Livros

Imigração e Educação no Brasil

Terciane Angela Luchese e Lúcio Kreutz (Orgs.)
Editora da UFSM

"O objetivo deste livro é difundir estudos produzidos nos últimos anos, em diferentes instituições do país, que abordam a história da educação na perspectiva dos imigrantes e seus descendentes. Trata-se de histórias, práticas e processos escolares de sujeitos hibridos que produziram sentindo plurais para o ensino aprendizagem em espaços formais.




Relações de poder: autoridades regionais e imigrantes italianos nas colônias Conde d'Eu, Dona Isabel e Alfredo Chaves (1875 - 1889)

Terciane Angela Luchese
Editora CRV

O livro "Relações de Poder: Autoridades regionais e imigrantes italianos nas colônias Conde d'Eu, Dona Isabel, Caxias e Alfredo Chaves - 1875 a 1889" apresenta uma análise do processo de ocupação das primeiras colônias de italianos no Rio Grande do Sul, privilegiando as relações estabelecidas entre as autoridades pertencentes à Comissão de Terras, os diretores de colônia, a força policial e os imigrantes. Aborda a legislação que regulamentou a imigração e a colonização imperial, apresentando os diretores e as comissões de terra das colônias, enfocando suas funções, nomeações, mudanças e dificuldades administrativas enfrentadas. Também apresenta as ações das autoridades, especialmente as dos diretores, na efetivação do processo de colonização dos núcleos imperiais. O livro busca esclarecer as reais condições dos núcleos pela atividade administrativa destes funcionários e pela realidade vivenciada pelos imigrantes. Trata-se da história de como as autoridades se relacionaram com os colonos, apresentando os conflitos e as negociações.


Literatura Infantil de Ponto a Ponto

Flavia Brocchetto Ramos
Editora CRV

"(...) O livro que temos em mãos conversa conosco, funciona como um repositário de nossas possíveis (e quase certas) perguntas. Em outras palavras, quem fala no texto é uma professora experiente, que conhece nossas dúvidas e inquietações e está disposta a enfrentá-las, munida de cabedal teórico e prático para tanto. A estrutura do livro é decorrente dessa postura dialogal e, por isso, os capítulos sucedem-se no batepapo de interrogações e afirmações. Igualmente, todas as questões estão relacionadas com a realidade, dela partindo ou a ela voltando através dos exemplos.

Um livro dessa estirpe não representa apenas um material de apoio a todos os que se envolvem com a leitura literária da infância. Representa uma postura de vida de quem sabe distribuir o conhecimento que recebeu e a experiência que teve a oportunidade de acumular. Essa é uma das funções mais importantes da Universidade que, se deve produzir o conhecimento novo, deve também providenciar os meios de fazê-lo chegar à sociedade, para que ele se transforme em um bem comum. Nesse sentido, o trabalho de Flávia Brocchetto Ramos é um caso exemplar." (Vera Teixeira de Aguiar).


Aprendizagem em Ambientes Virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários

2ª Edição Revista e Atualizada
Carla Beatris Valentini
Eliana Maria Sacramento Soares (Orgs.)
EDUCS


Dicionário de Linguística da Enunciação

Valdir do Nascimento Flores
Lisi Borges Barbisan
Maria José Bocorny Finatto
Marlene Teixeira
Editora Contexto

O objetivo deste Dicionário é enfocar a definição conceitual de um campo teórico que apenas recentemente tem recebido maior atenção da comunidade científica brasileira. Para isso, os organizadores reuniram mais de 40 linguistas de todo o país, que escreveram cuidadosamente cerca de 400 verbetes. Cada verbete traz informações referenciais - definição; termos relacionados que permitem ao leitor conhecer a terminologia destacada de um determinado autor; nota explicativa e referências bibliográficas. Ao final do livro, especialistas da área elaboraram uma minibiografia de 14 autores da linguística. A professora Tânia Azevedo elaborou os verbetes "argumentação" (1) e (2), "conclusão", "forma tópica", "gradualidade", "nível complexo", "teoria dos topoi", todos referentes à Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot.


Práticas de linguagem: gêneros discursivos e interação

Niura Maria Fontana
Neires Maria Soldatelli Paviani
Isabel Maria Paese Pressanto
EDUCS

Práticas de Linguagem tem uma proposta simples, mas ambiciosa: oportunizar aos alunos o desenvolvimento da competência discursiva para interagir nas situações do cotidiano, no âmbito educacional e fora dele. Nesse sentido, propões a leitura de diversos gêneros discursivos, a partir da experiência prévia do leitor, com foco nos aspectos referentes ao autor e ao leitor e aos seus propósitos comunicativos, inseridos num determinado contexto. As atividades propostas incitam à reflexão e à tomada de decisões, tendo em vista uma ação social efetiva. A rede temática que perpassa os textos diz respeito a questões ambientais, a partir de vários ângulos: informações, crítica, humor e poesia, visando não só à construção de conhecimento, mas ao desenvolvimento do senso ético e estético, como fatores de humanização do indivíduo e da sociedade.


