1 - Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação

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  • CARBONARA, V.. Do desenvolvimento do filosofar às implicações sobre o ensino da filosofia: aspectos acerca da formação do professor de filosofia. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, v. 25, p. 236-256, 2015.
  • FAGGION, C. M.; LUCHESE, T. Â.. Professores da Região Colonial Italiana ensinando português em tempos de nacionalização estadonovista: memórias de formação e práticas escolares. História & Perspectivas (Online), v. 27, p. 261-281, 2014.
  • GRAZZIOTIN, L. S.; LUCHESE, T. Â.. The scholling process an teacher training in the Italian colonial region of Rio Grande do Sul, Brazil (1910 - 1940). History of Education & Children's Literature (Testo Stampato), v. IX, p. 579-601, 2014.
  • LUCHESE, T. Â.. Celebrações do saber: exames finais nas escolas da região colonial italiana, Rio Grande do Sul, 1875 a 1930. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 261, 2014.
  • LUCHESE, T. Â.. Modos de fazer história da educação: pensando a operação historiográfica em temas regionais. História da Educação, v. 18, p. 145-161, 2014. Citações:1
  • LUCHESE, T. Â.; FAGGION, C. M.. Memórias e histórias de práticas pedagógicas em áreas rurais da Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul, Brasil (1930 a 1950). Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 17, p. 407-424, 2015.
  • LUCHESE, T. Â..; GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi . Memórias de docentes leigas que atuaram no ensino rural da Região Colonial Italiana, Rio Grande do Sul (1930 - 1950). Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 41, p. 341-358, 2015.
  • LUCHESE, T. Â.; KREUTZ, L.; XERRI, E. G.. Escolas étnico-comunitárias italianas no Rio Grande do Sul: entre o rural e o urbano (1875 - 1914). Acta Scientiarum. Education (Online), v. 36, p. 211, 2014.
  • HADDAD, S.. Educação e Desenvolvimento: uma discussão necessária. Revista Politica Social e Desenvolvimento, v. 2, p. 8-12, 2013.
  • HADDAD, S.. Educação Popular e Formação Pedagógica: contribuições do educador Nilton Bueno Fischer. Educação e Realidade, v. 39, p. 1261-1273, 2014.
  • HADDAD, SÉRGIO. Paulo Freire e o papel das agências de cooperação europeias no apoio à educação popular no Brasil. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 25, p. 123-141, 2014.
  • HADDAD, S.. ICAE'S Academy of life long learning advocacy (IALLA) - Una experiência de formacion para la participacion politica en el campo internacional. Desicio: educacion de adultos en reclusion, v. 13, p. 29-33, 2014.
  • HADDAD, S.; GRACIANO, Mariangela. O Direito humano à educação de pessoas jovens e adultas presas. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 20, p. 39-66, 2015.
  • HADDAD, SÉRGIO; PIERRO, Maria Clara Di. Transformações nas políticas de educação de jovens e adultos no Brasil no iníci do terceiro milênio: uma análise das agendas nacional e internacional. Caderno do CEDES, v. 39, p. 197-217, 2015.
  • RELA, E.; DALAGNOL, C.. ?Como me veem??, ?como eu me vejo??: um olhar audiovisual para o reconhecimento da identidade do adolescente. Opsis, v. 15, p. 70-87, 2015.
  • RELA, E.; ILSE, A.; ROCHA, K. M.. Orientação de Estágio: uma experiência na formação de docentes. Educação (UFSM), v. 40, p. 117-130, 2015.
  • RELA, E.; LANGE, D.. Tecnologias digitais no ensino de História: concepções de ensinar e aprender através do formato Telecurso. Revista Latino-Americana de História, v. 2, p. 662-683, 2013.
  • RODRIGUES, M. I. T.; LUCHESE, T. Â.. Educando pessoas com deficiência para o mercado de trabalho: a atuação docente. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 8, p. 43-58, 2013.
  • ROSA, G. A.. Educação Popular em Assentamento do Movimento dos Sem-Terra: inclusão, vez e voz dos segmentos populares. ETD. Educação Temática Digital, v. 15, p. 118-128, 2013.
  • ROSA, G. A.. O CONTESTADO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES: a valoriação da história regional. Revista PerCursos, v. 14, p. 158-186, 2013.
