Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada

Dissertações e Produtos Educacionais

Última modificação em 12/12/2024.

2024

Título: Aprendizagemde matemática na pré escola: interações e brincadeiras inspiradas emhistórias infantil
Autor: Naiane Ferreira Portela Erthal
Produto Educacional 1: Dicas da numerinda: guia didático para professores da educação infantil
Produto Educacional 2: Dicas da numerinda: perfil interativo com dicas da numerinda - perfil do instagram

Título: Uma proposta de UEPS interdisciplinar para o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável nas áreas de educação financeira e ciências da natureza
Autor: Liliane Eitelven Luvisa
Produto Educacional: Guia didático: educação financeira empreendedorismo e sustentabilidade: uma UEPS interdisciplinar para o ensino médio

Título: Transposição didática : da apresentação literal dos saberes ao consumo consciente de energia elétrica reflexões sobre a aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médio
Autor: Eliel Felizardo
Produto Educacional: Cartas de ensino de um jovem mestre a professores de física


Título: O problema da matéria escura : astrofísica contemporânea no ensino de física
Autor: Diego Corrêa Peres de Souza
Produto Educacional: O enigma da matéria escura no ensino médio


Título: Uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre frações aplicada na disciplina de didática da matemática do curso normal
Autor: Dulce Pereira Carneiro Barp
Produto Educacional: Um guia didático sobre frações aplicado na disciplina de didática da matemática do curso normal por meio de UEPS.


Título: Sequência de ensino investigativa no ensino de soluções químicas
Autor: Katiuscia Carla Viezzer Hemann
Produto Educacional: Química ativa: experiências investigativas no ensino de soluções


Título: Identificando as dificuldades de aprendizagem em álgebra no ensino médio através da prova do SAERS
Autor: André Zucchinali
Produto Educacional: Guia Didático de Álgebra para o Ensino Fundamental


Título: Estratégias de aprendizagem para o ensino de equação de primeiro grau com aluno surdo
Autor: Elisa Ariotti
Produto Educacional: Uma proposta de ensino de equação de primeiro grau para alunos surdos


Título: Qualificando o ensino através da aprendizagem ativa e da neurociência
Autor: Roque Luiz Lindemann
Produto Educacional: A importância da neurociência e da aprendizagem ativa na formação docente: portifólio de formação


Título: O uso de simuladores digitais como recurso didático nas aulas de física
Autor: Fernando Hanig Ferreira
Produto Educacional: Sequência didática sobre as leis de Newton


Título: Produção de um jogo de tabuleiro conceitual de óptica em uma sequência didática uma proposta inovadora para o ensino de física
Autor: Júlia Giacomet Thomazoni
Produto Educacional: Jogo de tabuleiro conceitual de óptica e sua aplicação em uma sequência didática


2023

Título: Experiências computacionais no ensino da matemática por meio da programação de aplicativos
Autor: Camila de Césaro
Produto Educacional: Sequência didática para o ensino de grandezas e medidas


Título: O show da Luna como mediador de aprendizagens significativas de ciências naturais na educação infantil
Autor: Oraide Suzana Antunes Bittencourt
Produto Educacional 1: Desenvolvimento infantil e as animações: a família e O show da Luna
Produto Educacional 2: O Show da Luna: mediando aprendizagem científica na educação infantil


Título: A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo
Autor: Cristiane Pacheco Pires
Produto Educacional: Música infantil e matemática: a construção de brincadeiras.


Título: Utilização do método trezentos para o ensino da função afim
Autor: Luis Henrique Correa
Produto Educacional: Uma sequência didática utilizando o método trezentos para o ensino da função afim


Título: Trilha de aprendizagem: explorando, (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria
Autor: Francine Censi Vergani
Produto Educacional: Game pedagógico: (con)vivendo, (re)conhecendo e aprendendo geometria


Título: Desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio de construção de aplicativos
Autor: Deise Guder
Produto Educacional: Uma proposta didática para o desenvolvimento do pensamento computacional nas aulas de matemática por meio da construção de aplicativos


Título: Trilha de aprendizagem orientada: utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau
Autor: Cláudia Stelene Ferreira de Vasconcelos
Produto Educacional: Trilha de aprendizagem orientada


Título: Conhecimentos prévios: condição para uma aprendizagem significativa dos números decimais
Autor: Andresa Maria Menegaz
Produto Educacional: Conhecimento e práticas na utilização dos números decimais


Título: A docência de professores de matemática do ensino fundamental: a BNCC na prática da unidade temática probabilidade e estatística
Autor: Rúbia Ness
Produto Educacional: A BNCC na prática docente da unidade temática probabilidade e estatística


Título: Design thinking e o desenvolvimento de jogos digitais educativos no ensino médio em uma escola do campo
Autor: Alana Della Giustina Salami
Produto Educacional: Bora programar: um guia prático didático para a programação de jogos a partir do método design thinking


