Para estar apto à defesa da Dissertação de Mestrado, o estudante deverá ter cumprido, no mínimo, 24 créditos - 10 créditos de disciplinas obrigatórias e 14 créditos de disciplinas eletivas. Disciplinas de outros programas de pós-graduação da UCS também podem ser cursadas e integralmente aproveitadas como disciplinas eletivas.
Critérios para avaliação
Para ser aprovado em disciplina, seminário ou outra atividade acadêmica desenvolvida no Programa, inclusive a dissertação, o aluno deve obter nota igual ou superior a 6 (seis) e frequência mínima de 75% às atividades programadas. A avaliação do aproveitamento do aluno, em cada disciplina, será feita pelo respectivo professor, tendo como base o conteúdo programático e a ementa desenvolvida.
O aluno deverá submeter-se ao exame de qualificação da dissertação em até 6 (seis) meses antes da sua defesa, por meio da apresentação dos resultados parciais de seu trabalho perante a Comissão Examinadora.
A aprovação final do aluno depende da defesa e aprovação da dissertação e do atendimento das seguintes condições:
estar matriculado no curso por 1 ano, no mínimo, ou 2,5 anos, no máximo;
apresentar comprovação da submissão de um artigo para publicação em revista indexada de, no mínimo, na classificação QUALIS de nível B2, contendo resultados incluídos no trabalho de conclusão ou apresentar produção técnica relevante, necessitando neste caso de aprovação pelo Colegiado do PPGSA ou apresentar produção técnica referente a produtos e processos que gerem inovação na Área da Saúde Animal frente aos desafios regionais. Este artigo ou produção técnica, com o comprovante de submissão ou produção técnica, deve ser acompanhado da dissertação completa para ser apresentada e defendida em sessão pública.
A banca examinadora será composta pelo orientador, dois professores da instituição e um membro externo. Outra possibilidade é que a avaliação da dissertação seja feita por escrito pelos membros da banca examinadora, após seu recebimento por e-mail e correio.
Em substituição à dissertação, o Mestrado Profissional permite a apresentação e defesa em sessão pública de produções com formatos distintos como comprovação da qualificação do aluno. Entre os possíveis formatos de produções a serem aceitas, incentiva-se a apresentação de registro de propriedades de patentes; desenvolvimento de material didático e instrucional; desenvolvimento de tecnologia social; elaboração de manual de operações técnicas, de processos de gestão, de programas de computadores, ou publicação de artigo em revista técnica, entre outros.
Disciplinas Obrigatórias
Número de créditos: 4 (60 horas-aula)
Oferta: Segundo semestre de cada ano
Objetivo: Abordar a inovação e sua relevância para ciência e tecnologia. Aplicação de metodologias científicas facilitando a montagem de projetos de pesquisa na área da Medicina Veterinária, procedimentos experimentais e delineamento experimental, análise de resultados e elaboração de publicações científicas e/ou tecnológicas. Visão geral sobre a história e a implementação da Ética em Pesquisa no Brasil e no mundo, bem como a Ética na Pesquisa com animais. Estimular e desenvolver uma visão multidisciplinar e integrada da gestão e inovação tecnológica.
Ementa: Discussão sobre pesquisa científica, suas diferentes fases e seus pré-requisitos; o que é uma linha de pesquisa; definição do problema e hipótese científica; discussão geral sobre desenho experimental e implementação de uma pesquisa científica, bem como as formas de divulgação (resumos de congressos, artigos científicos, editoriais, projetos de pesquisa, projetos de inovação, trabalhos técnicos, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de propriedade industrial). Abordagem dos fundamentos da Ética em Pesquisa, incluindo breve histórico, bases conceituais e correntes filosóficas; documentos internacionais e regulamentação nacional sobre ética em pesquisa na saúde animal. Conceitos gerais e básicos relacionados à gestão da inovação tecnológica; a tecnologia como fonte de competitividade; gestão da propriedade industrial.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Segundo semestre de cada ano
Objetivo: Fomentar o conhecimento sobre conceitos básicos de inovação, empreendedorismo e marketing com enfoque em ações na saúde animal, visando passar capacidades de implementação destes conceitos.
Ementa: A disciplina visa fornecer um olhar crítico sobre os conceitos de empreendedorismo e inovação a partir do estudo dos: antecedentes do empreendedorismo; abordagem behaviorista e neobehaviorista; empreendedorismo individual e corporativo; empreendedorismo reativo econômico; empreendedorismo pró-ativo tecnológico empresarial; criatividade e visão empreendedora; novas abordagens do empreendedorismo; primórdios da inovação; paradigma keynesiano; paradigma Schumpeteriano; paradigma Neo-schumpeteriano; economia da inovação; estratégia da inovação; gerenciamento da inovação e novas abordagens da inovação. A disciplina visa ainda oferecer uma abordagem ampla do marketing estratégico com as respectivas teorias e aplicações que ilustram sua interdependência. Condução do estudo do marketing estratégico sob perspectiva orientada pela tomada de decisão. Marketing estratégico e ética. A interface entre as estratégias de marketing e estratégias de outras áreas funcionais. Discussão de exemplos para ilustrar a utilidade das teorias e conceitos com dados referentes a empresas, indústrias e países. Estes conceitos visam desenvolver habilidades e competências para profissionais que atuam na área de saúde animal através de exemplos e vivências.
Número de créditos: 4 (60 horas-aula)
Oferta: Primeiro semestre de cada ano
Objetivo: Criar situações de aprendizagem para capacitar o aluno na realização e aplicação dos dados observados através dos métodos estatísticos à saúde animal.
Ementa: O desenvolvimento da disciplina prevê a divisão do conteúdo em descrição dos dados, amostragem, medidas de tendência central e de dispersão, apresentação em tabelas e gráficos; probabilidade e distribuições de probabilidade; fundamentos de amostragem; estimativa e testes de hipótese paramétricos; análise de variância; correlação e regressão; testes não paramétricos; fundamentos da estatística multivariada, análise de cluster, discriminância, componentes principais e correspondência; e estudo de casos. Será utilizado o método expositivo-dialogado por meio de procedimentos didáticos que podem envolver: leitura crítica e análise de textos, estudos dirigidos em sala de aula, estudos de casos, apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão, exibição de vídeos, exercícios analíticos, seminários e sínteses de temas propostos através de leituras reflexivas e uso de exemplos cotidianos.
Disciplinas Eletivas
Número de créditos: 6 (90 horas-aula)
Oferta: Primeiro e segundo semestre de cada ano
Objetivo: Desenvolver o processo ativo de aprendizagem e disseminação do conhecimento no qual o aluno seja o principal ator com auxílio dos docentes.
Ementa: Transformar o conhecimento teórico ou prático em ferramenta útil para a sociedade, através dos canais utilizados para o processo educativo, como palestras em escolas públicas e particulares, empresas e unidades de atendimento em saúde, produção de documentos informativos em meios impressos e eletrônicos de comunicação. Aulas expositivas e presenciais sobre temas correlacionados à saúde animal e saúde pública. Promoção de workshops, semanas acadêmicas, seminários temáticos e dias de campo. Participação nos procedimentos de rotina e emergências veterinárias no Complexo Hospitalar Veterinário da UCS. Colaboração de forma prática nos projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados ao Programa e ao curso de Medicina Veterinária da UCS.
Número de créditos: 4 (60 horas-aula)
Oferta: Segundo semestre de cada ano
Objetivo: Criar ambiente de ensino para reflexão e entendimento sobre a interconectividade entre a saúde humana, a dos demais seres vivos e a do ambiente, com enfoque na profissão do médico veterinário como articulador central na busca da conexão de uma única saúde.
Ementa: A disciplina contemplará a definição de saúde única (one health), a participação do médico veterinário na vigilância em saúde e suas interfaces com a vigilância epidemiológica, vigilância ambiental, vigilância em saúde do trabalhador e vigilância sanitária. Atuação na gestão de risco, na biossegurança e na comunicação com a comunidade. A disciplina será dividida em conteúdo teórico e prático, com aulas expositivas, visitas e discussões em grupos, analisando principalmente questões observadas nas visitas e nos acontecimentos cotidianos em outras partes do Brasil apresentados pelas mídias (artigos, jornais, televisão, etc). Também serão realizadas apresentações de trabalhos, seminários, leitura científica e discussão em fóruns pelo ambiente virtual.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Primeiro semestre de cada ano
Objetivo: Envolver o pós-graduando no desenvolvimento, promoção, discussão e apresentação de propostas para o aprimoramento dos instrumentos, técnicas e materiais utilizados na cirurgia veterinária. Incentivar o aluno a exercitar as metodologias, a pesquisa em livros e periódicos e elaborar revisões bibliográficas; aprofundar na pesquisa e implementação de alternativas para o tratamento clínico-cirúrgico da rotina clínica hospitalar, buscando aperfeiçoamento nos diversos tratamentos. Discussão de casos clínico-cirúrgicos nos diagnósticos e tratamentos.
Ementa: A disciplina contemplará as técnicas, matérias, métodos e instrumentos utilizados na rotina operatória em animais de companhia e de produção. Análise do desenvolvimento de métodos convencionais versus alternativos, utilização de modelos, simuladores mecânicos, computacionais e de realidade virtual, vídeos interativos, experimentos in vitro, estudos da anatomia cirúrgica em cadáveres conservados, na investigação, desenvolvimento e atualização de novas técnicas e instrumentos da clínica cirúrgica veterinária. No desenvolvimento da disciplina, o aluno deverá buscar e apresentar de forma teórica e/ou prática, alternativas ao desenvolvimento de cirurgias de forma que estas possam otimizar seu aprendizado tendo como parâmetros os custos e benefícios. Estudar e pesquisar temas específicos pré-estabelecidos, ou sugeridos pelo acadêmico, apresentando em forma oral e escrita de trabalho científico. Além de buscar o desenvolvimento do pensamento ético, o aprendizado será conforme o ritmo de cada aluno, trazendo a possibilidade de repetição dos procedimentos, favorecendo o aprimoramento das habilidades e ausência de conflitos pessoais. A metodologia de ensino empregada será através de aulas teóricas e práticas, grupos de discussões, mesas-redondas, formação de equipe cirúrgica, supervisionados diretamente pelos professores responsáveis, complementando com leitura crítica e análise de textos, estudos dirigidos em sala de aula, estudos de casos, apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão, exibição de filmes e documentários, exercícios analíticos, seminários e sínteses de temas propostos através de leituras reflexivas e uso de exemplos cotidianos.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Segundo semestre de cada ano
Objetivo: Apresentar ao aluno as metodologias de avaliação dos animais através dos exames de diagnóstico por imagem, abordando o preparo dos pacientes, técnicas, calibração dos aparelhos, exames contrastados, características de estruturas/órgãos, variações anatômicas de cada animal, equipamentos de proteção individual e legislação pertinente, mediante os exames de raios X e de ultrassom.
Ementa: A disciplina contemplará os princípios físicos envolvendo os exames de radiografia e ultrassonografia, anatomia topográfica aplicada ao diagnóstico por imagem, tópicos de preparo dos pacientes, técnicas de contenção e posicionamento dos animais, tipos de contraste, identificação de alterações, ultrassonografia intervencionista; legislação correspondente a utilização de aparelhos com radiação ionizante. Apresentação das alterações encontradas em cada estrutura/órgão, como avaliar e discutir sobre os diagnósticos definitivos ou sugestivos. A disciplina será dividida em conteúdo teórico e prático, tendo como intuito a associação do conhecimento adquirido durante as aulas expositivas com a prática durante os exames realizados na clínica veterinária da Universidade. Haverá aulas expositivas, práticas (realização de exames da rotina) e discussões em grupos, além de apresentações de trabalhos, seminários, leitura científica e discussão em fóruns pelo ambiente virtual.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Primeiro semestre de cada ano
Objetivo: Criar situações de aprendizagem para que o aluno compreenda os aspectos etiológicos, epidemiologia, sinais clínicos, diagnósticos, tratamentos, profilaxias e controles de doenças parasitárias e infecciosas na saúde animal relacionadas aos avanços mais recentes da área de parasitologia e doenças infecciosas.
Ementa: A disciplina contemplará os tópicos de coleta, armazenamento e remessa de amostras clínicas; desenvolvimento de técnicas de diagnóstico parasitológico, imunológico, patológico, microbiológico e moleculares de doenças parasitárias (endo e ectoparasitas) e infecciosas (bacteriologia, micologia e virologia). Além disso, serão abordadas medidas de controle e prevenção das principais enfermidades da região. O desenvolvimento da disciplina prevê a divisão do conteúdo em teórico e prático, através da utilização de animais da rotina da clínica veterinária da Universidade e/ou de clínicas veterinárias parceiras da instituição. Os animais com suspeita clínica de doenças parasitárias e infecciosas serão submetidos ao exame clínico completo, objetivando que os alunos elaborem um plano de análise para conclusão do diagnóstico e consequente tratamento correto. Também poderão ser realizadas visitas a laboratórios, centros de zoonoses e clínicas veterinárias. Será utilizado o método expositivo dialogado por meio de procedimentos didáticos que podem envolver: leitura crítica e análise de textos, estudos dirigidos em sala de aula, estudos de casos, apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão, exibição de filmes e documentários, exercícios analíticos, seminários e sínteses de temas propostos através de leituras reflexivas e uso de exemplos cotidianos.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Primeiro semestre de cada ano
Objetivo: Trazer elementos, para apresentação e discussão em sala de aula, capazes de auxiliar na capacitação organizacional dos médicos veterinários.
Ementa: Tópicos de discussão em desenvolvimento pessoal e profissional com foco na atuação com animais de companhia. Comunicação pessoal e soft skills. Apresentação profissional e ética em tempos de redes sociais. Problemas e soluções relacionados à comunicação. Importância das boas práticas de relacionamento na promoção da saúde de animais de companhia. Organização como ferramenta para melhor atender o tutor e o animal.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Primeiro semestre de cada ano
Objetivo: Criar situações de aprendizagem para que o aluno compreenda os aspectos clínicos e epidemiológicos para diagnóstico e controle das enfermidades que acometem animais domésticos.
Ementa: A disciplina contemplará a discussão das principais enfermidades em clínica médica de animais domésticos. O debate terá enfoque na abordagem clínica e epidemiológica. Estudo das afecções orgânicas dos animais domésticos. Meios e métodos de exploração clínica dos animais de grande porte. Indicações de exames complementares. Aplicação de estudos epidemiológicos. Avaliação das formas de diagnóstico assim como os procedimentos para o tratamento, controle e profilaxia. Os tópicos serão discutidos de forma dinâmica com métodos de ensino e aprendizagem apropriados ao tema, explorando a experiência prático-profissional dos agentes da disciplina. O desenvolvimento da disciplina prevê a divisão do conteúdo em teórico e prática, através da utilização de animais da rotina da clínica veterinária de grandes animais da Universidade de Caxias do Sul e criatórios da região. Será utilizado o método expositivo dialogado por meio de procedimentos didáticos que podem envolver: leitura crítica e análise de textos, estudos dirigidos em sala de aula, estudos de casos, apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão, exibição de filmes e documentários, exercícios analíticos, seminários e sínteses de temas propostos através de leituras reflexivas e uso de exemplos cotidianos.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Segundo semestre de cada ano
Objetivo: Criar situações de aprendizagem para que o aluno entenda os princípios, metodologias e aplicabilidade de modernas técnicas de biotecnologias aplicadas a reprodução de animais domésticos. Compreender e discutir os fundamentos básicos de biotecnologias reprodutivas aplicadas em Medicina Veterinária.
Ementa: A disciplina contemplará os tópicos de fisiologia e constituição dos gametas (espermatozoide e ovócito); principais biotécnicas reprodutivas utilizadas em animais: inseminação artificial; transferência de embrião; criopreservação de gametas; sexagem fetal, de espermatozoides e embriões; fecundação in vitro; clonagem; entre outras, relacionando a questão econômica e aplicabilidade comercial das biotecnologias discutidas. Através de revisão de literaturas recentes na área de reprodução e biotecnologias reprodutivas, a disciplina abordará tópicos relacionados à reprodução das espécies equina, bovina, ovina, canina e felina. A disciplina será desenvolvida em aulas teórico-práticas, realizadas nas dependências da clínica veterinária e laboratórios da Universidade de Caxias do Sul, bem como em aulas a campo em propriedades rurais da região. Além disto, serão discutidos através da leitura de artigos científicos, os modernos avanços nas biotecnologias reprodutivas usadas nas diversas espécies de animais domésticos e silvestres, estimulando o desenvolvimento das potencialidades para interpretar e apresentar textos científicos na área de concentração da disciplina.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Segundo semestre de cada ano
Objetivo: Propiciar aos participantes uma sólida fundamentação teórica associada a aplicação prática através de casos clínicos.
