Última modificação em 19/06/2024.
O Mestrado é uma modalidade de curso de pós-graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Objetiva formar profissionais de perfil inovador e empreendedor, de maneira a assegurar suas inserções nas empresas ou instituições, ou no gerenciamento do seu próprio negócio. Estes profissionais serão capacitados para conceber, formular e implementar ações a partir de método científico.
Os egressos de nosso programa já possuem destaque na região, em atividades de empreendimentos (individuais ou coletivos), docência de ensino superior e funcionalismo público ou privado.
As linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal - e os projetos que delas derivam - envolvem estudantes de ensino médio, de graduação e pós-graduação. Deste modo, proporcionam convivência e interação constante entre esses três níveis de formação, procurando-se incluir, sempre que possível, a atuação dos pós-graduandos como co-orientadores dos bolsistas de iniciação científica.
O conceito de saúde animal abrange doenças animais e a interação entre bem-estar e saúde animal, bem como a saúde humana e segurança alimentar. Entende-se que os profissionais que atuam nessa área devem buscara a preservação da saúde dos animais e a prevenção de doenças, auxiliando e aprimorando a proteção da saúde pública, o meio ambiente e a economia do país. Além disto, as crescentes possibilidades de diagnósticos de enfermidades na Medicina Veterinária, somado à emergência de doenças, tornam crucial uma visão apurada da saúde animal. O Programa objetiva assim uma visão de saúde animal que se direcione ao conceito de "saúde única" ou "saúde unificada", capacitando profissionais que atuem para reduzir os riscos emergentes de disseminação de doenças infecciosas e casos de doenças não-infecciosas, resultantes da interface entre animais, humanos e o ecossistema encontrado na Região Nordeste do Rio Grande do Sul
A clínica, cirurgia e reprodução animal estão entre as áreas de maior procura do egresso da graduação em Medicina Veterinária, demonstrando um mercado de trabalho promissor por absorver estes profissionais em função da grande demanda e desafios da área. Objetiva-se assim, nesta linha de pesquisa, fomentar a capacitação do médico veterinário, com ou sem vínculo empregatício, que lhe possibilite ampliar o campo de sua atuação profissional e aumentar a interação com empresas do setor.
As melhorias sanitárias, com o desenvolvimento de novas tecnologias, além da ampliação do acesso aos serviços especializados em saúde animal, são essenciais para realização do controle de enfermidades que acometem animais. Porém, apesar do avanço no controle de doenças, muitas enfermidades ainda se constituem como importante problema de saúde animal dentro do contexto regional. Esta linha de pesquisa objetiva fomentar a formação de profissionais capacitados para compreender as necessidades sociais e financeiras da região, com autonomia, conhecimento e ferramentas suficientes capazes de inovar frente aos desafios de controle de enfermidades.
Graduados em cursos superiores nas áreas das Ciências da Saúde, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias.
Ao final do curso, o profissional com titulação de mestre deverá ser capaz de:
Coordenador: André Felipe Streck - afstreck@ucs.br
Secretaria - Telefone: (54) 3218-2669
Instituto de Biotecnologia - Bloco 57 - Sala 108 - Campus-Sede