Título: O ensino de ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os quatro elementos naturais
Autor: Débora Salvador Bizotto
Produto Educacional 1: A Criança, a família, e os quatro elementos naturais - Um guia para incentivar a construção de vínculos das crianças e de suas famílias com a natureza
Produto Educacional 2: A Criança e os quatro elementos naturais - Um guia didático para promover o Ensino de Ciências na Educação Infantil visando a construção de vínculos com a natureza


Título: Neurociência e educação: contribuições para o ensino de termometria
Autor: Jamile Pich Bonow
Produto Educacional: Proposta didática para o ensino de termometria


Título: Biologando com o App Inventor: uma proposta para a formação de professores de Ciências Biológicas
Autor: Joana Valim Becker
Produto Educacional: MIT app inventor: uma possibilidade de inserção em sala de aula.


2022

Título: Ensino de inteligência artificial: uma proposta de formação docente nas disciplinas STEAM
Autor: Diego Flores
Produto Educacional: Sequência didática para formação de docentes da educação básica para o ensino de IA nas disciplinas STEAM


Título: Uma unidade de ensino potencialmente significativa para promover a aprendizagem de ondulatória no ensino médio
Autor: Rita Daniela Dieterich dos Santos
Produto Educacional: Sequência didática para o ensino de ondulatória


Título: Mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Josiana de Goés Pedroso Terres
Produto Educacional: Guia didático sobre mentalidade matemática de crescimento e aprendizagem sobre frações: estratégias de ensino nos anos iniciais do ensino fundamental


Título: Possibilidade de letramento matemático para estudantes que estão finalizando o ensino fundamental utilizando estratégias de aprendizagem ativa
Autor: Derlise Fiametti Xavier
Produto Educacional: Tecendo o letramento matemático: guia de atividades


Título: Aprendizagem ativa: uma intervenção pedagógica no componente curricular de Banco de Dados II
Autor: Marcele Neutzling Rickes
Produto Educacional: Aprendizagem ativa: uma intervenção pedagógica no componente curricular de Banco de Dados II


Título: Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa
Autor: Carina de Oliveira
Produto Educacional: Equação do segundo grau: a utilização de jogos colaborando para uma aprendizagem significativa


Título: Sequência didática para o ensino introdutório da física aplicada à radiologia em nível técnico
Autor: Cassiano Martins
Produto Educacional: Sequência Didática para o Ensino Introdutório da Física Aplicada à Radiologia em Nível Técnico: Lições em Vídeo


Título: Matemática na prática: uma proposta de formação continuada para professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Vagner Zulianelo
Produto Educacional: Matemática na prática: dos estudos e reflexões à ação efetiva


Título: Educação estatística no ensino básico: interpretando dados reais
Autor: Claudiane Fossatti Ferri
Produto Educacional: Sequência didática para o ensino de estatística na educação básicas


2021

Título: Aplicativo educacional Arte Aqui! uma proposta baseada na cartografia dos sentidos
Autor: Kelen Ricardo dos Reis
Produto Educacional: Aplicativo educacional Arte Aqui!


Título: Astronomia no ensino de ciências por meio de uma ilha interdisciplinar de racionalidade de acordo com a BNCC
Autor: Cíntia Werle
Produto Educacional: Como construir Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade para o Ensino Fundamental II


Título: Ensino de ciências por meio da aprendizagem baseada em problemas: contribuições para o ensino da temática saúde pública
Autor: Bruno Barbosa Affeldt
Produto Educacional: Guia didático: aprendizagem baseada em problemas


Título: Formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos de matemática básica
Autor: Francine Abreu Guerra
Produto Educacional: Guia para formação continuada de professores dos anos iniciais: materiais manipuláveis ou digitais para a compreensão de conceitos e o ensino de matemática básica


Título: O ensino e aprendizagem em botânica por meio de aulas práticas dialógicas
Autor: Tatiane Eitelven
Produto Educacional: Guia Didático: Atividades Práticas Dialógicas para o Ensino e Aprendizagem em Botânica


2020

Título: Ilha interdisciplinar de racionalidade com o tema "Churrasco saudável": promovendo alfabetização científica e tecnológica no Ensino Fundamental II
Autor: Andréia Michelon Gobbi
Produto Educacional: O que é e como construir uma Ilha interdisciplinar de racionalidade


Título: Atividades em um clube de ciências como uma estratégia para ampliar a aprendizagem dos alunos no ensino médio
Autor: Daniela Boff
Produto Educacional: CLUBE DE CIÊNCIAS: UM GUIA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA


Título: Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência
Autor: Daniele Holzschuh de Oliveira
Produto Educacional: Inclusão na educação básica: formação continuada para professores de estudantes com deficiência.


