O Programa Pró-Fauna Serra: Educação e Conservação Ambiental, criado em 2024, representa um marco nas iniciativas da UCS em prol da preservação ambiental e da valorização da fauna silvestre.

Desenvolvido no Zoológico da UCS, o programa integra ações educativas e colaborativas que fortalecem a conscientização ambiental e incentivam a participação ativa da comunidade acadêmica e externa na conservação dos ecossistemas locais.

No Zoológico, o programa oferece visitas guiadas e interativas, com histórico de 80 mil visitantes no ano, sendo que destes 9 mil são visitas de estudantes. Destacando a importância da conservação da fauna, os impactos humanos nos ecossistemas e o papel do Zoo na proteção da biodiversidade, essas visitas podem ser adaptadas para diferentes faixas etárias e públicos, com momentos específicos voltados a grupos especiais, como idosos, autistas e pessoas com outras necessidades específicas, garantindo inclusão e acessibilidade nas experiências educativas. Além disso, escolas de ensino fundamental participam de atividades que unem conteúdos curriculares, como ciclos de vida, adaptação dos animais ao meio ambiente e interações ecológicas, à prática, despertando nos estudantes uma conexão mais profunda com a natureza.

Pró-Fauna Serra: Educação e Conservação Ambiental


Ações desenvolvidas pelo Programa

  • Visitação da comunidade ao Zoo para educação ambiental aos finais de semana e Dia Letivo no Zoo para Escolas de Ensino Fundamental nas terças e quintas-feiras
  • Visitação adaptada a grupos especiais
  • Evento semestral "Dia da Fauna na UCS"
  • Núcleo Serra para Educação à Pesquisa
  • Prestação de serviço com o CAE - Centro de Atendimento Emergencial da Fauna Silvestre

Coordenação: Leandro do Monte Ribas

Equipe Técnica: Cristiano Dalla Rosa - Biólogo e Responsável Técnico; Gabriel Guerreiro Fiamenghi - Docente e Médico Veterinário; Funcionários do Zoo e alunos de graduação e pós-graduação

Fotos: Leandro do Monte Ribas

Complementarmente, organiza semestralmente o Dia da Fauna na UCS para debater desafios e avanços na conservação da fauna, promovendo a troca de conhecimentos entre a rede de proteção à fauna, incluindo ONGs, agentes públicos como a Polícia Ambiental (PATRAM), a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA/RS), as Secretarias do Meio Ambiente municipais (SEMMAs), Bombeiros e demais interessados. A comunidade acadêmica e civil também é convidada a participar de oficinas e palestras específicas.

O Pró-Fauna Serra, em parceria com o IHVET, Instituto Hospitalar Veterinário também atua como Centro de Atendimento Emergencial (CAE) para animais silvestres resgatados ou em situação de risco, fortalecendo parcerias com órgãos públicos.

O Núcleo Multiprofissional de Educação e Pesquisa em Silvestres atua na integração de acadêmicos e profissionais de diferentes áreas, como Medicina Veterinária, Biologia, Direito, Educação e Engenharias para a resolução de problemas na comunidade com foco na fauna. Ele promove estudos interdisciplinares, produção científica e desenvolvimento de materiais educativos. Com uma abordagem interdisciplinar e inclusiva, o programa é um elo entre educação, pesquisa e proteção ambiental, construindo um futuro mais sustentável e consciente.