Programa de Pós-Graduação em Historia

Estrutura Curricular

Última modificação em 12/06/2024.

Mestrado

Doutorado

A estrutura curricular da proposta do Mestrado Profissional em História compreende 4 disciplinas obrigatórias num total de 12 créditos. Os outros 12 créditos serão cursados em disciplinas eletivas vinculadas às duas linhas de pesquisa.

Para ser aprovado em disciplina, seminário e atividades acadêmicas desenvolvidas no Programa, o aluno precisa obter nota igual ou superior a 7,0 (sete), com frequência mínima de 75% às atividades programadas.

Ao finalizar o segundo semestre do curso do Mestrado, ou o quarto semestre do Doutorado, o aluno deve submeter-se a Exame de Qualificação, que consiste na defesa parcial Trabalho de Conclusão do Mestrado ou do Doutorado perante Banca Examinadora, constituída para este fim.

Disciplinas Obrigatórias

  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Reflexões teóricas sobre os diferentes regimes de historicidade. O projeto iluminista e a escrita da História. Debates teóricos relacionados às principais vertentes historiográficas do século XX (a nova história francesa, a influência foucaultiana, o marxismo britânico e a micro-história italiana). Reflexões sobre a "crise" do paradigma da ciência moderna, discussão a respeito de seu impacto sobre o conhecimento histórico, bem como o exame de tendências historiográficas contemporâneas, buscando a identificação das principais aproximações e diferenças, avanços e impasses em cada uma delas.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Compreensão do projeto de pesquisa em História a partir de abordagens teórico-metodológicas. Reflexões sobre a construção da problemática, do tema e do objeto de pesquisa. O projeto de pesquisa e suas relações com o campo da História. O ofício do historiador e suas fontes: definições sobre o estatuto da fonte e possibilidades metodológicas de análise. Orientações para a qualificação.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Reflexões sobre a trajetória do ensino de História na escola básica no Brasil considerando as relações entre o ensino de História e a produção historiográfica. Ênfase na articulação entre saber acadêmico e saber escolar ressaltando o caráter político e cultural que envolve as opções conceituais e metodológicas das abordagens históricas no currículo escolar.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Compreensão da práxis pedagógica nos seus aspectos interdisciplinares enquanto uma dimensão formadora do conhecimento histórico. Reflexão sobre a proposta dos PCNs acerca da pluralidade e diversidade cultural no ensino de História. Interlocução com as legislações voltadas para o ensino de História e a cultura afro-brasileira e indígenas. A prática da interdisciplinaridade e da transversalidade de temas na elaboração de projetos de ensino.

Disciplinas Eletivas

Linha: Fontes e Acervos na Pesquisa e Docência em História

  • Ementa: O local e o regional como conceitos mobilizadores. História local e historiografia. A microanálise e a "Nova História". A História local, o micro e o macro. Jogo de escalas. A microanálise como instrumento metodológico na pesquisa e no ensino. A História Local como estratégia de ensino.
  • Ementa: Fluxos de e/imigrações e questões conceituais. Relações entre migrações e colonialismo. Imigração e relações de negociação. Documentos das migrações, fontes oficiais e registros cotidianos. Movimentos imigrantes e a História Local. Abordagens do tema no ensino fundamental e médio.
  • Ementa: Estudo sobre as alterações do conceito de Patrimônio Cultural no Brasil. Os diversos locais de memória, suas definições e especificidades: museus, arquivos, memoriais, centros de memória. O ensino de história em espaços não formais.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa:História da História Cultural. História Cultural e seus aportes teórico-metodológicos. Categorias e novas sensibilidades para a pesquisa e o ensino. Relações entre História Cultural e Ensino de História.
  • Ementa: Estudo dos referenciais teóricos e metodológicos que possibilitam a compreensão da história do tempo presente. Análise do debate sobre a definição e legitimação dos marcos da história do tempo presente e sua relação com o ensino de História.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Estudo das manifestações religiosas por meio do diálogo com a interculturalidade e a decolonialidade. Análise do campo religioso brasileiro e dos saberes tradicionais sacralizados, com ênfase na metodologia de pesquisa, na historiografia das últimas décadas e na narrativa escolar.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Estudo do conceito de gênero e sua inserção na historiografia escolar. Abordagens dos aspectos teórico-metodológicos relacionados à incorporação de fontes para o estudo do gênero como tema transversal. Análise das construções curriculares da História como disciplina considerando as normas de gênero e sexualidade que o discurso histórico (re)produz nos espaços formais e informais de educação. Elaboração de projetos de ensino voltados para a pesquisa que incorporem o gênero nos currículos escolares de História.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Estudo do ensino de história das religiões como vertente explicativa dos processos históricos. Reflexão sobre a dimensão das motivações de caráter religioso como matrizes explicativas para a formação cultural brasileira, na perspectiva de fazer pensar e ensinar a história de diferentes grupos culturais através da abordagem do tema das religiosidades. Discussões teórico-metodológicas sobre a incorporação de fontes voltadas ao tema das religiosidades no contexto do ensino de História.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Estudo das relações entre a produção e a disseminação do conhecimento histórico através do cinema. Análise das aproximações entre ensino de História e os usos do cinema como documento, artefato cultural que evidencia visões de mundo, comportamentos e identidades em um dado contexto sócio-histórico. Abordagens e mediações teórico-metodológicas para a utilização da fonte fílmica no contexto do ensino básico. Desenvolvimento de projetos que contemplem o emprego do cinema (ficção, documental e jornalístico) no ensino de História.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: As inter-relações entre memória e identidade no contexto urbano. A cidade como espaço de produção cultural e representações sociais e as possibilidades de investigação da dimensão simbólica da materialidade urbana. Os lugares da memória e os acervos institucionais como fonte de pesquisa e ensino de história.