Título: Motivação docente: interfaces, diálogos e possibilidades
Autor: Marcelo Guindani
Produto Educacional: Guia de Atividades Ativas para o Ensino Fundamental II


Título: Formação continuada em matemática: aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Mayara Bressan Furlan
Produto Educacional: Formação continuada em matemática:aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental


Título: A matemática da miniempresa: conhecimentos para desenvolver visões empreendedoras no contexto escolar
Autor: Silvano Marchetti
Produto Educacional: Aprendizagem matemática em Educação Financeira para a formação cidadã: um roteiro didático.


2019

Título: Educação de jovens e adultos do ensino médio: uma unidade de ensino potencialmente significativa das definições de temperatura e calor
Autor: Valdinei Gomes Laurido
Produto Educacional: Educação de jovens e adultos do ensino médio: uma unidade de ensino potencialmente significativa das definições de temperatura e calor

Título: UEPS: aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol
Autor: Daiana Bordin
Produto Educacional: UEPS: aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol.


Título: Modelagem no ensino de ciências: uma análise no estudo de ligações iônicas
Autor: Fernanda Troes
Produto Educacional: Modelos mentais no estudo das ligações iônicas.


Título: O desafio do desenvolvimento do pensamento computacional na escola: vivenciamento experiências e construindo habilidades
Autor: Marcelo Puziski
Produto Educacional: Desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional para estudantes do 4º a 8º ano do Ensino Fundamental.


2018

Título: Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
Autor: Bruna Moresco Rizzon
Produto Educacional: Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação.


Título: Neurociências: um saber importante para a efetiva construção do conhecimento matemático
Autor: Cristiane Bonetti Cembranel
Produto Educacional: Guia Didático - Neurociências um saber efetivo para a construção do conhecimento matemático


Título: Aprendizagem significativa no ensino de química: uma proposta de unidade de ensino sobre número de oxidação
Autor: Elisandra Alves da Silva
Produto Educacional: Aprendizagem significativa no ensino de química: uma proposta de unidade de ensino sobre número de oxidação


Título: Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos
Autor: Elisete Salvador Otobelli
Produto Educacional: Questões do ENEM: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos.


Título: Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau
Autor: Fernanda Marchioro
Produto Educacional: Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau


Título: Luz, câmera, animação: uma reflexão sobre a construção de conceitos da geometria espacial.
Autor: Graziele Dall'Acua
Produto Educacional: Luz, câmera, animação: uma reflexão sobre a construção de conceitos da geometria espacial.


Título: Uma ilha interdisciplinar de racionalidade para construção do conceito de função matemática
Autor: Juliana Pereira Berti
Produto Educacional: Uma ilha interdisciplinar de racionalidade para a construção do conceito de função matemática


Título: Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi: uma unidade de ensino potencialmente significativa e interdisciplinar
Autor: Mariluza Zucco Rizzon
Produto Educacional: Pão e vinho no contexto de estudo do reino Fungi


Título: O desafio da formação docente: potencialidades da gamificação aliada a GeoGebra
Autor: Rafaela Padilha
Produto Educacional: Guia didático: construção de objetos de aprendizagem gamificados no software GeoGebra


Título: Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem de geometria analítica
Autor: Rafaela Regina Fabro
Produto Educacional: Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem de geometria analítica


2017

Título: Matemática para engenharia : unidades de ensino potencialmente significativas para superar lacunas em matemática básica
Autor: Bruna Cavagnoli Boff
Produto Educacional: Unidade de ensino potencialmente significativa sobre funções matemáticas


Título: Educoelho : uma plataforma de alfabetização financeira estimulando a eflexão comportamental
Autor: Eduardo Wartchow
Produto Educacional: EduCoelho


Título: Uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais
Autor: Eliete Dal Molin
Produto Educacional: Sequência didática de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo da água utilizando as multimídias digitais


Título: Ilhas interdisciplinares de racionalidade : uma proposta para o estudo da importância da água
Autor: Fabiana Martins Fernandes
Produto Educacional: Guia de apoio pedagógico para o estudo da água no ensino fundamental baseado na metodologia ilhas interdisciplinares de racionalidade


Título: Metodologia de ensino com projetos para construção de saberes e mudanças de hábitos alimentares na educação integral
Autor: Fabiano Martins Fernandes
Produto Educacional: Caderno de Receitas: Coma e beba bem agora CB²a


Título: Formação de professores em projetos interdisciplinares em aprendizagem ativa : relato de caso
Autor: Fernanda Fernandes Leite
Produto Educacional: Artigo sobre PBL desenvolvido na escola e manual de gestão escolar para implementação de PBL


Título: Unidade de ensino potencialmente significativa : a resolução de situações-problema envolvendo as operações com números reais e a calculadora
Autor: Gabriele Molon
Produto Educacional: Unidade de ensino potencialmente significativa: a resolução de situações-problema envolvendo operações com o conjunto dos números reais e a calculadora


