Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologia

Engenharia de Processos e Tecnologias - Mestrado e Doutorado

Última modificação em 27/03/2025.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias (PGEPROTEC) está inserido na área de engenharia da CAPES (Engenharias II).

Área de Concentração

Desenvolvimento de Processos e Produtos Industriais

Linhas de Pesquisa

Propõe-se ao desenvolvimento, modernização e otimização de processos físicos, processos químicos e produtos, dentro dos princípios de sustentabilidade, do uso de tecnologias limpas e a busca pelo emprego de matérias-primas de fontes renováveis. Nesta linha tem-se o desenvolvimento de processos de obtenção e a aplicação de membranas para usos diversos, o desenvolvimento de polímeros, misturas, compósitos e processos de transformação, fazendo uso também da nanotecnologia, o tratamento de superfícies, a obtenção de materiais magnéticos e sensores, e obtenção de biomateriais.

Esta linha de pesquisa tem como foco o desenvolvimento de processos utilizando biomassa e resíduos para obtenção de energia e processos para o desenvolvimento de estudos voltados à preservação do meio ambiente, incluindo o reaproveitamento de resíduos industriais; tratamento de efluentes urbanos e industriais, controle e remediação da poluição no solo, água e atmosfera. Os projetos associados à esta linha de pesquisa atuam na geração de energia , obtenção de produtos via pirólise, reaproveitamento de resíduos urbanos e industriais, tratamento de resíduos , tratamento de efluentes líquidos e gasosos, tratamentos biológicos de resíduos diversos, agregando valor aos resíduos e numa perspectiva de busca da sustentabilidade em todos os seus aspectos, através de novas abordagens e estratégias para o desenvolvimento.

Com a implantação do Mestrado Acadêmico em Engenharia de Processos e Tecnologias, o Programa iniciou suas atividades em novembro de 2010 e, em dezembro de 2018, a CAPES aprovou o Doutorado em Engenharia de Processos e Tecnologias, que inicia suas atividades em agosto de 2019, com a finalidade de aprimorar a formação de profissionais para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes, gerando conhecimentos em pesquisa básica e aplicada, que possam contribuir para a independência tecnológica do país.

Objetivos

  • Aprimorar a formação de Profissionais capacitando-os a compreender e desenvolver tecnologias inovadoras, produtos e processos menos poluentes.
  • Formar pós-graduados aptos a realizar ações interdisciplinares, primando a sustentabilidade nas áreas de conhecimento afins.
  • Criar pesquisadores proativos e independentes, capazes de realizar atividades de caráter inédito e com relevância intelectual, social e econômica.
  • Fomentar pesquisas nacionais de elevada qualidade que possam suprir demandas de tecnologias latentes.

Público-Alvo

Profissionais graduados em cursos de Engenharia e Tecnologia e em cursos de áreas afins.

Duração

  • Mestrado - Prazo máximo de 24 meses, contados a partir da matrícula inicial e incluindo a defesa de Dissertação.
  • Doutorado - Prazo máximo de 48 meses, contados a partir da matrícula inicial e incluindo a defesa de Tese.

Processo Seletivo

A seleção dos candidatos para o Mestrado e para o Doutorado é realizada pela Comissão de Seleção do Programa, em conformidade com as regras estabelecidas em edital específico da Universidade.

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Processos e Tecnologias deverá ter o conhecimento, as habilidades e atitudes necessárias para atuar de forma criativa, eficiente e empreendedora em atividades industriais e acadêmicas, nos setores de projeto, pesquisa, desenvolvimento, consultoria e planejamento na área de produtos e processos, sempre observando o uso de tecnologias limpas, reciclagem e reuso de materiais, a minimização do uso de matérias-primas e dos recursos naturais de água e de energia, preservando a saúde do homem e o meio ambiente.

  • Egressos formados: 139 mestres e 6 doutores.
  • Áreas de atuação: Consultoria técnica, indústria, instituições de ensino, e empreendendo.

Inserção Profissional

  • 29% dos egressos em doutorado com bolsa de dedicação exclusiva.
  • 2% em estágios de pós-doutorado.
  • 20% como docentes (ensino médio e superior).
  • 49% atuando na indústria (empreendedores, sócios de empresas, indústria de alimentos, tratamento de efluentes, etc.).

Distribuição dos Egressos Recentes (Mestrado e Doutorado):

Mestres:
  • 55% em empresas.
  • 15% cursando doutorado.
  • 18% conciliando doutorado com atuação na indústria.
  • 6% em doutorado e como professores do ensino médio.
Doutores:
  • 33% em empresas, incluindo empreendedores.
  • 17% realizando pós-doutorado.
  • 33% como professores do ensino superior (incluindo na UCS).
Monitoramento contínuo:
  • Sistema de mala direta para manter os egressos informados sobre cursos, palestras e evento

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias - PGEPROTEC

Coordenação: Camila Baldasso - coordenacao.pgeprotec@ucs.br
Secretaria - E-mail: pgeprotec@ucs.br - Telefone: (54) 3218-2371
Campus-Sede - Bloco V - Sala 302

Avaliação CAPES

Nota 4
(escala de 1 a 7)

2017 a 2020

Doutorado Sanduíche Bolsas PROSUC/CAPES Periódicos da UCS Notícias do PGEPROTEC