Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas voltadas ao ensino e aprendizagem de língua, associando abordagens enunciativo-discursivas e interacionistas às diversas práticas socioculturais, visando ao desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita. Interessam-me investigações relativas à Sociolinguística Aplicada e Linguística Textual vinculadas à análise de materiais didáticos, transposição didática, práticas pedagógicas e demais pesquisas que contribuam com o ensino e aprendizagem de língua, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que se relacionam com os estudos culturais de gênero, a literatura comparada e a literatura fantástica, com ênfase nas manifestações insólitas de escritoras latino-americanas. Tenho interesse, também, por pesquisas que objetivem o resgate de escritoras não consagradas pela crítica literária. Atualmente, pesquiso a escrita de autoria feminina e suas manifestações insólitas na literatura brasileira.
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que relacionam literatura, memória, cultura e religiosidades, em diálogo com a História. Tenho interesse por pesquisas com a temática da literatura e suas representações na sociedade. Atualmente, minhas pesquisas estão direcionadas para os estudos das religiões e migrações.
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que envolvam estudos acerca da leitura como meio para a construção de conhecimento em distintos suportes, níveis formativos e modalidades (presencial e a distância), com base em abordagens sociointeracionistas da linguagem. Tenho interesse por estudos relacionados ao texto didático, ao processo de transposição didática e ao ensino de língua materna, em especial relacionando-o ao desenvolvimento de competências para a leitura e a produção de textos.
Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que relacionam literatura, cultura e imaginário. Tenho interesse por pesquisas que abordam a literatura em suas conexões com a sociedade, a história e a mitologia. Trabalho com textos literários em língua portuguesa, inglesa e francesa; literatura clássica, romântica e moderna; teoria literária, estudos do drama e da poesia.
Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que exploram o texto literário em diálogo com a cultura digital, com especial atenção a obras endereçadas a crianças e jovens. As investigações abrangem tanto a análise de obras de literatura digital propriamente ditas quanto os processos de produção, circulação e consumo de textos literários em diversos ambientes digitais. Atualmente, dedico-me ao estudo da literatura digital infantojuvenil, com foco em obras que utilizam tecnologias imersivas, como Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). A pesquisa concentra-se nos recursos semióticos e midiáticos que essas obras empregam para criar ilusão de realidade e promover a imersão, analisando como a interação com tais tecnologias redefine a experiência literária. O objetivo é compreender como esses elementos contribuem para a construção de uma poética da ilusão voltada para a infância e a juventude, de um lado, e como essa poética se articula com a cultura contemporânea, de outro.
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001)
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que abordem, em especial, a literatura infantil e literatura juvenil, nacional ou estrangeira, sob diferentes perspectivas temáticas, assim como políticas e programas de leitura como o PNLD (livro didático) e ainda estudos que tenham por base a Sociologia ou a História da Leitura. As propostas de pesquisas devem estar de alguma forma relacionadas à leitura, à formação do leitor, à biblioteca e à literatura infantil ou juvenil, a partir de fontes de evidência de natureza empírica ou documental. Atualmente desenvolvo projeto de pesquisa que privilegia paratextos em livros literários.
Doutora em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas sobre a tradição analítica da linguagem tanto em autores da semântica clássica, como Frege e Wittgenstein (Tratado Lógico-Filosófico), quanto em autores da análise da linguagem ordinária, como Wittgenstein (Investigações filosóficas) e Austin, além daqueles de corrente hermenêutica, como Heidegger, Gadamer e Paul Ricoeur. O interesse maior está na análise da relação entre contexto, forma de uso, cultura, temporalidade, historicidade, intenções dos falantes/autores, gramática, lógica e regras vigentes na compreensão de sentido de um discurso, seja ele oral ou escrito.
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que abordem Narrativas Literárias Brasileiras ou Estrangeiras em diferentes perspectivas temáticas, seja nos estudos de teoria literária, estudos culturais, literatura comparada e outras artes. As pesquisas devem estar de alguma forma relacionadas com a interface entre literatura e história, literatura e sociedade, literatura e mídias impressa, eletrônica ou digital e também com os processos de criação literária, envolvendo consultas a fontes e acervos.
Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que têm como foco música e/ou literatura e demais formas de expressão artística e social, como as linguagens da arte e linguagens não verbais. Tenho interesse em pesquisas que contemplem discussões relacionadas aos estudos de gênero e diversidade, memória e identidade, estética, racismo e semiótica da cultura.