  • ROSA, G. A.; THOME, N.. Panorama da Educação na Região do Contestado após cem anos da Guerra do Contestado. Revista HISTEDBR On-line, v. 54, p. 156-171, 2013.
  • SOARES, E. M. S.; LUCHESE, T. Â.. A sala de aula no presente-passado: dois olhares, uma reflexão. Intersaberes (Facinter), v. 10, p. 493-508, 2015.
  • SOARES, M. J. C.; RELA, E.. Análise de projeto pedagógico em narrativas de autoavaliação. ETD. Educação Temática Digital, v. v.15, p. 356-375, 2013.
  • STECANELA, N.. A metodologia de pesquisa em sala de aula na formação e na atuação docente. Revista Pedagógica (Unochapecó. Online), v. 17, p. 163-178, 2015.
  • STECANELA, N.. Escola e pesquisa: um encontro possível. Educación y Humanidades, v. Especial, p. 1-26, 2013.
  • STECANELA, N.; BARROS, P. M.. MAIS QUE UM BONDE, UMA FAMÍLIA: GRUPOS DE RISCO, EJA E IDENTIDADES JUVENIS. Conjectura: Filosofia e Educacao, v. 19, p. 120-146, 2014.
  • STECANELA, N.; CASTILHOS, M. S.. ESCOLA COMO OBJETO DE PROBLEMATIZAÇÃO E SEU ENTENDIMENTO DINÂMICO. Contrapontos (Online), v. 14, p. 479, 2014.
  • STECANELA, N.; CESCON, E.. Educação à Paz e os aos Direitos Humanos. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 20, p. 85-100, 2015.
  • STECANELA, N.; WILLIAMSOM, G.. A educação básica e a pesquisa em sala de aula - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20649. Acta Scientiarum. Education (Online), v. 35, p. 283-292, 2013.
  • STECANELA, N.; ZEN, A. C.. Imagens oferecidas ao olhar: a apropriação como objeto de investigação. Revista Pedagógica (Unochapecó. Impresso), v. 15, p. 301-320, 2013.
  • TREVISAN, A.; DEVECHI, C.; ROSA, G. A.; FAGUNDES, A.. A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO GIRO DO RECONHECIMENTO DO OUTRO. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 29, p. 861-887, 2015.
  • ARAGÃO, M. ; KREUTZ, L. . Considerações acerca da educação infantil: história, representações e formação docente. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 15, p. 25-44, 2010. Acesse o artigo completo.
  • ARAGÃO, M. ; KREUTZ, L. . Representações acerca da mulher-professora: entre relatos históricos e discursos atuais.. História da Educação (UFPel), v. 15, p. 106-122, 2011. Acesse o artigo completo.
  • BERGOZZA, Roseli Maria ; LUCHESE, T. Â. . Escola Complementar: primeira escola pública para formação de professores primários na cidade de Caxias do Sul - 1930 - 1961. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 15, p. 121-140, 2010. Acesse o artigo completo.
  • FAGGION, Carmen M. ; LUCHESE, T. Â. . Dificuldades de aprendizagem em função de contexto bilingue. Nonada (Porto Alegre), v. 1, p. 43-56, 2010. Acesse o artigo completo.
  • KREUTZ, L. ; NODARI, P.C. ; KUIAVA, E. . Representação do magistério sob o movimento de restauração católica no RS. História Unisinos, v. 15, p. 91-99, 2011. Acesse o artigo completo.
  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . A docência na educação infantil: entre o dom e a maternidade. Intermeio (UFMS), v. 16, p. 34-49, 2010. Acesse o artigo completo.
  • KREUTZ, L. ; ARAGÃO, M. . Do ambiente doméstico às salas de aula: novos espaços, velhas representações. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 15, p. 106-120, 2010. Acesse o artigo completo.
  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Educação e etnia: as efêmeras escolas étnico-comunitárias italianas pelo olhar dos cônsules e agentes consulares. História da Educação (UFPel), v. 14, p. 207-226, 2010. Acesse o artigo completo.
  • KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Grupos étnicos, pluralidade cultural e políticas públicas na história da educação, no Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de História da Educação, v. 11, p. 179-206, 2011. Acesse o artigo completo.
