A criação do Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica justifica-se pelo próprio contexto da UCS e do perfil de sua região de abrangência, fortemente marcada pela atividade industrial, predominantemente na área metal-mecânica, que demanda profissionais cada vez mais qualificados. Diversas empresas da região, de pequeno, médio e grande porte, têm apoiado e participado ativamente de projetos de pesquisa desenvolvidos na UCS, especialmente na área de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação. Apoio esse, na forma de aporte financeiro, com equipamentos e materiais, com bolsas de iniciação científica/empresa, ou ainda disponibilizando sua infraestrutura de experimentos.
Atualmente mais de 800 empresas do ramo metal-mecânico e de material elétrico estão cadastradas no sistema de prestação de serviços dos Laboratórios de Tecnologia e Pesquisa - LTPE da UCS.
O Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica conta também com instituições parceiras no Brasil e no exterior, as quais são: