Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal

Planejamento Estratégico e Autoavaliação

Última modificação em 28/05/2024.

Planejamento Estratégico

Com o intuito de alinhar o trabalho às diretrizes institucionais, em sintonia com os propósitos e indicadores de avaliação da CAPES, o Programa de Pós-graduação em Saúde Animal passou por um processo coletivo e participativo de desenvolvimento de planejamento estratégico, envolvendo gestores, professores e pós-graduandos. Esse processo incluiu apresentação de dados de desempenho, sensibilização para o planejamento baseado no Modelo de Excelência em Gestão, explicação das etapas de planejamento, desenvolvimento específico para o PPGSA.
A estrutura do planejamento abrange perspectivas permanente e mutável, além de objetivos, estratégias e plano de ação. O processo foi iniciado em 2019 e conta com revisão anual pelos professores do PPGSA. Planejamento Estratégico do PPGSA

Propósito

Conhecimento aplicado em saúde animal.

Missão

Desenvolver e aplicar conhecimento em saúde animal, promovendo assim a saúde de todos seres vivos e ofertando benefícios sociais.

Princípios

  • Respeito às pessoas
  • Satisfação das partes interessadas
  • Observância aos critérios reguladores dos programas de pós-graduação
  • Rigor acadêmico
  • Relevância prática
  • Integração com a base produtiva
  • Atualização permanente do conhecimento do corpo docente
  • Sustentabilidade
  • Trabalho em equipe
  • Observância às diretrizes institucionais

Visão

Ser um centro de referência em saúde animal aplicando o conhecimento no benefício da saúde animal, humana e comunidade da Região da Serra Gaúcha.

Autoavaliação

Em 2018, a CAPES estabeleceu uma comissão para implementar um sistema de autoavaliação em programas de pós-graduação, complementando a avaliação tradicional. Enquanto a avaliação externa garante padrões mínimos, a autoavaliação promove envolvimento direto, identidade e diversidade nos programas, abordando não apenas a produção de conhecimento, mas também a formação discente.
O PPGSA está ativamente engajado no processo de autoavaliação e possui um grupo de trabalho composto por representantes externos, técnicos-administrativos, docentes e discentes, que realizam uma consulta à comunidade por meio de formulários específicos para docentes e discentes, abordando temas como pesquisa, disciplinas e projetos. O uso de métricas do programa adiciona uma segunda dimensão de avaliação. Após a coleta de dados, uma análise cuidadosa é conduzida, resultando em um diagnóstico de autoavaliação que orienta a definição de ações e metas futuras. Autoavaliação do PPGSA