Última modificação em 06/03/2025.
A seleção dos candidatos ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura realiza-se em conformidade com as regras estabelecidas em edital específico da Universidade e mediante provas realizadas pela Comissão de Seleção designada pelo Colegiado do Programa.
A seleção é classificatória e consiste das seguintes etapas, a critério do Colegiado: prova escrita; entrevista; análise do Currículo Lattes; e proposta de trabalho para pós-graduação.
Periodicamente serão aceitos alunos não regulares, independente da prova de seleção, em conformidade à disponibilidade de vagas fixadas pelo Colegiado. O ingresso do aluno não regular depende, entretanto, da análise do respectivo currículo por Comissão de Seleção e, em nenhuma hipótese, habilita a postular o grau de mestre ou doutor, nem oportuniza matrícula regular no Programa.
Para a obtenção do título de Mestre em Letras e Cultura, é necessário cumprir 24 créditos em disciplinas e defender dissertação de mestrado (10 créditos). São cinco disciplinas do Núcleo Comum (obrigatórias) e no mínimo seis do Núcleo Complementar (eletivas).
O orientador da dissertação é indicado pelo candidato e nomeado pelo Colegiado, apreciando solicitação formulada pelo aluno, no primeiro mês de ingresso no curso, à vista do de dissertação.
Ao final do décimo segundo mês de curso, o aluno realiza o exame de qualificação da dissertação.
A proficiência em língua estrangeira é requisito obrigatório para requerimento de defesa da dissertação. A prova de proficiência é direcionada à leitura e compreensão de textos, admitindo-se apenas uma possibilidade de reprovação.
Entre as atividades de formação promovidas pelo Programa incluem-se palestras, seminários, cursos e aulas inaugurais. Os discentes são também estimulados a participar de eventos científicos para a divulgação de seus trabalhos e interação com seus pares.
Para a obtenção do título de Doutor em Letras e Cultura, é necessário cumprir 30 créditos em disciplinas, 4 créditos em publicação de artigo acadêmico e defender tese de doutorado (14 créditos). São seis disciplinas do Núcleo Comum (obrigatórias), duas obrigatórias por Linha de Pesquisa e no mínimo quatro do Núcleo Complementar (eletivas).
O orientador da tese é indicado pelo candidato e nomeado pelo Colegiado, apreciando solicitação formulada pelo aluno, no primeiro mês de ingresso no curso, à vista do projeto de tese.
Ao final do vigésimo quarto mês de curso, o aluno realiza o exame de qualificação da tese.
A proficiência em duas línguas estrangeiras é requisito obrigatório para requerimento de defesa da tese. A prova de proficiência é direcionada à leitura e compreensão de textos, admitindo-se apenas uma possibilidade de reprovação.
Entre as atividades de formação promovidas pelo Programa incluem-se palestras, seminários, cursos e aulas inaugurais. Os discentes são também estimulados a participar de eventos científicos para a divulgação de seus trabalhos e interação com seus pares.