Doutora e Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPGS/UFRGS. Bacharela em Ciências Sociais pela mesma universidade.
Graduada em História pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em História e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado sanduiche internacional na Universidade de Padova - It
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1991), Licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Itália (2003), Pós-doutor em Filosofia, Universidade de Lisboa, Portugal (2010) e MBA em Gestão do Ensino Superior (2019).
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.
Graduado em Ciências Sociais (bacharelado, UFRGS, 1993), Especialista em Gestão e Liderança Universitária (UNIVAP, 2008), Mestre (1996) e Doutor em Ciência Política (2003) pela UFRGS.
Doutor em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, com bolsa CAPES/PROEX e ênfase em História da Educação. Estágio de pós-doutorado em Educação na UNISINOS (2016). Mestre em Educação (2011), com ênfase em História da Educação e Graduação em História (2003) pela mesma instituição, com bolsa do Programa Especial de Treinamento - PET/História - CAPES/Unisinos. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e Graduação em Geografia pela UCS (2021). Bacharel em Biblioteconomia pela UCS (2022). Especialista em Gestão da Educação (2004) pela UFRGS; Psicopedagogo Clínico e Institucional (2009) pela FEEVALE; Supervisor Escolar pela Faculdade Internacional Signorelli (2015) e especialista em História do Brasil pela Faculdade Internacional Signorelli (2016).
Graduado e Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Licenciado em História pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Doutor em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Artigo de Referência - TISOTT, Ramon Victor. História do Rio Grande do Sul e formação da diversidade cultural. In: Anthony Beux Tessari. (Org.). Juntos na diversidade: experiências de preservação da diversidade linguística e cultural na Serra gaúcha. 1ªed.Caxias do Sul: Educs, 2021, v. , p. 21-27.
Critérios para Credenciamento
O corpo docente do Programa é constituído, conforme credenciamento, por professores permanentes, colaboradores e visitantes e em acordo com o Documento de Área vigente.
O credenciamento de professores se dará por edital público específico para esse fim a partir da solicitação do colegiado do Programa e homologado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
O processo de recredenciamento dos professores do quadro permanente ocorrerá a cada dois anos com edital específico para esse fim que estabelecerá os respectivos critérios. Serão descredenciados do quadro permanente os professores que não atenderem às exigências do edital. Os resultados do processo serão encaminhados a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para homologação.
Os professores permanentes integram o quadro docente da Universidade. Os professores na condição de colaboradores ou visitantes, integram o quadro especial, atendidas as normas vigentes da CAPES conforme portaria nº 81 de 3 de junho de 2016.
Corpo Docente Permanente
Graduada em História pela Universidade Luterana do Brasil. Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Licenciada em História pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em História e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorado sanduiche internacional na Universidade de Padova - It
Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1991), Licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Itália (2003), Pós-doutor em Filosofia, Universidade de Lisboa, Portugal (2010) e MBA em Gestão do Ensino Superior (2019).
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar, Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.
Artigo de Referência: RECH, G. L.; BARAUSSE, A. . Schooling of italian immigrants in Porto Alegre/RS (1928-1938). HISTORY OF EDUCATION & CHILDREN'S LITERATURE (TESTO STAMPATO), v. XIV, p. 527-557, 2019.
Graduado em Ciências Sociais (bacharelado, UFRGS, 1993), Especialista em Gestão e Liderança Universitária (UNIVAP, 2008), Mestre (1996) e Doutor em Ciência Política (2003) pela UFRGS.
Doutor em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, com bolsa CAPES/PROEX e ênfase em História da Educação. Estágio de pós-doutorado em Educação na UNISINOS (2016). Mestre em Educação (2011), com ênfase em História da Educação e Graduação em História (2003) pela mesma instituição, com bolsa do Programa Especial de Treinamento - PET/História - CAPES/Unisinos. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e Graduação em Geografia pela UCS (2021). Bacharel em Biblioteconomia pela UCS (2022). Especialista em Gestão da Educação (2004) pela UFRGS; Psicopedagogo Clínico e Institucional (2009) pela FEEVALE; Supervisor Escolar pela Faculdade Internacional Signorelli (2015) e especialista em História do Brasil pela Faculdade Internacional Signorelli (2016).
Graduado e Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Doutora e Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPGS/UFRGS. Bacharela em Ciências Sociais pela mesma universidade.
O corpo docente do Programa é constituído, conforme credenciamento, por professores permanentes, colaboradores e visitantes e em acordo com o Documento de Área vigente.
O credenciamento de professores se dará por edital público específico para esse fim a partir da solicitação do colegiado do Programa e homologado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
O processo de recredenciamento dos professores do quadro permanente ocorrerá a cada dois anos com edital específico para esse fim que estabelecerá os respectivos critérios. Serão descredenciados do quadro permanente os professores que não atenderem às exigências do edital. Os resultados do processo serão encaminhados a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação para homologação.
Os professores permanentes integram o quadro docente da Universidade. Os professores na condição de colaboradores ou visitantes, integram o quadro especial, atendidas as normas vigentes da CAPES conforme portaria nº 81 de 3 de junho de 2016.