Área de Concentração - Projeto e Fabricação
Esta área busca o entendimento e uso de métodos e ferramentas de auxílio do processo de projeto, da mecânica aplicada, da mecânica computacional e da mecânica experimental de forma integrada ou independente na análise de componentes, sistemas, processos fabris mecânicos e instalações industriais em geral com o objetivo de entender as variáveis que controlam o seu desempenho/resposta dando base científica e tecnológica para a proposição da melhoria dos mesmos.
- Projeto de Componentes e Sistemas Mecânicos - Tem como objetivo a aplicação de modelos matemáticos e computacionais, metodologias e técnicas aplicadas ao desenvolvimento de produtos e sistemas, valendo-se ou não de experimentos, para o estudo, descrição e análise de problemas de projetos e sua viabilidade técnica e econômico-financeira.
- Processos de Fabricação e Produção de Componentes, Ferramentas e Matrizes - Tem por objetivo os estudos avançados em processos de fabricação com ênfase em usinagem e processamento de materiais a partir do pó. Contempla tópicos de avaliação e caracterização de ferramentas e peças usinadas bem como condições de processo e sistemas de produção. Estudo de tecnologias emergentes de fabricação tais como prototipagem rápida, gelcasting, DCC, LPIM, dentre outras e estratégias, técnicas e métodos de produção. Aborda também estudos de simulação e otimização de processos produtivos de bens com o intuito de avaliar e melhorar os indicadores de gestão da produção. Desta forma, contempla-se métodos científicos de Pesquisa Operacional, como a modelagem matemática, estatística e algoritmos para a tomada de decisão em problemas complexos do mundo real que estão relacionados com o planejamento e execução das operações de uma organização.
- Desempenho e Controle de Sistemas Energéticos - Tem por objetivo a investigação teórico-experimental, desenvolvimento e aplicação de sistemas: térmicos industriais, de climatização e refrigeração, de ventilação e exaustão industriais, de aquecimento, de iluminação, de armazenamento de energia, de cogeração e de geração distribuída de energia. Estuda e pesquisa também os sistemas energéticos que apresentem potencial para uso de recursos alternativos e renováveis de energia, envolvendo também a adaptação e aplicação de sistemas de controle.