Última modificação em 05/08/2024.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais - Mestrado Profissional teve seu funcionamento autorizado pela CAPES no 2º semestre de 2011, com enquadramento na área da Engenharias I - Engenharia Sanitária.
O "mestrado profissional" segundo as normas da CAPES confere ao egresso o grau de "mestre em engenharia" e garante ao titulado os mesmos direitos que o "mestrado acadêmico". Como modalidade de formação pós-graduada stricto sensu foi concebido pelos órgãos que regulam o ensino de pós-graduação no país, para estimular a formação de mestres habilitados no desenvolvimento de atividades e trabalhos técnico-científicos em temas de interesse essencialmente tecnológico.
A área compreende o desenvolvimento de processos e métodos em gestão e tecnologia ambiental fundamentados em uma concepção holística na forma de estudar e propor soluções aos desafios impostos pela relação entre o meio ambiente e as atividades da sociedade humana dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, nesta visão integrada, a área contempla estudos e pesquisas aplicadas que possibilitem o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de tecnologia limpa, sistemas de controle de poluição e recursos naturais.
Sua implantação visa à qualificação de recursos humanos para o exercício da prática profissional transformadora utilizando procedimentos ambientalmente corretos, visando atender a demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho na área ambiental. Adicionalmente, dará suporte às atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação desenvolvidas pela Universidade de Caxias do Sul na área ambiental, contribuindo para que se efetivem práticas e políticas voltadas para o desenvolvimento sustentável, regional e nacional.
Profissionais formados nos cursos de Engenharia, Ciências Biológicas, Química, Administração, Economia e em áreas afins, tais como, Gestão e Saúde.
O profissional com título de Mestre em Engenharia e Ciências Ambientais deverá ter conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuar de forma criativa, eficiente e empreendedora na apresentação de soluções aos problemas relacionados à área ambiental, visando:
Para obtenção do título de Mestre em Engenharia e Ciências Ambientais, o aluno deverá cumprir 24 créditos - 10 em disciplinas obrigatórias e 14 em disciplinas eletivas - e desenvolver e apresentar o trabalho final que corresponde a 10 créditos.
O trabalho final deverá ser um produto como disciplinado pela Portaria Normativa no 17, de 28 de Dezembro de 2009 do Ministério da Educação, a qual prevê as seguintes formas de produtos finais: dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, sem prejuízo de outros formatos.
É exigida do aluno a comprovação de proficiência em língua inglesa, constituindo-se esta em pré-requisito para o requerimento de defesa do trabalho final. O exame de proficiência, direcionado à leitura e compreensão de textos, será prestado durante o curso.
O prazo para a conclusão do curso (disciplinas + desenvolvimento e apresentação do trabalho final) será de 24 meses.
O provimento de 20 vagas anual para o Mestrado se dará por meio de processo seletivo regulamentado por edital específico emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Coordenador: Vinício Cecconello
Secretaria - E-mail: ppgecam@ucs.br - Telefone - (54) 3218-2371
Campus-Sede - Bloco V - Sala 302