Epistemologia prática

Jayme Paviani
EDUCS

Epistemologia prática procura mostrar as articulações entre as questões epistemológicas e metodológicas na pesquisa, especialmente para os que pretendem elaborar trabalhos científicos como monografias, dissertações e teses, nos cursos de graduação e de pós-graduação.


A teoria dos dois mundos e o conceito de liberdade em Kant

Paulo César Nodari
EDUCS

O pensamento de Kant se constitui em divisor de águas não apenas do pensamento filosófico moderno como de todo o pensamento filosófico da cultura ocidental. Isso porque ele buscou uma transformação no modo de pensar, tornando o sujeito o centro tanto do conhecimento teórico como da ação prática. O presente livro contribui para entender os textos desse filósofo fundamental.


Linguagem e educação

Neires Maria Soldatelli Paviani
EDUCS

A professora Neires Maria Soldatelli Paviani, em Linguagem e educação, reúne artigos e ensaios que investigam a linguagem em seus diferentes modos de abordagem na educação (leitura, escrita, literatura, teatro), como práticas de ensino que visam à formação científica e cultural. Nesses estudos, a autora procura alargar a compreensão e a interpretação da linguagem, com a preocupação de ir alem dos enfoques linguísticos, e mostrar que atos de fala, textos e comunicação humana possuem, ao mesmo tempo, uma dimensão ética e formativa. Não se pode entender a linguagem sem ligá-la ao corpo, ao pensamento, à interação social, ao outro, às coisas e ao mundo que nos cerca, a linguagem está, por excelência, na base da educação das pessoas, possibilitando-lhes crescimento da versatilidade intelectual, cultural, e o exercício da cidadania.


Temas de filosofia da educação

Everaldo Cescon
Paulo César Nodari (Orgs.)
EDUCS

Diante da fragmentação do modo de viver e da especificidade dos projetos de formação, da especialização, talvez seja tempo de elaborar uma proposta de formação global, tempo para elaborar uma nova "paidéia", capaz de determinar uma visão estratégica, sabendo reunir projetos específicos e um horizonte de sentido geral; o plano operacional e o plano teórico; a dimensão empírica e a dimensão transcendental. Para tal intento, é importante retomar questões e discussões essenciais a todos os campos e áreas do conhecimento, mas, especialmente, ao campo e à área educacional, não negligenciando, evidentemente, as significativas mudanças do nosso tempo, relacionadas às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e seu impacto sobre as diversas áreas do conhecimento. Temas de Filosofia da Educação trata, portanto, de trazer à discussão a reflexão sobre o tema da educação na sociedade do conhecimento, bem como a reflexão sobre a educação e a sua responsabilidade com a aquisição e a formação do pensamento crítico.


Giordano Bruno e a filosofia da renascença

Luiz Carlos Bombassaro
EDUCS

Luiz Carlos Bombassaro tem se dedicado, de maneira intensiva e com resultados muito frutíferos, aos autores do pensamento filosófico da Renascença. O ponto central das investigações do autor é constituído pela obra de Giordano Bruno, filósofo cuja teoria do conhecimento ele analisou com detalhes.


Filosofia, formação docente e cidadania

Evaldo Antônio Kuiava
Idalgo José Sangalli
Vanderlei Carbonara (Orgs.)
Editora Unijuí

Com a recente obrigatoriedade do ensino de filosofia no Brasil, ressurgem velhas perguntas e novos desafios sobre a docência desse saber milenar. Diante desse desafio, há uma preocupação em especial a ser destacada ao longos dos textos que compõem este livro: a formação inicial de futuros professores de filosofia e também daqueles que já estão no exercício da docência sem a devida qualificação.


Interdisciplinaridade

Jayme Paviani
EDUCS

A interdisciplinaridade é um evento permanente no campo da pesquisa. No domínio do ensino, é um processo contínuo de integração, formação e transformação de disciplinas. Pode ser vista como um pressuposto epistemológico e uma condição pedagógica. Ela pode ser praticada sem ser mencionada. Enquanto os cientistas trabalham concentrados na busca de soluções para problemas científicos relevantes, os professores enfrentam os desafiosdos conflitos e das relações entre as diferentes disciplinas.


