Última modificação em 24/06/2024.
O Mestrado Profissional em Psicologia conta com uma ótima infraestrutura para as atividades de pesquisa e ensino. Sua coordenação estará no Bloco E do Campus-Sede, onde estão centralizadas as atividades da Área do Conhecimento de Humanidades, com os cursos de licenciaturas e bacharelados em Psicologia, Serviço Social e Filosofia, facilitando assim a interação entre a graduação e a pós-graduação na área. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia mantém vínculos com o Núcleo de Pesquisa em Intervenções da Psicologia, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais e o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais, além dos diversos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq. Entre os espaços disponíveis para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa, destaca-se:
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) denominado UCSVirtual apresenta características semelhantes e um conjunto idêntico de ferramentas básicas dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ao Moodle. Para cada disciplina é possível, dentre outras funcionalidades do ambiente, ter acesso ao mural (avisos importantes), programa de ensino, cronograma, orientações de aula, acervo da disciplina (materiais didáticos e links), perfil do estudante e do professor. E, entre as funcionalidades, podemos destacar a possibilidade de enviar mensagens diretamente ao colega ou ao professor (mensagem instantânea), Webfólio (espaço para publicar produções ou trabalhos elaborados pelos estudantes) e o Fórum. Desse modo, o professor pode publicar informações e recados de interesse da turma, informar o cronograma da disciplina, especificar a forma de avaliação, a metodologia de trabalho, orientações para as aulas e disponibilizar material no acervo. Esses recursos podem suportar um fluxo de comunicação que permite que o ambiente seja uma extensão do processo educativo que ocorre nas aulas presenciais. Além disso, o ambiente permite o lançamento de notas, avaliações parciais e finais, cronograma e acompanhamento de frequência para todas as disciplinas.
Os estudantes da UCS dispõe do Sistema de Bibliotecas que é composto por 11 bibliotecas, interligadas e coordenadas pela Biblioteca Central (BICE). Situada na Cidade Universitária, em Caxias do Sul, ocupando um espaço de 4.532 m² de área construída, a BICE dispõe de moderna infraestrutura associada às mais avançadas fontes de pesquisa, constituindo-se em importante suporte informacional às atividades acadêmicas de estudo e pesquisa.
Os estudantes têm ao seu dispor, inclusive com cota de impressão, os laboratórios de informática (num total de 20, com 384 computadores), onde atuam técnicos especializados em período integral.
Disponível em toda a área do Bloco E, local em que são desenvolvidas as atividades do Programa.
Auditório equipado com projetor multimídia (datashow), caixas de som, microfones e computador conectado em rede. Esse espaço é de uso prioritário para as atividades dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia - como bancas de defesa, conferências, palestras e minicursos.
Criado em 1996, o IPES-UCS tem a finalidade de fomentar e administrar a realização de estudos e pesquisas na área de Ciências Econômicas e Sociais, desenvolvendo pesquisas s na área de pesquisas econômicas e sociais.
Clínica escola de atendimento da população encaminhada pela Rede de Saúde Pública. É campo de estágio e pesquisa em Psicologia, oportunizando vivências de integração entre ensino, pesquisa e extensão
O NID Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais é formado por um grupo de professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação da UCS, bem como de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e profissionais do campo das políticas públicas. A associação entre esses sujeitos decorre de suas trajetórias, interesse e proximidade com a temática através de parcerias e convênios entre entidades. A finalidade é efetivar estudos, pesquisas e produção de conhecimento, inclusive através de publicações diversas, sobre a temática, esperando que estes resultados obtidos sejam socializados à sociedade via atividades extensionistas.
A articulação entre atividades de pesquisa, ensino e extensão (atividades fins das IES) de forma interdisciplinar e interinstitucional e, destas com vínculo direto a comunidade (entidades prestadoras de serviços) constitui aspecto inovador da proposta de criação do NEPPPS, uma vez que viabiliza, de forma concreta e permanente, a interação universidade e sociedade.
A produção científica de conhecimentos, através de pesquisa aplicada, elemento norteador deste NEPPPS, permite dialogar de forma muito próxima com as entidades prestadoras de serviços sociais reconhecendo, através de diagnósticos sociais, necessidades e demandas e, conjuntamente, com estas entidades, encontrar alternativas às mesmas, através de atividades de ensino e extensão. Além disso, através do intercâmbio e parcerias com outras IES, potencializa a função social das universidades em seus elementos de produção e sistematização do conhecimento, tornando-o amplamente acessível, uma vez que a troca de saberes e experiências resultam em qualificação, maior inovação científica, tecnológica e social.
Por meio do convênio nº 334/97, celebrado entre o Estado do Rio Grande do Sul e a Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), o Hospital Geral as suas atividades no dia 19 de março de 1998. A FUCS ficou responsável por preservar o cumprimento da missão e dos objetivos do HG, prestar contas ao Estado e à sociedade e zelar pelo patrimônio público.
Os primeiros serviços oferecidos no Hospital foram os de Neonatologia e Obstetrícia e Ginecologia, após esse início, gradativamente, o Hospital passou a ofertar atendimento em várias especialidades e tornou-se referência em muitas delas.
Atualmente, o HG é referência em saúde para mais de milhão de habitantes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 49 municípios da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde. Oferece um atendimento universal e gratuito, comprometido com a comunidade local e regional.
O Centro Clínico da Universidade de Caxias do Sul é uma Unidade de Atendimento em Saúde que compreende múltiplas especialidades. Tem como missão oferecer atenção integral às pessoas, através de uma qualificada rede de assistência e saúde.
Todos os professores do Programa têm salas individuais de pesquisa, equipadas recursos necessários ao desenvolvimento das atividades de pesquisa e orientação. Além disso, o Programa disponibiliza sala de reunião própria, com projetor multimídia.
Os mestrandos contam para uso coletivo, mas restrito à pós-graduação, de sala de estudo/pesquisa, equipada com computadores ligados à rede, sofás, armários para guarda de pertences pessoais e mesas de estudo - individuais e coletivas.
Todas as salas de aula utilizadas são equipadas com recursos computacionais e projetor multimídia.