Última modificação em 07/06/2024.
Descrição
O presente projeto de pesquisa objetiva analisar a importância das literaturas africanas no contexto da educação antirracista no Brasil. Estas narrativas são referências para o estudo do continente, por permitirem o acesso às tradições culturais e práticas anticoloniais. Representam uma fonte sensível para o conhecimento sobre a África, contribuindo para a valorização das identidades afrodescendentes, mas são invisibilizadas nos espaços formais de ensino, não se constituindo como um recurso de internalização cultural. Parte-se da hipótese de que o racismo curricular brasileiro silencia estas "vozes" africanas e perpetua uma visão eurocêntrica de sociedade. Para essa análise o estudo dialoga com Munanga (2008), Certeau (2014), Bento (2013), Adichie (2019), González (1984) e Fanon (2008).
Coordenação<
Prof. Dra. Cristine Fortes Lia
Início: 2024
Descrição
Este projeto de pesquisa tem como objetivo observar a representação das migrações e da ocupação das cidades em romances de autores brasileiros e estrangeiros. Nos séculos XX e XXI, delimitação temporal deste estudo, a rápida expansão dos espaços urbanos e os frequentes movimentos migratórios - causados por guerras, pobreza e conflitos étnicos e religiosos - favoreceram o agravamento das tensões entre o sujeito e o meio. Esse contexto forneceu matéria-prima para a escrita de narrativas ficcionais que buscam evidenciar as contradições da existência em ambientes hostis. Para analisar esses fenômenos, a pesquisa abrange elementos como espaço, paisagem, identidade, memória e trauma, a partir dos quais se espera chegar a interpretações da história e da sociedade da respectiva época representada. O aporte teórico inclui autores como Bhabha (2018), Said (2011), Auerbach (2011), Hall (2016), Schama (1996) e Sarlo (2010).
Coordenação
Prof. Dr. Márcio Miranda Alves
Início: 2024
Descrição
Este projeto está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura, ao grupo de pesquisa Música em Contexto(s) (CNPq) e ao Núcleo de Pesquisa Cultura, Arte e Patrimônio. Tem como objetivo compreender o papel da canção como discurso que reflete a naturalização da violência contra a mulher. Para tanto, realizam-se pesquisas bibliográficas sobre a violência de gênero na canção e a música de imigração, assim como um levantamento de canções interpretadas pelos grupos vocais atuantes no município de Bento Gonçalves, que, devido ao incentivo do setor turístico, mantêm o maior número de coros atuantes na Serra Gaúcha. Posteriormente, realiza-se análise das canções registradas pelo projeto ECIRS na década de 1980, comparando-as às canções interpretadas pelos corais de Bento Gonçalves, de modo a averiguar contrastes e semelhanças no discurso de violência implícita e explícita. A fundamentação teórica baseia-se no método de análise do discurso de Peter Dietrich e na semiótica musical de José Luiz Martinez.
Coordenação
Profa. Dra. Patrícia Pereira Porto
Início: 2023
Resumo
Em artigo de 2017, Zulma Palermo, pesquisadora que integra e é cofundadora do grupo de Investigação Modernidade/Colonialidade/Decolonialidade, propõe a articulação possível e necessária entre uma concepção decolonial da literatura e da cultura e os estudos comparados que se formaram desde as últimas décadas do século XX. Por meio dessa articulação, trata-se de se compreender o comparatismo a partir de um método contrastivo entre práticas sociais e discursivas muito distintas, procedentes de culturas radicalmente distintas convivendo em um mesmo espaço-tempo, o que permite compreender as relações culturais (e econômicas) de dominação, resistência, adaptação ou diglossia. (Palermo, 2021, p. 251). O contexto histórico-social no qual se insere essa proposição é o latino-americano, entretanto, e conforme perspectivação da autora, estudos comparados contrastivos são relevantes para afirmar as diferenças epistemológicas, de modo positivo, em outras realidades sócio-históricas marcadas pela colonialidade. Desse modo, esta pesquisa abarca alguma/s temática/s dentre as seguintes (registradas em ordem alfabética, tentando-se rasurar qualquer ordenação de relevância): aspectos teórico-críticos da Literatura Comparada na atualidade: desafios e perspectivas plurais diante das colonialidades de poder e de saber do mundo globalizado; diálogos entre a literatura negro-afro-brasileira, as literaturas africanas de língua portuguesa e as latino-americanas (considerando-se as polêmicas sobre esse último termo e as muitas possibilidades de relações entre essa tríade: estudos comparativos contrastivos entre a primeira com as terceiras; entre as segundas e as terceiras, num campo aberto de problematizações éticas e políticas possibilitadas pela literatura); problemáticas implicadas no estudo contrastivo dessas literaturas em sala de aula, em todos os níveis de ensino.