Tropicália: gêneros, identidades, repertórios e linguagens

Ana Mery Sehbe de Carli
Flávia Brocchetto Ramos (Orgs.)
EDUCS

Além da evidente herança antropofágica do Tropicalismo, lembrada por muitos de seus teóricos e críticos, um dos seus traços mais marcantes encontra-se na mistura de gêneros, identidades, repertórios e linguagens. Essa mistura é tratada como manifestação criativa de um hibridismo semiótico capaz de amalgamar o popular e o erudito, a criação e a crítica, o deboche e a festa, a música e sua teatralização. Opondo-se aos preconceitos de que só há redundância nos meios de massa, a tropicália soube trazer para o meio televisivo o biscoito fino de um enredo sonoro novo: corrosivo, risível, mas, sobretudo, inventivo.


Platão e a educação

Jayme Paviani
Autêntica Editora

Integrante da Coleção Pensadores & Educação, este livro mostra as contribuições de um dos maiores filósofos da humanidade para a prática educativa. Quem foi Platão? Como ele se posiciona no contexto de sua época? Como ler Platão hoje? Como se caracteriza sua obra? Quais suas influências? E suas contribuições para a educação? Esses são alguns dos pontos tratados neste livro que aborda temas como a virtude ou excelência humana em educação, o conhecimento sensível versus inteligível e a reforma educacional e os valores da sociedade.


O mistério do mal

Everaldo Cescon
Paulo César Nodari (Orgs.)
EDUCS

Este livro reúne o resultado das discussões do Congresso Interdisciplinar realizado na Universidade de Caxias do Sul. O objetivo foi refletir interdisciplinarmente sobre o mistério do mal, buscando pistas para responder à contundente indagação: por que existe o mal? e para compreender melhor a natureza do ser humano. A fim de continuar a discussão, apresentamos a presente obra, que conta com a colaboração de excelentes profissionais das áreas de filosofia, teologia, psicologia, antropologia e sociologia.


Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando idéias e construindo cenários

Carla Beatris Valentini
Eliana Maria do Sacramento Soares (Orgs.)
EDUCS

Em cada capítulo deste trabalho o leitor encontrará definições claras, propostas que incluem repensar o tradicional para gerar transformações, que se tornam viáveis porque agora dispomos de uma tecnologia que enriquece os ambientes e facilita a contextualização dos conceitos e a comunicação amplamente interativa. Não é mais de aulas que a educação carece, não é mais do ensino de professores, que tudo decidem e que tudo controlam, que os aprendizes dependem: é de professores-orientadores, de parceiros em equipes que tratem de conceitos interdisciplinares, que apresentem desafios e estimulem a iniciativa, a curiosidade, o prazer de estudar cooperativamente e descobrir, reinventar! Só a tecnologia digital pode permitir esse tipo de atendimento para muitos, ao mesmo tempo individual e coletivo, dialógico e construtivo.


O pronome ético

Neires Maria Soldatelli Paviani
EDUCS

A obra trata de uma investigação sobre o uso do pronome me, enfático do português falado na região colonizada por imigrantes italianos no Nordeste do Rio Grande do Sul, mais precisamente na localidade de Nova Roma, distrito do município de Flores da Cunha. Destaca-se que, sob o ponto de vista linguístico e do ensino de língua portuguesa, o resultado desse estudo poderá chamar a atenção dos estudiosos para o problema e trará contribuição para o ensino do português, especificamente nas regiões de descendentes de imigrantes italianos.


Cultura, humanismo e globalização


Jayme Paviani
EDUCS

Os conceitos de povo, raça, profissão, homem público, formação, tradição, autoridade, etc. podem ser portadores de identidades formadas dentro de uma visão ideológica e não necessariamente crítica. Assim, quando se fala da identidade de um povo, de uma comunidade, de uma cidade, de uma região, deve-se indagar como foi construída essa identidade e a quem ela interessa.


Subjetividade transcedental e alteridade: um estudo sobre a questão do outro em Kant e Levinas


Evaldo Antônio Kuiava
EDUCS

A obra do professor Evaldo Kuiava é fruto do desenvolvimento consistente do pensamento da alteridade no Brasil, bem como das necessárias críticas aos paradigmas de pensamento da modernidade. Neste caso, de um lado, a força da obra crítica de Levinas, como um dos auges do pensamento filosófico mundial; de outro, a importância ética e teórica de um Kant, mas onde se demonstram mais uma vez as grandes insuficiências do pensamento tradicional diante da contemporaneidade. Um embate de fundamentações as mais caras para o saber ocidental, ao que o professor Evaldo faz passar pelos novos crivos éticos e pelas demandas do tempo, já com paradigmas filosóficos não mais idealistas ou apenas especulativos-transcendentais (metafísicos).