A UCS, comprometida com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e certificada com o Selo ODS EDU, que faz parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no Brasil, estimula a incorporação dos ODS e outros índices de desenvolvimento nas ações de gestão-ensino-pesquisa-extensão.

Os ODS trazem referências específicas quanto às pessoas com deficiência e visam assegurar: a educação inclusiva e a oportunidade de aprendizagem; o emprego pleno, produtivo e de igual remuneração; o empoderamento e a inclusão social, entre outras.

A UCS, através da Vice-Reitoria e da Coordenadoria de Extensão, idealizou e institucionalizou no ano de 2023, o Programa de Inclusão e Diversidade. O grupo funciona como comitê composto por professores e funcionários que atuam nas áreas afins à temática da inclusão e diversidade.

O Programa tem o propósito de planejar, organizar e potencializar ações e a cultura da inclusão na UCS, com vista à qualificação das relações da instituição com os acadêmicos, funcionários e professores com deficiência ou qualquer condição de diversidade, construindo e oportunizando estratégias para a eliminação de barreiras e garantindo o desenvolvimento de todos.

Direcionamento

Valorização e respeito à diversidade, cuidado, apoio, evolução, inclusão e transformação.

UCS Programa de Inclusão e Diversidade


O compromisso do Programa é o de articular as diversas instâncias da Universidade para garantir a acessibilidade e inclusão da comunidade acadêmica, de forma que todos possam se sentir pertencentes e sujeitos ativos do processo e da construção de espaços cada vez mais inclusivos.

A Universidade de Caxias do Sul realiza ações em prol da inclusão e diversidade. Conheça mais sobre estas ações acompanhando as divulgações do programa de inclusão e diversidade e faça parte da nossa cultura inclusiva.

Foto: Cláudia Sirlei Pahl Correa

Foto: Manuella Pessoa Cavalcanti da Costa

  • Promover atividades formativas, cursos, palestras e outros eventos.
  • Identificar as necessidades de infraestrutura inclusiva, sugerindo e monitorando melhorias arquitetônicas.
  • Mapear as necessidades e barreiras a serem superadas na Universidade.
  • Mediar processos para o maior êxito da inclusão laboral.
  • Direcionar demandas identificadas aos setores competentes.
  • Sugerir ações que promovam a inclusão e o respeito às diversidades

Ações

  • Questionário digital: aplicação de questionários específicos para líderes, gestores, funcionários e professores, funcionários PcD e alunos PcD com o objetivo de levantamento de número de PcDs na Instituição e identificação de barreiras.
  • Elaboração de mapa de necessidades.
  • Registro e análise de dados.
  • Planejamento de ações.
  • Escolha de indicadores para avaliar a aquisição de competências.
  • Formação de equipe administrativa, funcionários e professores.
  • Atividades formativas pontuais abertas para a comunidade.
  • Capacitações, palestras, oficinas, semanas acadêmicas.
  • Estratégias de eliminação de barreiras físicas, de comunicação e atitudinais, identificadas no mapeamento e articuladas com as diferentes instâncias institucionais.
  • Intervenção de acolhimento e escuta ao aluno e funcionário PcD, oferecendo recursos para a superação de barreiras e estratégias, articulação com outros serviços e resolução de demandas resultantes da cultura de inclusão da Instituição.
  • (Ação realizada pela equipe de RH para os funcionários e pelo NAE para os estudantes)

  • Asdrubal Falavigna
  • Carin Weirich Gallon
  • Verônica Bohm
  • Sarai Sánchez de León Fernández
  • João Paulo Menin Brando
  • Andrea Pimentel Dandolini
  • Gisele Beatrís Lain