Ementa: Serão abordadas neoplasmas, doenças inflamatórias e/ou infecciosas, degenerativas e tóxicas do sistema nervoso em cães e gatos. Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de reconhecer a localização das lesões, diagnosticá-las no sistema nervoso central e periférico. Além disso, será feita uma correlação clínica com a anatomia patológica (achados macroscópicos e histológicos) das principais enfermidades.
Número de créditos: 2 (30 horas-aula)
Oferta: Segundo semestre de cada ano
Objetivo: Criar situações de aprendizagem para que o aluno compreenda os desafios, particularidades e diferentes aspectos envolvidos nos sistemas de exploração de ruminantes e equinos dessa região, proporcionando formação de senso crítico e de ideias para implementação de melhorias e aprimoramento desses sistemas.
Ementa: A disciplina contemplará o acompanhamento através de visitas periódicas a propriedades rurais, por parte dos alunos, bem como participação em reuniões com produtores rurais, associações de produtores ou cooperativas. O aluno deverá, ao longo da disciplina, ser capaz de identificar entraves e limitantes nos diferentes sistemas de produção, bem como desenvolver recomendações e estratégias de melhorias nos mais variados aspectos da produção animal, tal como melhoramento de campos naturais, manejo de pastagens, suplementação a campo, calendário sanitário, controle de parasitas, formulação de dietas. O desenvolvimento da disciplina prevê a divisão do conteúdo em teórico e prática, através das visitas feitas a propriedades rurais da região, associações organizadas de produtores rurais e/ou cooperativas parceiras da instituição buscando promover avanços e propor implementação de tecnologias nos modelos de produção, com base nos mais recentes avanços na área. Nas aulas será utilizado o método expositivo dialogado por meio de procedimentos didáticos que podem envolver: leitura crítica e análise de textos, estudos dirigidos em sala de aula, estudos de casos, apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão, exibição de filmes e documentários, exercícios analíticos, seminários e sínteses de temas propostos através de leituras reflexivas e uso de exemplos cotidianos.
Número de créditos: (30 horas-aula)
Oferta: Primeiro semestre de cada ano
Objetivo: A disciplina tem como objetivo fornecer ao médico veterinário o conhecimento necessário para analisar os métodos diagnósticos ante mortem e post mortem presentes na rotina diagnóstica em Patologia Animal. Geração de conhecimento de enfermidades baseadas na identificação de lesões macroscópicas observadas na clínica e durante o exame de necrópsia. Ampliar o conhecimento do médico veterinário com a apresentação de enfermidades de grande importância na rotina diagnóstica na Região da Serra Gaúcha.
Ementa: Métodos de diagnósticos patológicos, interpretação das lesões histológicas, outras ferramentas no auxílio do diagnóstico patológico, achados patológicos sistêmicos que indicam insuficiência em outros órgãos, neoplasmas em animais domésticos, plantas tóxicas em animais de produção e em pequenos animais, enfermidades sem alterações patológicas, achados patológicos de doenças virais, achados patológicos de doenças bacterianas, achados patológicos de doenças fúngicas, anomalias fetais e abortos em animais domésticos.
Número de créditos: 4 (60 horas-aula)
Oferta: Primeiro semestre de cada ano
Objetivo: Realizar técnicas avançadas e discutir casos frente as diferentes situações clínicas voltadas ao diagnóstico em Análises Clínicas.
Ementa: A disciplina contemplará os tópicos de coleta, armazenamento e remessa de amostras biológicas; realização e desenvolvimento de técnicas de diagnóstico voltadas a análises clínicas (hematologia; bioquímica clínica; liquor; hemostasia; urinálise; mielograma; citopatologia). O desenvolvimento da disciplina prevê a divisão do conteúdo em teórico e prático, através da utilização de animais da rotina da clínica veterinária da Universidade e/ou de clínicas veterinárias parceiras da instituição. Os animais com suspeita clínica de doenças que necessitam de análises laboratoriais de análises clínicas serão submetidos ao exame clínico completo, objetivando que os alunos elaborem um plano de análise para conclusão do diagnóstico. Também poderão ser realizadas visitas a laboratórios e clínicas veterinárias. Será utilizado o método expositivo dialogado por meio de procedimentos didáticos que podem envolver: leitura crítica e análise de textos, estudos dirigidos em sala de aula, estudos de casos, apresentação de trabalhos de pesquisa e reflexão, exibição de filmes e documentários, exercícios analíticos, seminários e sínteses de temas propostos através de leituras reflexivas e uso de exemplos cotidianos.