.
  • ROSA, GERALDO ANTÔNIO DA.; TREVISAN, AMARILDO LUIZ.. COMPREENSÃO DA INFÂNCIA RECONFIGURADA: DA METAFÍSICA À PÓS-METAFÍSICA. Revista Educação Especial (UFSM), v. 29, p. 751-785, 2016.
  • ROSA, GERALDO ANTÔNIO DA.; TREVISAN, AMARILDO LUIZ.. Filosofia da tecnologia e educação: conservação ou crí­tica inovadora da modernidade?. Avaliacao (Campinas), v. 21, p. 719-738, 2016.
  • SOUZA, J. E.; CONCEICAO, C. M. C.. História Oral, práticas de escolarização e história da educação - um modo de apresentar. Revista Acadêmica Licencia&acturas, v. 4, p. 5-8, 2016.
  • SOUZA, J. E.; GRAZZIOTIN, L. S. S.. A CULTURA ESCOLAR E OS USOS DOS OBJETOS NAS ESCOLAS ISOLADAS DE NOVO HAMBURGO/RS (1940-1952). Educere et Educare (Impresso), v. 22, p. Ahead of Print-Ahead of Print, 2016.
  • SOUZA, J. E.; GRAZZIOTIN, LUCIANE S. S.. Os primeiros tempos de escola evangélica-luterana em Lomba Grande/RS (1834-1881). Cadernos de História da Educação (Online), v. 15, p. 260-274, 2016.
  • SOUZA, J. E.; PASSO, S. J. G.; STEIN, M.. Os primeiros tempos do telefone em Sapucaia do Sul/RS: memórias e uso social de uma tecnologia de comunicação. Revista Liberato (Novo Hamburgo), v. 17, p. 105-115, 2016.
  • SOUZA, J. E.. A AULA EM LOMBA GRANDE/RS (1860-1881) NA PERSPECTIVA DA TRAJETÓRIA DO PROFESSOR MEYER. História Revista, v. 21, p. 158-178, 2016.
  • SOUZA, J. E.. O "ESTADUAL DE SAPIRANGA/RS" NAS MEMÓRIAS DE NORMALISTAS (1963-1972). Revista Latino-Americana de História, v. 5, p. 177-198, 2016.
  • SOUZA, J. E.. O USO DE FONTES ORAIS NA PESQUISA EM LOMBA GRANDE/RS: ASPECTOS DAS ESCOLAS ISOLADAS (1940-1950). Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 21, p. 441-459, 2016.
  • SOUZA, J. E.. Representações docentes sobre o papel da Supervisão Escolar na Educação Básica. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 10, p. 65-79, 2016.
  • STECANELA, NILDA.; WESSEL, SAMANTA.. POR QUE IR À ESCOLA? DA (RE)PRODUÇÃO DE SENTIDOS À ESPERA PELA "VIDA REAL". Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 11, p. 663-679, 2016.
  • STECANELA, NILDA.. Alex Guilherme e o diálogo de e com Martin Buber. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 21, p. 216-230, 2016.
  • STECANELA, NILDA.. Entrevista com Tristan McCowan. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 12, p. 12-12, 2017.
  • STECANELA, NILDA.. O direito à educação e o cotidiano escolar: dimensões do concebido, do vivido e do percebido. Educação (PUCRS. Impresso), v. 39, p. 344-356, 2016.

Veja também a produção científica dos anos anteriores.