Linha: Linguagens e Cultura no Ensino de História

  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Compreensão do processo de renovação da escrita biográfica como campo de estudos a partir da década de 1960. Análise do chamado "retorno do biográfico" como modelo de investigação histórica de trajetórias de indivíduos em diferentes âmbitos da vida social, seja na esfera política, cultural e educacional. Reflexão sobre a relação entre biografia e história pública como possibilidade de divulgação histórica para públicos mais amplos.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Compreensão sobre a práxis pedagógica através da utilização de impressos enquanto linguagem que constitui a sociedade e como dimensão, do e no conhecimento histórico. Reflexão sobre a pluralidade e diversidade de temas possíveis através do uso impressos no Ensino de História. Interlocução com as legislações voltadas para o ensino de História - BNCC e o uso de diversas fontes no Ensino de História.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Reflexão a partir da perspectiva interdisciplinar sobre a construção do discurso historiográfico e a leitura da historiografia no texto ficcional. Aspectos histórico-culturais sob o enfoque da Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana - 10.639, em diálogo com as questões de interculturalidade tendo como fonte o uso da ficção para o ensino da cultura afro-brasileira.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Estudar o fenômeno da convergência tecnológica na sociedade, com ênfase para o período da digitalização dos meios de comunicação. Analisar o papel da mídia contemporânea na composição da opinião pública e na (re)formatação dos costumes; da cultura e seus impactos nos processos de aprendizagem. Avaliar o fenômeno da convergência e suas oportunidades para o ensino da História.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Análise das aplicações do audiovisual como ferramenta da aprendizagem, com especificidade para a História. Estudo do processo e das técnicas da realização audiovisual: da concepção à exibição. Apresentação de recursos alternativos para fazer o audiovisual e atividades práticas laboratoriais.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Estudo de suportes tecnológicos da informação e comunicação aplicados à educação escolar e gestão do patrimônio histórico, tais como: ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto colaborativo, editores de mapas conceituais, editores de imagem, objetos de aprendizagem, simuladores de mundos, simuladores de visitas virtuais a museus, banco de dados para acervos patrimoniais, memórias, projetos de aprendizagem interdisciplinares, entre outros. A disciplina propõe a construção de formas de mediação que o historiador docente poderá desenvolver nos usos e na elaboração de tecnologias e mídias como recursos pedagógicos e no âmbito da pesquisa direcionada aos espaços escolares.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Estudos das problemáticas e das diversas abordagens teórico-metodológicas relativas às práticas pedagógicas adotadas em espaços museológicos voltados para a temática histórica. A disciplina também deve proporcionar espaços para reflexões sobre como os objetos expostos em museus podem comunicar diversas concepções historiográficas, através de seus discursos museológicos e expográficos.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Análise da estrutura conceitual do campo do Patrimônio Cultural e suas potencialidades no ensino de História através dos princípios teóricos que embasam a educação para o patrimônio. Pesquisa de contextos patrimoniais e organização do processo de ensino e aprendizagem que priorize a capacidade de investigação pelos alunos do ensino fundamental e médio.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Compreensão do caráter discursivo dos diferentes processos midiáticos. Problematização das memórias midiáticas, tais como programas de televisão, jornais, periódicos, fotografias, vídeos, entre outros, no cotidiano escolar. Análise do processo de apropriação e (re)significação dos produtos midiáticos nos espaços escolares e a responsabilidade pedagógica na leitura das representações sociais.

Para ser aprovado em disciplina, seminário e atividades acadêmicas desenvolvidas no Programa, o aluno precisa obter nota igual ou superior a 7,0 (sete), com frequência mínima de 75% às atividades programadas.

Ao finalizar o segundo semestre do curso do Mestrado, ou o quarto semestre do Doutorado, o aluno deve submeter-se a Exame de Qualificação, que consiste na defesa parcial Trabalho de Conclusão do Mestrado ou do Doutorado perante Banca Examinadora, constituída para este fim.

