A estrutura curricular do Mestrado está dividida em 3 núcleos de disciplinas: Núcleo Comum, Núcleo por Área de Formação e Núcleo por Linha de Pesquisa.
Disciplinas Obrigatórias do Núcleo Comum
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo do método científico, tipos de pesquisa e etapas da pesquisa. Introdução à pesquisa educacional com atenção à área de ensino de Ciências e Matemática. Compreensão dos aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa em Ensino. Como levantar informações para realizar uma pesquisa. Seleção, validação e fidedignidade dos instrumentos de coleta de dados. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa. Estudo de técnicas de análise de dados qualitativos e quantitativo na pesquisa em Ensino. Elaboração do pré-projeto de pesquisa.
Número de créditos: 2
Ementa: Conceituação de ensino e de aprendizagem. Estudo de teorias de aprendizagem e seus pressupostos epistemológicos, visando caracterizar e analisar relações entre as teorias do conhecimento e modelos pedagógicos. Identificação de possíveis analogias e complementaridades entre as abordagens: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista, sociocultural. Implicações das teorias de aprendizagem para o ensino de Ciências e Matemática.
Número de créditos: 2
Ementa: Apresentação das propostas de projeto de pesquisa dos mestrandos. Discussão crítica dos elementos apresentados, de sua pertinência (especialmente no âmbito do ensino e da aprendizagem), plausibilidade e cientificidade. Proposição de sugestões diversas pelos mestrandos. Promover condições favoráveis para o trânsito entre diferentes campos do conhecimento; o qual é promovido através de eixos estruturadores, tais como a transposição didática, a educação autônoma e empreendedora e os princípios da multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, sempre a partir dos projetos dos mestrandos envolvidos, das diferentes áreas.
Número de créditos: 2
Ementa: A relação entre os fundamentos da epistemologia na contemporaneidade e a pesquisa em Ensino. Limites e possibilidades desta relação em favor da melhoria do ensino de Ciências e Matemática. Algumas visões filosóficas sobre a natureza da Ciência e do conhecimento científico, desde o empirismo baconiano até o relativismo social pós-moderno e seus críticos. A influência das visões filosóficas a respeito da natureza da ciência e do conhecimento científico sobre o Ensino de Ciências.
Número de créditos: 2
Ementa: Planejamento de ensino numa perspectiva crítica e para o desenvolvimento de competências. Pressupostos epistemológicos, pedagógicos e didáticos que embasam um planejamento educacional. Componentes de um planejamento educacional. Métodos e estratégias de ensino e aprendizagem. Avaliação no processo educativo. Sequência didática.
Número de créditos: 2
Ementa: Caracterização do paradigma computacional aplicado ao ensino. Introdução à transposição informática. Avaliação e seleção de software educacional. Exame de questões referentes às teorias de aprendizagem. Construção de estratégias para integração da informática ao ensino. Reflexão sobre limitações teóricas e práticas relacionadas à informática aplicada ao ensino. Análise de projetos de educacionais considerando aspectos éticos e sociais.
Número de créditos: 2
Ementa: As características da experimentação. A experimentação como elemento fundamental para os processos de ensino e de aprendizagem. O papel da experimentação no ensino de Ciências e Matemática. Elaboração, desenvolvimento e aplicação da experimentação no ensino de Ciências e Matemática. Associar a dimensão empírica ao processo de construção do conhecimento científico. A experimentação científica autêntica no processo de ensino. Desenvolvimento de habilidades ligadas ao processo de experimentação, tais como capacidade de observação, comunicação, classificação e predição.
Número de créditos: 2
Ementa: Avaliação diagnóstica e levantamento de questões de interesse sobre interdisciplinaridade. Diferenciação da interdisciplinaridade científica e escolar. Descrição de tipos e fundamentos de propostas de ações interdisciplinares na escola. Definição de aspectos estruturadores de uma proposta interdisciplinar. Planejamento de uma ação interdisciplinar escolar (objetivos educacionais, objetos de conhecimento, problema interdisciplinar, estratégias de ação, processo de avaliação). Caracterização de um estudo de caso interdisciplinar escolar. Revisão dos principais aspectos que estruturam um artigo científico, pelo viés da interdisciplinaridade. Elaboração de uma proposta de ação interdisciplinar escolar (com possibilidade de vinculação com o projeto de pesquisa).
Número de créditos: 3
Ementa: Conceitos e funções do produto educacional à luz dos documentos oficiais da área de Ensino. Elementos constitutivos do produto educacional. Formas e possibilidades de apresentação do produto educacional. A avaliação do produto educacional e sua validação. Divulgação, compartilhamento e registro do produto educacional. Desenvolvimento do protótipo do produto educacional associado à dissertação de mestrado.
Núcleo de Disciplinas por Linha de Pesquisa
Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da interdisciplinaridade. Interdisciplinaridade em ciência e tecnologia. Práticas escolares e a interdisciplinaridade; Planejamento interdisciplinar. Estratégias pedagógicas e metodológicas para o trabalho interdisciplinar. Sistematização através do planejar de princípios e conhecimentos do ato pedagógico: métodos e procedimentos metodológicos, a partir da prática interdisciplinar. Avaliação da aprendizagem na prática interdisciplinar.
Número de créditos: 2
Ementa: A conexão natural entre a Aprendizagem Ativa e a Aprendizagem Significativa. Aprendizagem Ativa versus Método Tradicional. O planejamento de Ambientes de Aprendizagem Ativa. Estratégias e Métodos pedagógicos de Aprendizagem Ativa: Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom), Instrução pelos colegas (Peer Instruction), Ensino sob medida (Just-in-Time Teaching), Aprendizagem por Questionamento (Inquiry based Learning), Fórum de discussões on-line, Exercícios em sala de aula (In-Class Exercises), Jigsaw (Painel integrado), Desafio em grupos, Grupos com tarefas diferentes, Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), Aprendizagem baseada em Problemas ((ABP) ou (Problem-based Learning (PBL)), e Aprendizagem baseada em Projetos ((ABPj) ou Project-based Learning (PjBL)). Avaliação da aprendizagem no contexto da Aprendizagem Ativa.
Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática
Número de créditos: 2
Ementa: Transposições informática e didática. Ambientes virtuais de aprendizagem. Softwares educacionais. Recursos de interação e colaboração. Objetos de aprendizagem. Ferramentas de autoria. Mídias digitais no Ensino.
Número de créditos: 2
Ementa: Modelos como elementos de predição, guias da investigação, organizadores de dados, justificadores de resultados. Ênfase nos modelos didáticos: modelos mentais e modelos conceituais. Os modelos como auxiliares à transposição didática, em especial no que diz respeito à passagem saber sábio - saber a ensinar, e saber a ensinar - saber ensinado. Atividades de elaboração, construção e exploração de modelos
Núcleo de Disciplinas por Área de Conhecimento
Número de créditos: 2
Ementa: Aprimoramento dos conceitos e processos para o ensino de Ciências da Natureza voltados ao desenvolvimento de competências específicas e habilidades relacionadas aos temas Matéria e Energia, Vida, Terra e Cosmos, e Tecnologias por meio do planejamento, implementação e avaliação de unidades de aprendizagem com foco na criação e proposição de projetos ou situações-problema, em diferentes contextos das Ciências da Natureza.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudos de pressupostos teóricos e metodológicos dos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática. Tendências em Educação Matemática e suas implicações na construção de saberes e no desenvolvimento de competências. Planejamento, discussão e avaliação de unidades de aprendizagem de Ciências e Matemática, com ênfase em processos matemáticos para a proposição de estratégias de ensino.