Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Publicações

Última modificação em 24/06/2024.

  • BISOL, CLÁUDIA ALQUATI; ALQUATTI, RAQUEL ; GONEM, THAYS CARVALHO. Encontro com a Psicanálise: experiências de estágio em uma clínica-escola. ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA (ONLINE), v. 17, p. 1200-1216, 2018.
  • BISOL, CLÁUDIA ALQUATI; VALENTINI, Carla Beatris ; STANGHERLIN, R. G. ; BASSANI, P. P. P. . Desafios para a inclusão de estudantes com deficiência física: uma revisão de literatura. CONJECTURA: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO (UCS), v. 23, p. 601-619, 2018.
  • BISOL, CLÁUDIA ALQUATI; PEGORINI, NICOLE NAJI ; VALENTINI, Carla Beatris . PENSAR A DEFICIÊNCIA A PARTIR DOS MODELOS MÉDICO, SOCIAL E PÓS-SOCIAL. CADERNOS DE PESQUISA, v. 24, p. 87, 2017.
  • BOHM, V. A tensão entre o cuidar e o violentar: vivência de filhos com pais velhos. RBCEH. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 14, p. 35-43, 2017. Link: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/issue/view/575
  • CAMPOS, Luciene Jung de; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL ; TADIOTO, MATEUS VITOR ; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL - BOLSISTA CAPES-PROSUC ; BRESOLIN, ANA MAGNUS ; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL - BOLSISTA BIC-UCS ; SANGALI, SOFIA GUERREIRO ; UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL, CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL - BOLSISTA IC . Brazil Touristic: Effects of Sense and Conditions of Production in 2014 Fifa World Cup Brazil. ROSA DOS VENTOS, v. 10, p. 623-635, 2018.
  • GEREMIA, H. C. ; KANAN, L. A. ; MARCON, S. R. A. . Justiça organizacional, rotatividade & profissionais de tecnologia da informação. Psicologia Desde el Caribe, v. 35, p. 224-242-242, 2018. Link:https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6815884
  • GODOY, R. F. . Cessação como um ato de sentido: possíveis contribuições da logoterapia. In: Ana Beatriz Pedriali Guimarães; Graziela Sapienza; Luana Dalo; Regina Celina Cruz. (Org.). Controle do tabaco: pesquisas, reflexões e experiências. 1 ed. Curitiba, 2017, v. , p. 85-92.
  • MOREIRA, M. G. ; CAMPOS, Luciene Jung de . Motivação de Viagem: uma problematização a partir dos pressupostos teóricos da análise do discurso pecheutiana. REVISTA TURISMO EM ANÁLISE, v. 29, p. 128-143, 2018.
  • MUHLEN, B. K. V.; Strey, Marlene Neves . Barreiras de gênero em três gerações de mulheres judias brasileiras e australianas. Revista latino-americana de Geografia e Gênero, v. 10, p. 165-180, 2019. Link:http://www.revistas2.uepg.br/index.php/rlagg/article/view/12782
  • RECH, MOISÉS JOÃO; PIRES LUCAS, JOÃO IGNÁCIO ENTRE VIOLÊNCIA MÍTICA E VIOLÊNCIA DIVINA: A DEPOSIÇÃO DA INSTITUCIONALIDADE JURÍDICA EM WALTER BENJAMIN. Sapere Aude: Revista de Filosofia. , v.9, p.100 - 118, 2018.
  • SCHMIDT, S. ; BOHNENBERGER, M. C. ; PANIZZON, M. ; MARCON, S. R. A. ; TOIVONEN, E. ; LAMPINEN, M. . Students Entrepreneurial Behaviour: An Eight-Construct Scale Validation. International Journal of Entrepreneurship, v. 22, p. 1, 2018. Link: https://www.abacademies.org/articles/students-entrepreneurial-behaviour-an-eightconstruct-scale-validation-7254.html
  • SOUZA, D. ; GASTAL, Susana de Araújo; CAMPOS, Luciene Jung de . Relação entre sujeito, turismo e trabalho: Jardim Botânico de Porto Alegre. REVISTA HOSPITALIDADE, v. 14, p. 1-19, 2017.