  • 9 disciplinas de 3 créditos (4 disciplinas obrigatórias; 5 disciplinas eletivas)
  • 4 semestres de créditos de tese (3 créditos x semestre)
  • 6 créditos obtidos com: estágio docente e/ou publicações de artigos em periódicos científicos. Criar uma tabela proporcionalidade estrato Qualis x nº de créditos
  • APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS DO MESTRADO: no máximo 9 créditos (se cursado nos últimos 10 anos)
  • Proficiência em Língua Estrangeira (não conta créditos)

Disciplinas Obrigatórias

  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Análise de estudos teóricos e metodológicos de investigação científica, discutindo os projetos de tese de doutorado, com ênfase na elaboração dos projetos de pesquisa. O campo de pesquisa e o trabalho profissional em História: intersecções. Articulação da produção acadêmica/profissional na área da História, com ênfase no ensino, com a linha de pesquisa em que estão inseridos. Discussão sobre processos investigativos em teses já concluídas. Planejamento e discussão da pesquisa: a relação lógica entre os procedimentos investigativos, os referenciais teóricos e as concepções historiográficas. O produto como foco e resultado de uma ação investigativa - relações entre proposição, execução e validação
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Reflexões teóricas sobre os diferentes regimes de historicidade. O projeto iluminista e a escrita da história. Debates teóricos relacionados às principais vertentes historiográficas do século XX (a nova história francesa, a influência foucaultiana, o marxismo britânico e a micro-história italiana). Reflexões sobre a ?crise? do paradigma da ciência moderna, discussão a respeito de seu impacto sobre o conhecimento histórico, bem como o exame de tendências historiográficas contemporâneas, buscando a identificação das principais aproximações e diferenças, avanços e impasses em cada uma delas.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Reflexões sobre a trajetória do ensino de História na escola básica no Brasil considerando as relações entre o ensino de História e a produção historiográfica. Ênfase na articulação entre saber acadêmico e saber escolar ressaltando o caráter político e cultural que envolve as opções conceituais e metodológicas das abordagens históricas no currículo escolar.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Compreensão da práxis pedagógica nos seus aspectos interdisciplinares enquanto uma dimensão formadora do conhecimento histórico. Reflexão sobre a proposta dos documentos orientadores acerca da pluralidade e diversidade cultural no ensino de História. Interlocução com as legislações voltadas para o ensino de História e a cultura afro-brasileira e indígenas. A prática da interdisciplinaridade e da transversalidade de temas na elaboração de projetos de ensino

Disciplinas Eletivas

  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Análise dos elementos epistemológicos implicados nas relações de ensino e aprendizagem em História. Compreensão das possibilidades metodológicas de investigação no âmbito do Ensino de História em consonância às linhas de pesquisa do programa.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Dimensão do patrimônio: percurso e contemporaneidade. Instrumentos e procedimentos políticos, institucionais e administrativos destinados à formulação do patrimônio cultural e suas paisagens. Gestão do patrimônio cultural, regulamentações e normas, responsabilidades sociais, registro do patrimônio tangível e intangível, formas de acesso aos bens culturais. Qualificação da memória local e a identificação mundial: memórias x ideologias hegemônicas.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Inserção e atuação em atividades investigativas relativas ao seu Projeto de Pesquisa ou projeto coordenado pela(o) ministrante da disciplina, enfatizando a dimensão do trabalho com documentos históricos (escritos, impressos, imagem, áudio, vídeo?); conhecendo o campo profissional, prospectando experiências inovadoras de ensino, criando alternativas de intervenção e mediação
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Leituras selecionadas sobre o tema da participação. Aprofundar o estudo do tema da participação que embasa o trabalho de projetos de pesquisa e também da metodologia de pesquisa, Produção de escrita acadêmica da sua pesquisa durante o período da disciplina e ou produzir no coletivo do grupo. Apresentação e discussão de projetos e textos para apresentação em eventos e publicação. Discutir e analisar junto ao grupo produções pertinentes aos respectivos projetos de pesquisa.
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Estudo de temas relacionados às temáticas de pesquisa dos pós-graduandos ou de aprofundamento epistemológico, teórico e/ou metodológico das Linhas de Pesquisa do Programa. Os Seminários de Tópicos Especiais serão definidos semestralmente, para os cursos do Programa, em conformidade com as Linhas de Pesquisa
  • Número de créditos: 3 créditos
  • Ementa: Análise das concepções de patrimônio: do histórico ao cultural, através da trajetória das ações de preservação de bens culturais, sua legislação e seus mecanismos de proteção. Debate sobre o papel do profissional de História frente ao patrimônio cultural, sua gestão e preservação. Análise das diversas teorias e metodologias de Educação Patrimonial, sua evolução no decorrer dos anos e as relações que se podem estabelecer com o processo de ensino da História em espaços escolares ou não escolares.