O Mestrado Profissional em Psicologia terá a duração mínima de 24 meses e máxima de 30 meses. Compreende um total de 36 créditos, sendo que um crédito corresponde a 15 horas-aula. A estrutura curricular está distribuída em disciplinas obrigatórias, disciplinas optativas e orientação para a dissertação.
Disciplinas Obrigatórias
Número de créditos: 3
Ementa: Pressupostos epistemológicos e éticos da pesquisa em psicologia. Métodos de investigação. Construção do projeto de pesquisa. Abordagens metodológicas das ciências sociais e humanas.
Número de créditos: 3
Ementa: Aprofundamento dos pressupostos éticos, teóricos e metodológicos da pesquisa. Interface entre pesquisa, campo de aplicação e comunidade científica internacional.
Número de créditos: 2
Ementa: Delimitações conceituais de processos psicológicos e psicossociais. Diagnóstico e intervenções em processos psicológicos e psicossociais. Etapas do processo de diagnóstico e intervenções em diferentes contextos. Âmbitos de análise e níveis de atuação profissional.
Número de créditos: 2
Ementa: Matrizes teóricas dos processos psíquicos. Implicações e intervenções no campo da psicologia. Proposição de intervenções de prevenção, promoção e manutenção de saúde.
Número de créditos: 2
Ementa: Identificação e avaliação de vulnerabilidades a riscos psicossociais em contextos de trabalho. Estudo de tipologias, consequências, modelos e métodos de diagnóstico e intervenção. Análise de fatores de proteção da saúde. Etapas de programas de intervenções para prevenção de danos dos riscos psicossociais
Disciplinas Optativas
Linha 1 - Diagnóstico e Intervenções Clínicas em Contextos Psicossociais
Número de créditos: 2
Ementa: Caracterização de situações de crise e cronicidade. Identificação de procedimentos e intervenções. Discussão dos princípios éticos e técnico-científicos de intervenções em situações de crise e cronicidade.
Número de créditos: 2
Ementa: Análise e problematização de temas contemporâneos relacionados a diagnóstico e intervenções clínicas. Articulação com avanços científicos e tecnológicos.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo de Família, historicidade e suas transformações. Intervenções em situações normativas e não-normativas do ciclo de vida familiar.
Número de créditos: 2
Ementa: Caracterização de intervenções precoces. Estudos de métodos clínicos de diagnóstico e intervenção precoce com os pais-bebês. Interface entre Intervenções precoces e políticas de assistência social e políticas de saúde
Número de créditos: 2
Ementa: Abordar e refletir acerca das psicopatologias na contemporaneidade, a partir de diferentes aportes teóricos, identificando aspectos diagnósticos e de intervenções, sempre enfatizando o papel da psicologia quanto à prevenção, promoção e manutenção da saúde mental.
Linha 2 - Riscos e Recursos Psicossociais em Contextos de Trabalho: Diagnóstico e Intervenção
Número de créditos: 2
Ementa: Estudos da sociedade de risco. Caracterização de danos colaterais e impactos psicossociais. Interface entre gestão estratégica, cultura e dinâmica de classe social.
Número de créditos: 2
Ementa: Análise e problematização de temas contemporâneos relacionados a Riscos Psicossociais em contextos de trabalho. Articulação com avanços científicos e tecnológicos.
Número de créditos: 2
Ementa: Definição de Gestão, de Riscos à saúde e de Bem-estar do Trabalhador. Análise de modelos de gestão e de intervenções em saúde e bem-estar. Interface entre Gestão e bem-estar do trabalhador.
Número de créditos: 2
Ementa: Delimitações conceituais de cultura, poder e conflitos. Estudos dos efeitos da cultura, poder e conflito nos processos de subjetivação. Análise de modelos de cultura organizacional. Caracterização de contextos organizacionais saudáveis na contemporaneidade. Estudo de intervenções em contextos organizacionais
Número de créditos: 2
Ementa: Conceitos relativos a processo de inclusão e diversidade no mundo do trabalho. Desafios e implicações.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo das principais teorias psicológicas do envelhecimento humano. Interrelações entre a longevidade e as dinâmicas da psicologia social, demográfica e econômica e implicações da longevidade no mundo do trabalho e intervenções em diferentes contextos.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo sobre Gênero como construção sócio-histórica; as atribuições culturalmente impostas socialmente e as transformações sociais. Intervenções para a promoção da igualdade. Caracterização da violência de gênero: aspectos históricos, sociais e culturais. Identificação e intervenção para a promoção da igualdade e diversidade do debate sobre gênero e as políticas públicas que dão sustentabilidade para práticas em serviços.
Número de créditos: 2
Ementa: Fundamentos de estatística aplicada à psicologia. Indicadores sociais no Brasil. Índices sociais voltados à mensuração do desenvolvimento e da exclusão. Os dados abertos nos sistemas governamentais brasileiros.
Número de créditos: 2
Ementa: Definições e análise acerca das políticas públicas como instrumentos de ação governamental, particularizando a formulação da política pública de saúde. Organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde. Modelos de Atenção à Saúde. Intervenção e análise.
Número de créditos: 1
Ementa: Discussões e reflexões sobre o papel da pesquisa e sua aplicação no futuro da sociedade.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo sobre o cuidado como prática social e profissional abordando distintas definições e dimensões analíticas, bem como temas relacionados: cuidado e gênero; cuidado, Estado e políticas públicas; o cuidado nos processos psicossociais em diferentes contextos.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo de princípios teóricos da Análise do Discurso francesa colocando a linguagem em questão, no campo do Turismo. Apresentação das diferentes materialidades discursivas que podem ser analisadas nessa perspectiva teórica. Dispositivo de interpretação de fatos em pesquisa científica nos processos de deslocamento humano.
Número de créditos: 2
Ementa: Estudo sobre as contribuições dos Estudos da Deficiência para a Psicologia, no que tange a pesquisa e a atuação profissional, com foco no modelo social da deficiência, nos conceitos de capacitismo e interseccionalidade e na crítica ao modelo médico da deficiência.