Título: O ensino médio politécnico: um aprendizado para o ensino médio.
Autor: Ivele Anicet Hertz
Produto Educacional: Guia de elaboração de projetos: uma experiência no ensino médio politécnico


Título: Descarte correto de medicamentos: um tema para promover a alfabetização científica em estudantes do terceiro ano do ensino médio.
Autor: Kamille Postay Losquiavo
Produto Educacional: Guia didático para professores


Título: Visitas ao setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes
Autor: Leomar de Bortoli
Produto Educacional: Visitas ao setor de radiologia hospitalar como um recurso potencialmente significativo para o ensino de radiações ionizantes


Título: Construção de ecossistemas no ambiente escolar por meio de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Autor: Luana Gonçalves Soares
Produto Educacional: Manual orientativo para professores com o objetivo de trabalhar a ecossistêmica terrestre e aquática.


Título: A construção do conhecimento sobre a água por meio de uma sequência didática que emprega a estratégia de experimentação.
Autor: Luciana Bonato Lovato
Produto Educacional: Guia didático de aprendizagem ativa sobre a água


Título: Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória.
Autor: Luiz Ambrozi
Produto Educacional: Jogos em uma sequência didática para o ensino de análise combinatória


Título: Formação continuada de professores: contribuições da resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor: Morgana Bozza
Produto Educacional: Guia para formação continuada de professores: resolução de problemas matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental


Título: A desconstituição de um mito por meio da produção de vídeo : o caso de Arquimedes
Autor: Nasser Meneghetti Lanza
Produto Educacional: Guia do professor para utilização do filme heureka no estudo da lei de arquimedes/produção de um filme


Título: Aprendizagem potencialmente significativa de óptica geométrica em laboratório
Autor: Suzana França de Oliveira da Silva
Produto Educacional: Oficina: explorando a câmara escura.


2016

Título: Contribuições de unidades de ensino potencialmente significativa (UEPS) para a disciplina de ciências do ensino fundamental
Autor: Ariane Pegoraro Nuncio
Produto Educacional: Guia didático para aplicação de contribuições de unidades de ensino potencialmente significativa para a disciplina de ciências do ensino fundamental


Título: Números complexos: interação e aprendizagem
Autor: Cassiano Scott Puhl
Produto Educacional: Números Complexos: interação e aprendizagem


Título: Ensino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária : superando desafios e construindo significados
Autor: Derli Santos da Silva
Produto Educacional: Ensino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária: superando desafios e construindo significados.


Título: Robótica educacional aplicada ao ensino de física
Autor: Roseli Fornaza
Produto Educacional: Jogo utilizando a Robótica Educacional aplicada ao Ensino de Física


2015

Título: Astronomia no ensino de ciências : uma proposta potencialmente significativa
Autor: Daiana Pellenz
Produto Educacional: Atividades sobre astronomia no ensino fundamental
Artigo: O lado escuro da lua nunca apanha sol?


Título: Aprendizagem significativa no ensino de ciências: uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa sobre energia e ligações químicas
Autor: Daniel de Almeida Raber


Título: Ilhas interdisciplinares de racionalidade promovendo aprendizagem ativa
Autor: Elisiane da Costa Moro
Produto Educacional: Ilhas interdisciplinares de racionalidade promovendo aprendizagem ativa


Título: O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola
Autor: Janete Maria Scopel
Produto Educacional: Guia de apoio pedagógico para o estudo de um ecossistema aquático artificial


Título: Educação para o trânsito no ensino de ciências : proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Autor: José Ricardo Ledur
Produto Educacional: Educação para o trânsito no ensino de ciências: proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa


Título: Análise descritiva do uso da horta escolar como um recurso para alfabetização científica
Autor: Lisiane de Souza
Produto Educacional: Plano de Ensino para utilização de horta escolar como recurso para Alfabetização Científica


Título: Proposta de procedimento metodológico para o ensino de ciências com o uso de tecnologias da informação e da comunicação
Autor: Luís César Minozzo
Produto Educacional: Guia básico para curso de formação em tecnologias da informação e comunicação para professores do ensino fundamental


Título: A produção de jogos didáticos como ferramenta para promover a aprendizagem sobre tópicos de orientação sexual
Autor: Marcus Vinicius Veiga Serafim
Produto Educacional: A produção de jogos didáticos como ferramenta para promover a aprendizagem sobre tópicos de orientação sexual


Título: Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de trigonometria
Autor: Vanessa Cristina Rech Viganó
Produto Educacional: Uma proposta pedagógica para a aprendizagem significativa de Trigonometria


2014

Título: Proposta metodológica para capacitação em educação ambiental por meio de oficinas temáticas e ambientes virtuais
Autor: Gisele Bacarim