Última modificação em 20/06/2024.
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS tem o compromisso permanente de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna por meio do conhecimento. Tal propósito é reforçado pela própria missão institucional de uma universidade comunitária, a qual se expressa em atividades extensionistas e projetos de divulgação da filosofia e do saber.
A Olimpíada de Filosofia do RS, realizada desde 2008, consiste na realização de atividades didáticas de caráter filosófico, a partir de um tema geral, definido a cada ano, e destina-se a professores e estudantes do Ensino Médio e do Fundamental II, preferencialmente. Tais atividades didáticas, inicialmente desenvolvidas nas escolas durante o ano letivo, são coordenadas, livre e criativamente, a partir do tema e dos subtemas da Olimpíada, pelos educadores inscritos, seja em turmas regulares, seja na modalidade de projetos ou, ainda, de forma interdisciplinar. Tais ações pedagógicas nas escolas, denominadas atividades pré-olímpicas, são preparatórias para a realização da Olimpíada de Filosofia, a qual consiste em um evento único (que ocorre em outubro de cada ano) no qual os participantes poderão interagir e aprender juntos a partir de atividades de cooperação investigativa. A atividade é sempre sediada na UCS e coordenada pelo Curso de Filosofia e pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia, com a finalidade de atender escolas da região da serra gaúcha.
Acesse aquiO Observatório de Estudos e Práticas para Culturas de Paz foi criado em 2008 e, desde então, têm buscado fomentar um ambiente frutífero de debate para o estabelecimento de práticas sociais promotoras da paz. Constituído por um corpo de pesquisadores da UCS e de outras instituições nacionais e internacionais. Dentre os objetivos do Observatório, estão os seguintes: (i) Analisar, discutir e refletir acerca das dimensões socioculturais relacionadas aos conflitos e práticas de violência, tendo como abordagens teóricas com potencial de auxiliar nesse processo; (ii) Produzir ensaios com propostas norteadoras apresentando possibilidades de práticas sócio-educativas baseadas em autoconhecimento e empoderamento do ser humano; (iii) Estabelecer o intercâmbio em níveis nacional e internacional, para disseminação de conhecimentos, envolvendo pesquisadores, inclusive por meio de professores visitantes, congressos, seminários, publicações próprias e, preferencialmente, inserção de trabalhos em publicações externas; e (iv) Promover ações de socialização das experiências e produções realizadas.
Acesse aquiO projeto Problemas Filosóficos nasceu como uma das atividades comemorativas aos 60 anos do Curso de Filosofia da Universidade de Caxias do Sul e buscou atender a uma demanda formativa de todos aqueles profissionais que lecionam disciplinas no ensino básico que não são aquelas de sua formação original. A atividade ocorreu de forma virtual e gratuita com periodicidade semanal (15 semanas) no decorrer do segundo semestre de 2020. Embora o curso tenha sido pensado para responder a uma necessidade regional (especialmente da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul e das 2ª, 4ª, 16ª e 23ª Coordenadorias Estaduais de Educação, o curso contou com a participação de mais de 1400 inscritos de todo o Brasil. Isso demonstra o impacto social que o projeto Problemas Filosóficos teve para os profissionais da educação básica e para a comunidade em geral.
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