Coordenação
Dra. Rosane Maria Cardoso
Início: 2024
Descrição
Entender as relações entre leitores e livros, em tempos permeados por tantas formas de acesso ao conhecimento e à informação, demanda um olhar atento. Sendo assim, este projeto intenta aprofundar o entendimento de práticas leitoras em grupos específicos de leitores, no intuito de delinear os constituintes atrelados às diferentes experiências literárias e à performance em leitura. Para tanto, busca-se suporte teórico em autores que contribuem para as discussões sobre experiências literárias e performance, tais como Zumthor (2000), Schechner (2020), Petit (2013) e Larrosa (2019), entre outros que também conjugam demais questões atinentes às práticas leitoras. Como ponto nevrálgico do projeto, está a construção do conceito tripartido de Experiência Performática em Leitura Literária, o qual se divide em Primícias, Experiências e Reverberações da Leitura Literária, possibilitando novos olhares e ampliando o escopo de pesquisa sobre o tema. Tais aportes teóricos contribuem na compreensão e na definição dos diferentes grupos de leitores: por sua profissão, pelo tipo de leitura, pela faixa etária, pela forma de compartilhar as leituras, pelos objetivos de leitura, dentre outros aspectos. Ainda, colaboram na análise e na descrição dos ambientes distintos nos quais as experiências literárias e as performances em leitura ocorrem; seja presencial, virtual ou híbrido. Por último, fornecem subsídios para identificar e definir os elementos atinentes às diferentes experiências literárias e à performance em leitura.
Coordenação
Dra. Samira Dall´Agnol
Início: 2024
Descrição
Este projeto analisa as representações do Mal na literatura, como elemento de expressão individual, contrário ao Bem socialmente reconhecido. Com amparo teórico em Georges Bataille, são examinadas obras que revelam uma escrita desviante dos critérios de aceitação de seu tempo, seja por defenderem ideias polêmicas, seja pela expressão do erotismo ou do horror, do crime, da transgressão ou da heresia. Em outra perspectiva, com base nos estudos do imaginário, o projeto verifica ainda como a literatura representa os indivíduos e os seres malignos (monstros, tiranos, imorais e transgressores), tomando o texto literário como expressão do inconsciente coletivo, da cultura e da sociedade, a fim de compreender a dinâmica de arquétipos, símbolos e mitos no sistema literário.
Coordenação: Prof. Dr. Douglas Ceccagno
Início: 2021
Descrição
Este projeto tem o propósito de fazer uma investigação da evolução da literatura fantástica em textos literários representativos de escritoras brasileiras, no final do século XIX e no século XX, com a finalidade de organizar subsídios que possibilitem a escrita de uma história do gênero fantástico no Brasil produzida pelo olhar feminino. A relevância científica deve-se à necessidade de realizar estudos para resgatar algumas vozes femininas que não tiveram seu devido reconhecimento, e evidenciar que a literatura brasileira também possui uma vertente de publicações ligadas ao insólito.
Coordenação: Profa. Dra. Cristina Löff Knapp
Início: 2021
Descrição
A leitura permeia cotidianos educativos escolares e não escolares e ocorre por meio da interação de seres humanos com registros feitos em diferentes suportes. Problematizar as concepções de leitura na contemporaneidade pressupõe recortes que podem contribuir (justificativa) para a reflexão acerca de processos de ensino e de aprendizagem dessa prática fundamental na construção do conhecimento. Assim, este projeto contempla a leitura desde orientações normativas, estende-se às suas práticas - em contextos onde elas se efetivam - alcançando os leitores reais - para pensar sobre a constituição dos mesmos. A pesquisa focaliza a leitura sob diferentes perspectivas e tem como objetivo analisá-la como uma possibilidade de acesso à informação e de constituição do leitor, com base no que se evidencia na (a) legislação educacional brasileira e em documentos institucionais, (b) em práticas (escolares ou não) vivenciadas em diferentes espaços, bem como atentando para (c) os percursos formativos de leitores como estudantes. O estudo tem como principais bases teóricas reflexões de Roger Chartier, Michel de Certeau e Horellou-Lafarge e Segré sobre práticas de leitura, como também Vigotski acerca da linguagem e mediação, Dewey e Freire no que se refere aos fins da educação, assim como a leitura como experiência. Metodologicamente, a investigação tem caráter qualitativo, valendo-se do estudo de caso para realizar estudo exploratório e explicativo. A empiria será formada por questionários, grupo focal e entrevistas narrativas. Os principais interlocutores empíricos são leitores - estudantes, integrantes de clubes, profissionais da educação da Educação Básica entre outros. Compõem também o cenário da investigação documentos que orientam a educação, em especial, a brasileira assim como as políticas de leitura, associados ao conhecimento tácito da pesquisadora. Os resultados esperados estão potencialmente ligados à discussão sobre as manifestações da leitura na sociedade contemporânea, bem como a sua contribuição para ações educativas presentes em diversos espaços e produtos direcionados à constituição subjetiva.
Coordenação: Profa. Dra. Flávia Brochetto Ramos
Início: 2020