  • VALENTINI, C. B. ; BISOL, C. A. . Método para concepção de objetos de aprendizagem conceituais e atitudinais. REVISTA EMREDE - REVISTA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, v. 5, p. 63-72, 2018.
  • AGLIARDI, D. A. (Org.) ; BOHM, V. (Org.) . Educação, saúde e acolhimento. 1. ed. Caxias do Sul: Educs, 2018. v. 1. 92p. https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-saude.pdf
  • CAMARDELO, A. M. P.; FERRI, C. (Org.) ; OLIVEIRA, M. (Org.). Perspectivas teórico-práticas da conjuntura política e social brasileira: um debate feminista. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2018.
  • FERRI, C. (Org.) ; CAMARDELO, A. M. P. (Org.) ; OLIVEIRA, Mara de (Org.) . Mulheres, Desigualdade e Meio Ambiente. 1. ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2017. v. 1. 178p .
  • HEREDIA, V. B. M. ; BOHM, V. ; AGLIARDI, D. A. . Turismo para idosos em cidades sustentáveis: a proposta para Gramado.. In: I Fórum Gramado de Estudos Turísticos, 2018, Gramado. Colóquio Cenários, Ciência e Desenvolvimento Turístico. Caxias do Sul: Editora UCS, 2018. p. 305-310. Link: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/anais-coloquio-cenarios.pdf
  • ACCORSI, M. I. ; BISOL, CLÁUDIA ALQUATI . Adaptações curriculares realizadas para um estudante com deficiência intelectual na Educação Superior do IFRS. In: Andréa Poletto Sonza; Bruna Poletto Salton; Anderson Dall Agnol. (Org.). Reflexões sobre o Currículo Inclusivo. 1ed.Bento Gonçalves: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2018, v. , p. 96-123.
  • BRAUN, K. C. R.; BISOL, Cláudia Alquati; MAGGI, Alice O psicólogo no contexto da educação inclusiva In: Rede de cuidados em saúde uma análise a partir de produções acadêmicas na interface ensino-serviço.1 ed.Caxias do Sul: Traço Diferencial, 2018, p. 185-200.
  • CAMARDELO, A. M. P.; STEDILE, N. L. R. ; BENEDETTI, A. . Protagonismo das mulheres na construção da profissionalização do catador em Caxias do Sul. In: Ana Maria Paim Camardelo; Caroline Ferri; Mara de Oliveira. (Org.). Perspectivas teórico-práticas da conjuntura política e social brasileira: um debate feminista. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2018, v. , p. 101-117.
  • CAMARDELO, A. M. P.; HANSEL, C. M. ; LUCAS, J. I. P. . Círculos de Construção de Paz: instrumento potente de resgate da dignidade humana. In: Suzana Damiani; Cláudia Maria Hansel; Maria Suelena Pereira de Quadros. (Org.). Justiça restaurativa na prática: ações realizadas no município de Caxias do Sul. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2018, v. , p. 113-126.
  • CAMARDELO, A. M. P.; STEDILE, N. L. R. ; CORREA, L. D. . Catadores de Resíduos Sólidos de Caxias do Sul: Proteção ambiental como estratégia de sobrevivência. In: Adir Ubaldo Rech; Cleide Calgaro; Marcia Andrea Bühring. (Org.). Direito e ambiente: políticas de cidades socioambientalmente sustentáveis. 1ed.Caxias do Sul: LAIS, 2017, v. 1, p. 401-410.
  • CAMARDELO, A. M. P.; FERRI, C. ; PAES, L. M. . Notas acerca da participação política das mulheres na proteção do meio ambiente. In: Caroline Ferri, Ana Maria Paim Camardelo, Mara de Oliveira. (Org.). Mulheres, desigualdade e meio ambiente. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. , p. 94-105.
  • CEMIN, T.M.. O AMOR COMO VIVÊNCIA SUBLIMATÓRIA EM JULIA CAVALCANTE. In: Cecil Jeanine Albert Zinani. (Org.). MULHERES GAUCHAS NA IMPRENSA DO SÉCULO XIX: Almanaque de Lembranças luso-brasileiras. 454ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2018, v. , p. 181-189.
  • CORREA, L. D. ; CAMARDELO, A. M. P. ; STEDILE, N. L. R. . Mulheres catadoras: a relação entre a desigualdade de sexo, a pobreza e o ?lixo?. In: Caroline Ferri, Ana Maria Paim Camardelo, Mara de Oliveira. (Org.). Mulheres, desigualdade e meio ambiente. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. , p. 147-164.
  • GONEM, T. C. ; BISOL, CLÁUDIA ALQUATI ; MATOS, S. R. L. . O método cartográfico: Educação e produção de pesquisa em movimento. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Terciane Ângela Luchese. (Org.). Pesquisar a educação: olhares investigativos para tecnologias, inclusão, linguagens e história da educação. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2018, v. 9, p. 148-163.
  • JUNG DE CAMPOS, Luciene; ALQUATTI, R. . Piranha é peixe: um elogio à histeria. In: Lucília Maria Abrahão e Sousa; Adonai Takeshi Ishimoto; Eliane Pereira Daróz; Dantielli Assumpção Garcia. (Org.). Resistimos, a que será que se destina?. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, v. 1, p. 1-12.
  • LUCAS, J. I. P.; RECH, MOISÉS JOÃO. A sociedade de risco e a questão de mercado In: FILOSOFIA E DIREITO.1 ed.Caxias do Sul : EDUCS, 2018, v.1, p. 130-139.
  • LUCAS, J. I. P.; CAMARDELO, A. M. P.; HANSEL, Cláudia. Círculos de construção de paz: instrumento potente de resgate da dignidade humana In: Justiça restaurativa na prática: ações realizadas no município de Caxias do Sul.1 ed.Caxias do Sul : EDUCS, UNESCO, 2018, v.1, p. 113-126.
  • LUCAS, J. I. P.; VANIN, F. S. Cidades sustentáveis e o bem-estar urbano em municípios do Rio Grande do Sul In: Direito e ambiente: políticas de cidades socioambientalmente sustentáveis.1 ed.Caxias do Sul : EDUCS, 2017, v.1, p. 411-419.
  • LUCAS, J. I. P. Jurisdicionalização versus judicialização: a era dos direitos In: Conceitos e problemas éticos II.1 ed.Caxias do sul : EDUCS, 2017, v.II, p. 170-189.
  • LUCAS, J. I. P. Modernidade líquida: direito sólido, risco ambiental ubíquo In: DIREITO, RISCO E SUSTENTABILIDADE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES.1 ed.Caxias do Sul : EDUCS, 2017, v.1, p. 295-306.
  • LUCAS, J. I. P.; COSTA, M. S.; GOMES, D. M. Retórica intransigente do mercado: consumo, cidades e meio ambiente In: Direito e ambiente: políticas de cidades socioambientalmente sustentáveis.1 ed.Caxias do Sul : EDUCS, 2017, v.1, p. 283-292.
  • LUCAS, J. I. P. Risco ambiental e dependência: dilemas econômicos e políticos In: DIREITO, RISCO E SUSTENTABILIDADE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES.1 ed.Caxias do Sul : EDUCS, 2017, v.1, p. 168-185.
  • MACHADO, J. G. ; CAMARDELO, A. M. P. . Programa Bolsa Família: erradicação da pobreza e concretização do desenvolvimento sustentável no Brasil. In: Adir Ubaldo Rech; Cleide Calgaro; Marcia Andrea Bühring. (Org.). Direito e ambiente: políticas de cidades socioambientalmente sustentáveis. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. 1, p. 402-472.
  • MARCON, S. R. A.; KANAN, L. A. . Ambiente, Saúde e Gestão Humana de Recursos: Cartografia do Bem-Estar no Trabalho. In: Parreira, P.; Mónico, L.; Carvalho, C.. (Org.). Gestão de Pessoas nas Organizações. 1ed.Coimbra: Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, 2017, v. 1, p. 75-96. https://www.esenfc.pt/pt/download/3862/ATxTd7gXJOqMMIC0j21B
  • MARTINOTTO, C. B. ; BISOL, C. A. . Escolarização da criança psicótica nas perspectivas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Andréia Morés. (Org.). Educação e suas interfaces com a pesquisa: estudos acerca da linguagem, da inclusão e do cotidiano educativo. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. 9, p. 102-119.
  • MORAES, H. S. ; BISOL, CLÁUDIA ALQUATI . O estranho na relação entre professor e aluno: algumas contribuições da psicanálise. In: Geraldo Antonio da Rosa; Amarildo Luiz Trevisan; Margarita Sgró; Cláudia Soave; Daniela Corte Real. (Org.). Formação de professores na educação latino-americana: biopolítica, migração e alteridade. 1ed.Caxias do Sul: Educs, 2018, v. , p. 21-34.
  • MUHLEN, B. K. V.. Desconstruindo estereotípias de gênero para o empoderamento conjugal. In: Marlene Neves Strey e Nathalia Amaral. (Org.). Corpo e relações de gênero na contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2018, v. 1, p. 50-. http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/livro/corpo-e-relacoes-de-genero-na-contemporaneidade/
  • MUHLEN, B. K. V.. Mulheres Judias. In: Ana Maria Colling. (Org.). DICIONÁRIO CRÍTICO DE GÊNERO. 3aed.: , 2017, v. , p. 1-7.
  • OLIVEIRA, E. ; BISOL, CLÁUDIA ALQUATI . Barreiras atitudinais na inclusão escolar de crianças com aralisia cerebral. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Terciane Ângela Luchese. (Org.). Pesquisar a educação: olhares investigativos para tecnologias, inclusão, linguagens e história da educação. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2018, v. 9, p. 130-147.
  • QUEVEDO, R. F.; MAGGI, Alice. Por uma psicologia institucional na escola: reflexões acerca das relações de poder In: Rede de cuidados em saúde uma análise a partir de produções acadêmicas na interface ensino-serviço.1 ed. Caxias do Sul : Traço Diferencial, 2018, p. 169-184.
  • RECH BRAUN, KAREN CRISTINA ; BISOL, CLÁUDIA ALQUATI ; MAGGI, Alice . O psicólogo no contexto da educação inclusiva. In: Nilva Lúcia Rech Stedile; Suzete Marchetto Claus. (Org.). Rede de cuidados: uma análise a partir de produções acadêmicas na interface ensino-serviço. 1ed.Caxias do Sul: , 2018, v. 1, p. 185-200.
  • VALENTINI, Carla Beatris ; BISOL, CLÁUDIA ALQUATI ; MATOS, S. R. L. . Perspectivas críticas em educação especial e educação inclusiva. In: José Augusto Pacheco; Geovana Lunardi Mendes;Filipa Seabra;Isabel Carvalho Viana. (Org.). Currículo, Inclusão e Educação Escolar. 1ed.Braga: Universidade do Minho, 2017, v. 27, p. 734-742.
  • ZAMPIERI, A. C. B. ; BISOL, C. A. . Objeto de Aprendizagem Incluir: proposta de uso para a aprendizagem em ambientes corporativos. In: Eliana Maria do Sacramento Soares; Andréia Morés. (Org.). Educação e suas interfaces com a pesquisa: estudos acerca da linguagem, da inclusão e do cotidiano educativo. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2017, v. 8, p. 79-101.