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que abordem narrativas literárias contemporâneas no âmbito latino-americano e caribenho que tenham por base o diálogo entre memória e violência (ditaduras, escravismo, migrações, exílio, guerras civis, violência social). As pesquisas apresentam interface entre literatura e história, seja através do romance histórico ou de testemunho, biografias, autoficção, narrativas de si em contextos de opressão, apagamento/silenciamento de autoras e autores. Atualmente, pesquiso o romance histórico de autoria negra feminina e o papel da memória no debate sobre a diáspora negra, o período escravista e seus desdobramentos sociais e identitários.
Doutora em Letras - Teorias Linguísticas do Léxico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento estudos relativos à abordagem lexical da língua, promovendo interfaces com fatores socioculturais, e/ou abrangendo o ensino e aprendizagem de língua materna ou estrangeira. Projetos alinhados com a Linguística de Corpus cujos objetos de estudo são a língua, o texto, o discurso têm preferência. Entretanto, outras abordagens léxico-funcionais da linguagem e/ou do ensino de línguas podem ser aceitas examinando-se o projeto e suas perspectivas teórico-metodológicas.
Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que abordem práticas de leitura, experiências literárias e performance em leitura, bem como as relações entre formação docente e leitura literária. As propostas de pesquisas devem, de alguma forma, propor relações com leitura, formação do leitor, perfis de leitores, mediação de leitura, experiência literária, grupos e clubes de leitura, experiência performática em leitura literária.
Doutora em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Minhas investigações situam-se nas áreas de Filosofia, Educação e Letras, mais especificamente, aquelas direcionadas ao pensamento da desconstrução. Interessam-me estudos relacionados às reflexões críticas sobre identidade, diferença, estudos culturais, linguagens não verbais, e demais pesquisas que contribuam para os questionamentos que problematizam os discursos mantidos como estáveis.
Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas voltadas ao ensino e aprendizagem de língua, associando abordagens enunciativo-discursivas e interacionistas às diversas práticas socioculturais, visando ao desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita. Interessam-me investigações relativas à Sociolinguística Aplicada e Linguística Textual vinculadas à análise de materiais didáticos, transposição didática, práticas pedagógicas e demais pesquisas que contribuam com o ensino e aprendizagem de língua, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que se relacionam com os estudos culturais de gênero, a literatura comparada e a literatura fantástica, com ênfase nas manifestações insólitas de escritoras latino-americanas. Tenho interesse, também, por pesquisas que objetivem o resgate de escritoras não consagradas pela crítica literária. Atualmente, pesquiso a escrita de autoria feminina e suas manifestações insólitas na literatura brasileira.
Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que relacionam literatura, memória, cultura e religiosidades, em diálogo com a História. Tenho interesse por pesquisas com a temática da literatura e suas representações na sociedade. Atualmente, minhas pesquisas estão direcionadas para os estudos das religiões e migrações.
Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que relacionam literatura, cultura e imaginário. Tenho interesse por pesquisas que abordam a literatura em suas conexões com a sociedade, a história e a mitologia. Trabalho com textos literários em língua portuguesa, inglesa e francesa; literatura clássica, romântica e moderna; teoria literária, estudos do drama e da poesia.
Doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que exploram o texto literário em diálogo com a cultura digital, com especial atenção a obras endereçadas a crianças e jovens. As investigações abrangem tanto a análise de obras de literatura digital propriamente ditas quanto os processos de produção, circulação e consumo de textos literários em diversos ambientes digitais. Atualmente, dedico-me ao estudo da literatura digital infantojuvenil, com foco em obras que utilizam tecnologias imersivas, como Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). A pesquisa concentra-se nos recursos semióticos e midiáticos que essas obras empregam para criar ilusão de realidade e promover a imersão, analisando como a interação com tais tecnologias redefine a experiência literária. O objetivo é compreender como esses elementos contribuem para a construção de uma poética da ilusão voltada para a infância e a juventude, de um lado, e como essa poética se articula com a cultura contemporânea, de outro.
Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001)
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que abordem, em especial, a literatura infantil e literatura juvenil, nacional ou estrangeira, sob diferentes perspectivas temáticas, assim como políticas e programas de leitura como o PNLD (livro didático) e ainda estudos que tenham por base a Sociologia ou a História da Leitura. As propostas de pesquisas devem estar de alguma forma relacionadas à leitura, à formação do leitor, à biblioteca e à literatura infantil ou juvenil, a partir de fontes de evidência de natureza empírica ou documental. Atualmente desenvolvo projeto de pesquisa que privilegia paratextos em livros literários.
