"A UCS significa uma referência de uma universidade comunitária bem sucedida, que é referência para o país e mostra a boa relação entre Estado e Sociedade". Essa foi a afirmação , em entrevista à imprensa, realizada antes da palestra, no dia 6 de março, no UCS Teatro, do ministro Gilberto Carvalho, que exaltou o perfil comunitário da Universidade de Caxias do Sul e assumiu o compromisso de acelerar o processo de regulamentação da Lei Federal 12.881, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2013, que institui o modelo de Instituição Comunitária de Ensino Superior.
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República teve participação especial na Aula Magna que marcou o início do período letivo da UCS. Falando para uma plateia composta basicamente por estudantes e professores, além de autoridades acadêmicas, lideranças políticas e representantes da sociedade, o ministro demonstrou entusiasmo com as perspectivas de avanço para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior com a nova legislação, ainda em fase de regulamentação. E não escondeu a satisfação por estar em Caxias do Sul, cidade que o acolheu em um período importante da sua vida.
"Eu acompanho a história desta Universidade já há alguns anos. Eu já vinha observando esta Universidade pela capacidade que demonstra na produção do conhecimento. (...) A Lei que a presidenta Dilma acaba de sancionar faz justiça às universidades comunitárias, pois formaliza a possibilidade de recursos públicos serem encaminhados a essas instituições. É mais do que justo que o Governo Federal, por meio do MEC, do Ministério da Ciência e Tecnologia e das estatais, possa disponibilizar recursos públicos na certeza de que eles serão como uma semente que vai germinar e dar bons frutos".
Aproveitando que a plateia era de jovens, o ministro falou sobre o atual momento do país e da sua própria trajetória de militante político. "Quero repartir com vocês um pouco dessa inquietude e das esperanças que marcam esse momento. Somos privilegiados por estarmos numa universidade e a juventude precisa se engajar na construção de um novo projeto para o país, baseado nos valores humanitários e na cultura da paz".
Uma das aves mais populares do país - e a ave símbolo do nosso Estado -, o quero-quero (Vanellus chilensis) foi fotografado por Claudia Velho, em março, na Cidade Universitária, em Caxias do Sul. O espelho d'agua havia ganhado a cor da 30ª Festa Nacional da Uva, em uma iniciativa da Diretoria de Juventude da Festa. A foto, segundo o biólogo Cristiano Dalla Rosa, responsável pelo setor de Zoologia do Museu de Ciências Naturais da UCS, "representa a coragem da ave, que encontramos em qualquer tipo de lugar, na cidade, no campo, em cima de construções, no asfalto, nos alagados, no pastoreio, até no meio de campos de futebol durante o jogo. É uma ave que se adaptou bem à convivência no meio da cidade, em lugares de movimento, como nesta foto, e enfrenta os seres humanos e seus predadores sem problemas. Na foto, a ave está à procura de alimento." O quero-quero é uma ave característica pelo seu som, vive em grupos familiares, coloca em média três ovos, alimenta-se de plantas, sementes e pequenos animais.
Revista UCS - Publicação da Universidade de Caxias do Sul, de caráter jornalístico para divulgação das ações e finalidades institucionais, aprofundando os temas que mobilizam a comunidade acadêmica e evidenciam o papel de uma Instituição de Ensino Superior.
O texto acima está publicado na décima edição da Revista UCS que já está sendo distribuída nos campi e núcleos.