MESTRADO - Perguntas Frequentes

Não. Além da carreira docente, os egressos de um curso de Mestrado podem inserir-se na iniciativa privada e na gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e para a tomada de decisão e resolução qualificada de problemas. O Mestrado é uma jornada intensa de aprendizagens, interação de ideias e de produção do conhecimento, que se reflete no desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade analítica do profissional titulado.

O Mestrado Acadêmico, como o nome expressa, tem um foco maior, mas não exclusivo, para a carreira acadêmica. O Mestrado Profissional está mais associado à solução de problemas e produção do conhecimento em organizações e comunidades.

Trata-se de um nível de formação mais elevado, com maior aprofundamento de estudos e, diferentemente dos cursos de Especialização, com maior abrangência de áreas de conhecimento. Além dos conhecimentos adquiridos, melhora-se a capacidade de tomada de decisão, de solução de problemas e de proposição e implantação de ideias, projetos e metodologias. Isso se constitui em fator de diferenciação/competitividade na busca de inserção profissional ou na permanência no mundo do trabalho e, via de regra, resulta em incremento na remuneração.

O quesito legal para cursar Mestrado é apenas ter concluído a graduação.

Sim. Tanto o Mestrado Profissional quanto o Mestrado Acadêmico se classificam na mesma categoria, como cursos de pós-graduação no nível de stricto sensu.

Em grande parte, busca-se no Mestrado o desenvolvimento crescente das competências de pesquisa, iniciadas na graduação, acrescidas da disposição para investigar e aprofundar estudos prévios e temas de interesse. São necessárias habilidades de leitura e escrita - e, neste caso, particularmente vinculadas à compreensão e elaboração de textos acadêmicos /científicos. Curiosidade, disciplina, disposição para estudar, e interesse em compreender outras formas de perceber o mundo são valorizadas.

O Mestrado é uma modalidade de curso de pós-graduação stricto sensu voltado para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mundo de trabalho e da produção de conhecimentos. Objetiva formar profissionais de perfil inovador e empreendedor, de maneira a assegurar suas inserções nas empresas ou instituições, ou no gerenciamento da sua própria atividade profissional.

24 meses. No primeiro ano geralmente o estudante cursa as disciplinas e, no segundo ano, dedica-se ao desenvolvimento da pesquisa. Em toda sua trajetória no curso, o estudante é acompanhado por professor(a) orientador(a).

As disciplinas tendem a concentrar-se em alguns dias da semana. São disciplinas de 5 a 15 encontros no semestre, presenciais em sua maioria. Cada curso possui uma quantidade de disciplinas obrigatórias e de eletivas e um mínimo de horas de ensino a integralizar.

Pode-se continuar a trabalhar, porém, com a clareza de que os estudos nesse nível exigem dedicação, disciplina e organização do tempo.

O processo de seleção nos Programas de Pós-Graduação Acadêmicos/Profissionais é classificatório e ocorrem em meses variados do ano. Cada Programa tem seus critérios para realizar a seleção, entre os quais prova escrita voltada a avaliar competências de leitura e escrita do candidato, testes específicos da área e entrevistas versando sobre o plano de estudos e os interesses do candidato e a apresentação do Currículo Lattes. O processo seletivo é precedido de edital específico. Todas as informações referentes ao processo seletivo são públicas e são divulgadas na página de cada Programa.

Entre em contato com a secretaria do curso do seu interesse, através das páginas dos programas, em https://www.ucs.br/site/pos-graduacao/formacao-stricto-sensu/

A disponibilidade de bolsas de estudo está vinculada à respectiva oferta pelos órgãos federais ou estaduais de apoio à pós-graduação stricto sensu. Os programas acadêmicos da UCS vêm contando regularmente com bolsas CAPES na modalidade PROSUC (específica para instituições comunitárias), as quais, sempre que liberadas pelos mestrandos ou doutorandos que as detêm, são direcionadas a estudantes ingressantes. Mesmo processo se dá com relação a auxílios para pagamentos de taxas.

Por tratar-se de bolsas e taxas concedidas por mérito acadêmico, o critério de seleção para concessão dos auxílios é a ordem de classificação no processo seletivo anual para ingresso no Programa.

No caso de obtenção de bolsa integral, o aluno fica isento do pagamento do curso e recebe uma ajuda de custo para manutenção, cujo valor é definido pela CAPES. Nesse caso, o estudante deve dedicar-se integralmente ao curso.

No caso de obtenção de taxa, o estudante recebe um valor mensal definido pela CAPES, o qual deverá ser repassado à Universidade. O valor faltante para cobrir a mensalidade é coberto pela UCS. Nesse caso, o estudante pode ter uma outra ocupação, desde que dedicando semanalmente ao Mestrado um número mínimo de horas, de acordo com a definição de cada Programa.

Eventualmente o Programa poderá contar com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), como também disponibilizar taxa(s) advinda(s) de projetos de pesquisa ou de cotas institucionais.

A Área de Concentração expressa a vocação inicial e/ou histórica do Programa, estando, portanto, ligada à sua missão. As Linhas de Pesquisa são desdobramentos da Área de Concentração e se instituem como núcleos temáticos das atividades de pesquisa, agregando os projetos de investigação desenvolvidos no Programa por docentes e discentes.

Para a proposta de orientador, é fundamental que o candidato analise cuidadosamente os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes no sentido de identificar aquele(s) que apresenta(m) maior afinidade com a direção que ele pretende dar a seus estudos de Mestrado.

É possibilitado o ingresso, em fluxo contínuo, de alunos não-regulares para disciplinas isoladas do Mestrado e do Doutorado, com objetivo de complementar, atualizar, diversificar ou aprofundar conhecimentos em sua área de formação profissional. A matrícula em disciplinas isoladas pode ser realizada por portador de diploma de curso de graduação reconhecido pelo MEC. Alunos de graduação da UCS também podem cursar disciplinas isoladas, desde que tenham cursado 80% das disciplinas do seu curso.

De acordo com o Regulamento de cada Programa, é exigido do estudante de Mestrado a comprovação de proficiência em uma língua estrangeira, geralmente espanhol ou inglês, até o final do primeiro ano do curso. A UCS aplica provas de proficiência, através do Programa UCS Línguas Estrangeiras, cuja ênfase é na compreensão de textos. Outros aspectos referentes à comprovação de proficiência observarão normas institucionais.