Doutora em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas sobre a tradição analítica da linguagem tanto em autores da semântica clássica, como Frege e Wittgenstein (Tratado Lógico-Filosófico), quanto em autores da análise da linguagem ordinária, como Wittgenstein (Investigações filosóficas) e Austin, além daqueles de corrente hermenêutica, como Heidegger, Gadamer e Paul Ricoeur. O interesse maior está na análise da relação entre contexto, forma de uso, cultura, temporalidade, historicidade, intenções dos falantes/autores, gramática, lógica e regras vigentes na compreensão de sentido de um discurso, seja ele oral ou escrito.
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que abordem Narrativas Literárias Brasileiras ou Estrangeiras em diferentes perspectivas temáticas, seja nos estudos de teoria literária, estudos culturais, literatura comparada e outras artes. As pesquisas devem estar de alguma forma relacionadas com a interface entre literatura e história, literatura e sociedade, literatura e mídias impressa, eletrônica ou digital e também com os processos de criação literária, envolvendo consultas a fontes e acervos.
Doutora em Letras pela Universidade de Caxias do Sul
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que têm como foco música e/ou literatura e demais formas de expressão artística e social, como as linguagens da arte e linguagens não verbais. Tenho interesse em pesquisas que contemplem discussões relacionadas aos estudos de gênero e diversidade, memória e identidade, estética, racismo e semiótica da cultura.
Linha de Pesquisa: Literatura e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento pesquisas que abordem narrativas literárias contemporâneas no âmbito latino-americano e caribenho que tenham por base o diálogo entre memória e violência (ditaduras, escravismo, migrações, exílio, guerras civis, violência social). As pesquisas apresentam interface entre literatura e história, seja através do romance histórico ou de testemunho, biografias, autoficção, narrativas de si em contextos de opressão, apagamento/silenciamento de autoras e autores. Atualmente, pesquiso o romance histórico de autoria negra feminina e o papel da memória no debate sobre a diáspora negra, o período escravista e seus desdobramentos sociais e identitários.
Doutora em Letras - Teorias Linguísticas do Léxico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Oriento estudos relativos à abordagem lexical da língua, promovendo interfaces com fatores socioculturais, e/ou abrangendo o ensino e aprendizagem de língua materna ou estrangeira. Projetos alinhados com a Linguística de Corpus cujos objetos de estudo são a língua, o texto, o discurso têm preferência. Entretanto, outras abordagens léxico-funcionais da linguagem e/ou do ensino de línguas podem ser aceitas examinando-se o projeto e suas perspectivas teórico-metodológicas.
Doutora em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Linha de Pesquisa: Linguagem e Processos Culturais
Interesses de Pesquisa: Minhas investigações situam-se nas áreas de Filosofia, Educação e Letras, mais especificamente, aquelas direcionadas ao pensamento da desconstrução. Interessam-me estudos relacionados às reflexões críticas sobre identidade, diferença, estudos culturais, linguagens não verbais, e demais pesquisas que contribuam para os questionamentos que problematizam os discursos mantidos como estáveis.
O credenciamento de docentes é realizado anualmente, por meio de publicação e divulgação de edital interno, seguindo as Instruções Normativas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul e, ainda, as normas regimentais do PPGLet. De acordo com a necessidade do Programa, o credenciamento também pode ocorrer em fluxo contínuo. Para o credenciamento de docentes permanentes exige-se produção intelectual de alta relevância para a Área, considerando-se como período de avaliação os quatro (4) anos imediatamente anteriores. O recredenciamento, por sua vez, ocorre uma vez por ano, seguindo os mesmos critérios de produtividade exigidos no processo de credenciamento. Os processos de credenciamento e recredenciamento são conduzidos por uma Comissão composta por três (3) membros, sendo eles o Coordenador do Programa, um docente do corpo permanente do Programa e um docente de outro PPG da UCS, preferencialmente atuante em área afim, indicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A Comissão de credenciamento e recredenciamento leva em consideração, em seu parecer, o impacto científico e social das produções. A Comissão poderá solicitar aos docentes que destaquem suas produções mais relevantes, apresentando as respectivas justificativas. Além disso, outros critérios podem embasar a avaliação da Comissão, como a participação do docente em atividades de inserção social, de relações interinstitucionais nacionais ou internacionais, de inovação ou de pesquisa com recursos de agências de fomento. O credenciamento poderá ocorrer no máximo em até 3 (três) PPGs, sejam programas acadêmicos ou profissionais, em rede, em associação, de quaisquer áreas de avaliação de quaisquer instituições. O credenciamento inicial para as atividades de orientação no Curso de Doutorado requer, adicionalmente, a comprovação de experiência em atividades de orientação de mestrado, de acordo com os critérios de avaliação da Área da Capes.