Última modificação em 24/03/2025.
A criação de um Mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias justifica-se pelo próprio contexto da UCS e do perfil da sua região de abrangência, fortemente marcada pela atividade industrial, que demanda profissionais cada vez mais qualificados. Várias empresas da região nas áreas automobilística, galvânica, têxtil, moveleira, plásticos, tintas, agroindustrial, dentre outras, têm apoiado e participado ativamente dos projetos de pesquisa desenvolvidos na Universidade, especialmente no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, muitas vezes com aporte financeiro, com equipamentos e materiais, com bolsas de iniciação científica/empresa, ou ainda disponibilizando sua infraestrutura para realização de experimentos.
Atualmente 1.180 empresas estão cadastradas no sistema de prestação de serviços dos laboratórios do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UCS.
O PGEPROTEC é reconhecido por sua atuação regional, buscando vincular os interesses da indústria com as tecnologias e produtos desenvolvidos no âmbito do Programa. No quadriênio 2021 - 2024, uma fração importante (49%) dos alunos de mestrado e doutorado do PGEPROTEC possuem ou usufruíram da bolsa taxa, de forma que fazem sua pesquisa vinculados a empresas, muitas vezes atuando no interesse da própria empresa na qual estão empregados, o que se mostra como ações de relevância local e regional para o desenvolvimento industrial e melhoria dos processos e produtos gerados.
Em algumas situações, há a oferta de bolsas/taxas por parte das empresas, visando à integração entre o programa e a indústria por meio do estabelecimento de ações de parceria ou de projetos conjuntos. Entre as empresas que possuem parcerias estabelecidas com o programa e mantidas nesse quadriênio, podemos citar: