O currículo do Curso de Mestrado em Letras e Cultura é constituído de trinta e quatro (34) créditos, assim distribuídos:
I. doze (12) créditos, em disciplinas do núcleo comum (obrigatórias);
II. doze (12) créditos, em disciplinas do núcleo complementar (eletivas);
III. dez (10) créditos, em dissertação.
Disciplinas do Núcleo Comum (Obrigatórias)
Número de créditos: 3
Ementa: Discussão sobre conceitos para a análise de fenômenos linguísticos: linguagem, língua/fala, signo, níveis de análise linguística (da fonologia ao discurso), variação linguística (variedades, variáveis e variantes). Caracterização da linguagem/língua como fenômeno cognitivo fundado em processos de categorização: categorias conceituais, categorias linguísticas (lexicais e gramaticais), análise continuísta da língua em uso (abordagem sociocognitiva). Discussão sobre a relação entre linguagem e cultura pela hipótese Sapir-Whorf (determinismo e relativismo linguísticos) na Linguística Antropológica: fundamentos empíricos e pesquisas transculturais. Caracterização de "modelos culturais" como construto central em Linguística Cognitiva e Antropologia Cognitiva. Problematização sobre a questão da tradução: linguagem, cognição e cultura.
Número de Créditos: 3
Ementa: Estudo da literatura e dos aportes teóricos nas dimensões cultural e histórica, com vistas à análise da representação das identidades modernas e pós-modernas. Discussão sobre a dinâmica das correntes críticas e as formas de compreensão do texto literário pelo viés cultural.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo dos pressupostos epistemológicos e teóricos de Wilhelm von Humboldt, Ferdinand de Saussure, Roman Jackobson, Eugenio Coseriu, Noam Chomsky. Análise dos conceitos de base para a ciência Linguística.
Número de Créditos: 2
Ementa: Discussão sobre o conceito de literatura na contemporaneidade. Análise do sistema literário com ênfase em emissor, receptor, destinatário/leitor. Estudo de teorias contemporâneas da literatura. Análise de textos literários à luz das teorias abordadas.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo da função epistemológica e da função metodológica na pesquisa, especialmente no estudo da linguagem e da literatura e seus conceitos culturais. Contextualização do problema de pesquisa, da função da teoria na sua formulação e solução. Análise dos processos metodológicos na pesquisa, especialmente de regras, procedimentos e instrumentos.
Disciplinas do Núcleo Complementar (Eletivas)
Linha de Pesquisa 1 - Linguagem e Processos Culturais
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo do significado em diferentes abordagens da Semântica e da Pragmática: o significado e sua relação com a língua e com o uso contextualizado; significado a priori; significação lexical (sinomínia, homonímia, polissemia, antonímia e hiperonímia); significação de enunciados (pressuposição, negação, inferência); performatividade, atos de fala, implicaturas conversacionais.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo dos pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos da Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot e Marion Carel. Análise dos conceitos de base da Teoria da Argumentação na Língua, incluindo a Teoria da Polifonia e a Teoria do Blocos Semânticos. Estudo do Modelo para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso. Análise de enunciados e discursos à luz desses aportes teóricos.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos da Linguística Textual e de conceitos de base desse campo, tais como texto, discurso, bem como de fatores de textualidade. Estudo da referenciação: processos anafóricos e catafóricos. Análise de processos de recategorização: fatores sociocognitivos.
Número de Créditos: 2
Ementa: Exame dos referenciais de base da Psicolinguística. Análise de teorias de aquisição da linguagem derivadas da Psicolinguística. Estudo da natureza cognitiva da leitura, da escrita e das práticas de letramento.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo da heterogeneidade da língua. Discussão de conceitos centrais da Sociolinguística Variacionista. Análise dos conceitos de norma e sua aplicação nas gramáticas normativas e estudos sociolinguísticos. Discussão sobre educação linguística e sua relação com a questão da heterogeneidade linguístico-cultural. Análise das legislações referentes à educação linguística básica e à formação linguística acadêmica em sua relação com propostas de livros didáticos, planos curriculares e práticas pedagógicas.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo da hermenêutica da linguagem em Heidegger, Gadamer e Ricoeur na tríade temática sujeito-compreensão-linguagem. Análise da linguagem em sua ambiguidade e contextualidade por meio da tematização da pré-compreensão e do pré-conceito não como entraves na construção de sentido, mas como reconhecimento inevitável da historicidade e da finitude que permeiam o ato da compreensão.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo de autores representativos da filosofia da linguagem contemporânea, seja na dimensão analítica da linguagem pela vertente da semântica clássica com Frege e Wittgenstein (Tratado Lógico-Filosófico), seja pela vertente da linguagem ordinária com Wittgenstein (Investigações filosóficas) e Austin, seja, ainda, pela abordagem da desconstrução com Derrida. Investigação sobre o modo como a filosofia contemporânea aborda os problemas oriundos da análise da linguagem pelos vieses lógico, contextual e cultural.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo dos preceitos da Análise Crítica do Discurso. Análise dos esquemas de Fairclough e Van Dijk. Investigação do funcionamento da língua em formações discursivas que evidenciam as relações entre ideologias e poder. Desenvolvimento de habilidades de leitura sob o olhar da Análise Crítica do Discurso.
Número de Créditos: 2
Ementa: Conceituação e caracterização da Linguística Forense. Exemplificação de como a Linguística Forense opera em contextos criminais, legais e acadêmico-profissionais. Análise de teorias linguísticas que contribuem para a pesquisa e a prática da Linguística Forense: Fonética e Fonologia, Sociolinguística, Gramática Sistêmico-Funcional, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso, entre outras.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudos voltados ao desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora (analítica e sintética). Análise e aplicação de processos de redução de informação, retextualização (paráfrase); elaboração (escrita) de resumo e (sumarização) de textos de divulgação científica.
Número de Créditos: 2
Ementa: Análise dos aspectos enunciativo-discursivos dos textos de divulgação científica. Estudo dos conceitos e dos elementos estruturais de sequências discursivas (definição, descrição, explicação, paráfrase etc) utilizadas em textos de divulgação científica. Análise de processos de redução da informação (resumo do tipo abstract). Análise das inter-relações dos processos científicos de investigação e de produção dos textos de divulgação, enfatizando a produção escrita de artigos, dissertações e teses.
Linha de Pesquisa 2 - Literatura e Processos Culturais
Número de Créditos: 2
Ementa: Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise dos elementos narrador, espaço, tempo e personagem na narrativa ficcional. Estudo do conceito de mimesis. Leitura e análise de textos narrativos da literatura ocidental.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo de gêneros de poesia antigos e modernos. Distinção entre o discurso poético e o discurso prosaico. Exame dos principais tratados poéticos da Antiguidade e do problema da mimese em Platão e Aristóteles. Estudo da lírica moderna, das visões romântica e simbolista e das vanguardas poéticas do Modernismo. Análise de poemas.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo de abordagens críticas e formais do romance brasileiro desde as primeiras expressões, no século XIX, até a contemporaneidade. Análise das condições históricas e sociais de produção, destacando a tradição do romance como expressão artística nacional e sua relação com manifestações estrangeiras.
Número de Créditos: 2
Ementa: Análise das condições de produção e recepção de textos de ficção e não ficção nas mídias impressa, eletrônica e digital, enfatizando aspectos relacionados às formas de expressão literária e à formação de leitores. Estudo das adaptações e das diferentes linguagens que são próprias de cada meio de difusão.
Número de Créditos: 2
Ementa: Exame da teoria crítica feminista: crítica ideológica e ginocrítica. Estudo do cânone literário e da autoria feminina. Análise da representação da mulher na literatura. Discussão sobre gênero e interseccionalidade. Introdução às principais correntes teóricas feministas.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo das relações entre literatura e mitologia. Abordagem do mito religioso e do mito literário. Apropriação do vocabulário referente às estruturas do imaginário. Análise da permanência dos mitos clássicos na literatura e da continuidade dos mitos literários antigos na cultura ocidental. Breve exame da mitologia comparada e da permanência do pensamento mitológico nas sociedades moderna e contemporânea. Leitura dos mitos em obras representativas da literatura clássica e moderna.
Número de Créditos: 2
Ementa: Análise da poesia e da canção popular brasileira do Século XX, promovendo aproximações temáticas e estéticas. Estudo da obra de autores representativos da poesia e da canção. Abordagem estética de poemas e letras da canção popular com ênfase na versificação e na melopeia. Abordagem sociocultural dos textos, observando a sua inserção social e a formação de sistemas. Análise de leituras do imaginário na poesia e na canção.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo das relações dos conhecimentos produzidos na área da Literatura, da História e das Religiões e Religiosidades. Análise do papel da Literatura na construção do saber histórico e das orientações religiosas, com ênfase nos conceitos estruturantes de cada campo e suas representações. Discussão sobre fontes sensíveis nos estudos da área de Humanidades.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo de questões atinentes ao objeto da leitura - o livro enquanto medium do processo cultural -, numa perspectiva sociológica, a partir do estudo da produção, circulação, mediação e recepção de textos literários e não literários em contextos regionais e suprarregionais.
Número de Créditos: 2
Ementa: Discussão sobre a natureza da literatura para crianças e jovens. Estudo da poesia/narrativa em diálogo com infâncias/juventudes. Análise de clássicos e de adaptações da literatura infantil e juvenil. Estudo de gêneros literários que circulam na contemporaneidade, orais, escritos, visuais. Análise da dimensão visual no livro infantil e juvenil. Discussão sobre a mediação cultural da literatura.
O currículo do Curso de Doutorado em Letras e Cultura é constituído de quarenta e oito (48) créditos, assim distribuídos:
I. dezesseis (16) créditos em disciplinas do Núcleo Comum (obrigatórias);
II. seis (6) créditos em disciplina obrigatória por Linha de Pesquisa;
III. oito (8) créditos em disciplinas do Núcleo Complementar (eletivas);
IV. quatro (4) créditos em publicação de artigo acadêmico;
V. quatorze (14) créditos em Tese.
Disciplinas do Núcleo Comum (Obrigatórias)
Número de Créditos: 3
Ementa: Discussão sobre conceitos para a análise de fenômenos linguísticos: linguagem, língua/fala, signo, níveis de análise linguística (da fonologia ao discurso), variação linguística (variedades, variáveis e variantes). Caracterização da linguagem/língua como fenômeno cognitivo fundado em processos de categorização: categorias conceituais, categorias linguísticas (lexicais e gramaticais), análise continuísta da língua em uso (abordagem sociocognitiva). Discussão sobre a relação entre linguagem e cultura pela hipótese Sapir-Whorf (determinismo e relativismo linguísticos) na Linguística Antropológica: fundamentos empíricos e pesquisas transculturais. Caracterização de "modelos culturais" como construto central em Linguística Cognitiva e Antropologia Cognitiva. Problematização sobre a questão da tradução: linguagem, cognição e cultura.
Número de Créditos: 3
Ementa: Estudo da literatura e dos aportes teóricos nas dimensões cultural e histórica, com vistas à análise da representação das identidades modernas e pós-modernas. Discussão sobre a dinâmica das correntes críticas e as formas de compreensão do texto literário pelo viés cultural.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo dos pressupostos epistemológicos e teóricos de Wilhelm von Humboldt, Ferdinand de Saussure, Roman Jackobson, Eugenio Coseriu, Noam Chomsky. Análise dos conceitos de base para a ciência Linguística.
Número de Créditos: 2
Ementa: Discussão sobre o conceito de literatura na contemporaneidade. Análise do sistema literário com ênfase em emissor, receptor, destinatário/leitor. Estudo de teorias contemporâneas da literatura. Análise de textos literários à luz das teorias abordadas.
Número de Créditos: 3
Ementa: Estudo/elaboração do projeto de tese em linguagem e literatura, levando em conta: problema, objetivos, justificativa, aporte teórico, método e sumário provisório, incluindo procedimentos de análise e construção de argumentação. Discussão sobre construção e publicação de artigos científicos.
Número de Créditos: 3
Ementa: Estudo e discussão da pesquisa/tese em andamento, levando em conta o processo argumentativo. (Re)estruturação do problema de pesquisa, do método, do referencial teórico condizentes com a construção de uma tese.
Disciplinas Obrigatórias por Linha de Pesquisa
Número de Créditos: 3
Ementa: Estudo da alteridade como princípio epistemológico da linguística saussuriana. Análise de conceitos fundantes da linguística saussuriana. Estudo de teorias enunciativo-discursivas que têm repercussões nos processos de leitura e produção do discurso. Estudo do discurso como unidade de sentido.
Número de Créditos: 3
Ementa: Análise das funções da literatura em diferentes contextos e períodos históricos, abordando temas como a estética, a ética, a ludicidade, a política e a sociedade. Estudo do texto literário como elemento representativo de identidades sociais, considerando aspectos relacionados à autoria, ao campo literário e ao posicionamento do leitor. Discussão do cânone e seus critérios de constituição.
Disciplinas do Núcleo Complementar (Eletivas)
Linha de Pesquisa 1 - Linguagem e Processos Culturais
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo do significado em diferentes abordagens da Semântica e da Pragmática: o significado e sua relação com a língua e com o uso contextualizado; significado a priori; significação lexical (sinomínia, homonímia, polissemia, antonímia e hiperonímia); significação de enunciados (pressuposição, negação, inferência); performatividade, atos de fala, implicaturas conversacionais.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo dos pressupostos epistemológicos, teóricos e metodológicos da Semântica Argumentativa, de Oswald Ducrot e Marion Carel. Análise dos conceitos de base da Teoria da Argumentação na Língua, incluindo a Teoria da Polifonia e a Teoria do Blocos Semânticos. Estudo do Modelo para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso. Análise de enunciados e discursos à luz desses aportes teóricos.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo dos fundamentos teóricos da Linguística Textual e de conceitos de base desse campo, tais como texto, discurso, bem como de fatores de textualidade. Estudo da referenciação: processos anafóricos e catafóricos. Análise de processos de recategorização: fatores sociocognitivos.
Número de Créditos: 2
Ementa: Exame dos referenciais de base da Psicolinguística. Análise de teorias de aquisição da linguagem derivadas da Psicolinguística. Estudo da natureza cognitiva da leitura, da escrita e das práticas de letramento.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo da heterogeneidade da língua. Discussão de conceitos centrais da Sociolinguística Variacionista. Análise dos conceitos de norma e sua aplicação nas gramáticas normativas e estudos sociolinguísticos. Discussão sobre educação linguística e sua relação com a questão da heterogeneidade linguístico-cultural. Análise das legislações referentes à educação linguística básica e à formação linguística acadêmica em sua relação com propostas de livros didáticos, planos curriculares e práticas pedagógicas.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo da hermenêutica da linguagem em Heidegger, Gadamer e Ricoeur na tríade temática sujeito-compreensão-linguagem. Análise da linguagem em sua ambiguidade e contextualidade por meio da tematização da pré-compreensão e do pré-conceito não como entraves na construção de sentido, mas como reconhecimento inevitável da historicidade e da finitude que permeiam o ato da compreensão.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo de autores representativos da filosofia da linguagem contemporânea, seja na dimensão analítica da linguagem pela vertente da semântica clássica com Frege e Wittgenstein (Tratado Lógico-Filosófico), seja pela vertente da linguagem ordinária com Wittgenstein (Investigações filosóficas) e Austin, seja, ainda, pela abordagem da desconstrução com Derrida. Investigação sobre o modo como a filosofia contemporânea aborda os problemas oriundos da análise da linguagem pelos vieses lógico, contextual e cultural.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo dos preceitos da Análise Crítica do Discurso. Análise dos esquemas de Fairclough e Van Dijk. Investigação do funcionamento da língua em formações discursivas que evidenciam as relações entre ideologias e poder. Desenvolvimento de habilidades de leitura sob o olhar da Análise Crítica do Discurso.
Número de Créditos: 2
Ementa: Conceituação e caracterização da Linguística Forense. Exemplificação de como a Linguística Forense opera em contextos criminais, legais e acadêmico-profissionais. Análise de teorias linguísticas que contribuem para a pesquisa e a prática da Linguística Forense: Fonética e Fonologia, Sociolinguística, Gramática Sistêmico-Funcional, Teoria da Enunciação, Análise do Discurso, entre outras.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudos voltados ao desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora (analítica e sintética). Análise e aplicação de processos de redução de informação, retextualização (paráfrase); elaboração (escrita) de resumo e (sumarização) de textos de divulgação científica.
Número de Créditos: 2
Ementa: Análise dos aspectos enunciativo-discursivos dos textos de divulgação científica. Estudo dos conceitos e dos elementos estruturais de sequências discursivas (definição, descrição, explicação, paráfrase etc) utilizadas em textos de divulgação científica. Análise de processos de redução da informação (resumo do tipo abstract). Análise das inter-relações dos processos científicos de investigação e de produção dos textos de divulgação, enfatizando a produção escrita de artigos, dissertações e teses.
Linha de Pesquisa 2 - Literatura e Processos Culturais
Número de Créditos: 2
Ementa: Abordagem de aspectos evolutivos e teóricos do conto, da novela e do romance. Análise dos elementos narrador, espaço, tempo e personagem na narrativa ficcional. Estudo do conceito de mimesis. Leitura e análise de textos narrativos da literatura ocidental.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo de gêneros de poesia antigos e modernos. Distinção entre o discurso poético e o discurso prosaico. Exame dos principais tratados poéticos da Antiguidade e do problema da mimese em Platão e Aristóteles. Estudo da lírica moderna, das visões romântica e simbolista e das vanguardas poéticas do Modernismo. Análise de poemas.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo de abordagens críticas e formais do romance brasileiro desde as primeiras expressões, no século XIX, até a contemporaneidade. Análise das condições históricas e sociais de produção, destacando a tradição do romance como expressão artística nacional e sua relação com manifestações estrangeiras.
Número de Créditos: 2
Ementa: Análise das condições de produção e recepção de textos de ficção e não ficção nas mídias impressa, eletrônica e digital, enfatizando aspectos relacionados às formas de expressão literária e à formação de leitores. Estudo das adaptações e das diferentes linguagens que são próprias de cada meio de difusão.
Número de Créditos: 2
Ementa: Exame da teoria crítica feminista: crítica ideológica e ginocrítica. Estudo do cânone literário e da autoria feminina. Análise da representação da mulher na literatura. Discussão sobre gênero e interseccionalidade. Introdução às principais correntes teóricas feministas.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo das relações entre literatura e mitologia. Abordagem do mito religioso e do mito literário. Apropriação do vocabulário referente às estruturas do imaginário. Análise da permanência dos mitos clássicos na literatura e da continuidade dos mitos literários antigos na cultura ocidental. Breve exame da mitologia comparada e da permanência do pensamento mitológico nas sociedades moderna e contemporânea. Leitura dos mitos em obras representativas da literatura clássica e moderna.
Número de Créditos: 2
Ementa: Análise da poesia e da canção popular brasileira do Século XX, promovendo aproximações temáticas e estéticas. Estudo da obra de autores representativos da poesia e da canção. Abordagem estética de poemas e letras da canção popular com ênfase na versificação e na melopeia. Abordagem sociocultural dos textos, observando a sua inserção social e a formação de sistemas. Análise de leituras do imaginário na poesia e na canção.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo das relações dos conhecimentos produzidos na área da Literatura, da História e das Religiões e Religiosidades. Análise do papel da Literatura na construção do saber histórico e das orientações religiosas, com ênfase nos conceitos estruturantes de cada campo e suas representações. Discussão sobre fontes sensíveis nos estudos da área de Humanidades.
Número de Créditos: 2
Ementa: Estudo de questões atinentes ao objeto da leitura - o livro enquanto medium do processo cultural -, numa perspectiva sociológica, a partir do estudo da produção, circulação, mediação e recepção de textos literários e não literários em contextos regionais e suprarregionais.
Número de Créditos: 2
Ementa: Discussão sobre a natureza da literatura para crianças e jovens. Estudo da poesia/narrativa em diálogo com infâncias/juventudes. Análise de clássicos e de adaptações da literatura infantil e juvenil. Estudo de gêneros literários que circulam na contemporaneidade, orais, escritos, visuais. Análise da dimensão visual no livro infantil e juvenil. Discussão sobre a mediação cultural da literatura.