  • LUCHESE, T. Â. . Autoridades locais e imigrantes italianos: conflitos e consensos. História (UNESP. Impresso) (Cessou em 2004), v. 29, p. 308-327, 2010. Acesse o artigo completo.
  • LUCHESE, T. Â. . Em busca da escola pública: tensionamentos, iniciativas e processo de escolarização na Região Colonial Italiana, RS. Cadernos de História da Educação (UFU. Impresso), v. 11(2), p. 667-679, 2012. Acesse o artigo completo.
  • LUCHESE, T. Â. . Entrelaçando tempos de infância e escolarização: a relação entre idade e frequência nas escolas da Região Colonial Italiana do RS de 1875 a 1930. Educação (PUCRS. Impresso), v. 2, p. 277-284, 2012. Acesse o artigo completo.
  • LUCHESE, Terciane Ângela . "Per essere alcuno nella vita": escolas na Região de Colonização Italiana no Rio Grande do Sul. Métis (UCS), v. 9, p. 153-167, 2010. Acesse o artigo completo.
  • LUCHESE, Terciane Ângela ; KREUTZ, L. . Das escolas de improviso às escolas planejadas: um olhar sobre os espaços escolares da Região Colonial Italiana, Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de História da Educação, v. 12, p. 45-76, 2012. Acesse o artigo completo.
  • LUCHESE, Terciane Ângela ; KREUTZ, L. . Memórias (auto)biográficas de docentes da região colonial italiana no RS: o caso de Alice Gasperin e Elvira Dendena. Educação Unisinos, v. 14, p. 44-51, 2010. Acesse o artigo completo.
  • PAVIANI, J. . A função pedagógica da ética em Aristóteles. Educação (PUCRS. Impresso), v. 35, p. 110-115, 2012. Acesse o artigo completo.
  • PAVIANI, J. . A ideia do bem em Platão. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 17, p. 68-82, 2012. Acesse o artigo completo.
  • PAVIANI, J. . Os pressupostos ético-epistemológicos do ensino e da aprendizagem em Kant e Habermas. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 16, p. 12-25, 2011. Acesse o artigo completo.
  • PAVIANI, J. . Platão, a educação e o cuidado de si: a recepção de Foucault. Hypnos (PUC-SP), v. 24, p. 37-51, 2010. Acesse o artigo completo.
  • PAVIANI, J. . Por que a admiração? Ciberteologia (São Paulo. Edição em Português), v. 30, p. 51-58, 2010. Acesse o artigo completo.
  • PAVIANI, J. .Notas sobre o conceito de virtude em Platão. Veritas (Porto Alegre. Impresso), v. 57, p. 86-98, 2012. Acesse o artigo completo.
  • RECH, G. L. ; KREUTZ, L. ; LUCHESE, Terciane Ângela . Memórias de docentes: narrativas sobre saberes e fazeres de duas professoras rurais de Caxias do Sul/RS (1920-1950. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 17, p. 98, 2012. Acesse o artigo completo.
  • SCHULER, Betina ; HENNING, Paula Correa . A Figura Astuta da Igualdade no Discurso da Justiça Restaurativa. Educar em Revista (Impresso), v. 43, p. 225-237, 2012. Acesse o artigo completo.
  • STECANELA, Nilda ; CRAIDY, Carmem Maria . Ecos de um cotidiano juvenil: as escritas de si na privação da liberdade. Conjectura: Filosofia e Educação (UCB), v. 15, p. 175-194, 2010. Acesse o artigo completo. 2
  • STECANELA, Nilda ; CRAIDY, Carmem Maria . Intérpretes de si: narrativas identitárias de jovens em conflito com a lei. Linhas Críticas (UnB), v. 18, p. 299-318, 2012. Acesse o artigo completo.
  • STECANELA, Nilda ; KUIAVA, Evaldo Antonio . As escritas de si na privação da liberdade: jovens em conflito com a lei arquivando a própria vida. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 17, p. 175-242, 2012. Acesse o artigo completo.
  • TIMM, J. W. ; KREUTZ, L. . A docência nas antigas colônias de Imigrantes Italianos no nordeste do Rio Grande do Sul, de 1920 a 1950: a história através das vozes/mídias. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 11, p. 918-931, 2012. Acesse o artigo completo.