Última modificação em 26/06/2024.
Com o objetivo de desenvolver um trabalho alinhado com as diretrizes institucionais e com os fundamentos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UCS, o planejamento estratégico do PGEPROTEC, iniciado em 2019, foi conduzido num movimento coletivo e participativo, que envolveu agentes de gestão, professores e pós-graduandos.
A estrutura do planejamento está representada pela perspectiva permanente; perspectiva mutável; objetivos; estratégias e plano de ação e conta com revisões anuais pelos professores do PGEPROTEC.
Difundir conhecimentos nas áreas de pesquisa básica e aplicada em processos Físicos- Químicos e Processos de Biomassa Energia e Meio Ambiente, que possam resultar em processos e tecnologias inovadoras, contribuindo para a independência tecnológica, sustentabilidade e crescimento regional.
Ser reconhecida como a pós-graduação de Stricto sensu de elevado nível junto aos órgãos reguladores, por promover a formação continuada de excelência, empreendedora e inovadora, e por contribuir para o desenvolvimento sustentável na região e no país, em parceria com organizações públicas e privadas.
A partir da definição da missão e visão, foram estabelecidos os seguintes princípios que devem orientar a autoavaliação:
A partir do quadriênio 2017-2020, os programas de pós-graduação passaram a ser avaliados quanto aos seus processos e procedimentos de autoavaliação. Para a definição dos critérios e caracterização desse componente de avaliação a CAPES instituiu, em julho de 2018, uma comissão com a missão de "implantar uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação".
Considerando a missão, visão e os princípios delineados, o principal propósito da autoavaliação é produzir um diagnóstico em relação à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado), produção científica e inserção social, a partir de sua comunidade interna e externa, e auxiliar na revisão do planejamento estratégico e direcionar as ações futuras do Programa. Além disso, busca-se fomentar uma análise crítica e abrangente de todos os elementos do Programa, contribuindo para a aprimoração da qualidade do ensino, da pesquisa e do impacto social, econômico e ambiental e científico do programa. Projeto de Autoavaliação do PGEPROTEC